EUA usarão aviões não-tripulados em ataques na Líbia

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/03/predator.jpg

O secretário de Defesa americano, Robert Gates, disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos vão começar a usar aviões não-tripulados na Líbia.

Segundo Gates, a autorização para o uso dos aviões Predator já foi dada pelo presidente Barack Obama.

Os aviões serão usados em ações que terão como alvo as forças leais ao líder líbio, Muamar Khadafi.

“O presidente disse que, onde temos algumas capacidades únicas, ele está disposto a usá-las”, disse Gates, em entrevista à imprensa.

“E na verdade ele aprovou o uso de aviões Predator armados, e eu acho que hoje será a sua primeira missão”, afirmou.

Contribuição
Aviões não-tripulados são usados pelos Estados Unidos na fronteira do Afeganistão com o Paquistão.

O secretário de Defesa disse que a decisão de usar os aviões na Líbia se deve “à situação humanitária” no país e dará “precisão” às ações americanas.

Segundo Gates, o envio dos aviões à Líbia representa uma “modesta contribuição” dos Estados Unidos aos esforços da comunidade internacional.

Os Estados Unidos participam dos esforços coordenados pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em apoio aos rebeldes que lutam contra Khadafi.

A ação militar na Líbia foi autorizada no mês passado por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, com o objetivo de proteger os civis de ataques das forças leais a Khadafi.

Os rebeldes controlam parte do leste do país, mas as forças de Khadafi dominam boa parte do oeste e a capital, Trípoli.

Nesta quinta-feira, os rebeldes assumiram o controle de um posto na fronteira com a Tunísia, em uma ação considerada um raro avanço contra as tropas leais Khadafi no oeste do país.

Fonte: BBC Brasil

22 Comentários

  1. Os ianks estão treinando sério os seu pilotos de video game…já devem ter um ótimo esquadrão de matadores a distância. N FAs estão se preparando p essa nova realidade?

  2. Se ja estão vigiando a amazonia, entao faz tempo, se minha memoria nao falha… uma das empresas responsaveis pela transmissao de informaçoes do Sivam nao era uma empresa americana?
    —————————-
    Cara, esses americanos deram um tiro no escuro, agora se meteram nos paises alheios e tão se ferrando, já tão apelando para os predators…

  3. sultan v. naba disse:
    22/04/2011 às 01:56

    Será q esses gringos via Colômbia, não estão nos vigiando…Amazônia ect e tal… SDS !!!

    tomara que sim meu amiguinho

  4. A amazonia e detoda humanidade dane se o brasil ja que não tem competencia e interesse pelo pais exemplo a deomra de equipar as forças armadas e ainda com equipamento barato e inferior a educação e saude não dão valor maldito e o brasil e infeliz a situação dos sem oportunidade

  5. A evolução humana precisa vir acompanhada das tecnologias. Só a tecnologia de nada serve e trará o caos às sociedades. Vejam para quê usarão os uav’s armados. Julguem o “ditador” e pronto!. É cultura no oriente tomar poder!… não é como se tivesse antes democracia, e depois tomada de poder. Esta guerra tem como fundo mesmo os piores motivos que a mídia e tudo o mais quer esconder. Mal sabem que trará à ruína tudo e todos. Malditos ignorantes.

  6. Há mt tempo q eles estão vigiando os movimentos de n FAs vía Vantes , saindo de apiay na colombia, e as FAs da Venezuela deu até o grito p q parem com os voos dos mesmos sobre seu território.. Qto a nós , temos de abater os mesmos e pronto, sem alardes. calados, e mandar o n vantes p espionar eles tbm…Temos soberania, e equipamentos , homens, leia-se FAs p qlq eventualidade? Os fantoches serão os colombianos, os buchas. Quem vive verá. Cadé os Rafels ,ò dilma? isso era p ser pra ontem.

  7. Enquanto aos VANTs, com um candidato falando que eram PRATOS VOADORES, idéias produto da MENTE FANTASIOSA da candidata oponente, que podemos esperar do nosso Brasil?
    Um candidato que consiguiu mais de 40% dos votos falava assim dos VANTS! não dá para acreditar.
    e não foi só uma vez, pelo menos em 2 debates ele falou as mesmas burrices.
    —————
    Eu sou a favor dos VANTS de ataque (UCAV) não vejo um problema moral, é uma guerra, melhor mandar uma máquina.
    Se o dia de amanhã, um robô humanoide mata um inimigo, é assim, é o progresso tecnológico.
    Fazer o quê, é óbvio que não tem marcha ré, melhor fabricar urgente esses VANTS de ataque.
    ————-
    Vou aproveitar para responder a Raphael Tiuba, porque nem sei onde era esse thread:
    Não caro Raphael, um engenheiro é um engenheiro, e um cientista é um cientista, é assim, são coisas distintas. Existem excepções, engenheiros que na verdade tinham mente de cientista, e viraram cientistas.
    .
    Uma das características do cientista é o fato do cara ser escravo da verdade, essa escravidão faz com que ele escolha o caminho certo, ele normalmente rende-se à evidência.
    É típico de um cientista quando erra, reconhecer de imediato, sem perda de tempo que errou, não é teu caso.
    Tu falaste que o Brasil era 0,50 do PIB mundial, e depois que de 0.50 para 2,90(3,3) é um crescimento do 200%.
    .
    A parte do bolo do PIB mundial que corresponde ao Brasil é 2,9(3,3) e um crescimento de 0,50 para 2,9(3,3) é do 500% e não do 200%.
    Enquanto ao crescimento da população desde 1950 segundo teus dados é de 375% e não do 475%.
    Tu tinhas conclusões a priori que querias demostrar, que o Brasil não cresceu, etc etc.
    Não é ufanismo, o Brasil não esteve estagnado meio século, cresceu 500% (segundo os números colocados aqui).
    É óbvio que tu és um CANSEI, um jovem alemão cansado do Pindorama. Olha que eu admito que o Pindorama é cansativo, mas temos que ver com objetividade, tem coisas boas e tem coisas ruins como todo país.
    Mas tudo bem, o blog está sendo invadido por caras que falam mal do Brasil, já me acostumei, está se parecendo aos comentários do estadão.
    ——————
    O problema da educação no Brasil é a falta de mentalidade científica. Nem os professores têm. Perdem enorme quantidade de tempo com a reciclagem, a ecologia, etc etc, todas babaquices que se aprendem em um dia, no lugar de dar passo a matemática lógica e português.
    .
    Também não é o objetivo principal da escola combater o dengue, não pode ser que o aluno pense que ele vai a escola para aprender como combater o dengue na vizinhança.
    Não fica outra, a educação pública deve obrigar os professores a estudar o método científico.

  8. Os ianks estão pressionando o novo governos marionete do Irak p q sua tropas permaneçam dentro do país além de dezembro de 2011 conforme acordo assinado entre o tio sam e o Irakianos, onde os mesmo sew compromentem a sair do Irak em dezembro de 2011, sacanas…vão fazer o mesmo na Líbia…

  9. André Oliveira, vôce tem toda razão! O Parag ajudou na campanha presidencial de Obama. Hoje ele é meramente o menino de recados. Obama quer matar Gaddafi de qualquer maneira antes do dia 29 de abril de 2011. Parag Khanna é pior de um nazista, ele parece um sionista!

  10. Cara que aparato bélico é este destes países… Força desproporcional contra qualquer país em desenvolvimento. Bombardearam a Líbia de noite de dia o estrago foi grande e as forças do paíes não acertou nem passarinho? Se bem que também não fez o exército recuar nos ataques aos rebeldes, mas esta é uma outra história.

  11. Outra matéria sobre o brasil e o Xingu:
    http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.monstersandcritics.com/news/americas/news/article_1634334.php/INTERVIEW-Xingu-power-plant-would-be-blow-to-Amazon-bishop-says&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.monstersandcritics.com/news/americas/news/article_1634334.php/INTERVIEW-Xingu-power-plant-would-be-blow-to-Amazon-bishop-says%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1280%26bih%3D630%26prmd%3Divns&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJrhggBk_4rX7avLe1O8s00fKt8BqhcQ

  12. Não é por nada não gente, mas devemos observar estas campanhas pelos resultados que ela já gerou em termos de divisas no aumento da cotação do petróleo e na inviabilização de um Banco Central Líbio independente e que usaria uma moeda própria em um grande projeto de integração da África Saariana..É possível que eles contassem mesmo com um “empate” que serviria para dividir a Líbia ao meio e assim colocar a instabilidade de vez em todo o norte da África…

Comentários não permitidos.