Brasil quer enviar sua primeira sonda a asteroide em 2015

Fonte: Folha de São Paulo

SABINE RIGHETTI/ DOUGLAS LAMBERT
18/04/2011

Cientistas de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Brasília querem enviar ao espaço uma sonda para estudar um asteroide e fazer experimentos durante a viagem.

O asteroide –chamado de 2001-SN263– fica a 11 milhões de km na aproximação máxima da Terra e tem duas “luas” ao seu redor.

A sonda deve ser obtida por uma parceria com a Rússia. Mas o desenvolvimento dos seus instrumentos está a cargo da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Lá, pesquisadores de engenharia espacial estão fazendo equipamentos capazes de analisar a composição química do asteroide.

Isso é importante porque esses astros podem guardar informações sobre a origem do Sistema Solar.

“Os equipamentos já estão desenhados”, diz Annibal Hetem, da UFABC.

O projeto também envolve experimentos da USP.

“Queremos testar a resposta de moléculas biológicas ao ambiente espacial, especialmente à radiação”, diz o astrobiólogo Douglas Galante, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências da USP.

A parte da análise dos dados ficaria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista).

De acordo com o físico Othon Winter, a universidade já está investindo em infraestrutura e pessoal técnico para receber as informações que viriam do espaço direto para Guaratinguetá.

SEM RECURSOS

O problema é que a fonte de recursos para o projeto, orçado em US$ 40 milhões, ainda está incerta. E, para alcançar o asteroide, a sonda deve ser lançada em 2015.

“O Brasil já faz estudos teóricos sobre dinâmica orbital e processamento de dados de outras sondas”, explica Marco Antonio Chamon, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Os recursos poderiam vir de agências de fomento ou da AEB (Agência Espacial Brasileira) –que não prevê voos para o “espaço profundo”.

Hetem, da UFABC, é mais otimista. “Mesmo que a sonda não decole, já ganhamos formando pessoal na área.”

Via: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/904070-brasil-quer-enviar-sua-primeira-sonda-a-asteroide-em-2015.shtml

36 Comentários

  1. Acredito que há outras prioridades no momento que exijam os parcos recursos da Agencia Espacial,como o VLS e os sátelites.
    Já gastamos verbas erradas mandando Marcos Pontes ao espaço,teremos outras oportunidades de mandarmos sondas ao espaço mas no momento propício .

  2. Nao tem foquete nem pra por um satelitezinho em orbita e já quer manda sonda em asteroide…Brasil piada!…eu ri!!!

  3. Com gente super apoiando o projeto, vai conseguir sim.
    Quando o Brasil não tem projeto, não tem uma meta, reclamam.
    Quando o Brasil tem projeto, tem uma meta, reclamam e debocham…

    Se for pra continuar assim, com gente só criticando independente do Brasil fazer as coisas ou não, melhor não fazermos nada, pelo menos ninguém soa a camisa.

  4. dalai disse:
    20/04/2011 às 10:39

    vai mandar sim, vai sonhando !!!!!!!

    concordo falou bem

    Ygor disse:
    20/04/2011 às 12:13

    Nao tem foquete nem pra por um satelitezinho em orbita e já quer manda sonda em asteroide…Brasil piada!…eu ri!!!

    Ta certo valeu

  5. gente crítica, que debocha de toda iniciativa do governo tem algo em comum. Como disse froid, pessoas extremamente negativas tem em comum a vida sexual fracassada. Uma dica aos NERDs “do contra” transem mais, deixem a mão de voces um pouco de lado. Satisfaçam-se assim voces naturalmente ficariam mais satisfeito com o que voces tem á disposição. No caso desse tópico, a nossa sonda, que vai trazer inúmeros conhecimentos aos cientistas brasileiros

  6. se o Brasil lançar com a Russia será possível pelo que eu entendi a Russia vai lançar o satélite Brasileiro é isso??
    se for blz dai vai ser um sucesso pq o Brasil tem acordos com vários países e tem muita tecnologia na fabricação de satélites só não consegue mesmo e lança-los

  7. Não dúvido não que famos colonizar o universo mais isso é pra anos luz do Brasil de hoje, não conseguimos nem colocar um satélite no espaço, imagine fazer uma sonda desse naipe, a tecnologia geoestacionária, é de uso exclusivo de poucos países, vi o Brasil tenta compra dos Yankess a resposta não vou nem comentar, um ex: se tivessemos cooperando com os EUA, na nave que foi a “Lua” se é que foi mesmo, teriamos uma base mais agora nem isso, para ser franco nossa chances é nula abaixo do zero pra ser exato se for pra medir algum desse tipo, portanto enquanto nosso satélite não decola isso não passa de um sonho.

  8. Rá-Rá_Rá, essa foi boa que piadinha chata essa, não, e ai tem outra p/ contar. 1 de abril já passou, não tem dinheiro pra nada vai ter dinheiro p colocar sonda em asteroide nós não temos nem avião que dirar sonda. hô acorda brasil! cai real vamos resolver o que esta ao nosso alcance e depois sonhar com algu mas! um abraço galera

  9. Com um custo de 40 milhões, sendo q já tem metade do projeto e parceria com a Rússia? A matéria está meio estranha.

    Não sabemos se vamos conseguir cumprir os cronogramas pra 2014 da Copa do Mundo, q envolve futebol e interessa muito mais o brasileiro comum do q o asteróide X e todo o programa espacial brasileiro. Se os caras conseguirem apoio do MCT ou do Eike Batista e concluírem o projeto até 2015, pros russos lançarem, vai ser um grande feito e um fura-olho na cúpula da AEB.

  10. Realmente tem gente que não tem muita noção do que é crítica…
    o Brasil não tem nem foguete, e vai lançar sonda?
    Sim, vai.
    Todo movimento em áreas de tecnologia deviam ser saudados e aplaudidos.
    O caminhar é conforme o possível para o caminho dado e as possibilidades das pernas. O caminho se descobre ao caminhar; parados chorando a falta de sapatos não se vence jornada alguma.
    Cada passo é uma conquista.
    Parabéns a iniciativa desse pessoal, que acende uma vela em vez de clamar contra a escuridão.
    Que sejam muito bem sucedidos e que caminhem cada vez mais além.
    Quem chora o que não tem, nunca terá animo para começar o que deve.

  11. Essa é uma daquelas matérias que eu riu muitoooooooo!! ahahahah
    .
    Legal, parabéns a todos pesquisadores SONHADORES, mas, aqui é brasil!
    .
    É só a ver a matéria que o DESgoverno irá investir míseros 300mi na AEB ahahahhahahahahaahah
    .
    Segue o enterro

  12. Concordo que primeiro precisamos do nossos lançadores, para depois pensar em sonda, porem, vejo que é de iniciativa das universidades e isso já é inovador. Se tivermos nossas universidades enganjada no assunto, acho que não é impossível a construção da sonda e fica mais facil ainda se for lançado por um foguete russo. Creio que realmente a única dificuldade seria o recurso, e em se falando em recurso, não acredito que liberariam esse montante para pesquisas, já que temos outras prioridades como o FX que esta em banho-maria justamente por corte de orçamentos.
    Mas seria maravilhoso se o fizessem. Imaginem quantos benefícios isso traria, o mundo iria ver nosso engenheiro com mais respeito e saberiam que somos capazes, nossas faculdades seriam mais disputadas pelos estrangeiros, teríamos reconhecimentos no setor, e formariamos pessoas competentes, nós, brasileiros, além do orgulho teremos o conhecimento, que isso não há dinheiro que pague.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  13. André Luiz disse:
    20/04/2011 às 18:22

    Dalai, Yogor e rogerio .. Bata na cara pq vc não merece ser nacionalizado brasileiro ! Seus fanfarrão

    Meu caro ser brasileiro e ser sofredor ta bom
    um pais que grande parte da população vive na miseria um pais onde se faz cursos para melhora e eles chegam e mandan fazer serviço braçal fazendo as pessoas de troxas banqueiros,e politicos corruptos o brasil e um pouco de cuba,africa,venezuela e colombia os americanos tem razão brasil não e de confiança esse pais fazendo parte do conselho da onu sera uma catastrofe mundial

  14. Estou aguardando uma mensagem do além, quem sabe futuramente a criança de 30 anos aprenda a andar,
    no momento a consulta revelou um sonho: Um banco
    vai ser criado pelo mercadante e vamos facilitar
    a vida dos cientistas.

  15. [b]Uma notícia muito especial para os desinformados aqueles que aplaudem até á conquista do seu inimigo sem conhecimento de “texto”(pesquisa). Esta Folha gosta de fazer relatórios pedagógicos Lunares , ou seja, à Brasileira.
    Até parece que a matéria saiu de algum “pai de Santo.” Qual é a nossa plataforma de lançamento testado até hoje, aqui em solo, verde amarelo? Por que os teste ainda não possuem maturidade suficiente, são infantis para tal pretensão. Bem, se você está pensando em “alcântara”, vou lhe adiantar falta até Super Computadores para Nomenclaturar todos os teste iniciais de solo imagine de longa distância que é o curso do cosmo. A crítica declarada é a solução para as décadas sem investimento em DEFESA!
    Quando queremos saltar degraus Científicos se perdemos no caminho é só voltar dias a traz:
    _Nuclear, Serra do cachimbo;
    _Acordos de curta distâncias de lançamento de foguetes;
    _Investimentos sem retorno tecnológicos entre Ucrânia e o Brasil;
    _Há dezesseis anos sem um Vetor de Vigilância Nacional;
    _A fronteira esculachada;
    _A educação sem qualidade e Corte e mais Corte na Pesquisa Nacional de Defesa.
    Ai está a prova da não habilitação pra tal pretensão. Agora se a notícia fosse ” A China…”, poderemos outorgar à autenticidade. Por que tenho um vizinho que sonha também acordado!Ele quer um comprar uma Ferrari e eu digo: ” vai em frente … o mundo lhe pertence.”
    Temos que rever toda esta prática de maldades contra nós, que há décadas vem se perpetuando em solo Brasileiro!
    Estamos pesquisando, estamos, MAS é LENTO de mais. Lembre-se, que tecnologias avançam em ano-luz em Países com a França, EUA, Alemanha, China etc, enquanto que, “Os Tupiniquins” planeja, parece que vai ser eterno … são Projetos Inertes comparados com que necessitamos com urgência! A Burocracia nas Leis de incentivos à pesquisa é maldosa, compatível com a nossa caminhada. Adoro o Brasil, mas alguns brasileiros (políticos) destroem o futuro do mesmo! Só “ELES” detém um Glorioso futuro. Valeu Amigos! Estarei aqui…[/b]

  16. Se construirem essa sonda com a mesma rapidez e agilidade q a Marinha aprontou o submarino nuclear ou q a AEB/Aeronáutica finalizou o veículo lançador de satélite ou o q IAE desenvolveu o míssil Piranha, com certeza essa sonda chegará ao asteróide em 2015.

  17. Eu vou fazer uma promoção de Brachiaria Brizantha pra asininada de plantão..Ìndivíduos do Gênero Tapirus o Brasil será responsável pela produção de alguns equipamentos de medição científica, ele não vai lançar um foguete. O foguete será Russo…

  18. Segue um link de um blog com conteúdo sério sobre o assunto ao contrário da Folha, que só esculhamba o que se pretende fazer em termos de ciência no país. Não dá nem pra afirmar que é um projeto do governo, mas faz parte das ações das mais sérias instituições brasileiras ligadas a área e que reúnem pessoas mais capazes e preparadas do que alguns escarnecedores do Brasil jamais serão. brazilianspace.blogspot.com/2011/02/ufabc-desenvolve-alr-para-missao-aster.html

  19. Mensagem do além…,é mais fácil falar inglês do que
    russo. A guarita esta pingando do telhado…, o fuzil
    tem cano torto…, a quentinha esta fria…

  20. Aff! Como tem cachorro vira-latas vagando pela WEB.

    Essa gente deve ser muito carente de felicidade.

    Que espírito derrotista!

  21. Podemos sim , dar saltos tecnologicos ( não precisamos começar com equipamenteos absoletos) se fosse assim teriamos que começar com arco e flechas, e aumentar o nosso repertorio de xingos e gusparadas.
    Serra do cachimbo…
    não foi o “buraco” certo que o collor tampou, só isso já basta para iniciantes.
    Fronteiras…
    Nem Russia ou china tem condição de patrulhar as suas fronteiras mesmo o fazendo de forma compartilhadas.
    (Quem fala sobre nossas fronteiras so sabe por jornais, porque ficam com os seus trazeiros gordos em algum lugar de Sao Paulo ou Rio de janeiro ou quem sabe em Porto Alegre, nunca foram a selva amozonica).
    Acredite nossos soldados som como formigas carnivoras, ninguem fica na frente, eu disse ninguem ( iss0 serve para a guerrilha, narco-trafico, biopiratas, etc…!
    Lançadores…
    Não confunda lançadores militares com o de uso civil.
    Lançadores militares tem autonomia para serem lançados de qualquer lugares.
    Tecnologia de precisão…
    Se voce diz ao mundo que pode colocar um missil em um asteroide no espaço sideral, os militares dos outros paises entendem que voce pode colocar um missil em qualquer satelite militar de um pais agressor e explodi-lo se o seu pais for ameaçado.
    (Quando a china destruiu um satelite dela mesmo que ja estava sem combustivel, mostrou ao mundo que ela já tinha essa tecnologia e não iria mais tolerar espionagem vinda de satelites espiões em seu territorio seja de quem quer que seja).

  22. O lema do programa espacial brasileiro, com as sabotagens e boicote deve
    “Ad astra etiam ex omni”

    “Até as estrelas mesmo contra todos”

Comentários não permitidos.