Irã anuncia que testou com sucesso três novos mísseis

Fonte: Diáriodigital
O Irão testou «com sucesso» três novos tipos de mísseis de defesa antiaérea desenvolvidos e fabricados integralmente por engenheiros do país, anunciou esta segunda-feira o ministro da Defesa iraniano, Ahmad Vahidi.

Em declarações à imprensa após o desfile militar realizado por ocasião do Dia das Forças Armadas no Irão, Vahidi, membro da Guarda Revolucionária, afirmou que um dos mísseis testados é «o mais rápido do mundo».

«Há poucos dias, lançamos satisfatoriamente os mísseis de defesa antiaérea Shahin e Shalamcheh, que foram incorporados às nossas Forças Armadas», afirmou.

«Também testamos o míssil de fabrico nacional Zafar, o mais rápido do mundo», acrescentou.

«Com estes três mísseis e outros equipamentos novos acrescentados, conseguimos aumentar enormemente o nosso poder de defesa aérea», disse.

Vahidi presidiu esta segunda-feira ao desfile das Forças Armadas no mausoléu do ayatolah Khomeini, que fundou a República Islâmica há 30 anos.

Durante a parada, as Forças de Segurança iranianas apresentaram a nova geração de tanques de fabrico nacional Zolfaqar, que, segundo fontes iranianas, são capazes de disparar cerca de 6 mil projécteis por minuto.

Nos dois dias anteriores ao desfile, as forças iranianas anunciaram que haviam testado com sucesso outros dois sistemas de escudos antimísseis, denominados «Mersad» e «Sayyad-2».

Fontes militares iranianas citadas pela agência local de notícias Fars afirmam que o Mersad, equipado com mísseis de médio alcance Shahin, é capaz de perseguir e destruir aviões que voem entre 70 e 150 quilómetros de altitude.

O Sayyad-2, que será apresentado nos próximos dias e é equipado com mísseis terra-ar, é similar e, de acordo com as autoridades militares, vai ser instalado em todo o país.

O Irão advertiu que dará «uma resposta demolidora» a qualquer nação que o agrida, especialmente Israel, que ameaçou em várias ocasiões atacar o país caso não ponha fim ao seu programa nuclear.

Via: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=505948

32 Comentários

  1. Ainda mais “Irao”….más de qualquer forma se for verdade é de impressionar essa capacidade sendo que eles sofreram varios embargos….e tbm mostra que essa de embargos só prejudica mesmo o povao do país…más os governos sempre arrumam um jeito de manter seus programas…e daqui a pouco vao anunciar sua bombinha!

  2. O Irã esta no caminho certo,um país rico em recursos naturais tem que esta preparado ao menos para resistir uma invasão de seus inimigos!

  3. Nick, bem lembrado… e considero que o Brasil deveria seguir o mesmo caminho. Não dá para o nosso país atingir no curto ou médio prazo um força convencional equivalente a das grandes potências mas se investir em sistemas de mísseis tal como o Irã supostamente faz temos como persuadir as ameaças à nossa segurança.

  4. Irã está no caminho certo? Não se o quê isso significa? Mas… de qualquer modo, mísseis sozinhos não fazem o trabalho todo. Qual é a tecnologia de radar? Como se sustenam os sistemas de defesa aérea? Será que são de ponta? acho que não…

  5. Quanta inveja vejo nesse momento, varios engenheiros da AVIBRAS abrindo os olhos para o oriente, so 155 do cabeças da avibras foram demitidos, a fabrica precissa das vendas das encomendas o governo ta se descidindo se compra ou não, fico orgulhoso do povo do oriente, enquanto aqui no meu Brasil so descepção, parabéns ao Irã terem mecanismos de defesa, diferente de nós, não sabemos oque é isso, cada a compra do Exercito do TOR-2ME que ia vim da RUSSIA, ontem os políticos disseram precissamos de mais engenheiros vamos incentivar a população, a fazer engenharia. agora eu pergunto para quer fazermos engenharia se eles não conseguem nem manter 155 engenheiros da AVIBRAS. é so fim de papo.

  6. parabens mas uma vez ao povo persa, sua capacidade e determinação são um exemplo a ser seguido por todos os povos em especial aqui no nosso manipulavel brasil de berço esplendido e sono profundo que vive no mundo da lua, que fala muito e faz muito pouco ou quase nada.

  7. Darth Sidious disse:
    20/04/2011 às 15:03
    “…a fabrica precissa das vendas das encomendas o governo ta se descidindo se compra ou não …”

    Darth, nem comprar seria ainda. Estamos para “APROVAR” o desenvolvimento do missíl MATADOR e do Sistema ASTROS 2020.
    Compras seria um outro estágio.

    Eu defenderia a união da AVIBRAS ao grupo Russo Rosoboronexport, onde poderiamos trocar ASTROS 2020 por Sistemas S-500. Tanto no Brasil quanto na Rússia teriamos a empregabilidade destes dois sistemas agindo em conjunto. A partir dai, o Brasil poderia investir no desenvolvimento conjunto de novos misseis com a Rússia para diferentes finalidades.
    Seja contra alvos aéreos, terrestres ou maritimos, principlamente Porta-aviões.

  8. Tenho minhas dúvidas quanto a capacidade do Irã em tão
    pouco espaço de tempo ter desenvolvido tanto poder de
    lançamento de folguetes, devem ter tido ajuda de cientistas sem pátria. Quem manda é o dinheiro!
    Saibam Amigos não existe SANTO neste ramo…

  9. Mais declarações bombásticas do ministro da defesa e criminoso procurado do Regime fascista teocrático medieval. Provavelmente esses novos mísseis são meras cópias de engenharia reversa de equipamentos de outras origens.

  10. Marcelo… você tem razão num aspecto. De fato só mísseis não é suficiente para uma defesa completa mas que significa uma barreira poderosíssima contra ataques vindos do céu e mar não tenho dúvidas disso. Os atacantes teriam que destruir suas bases fixas ou móveis mas o grande x da questão é como fazer isso sem uma enorme perda tática de aeronaves e navios. Como o Irã já deixou bem claro para o mundo que vão retaliar reciprocamente qualquer agressão israelense ou americana, é bem provavel que estejam desenvolvendo intensivamente os meios para esssa resposta. Seu programa de mísseis parecem ser bem diversificados e os testes contínuos deixam ver claramente que eles querem responder simultaneamente aos ataques. Digo ainda que o programa iraniano em contínuo desenvolvimento traz a vantagem adicional de permitir o aperfeiçoamento balístico dos foguetes e lançadores. É bem provável que eles logo estarão colocando em órbita por conta própria seus satélites. Quanto a questão dos radares eu particularmente relativizo a vatagem americana nesse quesito. Não consigo imaginar um país desenvolvendo foguetes e mísseis balísticos sem estar desenvolvendo ou aperfeçoando radares de rastreamento e sistemas de guiamento. A coisa não se encaixa. Quanto as vantagens que atacantes ocidentais tenham para encarar o Irã acho que são os sistemas integrados de satélites e aviões AWACs que tem garantido sucesso em seus ataques até agora. Entretanto, mesmo essa vantagem parece o Irã começa a colocá-la em dúvida.

  11. O Irã precisa muito mais das armas que desenvolve do que o Brasil, prezado Carlos Argus. Mas há uma questão que me intriga. Os armamentos iranianos são testados em condições controladas, ou seja, não dá pra apostar de fato se eles são funcionais ou não. Não tenho notícias de exercícios conjuntos com outros países que atestam este tipo de capacidade operacional propalada pelos persas. Mas não deixa de ser uma grande ironia o fato de que quase tudo que eles desenvolveram foi fruto da engenharia reversa praticada com os F-14 Tomcat e os mísseis Phoenix, Sparrow e Sidewinder vendidos pelos EUA ao malfadado Xã do Irã.

  12. Se os mesmos são feitos em condições controladas, e ñ tem a qualidade apregoada, então, qaqui a pouco terão um monte de ianks e judeuSS bambardenado sua Usinas e estalações militares…pq ainda ñ aconteceu?Temos de pedir ajuda aos mesmos p lançar o n VLS…sabem mt e nós ainda vamos chegar lá.Tbm c a grana investida, mal dá p um foguetinho.O VLS de hoje e o missil de amanhã.Uma lástima.Sds.

  13. Eu fico feliz de ver alguns simpatizantes do Sionismo todo nervosinho quando os iranianos tem sucesso com seus programas militares.
    Eles estão sob constante alerta.Quando Israel e a OTAN resolverem atacar eles não irão enviar um email dizendo ao governo iraniano que atacarão naquela hora,naquele dia…

  14. A patuscada da Líbia, no qual a coalizão gastou bilhões e apenas deixou o problema mais complicado, prova claramente que mesmo que as armas iranianas não sejam tão eficazes quanto eles apregoam, o que já está disponível é suficiente para que nenhuma potência ou coligação de potências é capaz hoje de vencer o Irã..Israel até seria capaz de lançar um ataque bem sucedido em alguns locais, mas não sustentaria uma campanha de médio prazo e talvez fosse muito afetada por um contra ataque oriundo do Hizbolah. O momento atual da Monarquia Saudita, em claro confronto contra Barack Obama, fato que fez com que a Casa Saud se aproximasse dos antigos inimigos chiitas persas, torna qualquer aventura um verdadeiro suicídio.

  15. Eu acho muito engraçado ver a empolgação de uns e outros simpatizantes do regime fascista teocrático medieval iraniano. Pena que a ingenuidade dessas pessoas não as permita vislumbrar o verdadeiro caráter do mesmo.

  16. Irã ressentido com mudança do Brasil
    Escrito por Administrator
    Qua, 20 de Abril de 2011 10:23

    Chanceler adjunto lamenta voto na ONU e adverte sobre ação dos EUA para afastar os dois países

    Teerã — O voto do Brasil no Conselho de Direitos Humanos (CDH) das Nações Unidas, no
    último mês, a favor do envio de um observador ao Irã, acendeu um sinal de alerta em Teerã. Para a chancelaria iraniana, críticas entre dois países amigos são permitidas, mas é preciso não abrir espaço para os “inimigos dessa relação”, como os Estados Unidos. Em entrevista a jornalistas brasileiros, no Ministério das Relações Exteriores, na última segunda-feira, o ministro-adjunto para as Américas, Behrooz Kamalvandi, falou sobre a pressão que representantes de governos como o de Washington fazem sobre os países amigos do Irã nos “corredores de Genebra”, mas diz que a República Islâmica continua acreditando na boa vontade do Brasil sobre a relação bilateral.

    “Quando nós olhamos para a Declaração de Teerã — o acordo sobre a questão nuclear assinado em maio passado, durante visita do então presidente Lula, mas rejeitado pelas potências — e essa postura adotada agora (no Conselho de Direitos Humanos), é muito difícil dizer que estão no mesmo sentido”, afirmou Kamalvandi, na primeira declaração do governo de Teerã sobre o voto brasileiro.

    “Como amigos, podemos criticar uns aos outros, mas não podemos dar espaço aos inimigos da nossa amizade”, completou, em referência ao apoio dado pelo Brasil, no CDH, à resolução sobre o Irã.

    Embora ressalvando que não vê a postura brasileira como fruto da pressão de Washington, oresponsável pelas Américas na diplomacia iraniana ressaltou o impacto que ela teve em Teerã. “Se oBrasil apoia, voluntariamente ou não, uma política dos Estados Unidos, isso os deixa felizes e claramente não nos agrada”, declarou. Segundo o diplomata, os dois países precisam levar isso “sempre em conta” na relação bilateral. “Quando somos amigos, temos mais expectativas”, disse Kamalvandi. Ele lembrou, contudo, que toda relação entre países amigos tem seus “altos e baixos”.

    Dificuldades

    O alto funcionário minimizou a decisão de estabelecer um relator para avaliar a situação dos
    direitos humanos no Irã, e observou que não é a primeira vez que o organismo em Genebra faz essa opção.

    Mas também reconheceu que seu país tem “muitas dificuldades” nessa área, assim como o
    Brasil. “Não queremos dizer que temos uma situação favorável aqui no Irã em relação aos direitos humanos. Temos de corrigir muitas coisas, e o Brasil também tem. Mas o primeiro país que tem de corrigir muitas coisas são os EUA”, apontou.

    Para o diplomata, o tratamento que vem sendo dado pelos governos ocidentais ao caso da
    iraniana Sakineh Ashtiani, condenada à morte sob a acusação de ter planejado a morte do marido, mostra como há interesse das potências em passar uma “imagem distorcida” sobre os direitos humanos no país. “Esse é um assunto jurídico que já tem cinco anos e ainda não está terminado. É preciso lembrar que aqui também temos leis, temos justiça”, disse o vice-ministro.

    Durante visita da presidente Dilma Rousseff à China, na última semana, o assessor da
    Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse que o país não vai se transformar em um “alto-falante permanente” sobre direitos humanos, tratando o tema com obsessão. Depois do voto sobre o Irã em Genebra, a definição da postura do Brasil sobre violações em países como China e Cuba é considerada um dos grandes desafios diplomáticos no início do governo Dilma.

    Mediação sem resultados

    O acordo assinado em Teerã em maio passado foi uma das apostas mais arriscadas do governo Lula no âmbito global. O então presidente brasileiro, em dupla com a Turquia, convenceu Mahmud Ahmadinejad a aceitar que o combustível para seus reatores fosse enriquecido no exterior. A concessão foi ignorada pelos EUA e demais potências, que impuseram nova rodada de sanções ao Irã.

    * A repórter viajou a convite da Organização de Herança Cultural, Artesanato e Turismo do
    Irã (órgão do governo)

    Fonte:Correio Braziliense – Isabel Fleck
    Enviada especial (*)

    Após os equívocos do governo passado, que desrespeitou o povo brasileiro apoiando a fraude eleitoral que beneficiou Adolfinejad, recebendo o celerado em Brasília e mediando um acordo escuso cujo único objetivo era permitir que o regime fascista iraniano ganhasse tempo para acelerar seu programa nuclear criminoso, eis que a diplomacia brasileira vai recuperando seu rumo.

  17. hms_tireless fica com a mente perdida em alguns sites a serviço do Sionismo e do Capital estrangeiro e acredita que “Israel é a mãe da Democracia e da Paz”.E pensa que qualquer um que se oponha a Israel é o senhor do MAU.
    *
    Enquanto os malucos da opsição tentam fazer de tudo para que os alienados acreditem que o Brasil está se afastando do Irã apenas porque votou a favor de um enviado aos direitos humanos ao Irã e se esquecem dos países (Israel e EUA) que utilizam a tortura para arrancar confissoes de presos.
    *
    E pior ainda,há pessoas que não gostaram do acordo que lula fez junto com a Turquia sobre o Programa Nuclear Iraniano,e o único argumento utilizado pela para os que não gostaram do acordo foi que o Irã só estava ganhando tempo :P,lula mostrou como se faz diplocia e nao diplomacia Sionista cujo o único objetivo é a guerra e a guerra!
    *
    Pergunta para hms_tireless:
    O que voce acha do Programa Nuclear Israelense?o qual ja se sabe de que possui 300 bombas nucleares,e que se nega a uma inspeção?

  18. se os EUA e Israel atacarem de fato… não sobra nem camelo …rsrsrs…

    o Tekuma (sub de Israel) com os misseis Popeye Turbo + ogiva Nuc … dizimam até Aladim…rsrsrsrs

    os EUA ficam só passando as coordenadas e dizimando as bases de misseis..aviões..etc…

    deixa o Irã pensar que tem chance … teria se fosse no mano a mano… mais na guerra … vence quem tem a melhor tecnologia… e a melhor arma para cada fase…

    somente uma esquadra dos EUA dizimam o Irã a 1000km de sua fronteira….e sem usar a Bomba…FATO

  19. Heike:

    Israel não é santo meu caro! ocupa terras palestinas e os trata com muita brutalidade. Mas isso não autoriza a entidade fascista iraniana na figura de seu celerado presidente negar o holocausto e ameaçar Israel de destruição. E não venha com o risível argumento de que isso seria invenção do tal PIG que vocês chapas-brancas tanto demonizam pois o fato foi confirmado pelo megalonanico Celso Amorim em sua estréia como colunista da Carta Capital. Quanto ao acordo fajuto de Teerã, o seu chapabranquismo exacerbado o impede de enxergar que em sua vaidade e messianismo nosso ex-presidente não exerceu nada de diplomacia mas tão somente comportou-se e agiu como um triste remake de Neville Chamberlain(se é que você sabe quem foi). Quanto ao programa nuclear israelense e as suas supostas 100-300 ogivas, o ilustre forista certamente não levou em consideração as ameaças à sua existência sofridas por Israel em seus 63 anos de existência e, tendo em vista que sempre esteve em inferioridade de forças, terminou por ser forçado a buscar armas nucleares. Esperamos que um dia elas se tornem desnecessárias e que Israel as desmantele mas enquanto existirem no Oriente médio figuras como o embusteiro Gamal Abdel Nasser, o sinistro Hafez Assad, o eunuco Bachar Assad e o celerado Adolfinejad, as mesmas continuarão a servir como garatia aos Israelenses.

  20. Xtreme e hms_tirolesa… formam um belo par…rsrsrsrsrs… acho que vou dar uma passagem só de ida para o Irã aos “amigos” do imperialismo sionista_angro_americano… bom shabat para os dois…

  21. ue quero passagem para a Disney… quem gosta de ver miséria e governos ditadores torturadores… são os amigos do lula e a corja que os seguem… rsrsrsrs

    alias temos por aqui um grupo do tipo..quanto pior melhor…devem sonhar com alguma ‘nomenklatura’ da antiga U.R.S.S…rsrsrs

  22. “Panzertruppe disse:
    25/04/2011 às 15:46
    La vem o povo falando que eh tudo mentira e que o que eles soltaram foi um punhado de buscapés…” heueheuheh esta foi boa..

    Mas sabe o que eu acho engraçado?…
    é que o do oriente tem de se parecer tosco!.. e obscuro perante suas ações, e o ocidente tem de parecer nítido e verdadeiramente “lógico” ( as aspas é porque sempre é uma logica em relação à obscuridade do oriente). Posso estar é viajando. Mas isto me parece um jogo de damas!. Você é o preto e eu sou o branco, e ja sabem como o jogo terminará.

  23. De qualquer forma o sistema de mísseis são um poder de defesa respeitável mesmo com suas possíveis limitações. O Sistema de radar deles nem são comentados e não é por memos, pois deve ser um segredo agirdado debaixo de sete chaves, pois muito dizem como, quando e por quem defato foram feitos.

  24. Se eles tem capacidade ou não para fazerem frente ao imperio do Caim do norte ou a coalizão dos covardes so saberemos no momento da ação de uma coisa ja provaram são machos e que teem disposição e quem sera aquele que tera a coragem de ir prova-los heim?Os covardes primeiro armam embargos e retaliações e apos 2 ou 3 anos quando a economia e logistica do alvo esta em frangalhos se ajuntam uns entrando por dentro dos traseiros dos outros para fazerem suas covardias.So sei de uma coisa concreta,na Europa tem muita gente que não consegue dormir e outros acordam a noites estericos e urinados so de sonharem que estão recebendo cogumelos nucks por dentro das fuças rsrs rsrs A hora que surgir um novo Suleimmam a Europa ficara em escombros,a Inglaterra não ouvira mais o Big Ben e New York agonizara na paranoia do destino que lhe esta reservado.

Comentários não permitidos.