Bill Gates e sua equipe deixam o Brasil após notificação da Polícia Federal

Foto: os Americanos foram detidos ao desembarcar no aeroporto Eduardo Gomes em Manaus (Marcel Cadilhe)

Fonte:  UOL Notícias   Por Paula Litaiff  19/04/2011

Bill Gates fazia turismo na Amazônia, mas teve que deixar o país depois que sua equipe foi notificada

Bill Gates, pai do Windows e da Microsoft , teve de deixar o Brasil na madrugada desta terça-feira (19) depois que sua equipe foi notificada pela Polícia Federal no Amazonas. O grupo do empresário passava férias num hotel de selva no Amazonas e, segundo informações da PF no Estado, eles não tinham o visto exigido para realizar atividades de barco.

A equipe, formada por sete pessoas, foi detida na última sexta-feira (15) por agentes federais quando faziam um passeio no rio Negro, próximo a Manaus. No momento da detenção, os americanos estavam sem a presença de Gates, mas se identificaram como funcionários da  Microsoft e pediram para os agentes da PF contatarem a embaixada americana no Brasil.

Segundo a assessoria de imprensa da PF, o grupo não tinha o “Visto Temporário II”, que permite esse tipo de passeio, e sim o visto simples de turista. A PF não informa se Bill Gates tinha ou não o visto exigido.

De acordo com a PF no Estado, o grupo não tinham nem mesmo documentos de identificação, e a embarcação não tinha autorização da Marinha  para navegar em águas brasileiras. Depois de quase 12 horas detido, a equipe foi liberada com a condição que deixasse o Brasil em três dias.

Como não conseguiram voo ontem, eles embarcaram às 2h de hoje num voo com destino a  Miami. Segundo a Polícia Federal,  o grupo infringiu a Lei 6.815/80 e seus integrantes devem responder a processo administrativo.

No retorno para os Estados Unidos, Gates acompanhou a equipe. Não é a primeira vez que o empresário passa férias no Amazonas, ele já esteve no Estado em 2007 e 2009. Nas duas viagens, ficou em hotéis de selva na zona rural de Manaus ou em cidades do interior do Amazonas.

Via: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/04/19/bill-gates-e-sua-equipe-deixam-o-brasil-apos-notificacao-da-policia-federal.jhtm

47 Comentários

  1. Isso foi uma frustração para o magnata, talvez, isso prova o quantos nossas barreiras são frageis, se não fosse o Bill Gates teria passado numa boa, não foi dessa vez quem sabe na proxima ele solte uma propina ae sim ele passa.

  2. Entraves burocraticos brasileiros que tornam o pais um antro de burocracia desenfreada. E o cumulo a burocracia brasileira movida a cartorios do seculo 19,carimbos,assinaturas de chefe, sub-chefes,secretarias e o diabo a quatro.O brasileiro nao tem a experiencia de morar num pais sem burocracia estagnante.
    O pessoal do navio, em pratica, estavam a passeios e o cumulo da coisa e pedir visto de trabalho a esse pessoal.
    Suponhamos que um brasileiro tenha um iate, aqueles com varios pes de cumprimento, e este brasileiro, com visto de turista e o resto do pessoal tambem empunhando seus devidos vistos, se embrenha Rio Mississippi adentro passando por New Orleans. Nao existiria essa bagunca de pedir ao cozinheiro se ele tem visto de trabalho de entrada aos EUA. E um absurdo.Ele deveria sim ter os devidos vistos de marinheiro, ja que transita pelo mundo.

  3. Parabens a Policia Federal Brasileira que não teme peixes grandes e faz valaer o vigor de nossas leis……….ps:Uma pequena nota,a policia do RJ,aquela mesma que nós vivemos dizendo que é corrupta,compactua com o crime,truculenta e a que mais mata,so nos esquecemos de lembrar que é a que mais morre e uma das mais mal pagas,flagrou neste final de semana passado o Senador da Republica Aecio Neves,o mesmo embusteiro moralista do bom discurso no Leblom dirigindo dirigindo com carteira nacional de habilitação vencida e visivelmente alcoolozado tendo inclusive se negado a fazer o teste do bafometro o que ja é tambem ato de infração.Parabens a Policia do RJ que tambem não tem medo de peixe grande…Nada e nem ninguem neste pais esta acima de nossa constituição,do poder constituido e de nossas leis…É bordunada neles todos Cobrada,larga o aço.

  4. Bill Gattes é uma lenda viva, daqui a duzentos, trezentos anos, ele ainda será lembrado, já quanto a “autoridade”, que provavelmente só visou a publicidade com a carteirada, será lembrada por algo ou alguem????

    Infantilidade, meia duzia de Bil Gates por aqui, e o pais seria outro.

  5. 2007, 2009 e 2011… Muito estranho um cara desses que pode viajar para qualquer lugar do mundo com a sua grana, vir tantas vezes ao mesmo lugar e pelo mesmo motivo “férias”… Se não tiver nada de errado, pelo menos é um pouco estranho…

  6. Quando dei baixa do serviço militar em 1978, fui morar em
    Altamira-Pa, Av. 7 de setembro, cento da cidade, em uma casa de madeira,arrumei trabalho com um grupo de expedi-
    cionários americanos em missão humanitaria, cuidar dos indios, todos pesquisadores religiosos e bem equipados, eu
    era o carregador do laboratório ambulante. Como eu era inocente,tolo… Era uma tal de ONG… Engana que eu gosto
    durante esse período

  7. Ótimo. Não por que foi o Bill Gates o outro qualquer, mas pela presença das autoridades exercendo o poder de Estado no meio da Amazônia.
    Continuem assim e fortaleçam mais ainda.

  8. Bill Gattes é uma lenda viva, daqui a duzentos, trezentos anos, ele ainda será lembrado, já quanto a “autoridade”, que provavelmente só visou a publicidade com a carteirada, será lembrada por algo ou alguem????

    Infantilidade, meia duzia de Bil Gates por aqui, e o pais seria outro.

    .
    F*d*-s*!!! Infantilidade é pensar que, só porque o viadão caga dinheiro, ele pode passear pelo país sem nem ter um visto adequado. O país tem leis, e todos, especialmente estrangeiros, devem é obedecê-las. O Gates é que enfie esse dinheiro lá no rabo dele, que quem se beneficia daquilo não somos nós os brasileiros. Não temos por quê ficar pagando pau praquele cara.

  9. Está certo, tem de cumprir a lei. Não é mais nem menos que outro gringo passeando todo errado na amazônia. Só não pode papagaiar a situação espalhando para a imprensa.

  10. Isso foi grosseria nossa, sinceramente.
    Fico triste com fatos dessa natureza.
    Acredito que eles não se recusariam em legalizar os seus papéis.
    Bill Gates é o bilionário que mais ajuda os pobres do mundo.

  11. Virou moda palestras e congressos com foco no meio ambiente em geral nessas regiões amazônicas,com convidados inusitados tipo artistas de holywood, políticos estrangeiros ect…Belo Monte e por aí vai…Hoje soa no mínimo estranho, daqui umas 2 décadas como será ? Não se esquecendo da OEA… Tomara ser pura ilusão minha !!! SDS.

  12. E’ isso mesmo, nos brasileiros aqui nos EUA levamos pau desses gringos , agora quando eles vao ao Brasil querem que beijem os pes desses safados..
    Tanto gringo indo para Amazonia , de ferias, essa historia esta mal contada.
    Tanto gringo indo a Sao Gabriel Cachoeira, cidade que a maioria dos brasileiros nem sabe que existe ou “ajudar” os indios em Raposa Serra do Sol (Roraima) um lugar cheio de ouro e diamantes..
    Abre o olho Brasil..

  13. Esqueci de mencionar e a Br 319 , Porto Velho Manaus que nunca sai por causa desses Ongs.. porque sabem que sem uma ligacao terrestre a Amazonia sempre ficara isolada do resto do Brasil..

  14. A DIFERÊNCIA ENTRE A BUROCRACIA BRASILEIRA DA AMERICANA,QUAL É?
    .
    .
    São muito interessantes às coisas por aqui, quantos e quantos gringos entram e sai neste país e muitos criticam o governo por ser per missivista a este respeito.
    .
    Quando uma “lenda viva” é barrada por essa autoridade, ai não pode e tudo não passa de bagunça e que isso é produto de uma burocracia . Rsrs…
    .
    Para entrar nos EUA,o tamanho da “burocracia”americana se mede pelo tamanho da fila que se vê nos consulados americano aqui no Brasil, e isso não é cartório ou burocracia; como se trata dos EUA, é ou que então?
    .
    Provavelmente alguns ,como se vê aqui, pularam a cerca ou nadaram o rio grande que separam o EUA do México,para burlam a “burocracia” americana._Hehe…
    .
    Come é inconsistente a forma de raciocínio das pessoas aqui.
    .
    Oxalá se as nossas autoridades fossem tão severas com os imigrantes, como foi neste caso;e como são severas as autoridades americanas e a européia com os imigrantes por lá.

  15. ademar disse:
    20/04/2011 às 19:32

    Bill Gattes é uma lenda viva, daqui a duzentos, trezentos anos, ele ainda será lembrado, já quanto a “autoridade”, que provavelmente só visou a publicidade com a carteirada, será lembrada por algo ou alguem????

    Infantilidade, meia duzia de Bil Gates por aqui, e o pais seria outro.

    concordo o brasil e o pais dos politicos desonestos e de uma grande parte da população alienada

  16. Dandolo, o sr. acha que Bill Gates fez caridade? Sabe o quanto o mesmo lucrará daqui a alguns anos? Isto que ele ofertou não se compara! À o lucro que o mesmo terá quando a crise financeira mundial estourar de vez.

  17. É de desanimar alguns brasileiros que defendem os gringos. Quando um brasileiro é humilhado em outro país, alguns aqui dizem ser das leis deles e temos que obedecer, quando é ao contrario, “não deviamos ter feito isso, isso é só para chamar atençao…etc..” Porque não podemos aplicar nossas lei nos gringos? e acho que de agora pra frente, temos que intensivar isso, já que todos sabemos que tem muuito gringo de olho na Amazonia.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  18. Os americanos tratam os brasileiros lá nos EUA, como se fossem cachorros, e agora me vem brasileiro safado entregador de pizza, defendendo os americanos, queremos é que o Bill Gates e seu bando vá pro 5º dos infernos. Minha esperança é que um dia o Brasil acorde desse pesadelo de miséria, corrupção e trate os estrangeiros como eles merecem ser tratados, ou melhor como eles tratam os brasileiros nos seus respectivos países.

  19. Como costumamos dizer aqui no interior de Minas,dá linha Bill Gates, monta no porco, vaza mauricinho. Além de sustentarmos esses caras pagando o olho da cara pelos seus produtos ainda temos que aturar gringo no nosso quintal sem nossa permissão. Opior é que tem gente que acha que somos grossos e mau educados, a PF tinha é que ter revirado essa embarcação em busca de biopirataria, no mínimo. E pra quem acha que Bill Gates ajuda pobre por caridade, e muito ingênuo, isso é pura publicidade, propaganda, torna sua marca mais conhecida entre as classes cociais em ascendência.

  20. eu duvido que o megaultrasuper-empresario bil gates tenha vindo passear na floresta amazonica BRASILEIRA sem meia duzia de seguranças(mercenarios) bem equipados.
    muito boa a atuação da polcia federal, pena que seja igual ao contrabando na fronteira, quando pega um caminhão com porcaria já passou uns duzentos.

  21. Por mais irracional que nossas léis pareçam,elas tem que ser cumpridas por TODOS.Agora um cara que faz “turismo” acompanhado de uma equipe de trabalho com 7 pessoas não está fazendo turismo de aventura.

  22. O engraçado é que eles se sentem cidadãos celestiais, pedem ao governo brasileiro um visto especial, garantido a eles que qualquer falta cometida no Brasil, eles não serão julgados pelas leis brasileiras mas terão salvo conduto para poderem responder na terra deles, quando eu me lembro desta proposta feita pelo o embaixador dos EUA, ao governo brasileiro, eu sinto nojo de ver tanta hipocrisia.

  23. Porque em vez de doar dinheiro ele não sede o software free para quem tem baixa renda?

    Conversa mais que eu pago o teu lanche!!!

  24. Se o cara é um ricasso cheio de negócios mundo afora, é natural que viaje com sua equipe de estafetas e guarda-costas, sete é pouco se compararmos com qualquer cantor de rock muito menos conhecido e com muito menos dinheiro.
    O problema é que os caras não tinham nem sequer uma habilitação de arraes “brasileira” (é obvio que não tinham), mas isso não é culpa deles, me lembro que na Austrália não tinha nada disso de habilitação de arraes, mestre e capitão, bastava vc ter os documentos do barco; menos burocracia.
    Mas porque o barco estava sem documentação? Esse barco “ilegal” veio de onde? Veio pelos rios da Venezuela ou do Peru? Se veio pela costa e entrou ao lado da ilha de Marajó, porque a PF não o pegou antes? Isso deve ser culpa de quem alugou a embarcação ilegalmente, do agente de turismo ou do próprio hotel… é o preço da esperteza espantando turistas, pode até ter sido um fiscal querendo pegar um cafezinho dos gringos.

    Eu procurei saber da lei (IN SRF no 285/03 de situações específicas e visa a facilitar o ingresso temporário no País) de admissão temporária simplificada (só a parte para as embarcações):

    Consideram-se automaticamente submetidos ao regime de admissão temporária, desde que observadas as regulamentações específicas para cada caso:
    -as embarcações, aeronaves e outros bens, destinados à realização de atividades de pesquisa e investigação científica, na plataforma continental e em águas sob jurisdição brasileira;
    -as embarcações pesqueiras autorizadas a operar em águas nacionais;
    -as embarcações estrangeiras, em viagem de cruzeiro pela costa brasileira, com escala em portos nacionais, ou em navegação de cabotagem.

    Agora me contem: se não era por simples falta de documentação; como a embarcação poderia ser ilegal?
    Era um submarino?

  25. Lei é lei se ta no papel você eu ou qualquer outro temos que obedecer, errado estaria se os agentes deixassem passar.
    E BRASIL DE VIRA-LATAS pelo amor de Deus é inacreditável que estejam criticando os agentes da PF cumpriram o que foi pago para eles fazerem. Dizer que a leia é absurda até posso entender, mas criticar um policial por fazer seu dever?!
    O que estão defendendo que a lei é para uns e outros não?
    Absurdo!!!

  26. Não tem complicação alguma, os caras não tinham o visto e portanto calado ja tava errado.
    É verdade que a burocracia aqui é foda, mas se é foda pra nós que somos brasileiros então que seja pra todo resto.
    Sinceramente fico contente, chega desse negócio de pq e no Brasil pode, se fossem brasileiros por la, tinham no minimo dormido no xilindró. Não sei vocês, mas essa imagem do povo do jeitinho já deu no saco e passou da hora de encerrar o refresco

  27. Nossa nunca vi tanto comentário escroto. Incrível como temos tantos ultranacionalistas radicais nestes blogs todos orgulhosos porque a Policia Federal pegou um estrangeiro famoso infringindo um detalhe burocrático!

    Gostaria muito de ver todos vocês “Nacionalistas” tento tanto empenho em cobrar das autoridades o combate as redes de prostituição infantil que todo ano trazem centenas de milhares de turistas sexuais e pedófilos as praias do Nordeste.

    Lamentável! Sem comentários mesmo!

  28. Caro Tratanius o fato de ter “caras ultranacionalista”
    não os torna insensiveis ao assunto de prostituição infantil e turismo sexual se esse é teu foco de discursão – existem sites que cuidam do assunto “criança e adolescente em situação de risco”.
    Do mais se for mais especifico e puder contribuir com o assunto abordado no post…
    Se não, fico com sua frase “não tenho comentários”
    …escrotos….tá bom!!!!”.
    faço da sua palavra a minha ” LAMENTÁVEL “

  29. E aí tratanius, que me diz dos turista sexuais que desembarcam no Rio de Janeiro e as casa de prostituição de São Paulo? Quem criou a imagem de puta das brasileiras, as nordestinas é que não foram!
    A Polícia Federal fez muito bem expulsando esses gringos que pensam que aqui é casa da mãe Joana. Você viu o caso do brasileiro barrado na Austrália dito país de 1º mundo, e que dizem ser uma democracia? O coitado não pode nem visitar os amigos e ficou num baita prejuízo. Deixe de ser lambe-botas dos gringos e pare com esse complexo de vira-lata. Brasil acima de tudo (menos de Deus é claro).

  30. Obrigado titio Bill por sua contribuição mesmo que involuntaria.Hoje pelos quatro cantos do mundo seu Windows XP faz sussesso em versões modificadas,mais seguras,mais otimizadas e bem mais bonitas das que voce vende rsrs rsrs e estão ao alcance de qualquer pessoa levando interação as classes menos favorecidas…VIVA O WINDOWS XP MODIFICADO…VALEU TIO BILL

  31. Penso, que o país perdeu um chance inestimável,poderiamos ter resolvido isto informando melhor os turistas, alguém sabia que para visitar o interior do amazonas, precisa de um visto específico, burrocracia brazileira. A Policia cumpriu a lei, mas as chefias, carecem de bom senso, fiscalizar , orientar, dar um prazo de 03 dias para regularização, mostrar que estamos atuantes, mas sem excessos, cativar não só os estrangeiros, mas principalmente o turista comum. Perdeu o Brasil e o estado do Amazonas, que poderia mostrar todo o grande potencial, e que precisa de investimentos.

  32. As leis, boas ou ruins, foram feitas para serem cumpridas. A PF fez seu papel de forma correta e com diplomacia. Aqui não é casa da mãe Joana. Aos toscos de plantão “esta é a nossa casa (Brasil), quem não estiver satisfeito é só mudar”.

  33. .
    Certa a Policia Federal, se a lei é essa tem que cumprir, e TODOS TEM QUE FAZER O MESMO, incluso os extrangeiros!!
    .
    Por la também é assim, muitos que vão trabalhar la nos USA com visto de turismo são deportados como gentalha de 5° categoria e tratados como cães, aqui pelo menos temos uma regra mais civilizada, damos 3 dias para deixar o território nacional na boa, sem humilhações varias!
    .
    Parabéns novamente à Policia Federal!!
    .
    Valeu!!

  34. Muito bem policia federal vosotros mostro para eles que aqui nao e a casa da mae joana que ele pode vim aqui e fazer o que ele quer apesar de ser quem es .
    No pais deles eles faz o mesmo e peor , muito bem policia federa.

1 Trackback / Pingback

  1. Cuidado – Bill Gates estava no Brasil e quase foi preso. Tb com um Software daqueles eu tb o prenderia. #VergonhaAlheia « Blog da Oposição

Comentários não permitidos.