Governos estão à procura de cibersoldados

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/FELIN-openphotonet_PICT6050.jpg

O ciberespaço provavelmente será um campo de batalha importante para os países no século 21, mas recrutar profissionais com o conhecimento técnico necessário para combater nele, e reter sua lealdade, será uma tarefa difícil.

De ataques de hackers com o objetivo de roubar informações e espionar segredos comerciais ao worm Stuxnet, aparentemente criado para atacar o programa nuclear iraniano no ano passado, a guerra informatizada vem avançando rapidamente.

Desenvolver e decifrar códigos sempre foi uma capacidade muito procurada na arte da espionagem, desde o passado distante, mas o ritmo acelerado de avanço da tecnologia e as personalidades ocasionalmente erráticas das pessoas que estão na sua vanguarda oferecem grandes desafios para governos.

“Não existe número suficiente dessas pessoas, com certeza; precisaríamos de uma ordem de magnitude a mais do que dispomos no momento”, disse John Bassett, pesquisador associado do Royal United Services Institute, em Londres, e antigo funcionário sênior do Government Communications Headquarters (GCHQ) britânico.

Tanto nos países ocidentais quanto em potências emergentes como China e Rússia, vistas como fortemente interessadas em guerra cibernética, os governos vêm conduzindo esforços sérios de recrutamento por meio de concursos, junto às universidades e, ocasionalmente, por meio de sites de mídia social.

Um relatório especial da Reuters publicado no mês passado mostrava que alguns especialistas norte-americanos já estavam preocupados com a possibilidade de que Pequim esteja se adiantando no campo da espionagem computadorizada, revelando que negociações indiretas já estavam em curso entre as duas potências, com o objetivo de evitar uma escalada involuntária das tensões.

Em uma era de confrontos e avanços técnicos cada vez maiores e mais intensos, reter pessoal é um desafio. Os especialistas mais capacitados podem se desgastar com o trabalho, ser alvo de ofertas de trabalho no setor privado ou ceder à tentação de causas criminais ou de oposição ao sistema. Além disso, muitos dos melhores entre esses profissionais podem ter personalidades difíceis, e ocasionalmente excêntricas.

Um jovem analista de inteligência do Exército dos EUA, Bradley Manning, é suspeito de ter sido a principal fonte dos documentos sigilosos norte-americanos vazados pelo site Wikileaks. Com isso, especialistas em segurança se preocupam sobre o que experientes “cibersoldados” treinados pelo governo poderiam fazer.

“O fator central em tudo isso é o fator humano. Parte do problema de administrar isso é que essas serão pessoas impacientes.”

As habilidades que os governos precisam também estão evoluindo, indo além das funções técnicas e analíticas normalmente exigidas por agências de inteligência. Especialistas em segurança afirmam que complexas batalhas no ciberespaço fazem parte de um futuro cada vez mais possível, com rivais se infiltrando em sistemas de outros para provocar estragos.

Fonte: Info

10 Comentários

  1. O homem e´imprevisivel quando tem poder em suas maos,por isso,esta em desenvolvimento as chamadas mentes artificiais,desprovidas de sentimentos primitivos como,soberba,inveja,odio,ganancia,religiosidade,ai sim a guerra cibernetica sera digna do nome.

  2. Por mais estudo e capacitação que se possa dispor ter o melhor é incognita porque os melhores os mais capazes não entram em universidades mas tem uma apitidão genetica para adiquirir conhecimento.Governos e industrias do segmento,empresas de hardwares,softwares e provedores de serviços a laboratorios de softwares de segurança disputam essas raridades dotadas de avantajado QI pagando-lhes altos salarios,disponibilizando-lhes sofisticados laboratorios e sistemas para eles fazerem o que mais gostam,brincarem de invadir,de impedir invasão,criarem virus e vacinas para os mesmo e decifarem senhas e segredos.A muito tempo ja fazem isso.Aqui no Brasil mesmo que em menor escala temos potenciais cybersoldados e o incrivel que a maioria deles ate crianças,são adolescentes e justamente esses que são os melhores para um investimento dessa magnitude e de tamanha importancia.Apura-los,testa-los,descobrindo entre eles os melhores,investindo e ao mesmo tempo educando-lhes e conscientizando-os da importancia e do beneficio que trariam a Nação.É melhor um adolescente com virtudes e potencial Brasileiro com oportunidade e correta orientação do que um mercenario de nome que é fiel a dinheiro.

  3. Simples, façam a trilha.

    Para cada tipo que pretendem contratar, estipulem desafios diferenciados, os desafios camuflados pela a net e tambem os oficiais por meio de campeonatos e etc.

    Os interessados viram à os recrutadores, e verão que o que pensavam antes, não era a realidade, isto se! Realmente gostaram da aventura, e vice-versa!..

  4. Afs, pra quem não sabe, o Brasil tem alguns dos melhores Hackers e Crackers do mundo, gente extremamente competente na area de TI. Só falam besteira.
    VAMOS LER, VAMOS PESQUISAR, VAMOS NOS INFORMAR antes de vir aqui comentar besteiras, para o bem do blog e pra agente que não precisa ficar lendo certas besteiras.
    A vontade de falar mal do Brasil fala mais alto na cabeça de alguns do que a mentalidade de pesquisar sobre e ver que não é bem assim que a banda toca.

Comentários não permitidos.