Brasil tenta fazer decolar programa espacial

http://www.fab.mil.br/portal/hotsites/fab70anos/fotos/80/16c.jpg

Rio – Na semana em que o mundo celebrou os 50 anos da missão, em 12 de abril, que levou o primeiro homem ao espaço — o russo Yuri Gagarin — o Brasil aposta em acordos com Estados Unidos e nas promessas de mais investimento da presidenta Dilma Rousseff para tentar deslanchar seu programa espacial. O orçamento da Agência Espacial Brasileira (AEB) subiu 50%, de R$ 200 milhões, em 2008, para R$ 300 milhões este ano.

Atualmente, o País já dispõe de tecnologia para fabricação de satélites e uma base de lançamento, em Alcântara, a 408 km de São Luís, no Maranhão. Dois satélites estão em órbita enviando dados a pesquisadores brasileiros.

Foram mandados ao espaço em cooperação com a China, já que Brasil não tem veículo lançador de satélites.

Em visita ao Brasil, o presidente dos EUA, Barack Obama, assinou acordo entre a Nasa (agência espacial americana) e o Brasil. Enquanto os americanos poderão usar a base de Alcântara, os brasileiros terão acesso à tecnologia para fabricação de veículos lançadores ao espaço.

Para Dilma, o programa espacial é estratégico. Permite vigiar o território, auxiliar na previsão do tempo e prevenir danos causados por desastres naturais. “A partir das imagens transmitidas do espaço, é possível monitorar o desmatamento da Amazônia. Mas ainda não temos um satélite de previsão meteorológica”, explica Himilcon Carvalho, diretor de Política Espacial da AEB.

Segundo ele, através do acordo com EUA, o Brasil fabricará o satélite GPM, capaz de medir quantidade de chuvas e evitar tragédias como a da Serra em janeiro.

Cosmonautas russos vão ao Planetário nesta quarta

Dois cosmonautas russos, Pavel Vinogradov e Oleg Kotov, estarão no Planetário da Gávea, na próxima quarta-feira, às 10h, para conversar com crianças e visitantes. Vinogradov comandou a missão que levou o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, ao espaço, em 2006, e Kotov, foi o 100º cosmonauta da História.

De acordo com o astrônomo Naelton Araújo, para seguir os passos dos astronautas o primeiro degrau é ser piloto, civil ou militar. “Depois, ele precisa ter nível superior numa área de exatas, como Engenharia, e pós-graduação, em Astronomia, Física ou Engenharia Espacial”, explica Naelton, que dá aula de Astronáutica no Planetário.

Fonte: Terra

47 Comentários

  1. desculpa pelo que eu entendi os americanos vão transferir a tecnologia de construção de VLS ????
    .
    ..
    … nem fudendo….. a não ser que a DILMA tenha trocado isso pela seguridade do pre-sal eles jamais daram a tecnologia ao BRASIL

  2. “A cápsula SACI PERERE 1, vai decolar hoje as 2 horas, horário de ‘manguinhos’, na Base de Alcantara no Maranhão, levando a bordo o Satélite Caipora 2, que sera encarregado de enviar mensagens de luz aos moradores do planeta XY18, a aproximadamente 100.304 anos, 329 dias e 11 horas de distancia.
    Os 190 milhões dessa nação Tupinim aguarda mais esse feito.

    Patrocionio: SHELL, VASP, VARIG, DUCAL
    E Moteis para a terceira idade HUMAITA.. É uma, e tá.”

  3. Engenharia Espacial.
    Nós temos esse curso no Brasil ?

    Sobre os atuais lançadores (foguetes) a nível mundial, não temos nada a comemorar, pois precisamos de tecnologias mais avançadas, tais como a geração de Ondas Gravitacionais, Bolhas de Nada e Fluxo de Nêutrons (Fusão Nuclear em pequena escala).
    Essa é uma das minhas áreas.

  4. Tenho receio do acordo firmado entre Dilma e Obama na área
    espacial ,o congresso brasileiro deve estar atento quanto a isso!
    O 1º acordo que os EUA nos ofereceram era uma afronta a soberania brasileira em todos os sentidos!

  5. Tanto fizeram que conseguiram. Os EUA depois de dificultar o conhecimento e acesso do Brasil ao programa espacial jogam a carta decisiva, se quiser tem de ser com o consentimento deles. Sobrou para a Ucrania, que também embalou no papo americano e agora pede pinico no mercado financeiro para tentar retomar o programa Cyclone 4 com o Brasil. Se alcantara não virar base americana (como sempre quiseram) pode até ser bom para o Brasil.

  6. Só espero que Dona Dilma a dama-mao-fechada-de-ferro, não tenha vendido nossa base de Alcantara, e se realmente tivermos acesso às tecnologias para lançar nossos VLS, teremos uma bela conquista. VAMOS AGUARDAR.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  7. Acordo com os EUA tem de ser costurado sempre com o maximo de cuidado…o Brasil tem que buscar sua indepedencia tecnologica sem depender de ninguém ou pelo menos nao dos EUA!

  8. Isso é piada, vamos pedir ajuda dos gringos, os mesmos que sabotaram a base em 2003, agora vão participar do projeto, hum oque aconteceu com a parceria com a Russia, isso não ta me cheirando bem, agora os espiões yankees vão trabalha mais tranquilos com autorização do Brasil, lesa patria mais uma vez, os militaresm sempre tiveram razão esse políticos de merda estão entregando o país, somos brasileiros não desistimos nunca, se investir de verdade na educação, poderemos fazer ate disco “voador” melhores que dos ET’S so sera possivel se esse pais investir de verdade porque isso não vai acontecer tão cedo com a população mais intelequitualizada os políticos vêem que poderemos acabar com eles, isso é a verdade então para manter o controle sobre a população é melhor deixa ela burra. sem mais.

  9. É mas agora quero ver falar dessa administração.
    Se fosse o tucano a 11 anos atras, brasileiro não poderia nem entrar em alcantara…
    E eu não entendo quando falam “Devia ser os Russos..’
    Como se eles não fizessem do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão território Russo.

    Um pais dito soberano, tendo uma cidade (que mais gera receita ao pais) administrada por outro pais..
    E até hoje não vi um foquete do Cazaquistão.. um ‘BOHAT 1″…
    A russia aluga aquela parte do Cazaquistão desde o fim da União Sovietica

  10. Eu acho que os EUA até iriam transferir tecnologia pra gente, antes eles do que os russos né. Até porque com um VLS nosso orbitando com tecnologia deles, ficaria mais facil deles interceptarem sinais e até mesmo usarem os nossos satélite em seu próprio benefício

  11. Darth Sidious
    Mais uma vez:
    Quero fontes confiaveis que eles sabotaram a plataforma, por favor.
    Você usa muito de conspiracionaismo pra argumentar.

  12. Ucrania, para mim é a melhor opção! Enviar 50 engenheiros e tecnicos, e Mandar ver num cheque bem Gordo e acaba com a novela!
    Os caras, tem a tecnologia, não tem dinheiro, nos temos o dinheiro, temos engenheiros e não temos mais tempo para pesquisa, precisamos de tudo Urgente…
    Vamos pagar por no passado, não termos investido como devia!

  13. Vamos ver em isso vai dar, com certeza ñ vai dar em nada.Os ianks ñ transferem tecnológias deles ainda + n áera,estão nos enganandfo…a ela e por tabelaq o país.Ianks ñ são confiáveis.Cuidado c esses caras.

  14. Não existe desculpa para não investirmos como se deve em tecnologia aeroespacial. Este orçamento é uma vergonha. É o preço de custo de duas pontes medianas. Até quando o Brasil vai ficar exportando oxido de ferro e importando cadeira? Palhaçada!.. Brasil com faca e queijo na mão e sempre remando pra trás!.. é ufanismo.. populismo.. mas o correto que é bom nada!.. Mas bora bater no peito que somos auto-suficientes em energia, e que temos riquezas naturais. Um macaco! também tem riquezas naturais do seu habitat mas nem por isto deixa de ser macaco.

  15. Ao amigo “Feh”.
    Sabe qdo vai encontrar uma fonte confiável?
    Às vezes exageramos um pouco nesse negócio de conspiração, mas o passado deixa marcas, já existe docs sobre o programa de desestabilização dos Estados Unidos do Brasil (bem antigo), ano passado até no fantástico (cruz credo) noticiou todo o plano de invasão do Brasil pelo Nordeste que só não aconteceu porque o Brasil entrou na 2ª guerra junto com os aliados, e por ai vai.
    Estamos mais espertos e com excesso de zelo, o que não faz mal nenhum, eles que provem o contrário, somos todos ouvidos.

  16. Vou mais pelos lados da China ou India,os Indianos sâo comfiaveis……ate que me provem do contrario heheh..

  17. Olá Feh, eu também não acreditava nessa história de sabotagem do VLS brasileiro, mas depois de ver esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=JGCfMMLzI90 Mudei de idéia, nele são mostradas muitas provas que houve sabotagem americana. O video é muito interessante fala também sobre a possível bomba atômica brasileira. Assista a ele e tire suas próprias conclusões, já até indiquei este vídeo ao adm deste blog, mas o mesmo ignorou, provavelmente nem assistiu. Feh, assista ao video todo que se não me engano a parte que fala da sabotagem do VLS é nos 6 minutos de duração.

  18. o melho e colocar o velho lula de novo na presidencia ne ele so erou em uma coisa apoiar dilma que se mosta uma traidora

  19. Acordo com americanos?
    É o mesmo que colocar a raposa para vigiar o galinheiro, vamos aguardar que veremos muitas penas voando por aí!
    Diz um velho ditado que quem nasceu para burro de carga morre debaixo da cangaia.

  20. Ainda no rastro do Darth Sidious, vejam esse sermão que FHC, ainda presidente do Brasil, ouve em uma reunião internacional, do Bill Clinton, à época, presidente dos EUA.

    Que vergonha! Que ridículo!

    Se a sociedade brasileira tivesse um pouco mais de conhecimento político, nacionalismo, um mínimo de patriotismo, não poria nunca mais aquele partido da ave no poder. Sim, porque FHC não governou sozinho, as cabeças pensantes pertenciam ao partido da ave. e o pior, ainda estão lá…

    Ah!… FHC e o Bill eram amiguinhos. Imagina se não fossem.

    http://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ&feature=player_embedded

  21. Mateus..
    não precisa enviar engenheiros e técnicos para lá. Basta bancar sozinho o projeto aqui. Entramos com os recursos e os ucranianos com a tecnologia.
    Ah!, mas não pode, já disseram alguns. A lei não permite.
    Pô! se burlam a lei em causa própria, desviando recursos para as mais diversas roubalheiras. Então porque não a modificam em causa da nação. Eles tem o poder para isso.

  22. Carlos Argus…
    O Gen Heleno nunca vai ser Presidente da República, porque se ele algum dia quiser se candidatar, o Poder Estabelecido interno e externo não vai deixar.

  23. O link o qual me referi a pouco, sobre sermão do FHC, o clip deveria ser divulgado em todos os blogs, em toda a mídia.
    E não me venha os defensores do FHC dizendo que estou fazenda campanha contra não, ou que tenho que provar alguma coisa.
    Contra imagens, não há defesa. Mas forte que ela, somente a confissão do criminoso.

  24. Senhores.Hoje temos a Internet que nos facilita e muito na area investigativa.Pesquisem fatos envolvendo Alcantara,200 milhas e anseio por cadeira no CS de FHC pra ca.Cuidado com a midia PIG>verão indicios fortissimos de manipulação e alta trairagem de Brasileiros.

  25. Paulo Sergio, vi esse video ae é uma pena que não foi exibidor pela nossa impressa parece que os tucanos abafaram o caso, mais foi melhor mesmo é imagine isso passado aqui no Brasil em rede nacional a comida de R####bo que o FHC, levou ia entra pra história esse lesa patria FDP, mereceu com gosto é gás se tivessemos um presidente do nível do Bill Clinton esse país era uma potência a muito tempo compara um cara com muita influencia e uma educação formidavel se não me falha a memoria ele tem varias graduações na faculdade em diversas areas é uma pena que isso não foi exibidor em rede nacional em 99, o pior que o ele se comportou direitinho como sociologo diante da razão do tio Bill clinton ele ficou caladinho, nunca vi em toda minha vida um esculacho desse naipe que levou o FHC, não teve o minimo de dignidade de defender o povo brasileiro é ainda o Bill disse ta aqui um presidente que não veio trazer propostas mais sim declarar seus fracasos é asumir o déficit com o FMI, 10,20,30 bilhões, não deu uma solução so queria ajuda do FMI nosso país la fora era conhecido como país da miséria é da fome, taxas de juros é inflação incontrolavel, depois que digo umas verdades sou discriminado aqui no blog porque digo a verdade, quem tá conspirando não minha opnião é o povo brasileiro ver tudo isso é fica calado flws. até +

  26. DARTH SIDIOUS….Meu amigo voce ainda não viu nada.Certo que o FHC é o chefe dos entreguistas mas continue fuçando desde o FHC pra ca e veras que tem muito mais gente no meio disso e que é umaq malha estensa e articulada e que tem ate pessoas em evidencia no atual governo….TRAIRAS QUE TROCAM O BRASIL PARA TEREM PODERES E BENEFICIOS.

  27. Pessoal, já que o Poder Federal se mostra incompetente, resta ao povo brasileiro ir na direção do Poder Estadual.
    Cada governador deve investir em suas Universidades Estaduais e grandes projetos tecnológicos. Poder Federal Centralizado num país continental como o Brasil, pra mim é Ditadura. Os Estados têm que lutar por mais autonomia.
    Se o Rio de Janeiro quiser que eu desenvolva projetos avançados, me procure. Já cansei do Poder Federal e das Forças Armadas, devido a alta centralização.
    Eu gostaria de desenvolver, o projeto de transporte público mais avançado desse planeta no Rio de Janeiro.
    Temos que romper o poder centralizador das Universidades Federais e Estaduais. São nichos de intelectuais que não fazem nada, mas também não deixam ninguém fazer.
    O modelo dos EUA é o mais adequado para o Brasil, pois lá os Estados possuem grande autonomia tecnológica e leis próprias, em todas as áreas.
    Pensem nisso … Imaginem a construção de um foguete do Estado do Rio de Janeiro ou de Carros de Combates avançados. Se não rompermos os nichos de poder do Governo Federal, das Forças Armadas e Universidades Federais e Estaduais, estaremos muito limitados nas nossas iniciativas. Esses nichos de poder atrapalham demais as iniciativas de pessoas que desejam desenvolver tecnologia.
    O Poder Federal Brasileiro é altamente centralizador, gastador e incompetente. Precisamos abrir a mente dos Estados e Municípios, mudando o Sistema de arrecadação de impostos, valorizando mais as Forças dos Estados.

  28. A fonte é o Terra, não acho nada a respeito desse acordo com a nasa como consta nesse post.
    .
    Mas também acho mentira, deve ser mais um acordo de boa vizinhança, como acontece em todas visitas de chefe de estado!
    .
    R$300 mi , acho que não paga nem o bocal do motor ahahah.
    AEB é uma PIADAAAAAA!!!
    .
    BOM pelo menos a ELITE terá um trem-bala de R$50Bi pra usufruir né, jÁ DESCONTADO OS 20% dos ladrões de Brasilia ahahahah

  29. Essa materia é PIGada…Acordos de coperação temos ate com Guiné Bissau,resta saber em que termos,pois quando da visita do Obama disseram que seriam de coperação e não de uso por eles de nossa base.

  30. DANDOLO…O problema é justamente este.Todos os governos anteriores ao de Dilma inclusive o de Lula muito e em vão gastaram sempre culpando os anteriores como os culpados e mais a festança que existe no serviço publico e a ratazanada na politica.Agora tem uma mulher no Comando que quer equilibrar as contas e moralizar a pouca vergonha e esta todo muito não aceitando.Anteriores a ela quando queriam equilibrar as contas sempre penalizavam o povo com seus confiscos ou lançamentos de novos impostos.Ela quer fazer diferente e ja que é no governo que nasce a cagada e que se dá o rombo ela quer equilibrar a economia e rever tudo no proprio governo e ninguem dentro da esfera publica esta aceitando e a direita reacionaria vem usando a midia PIG para fazer o povo ir de encontro ao poder constituido e enaltecer RAPOSAS ARTICULOSAS GOLPISTAS.Com o advento da internet mesmo a grande maioria de Brasileiros que ate teem PC em suas casas mas não tem acesso direto a Internet aja visto que o volume de acesso nacional se dá em 50% atravez de Lans Houses hoje a PESQUISA INVESTIGATIVA esta ao acesso de todos e a tolice da manipulação vai acabar é na ira do povo contra os vendilhões entreguistas.Desde o começo com o intuito de encurtarmos caminho com a perda de nossa equipe cientifica buscamos associação e a escolha da Ucrania que a primeiro modo por se livrar do jugo Russo e ser autosuficiente no segmento se mostrou satisfatoria mas o que vemos é o oposto.Eles tem o conhecimento mas tem uma nação endividada e altamente dependente da ocidentalidade e ainda foram seduzidos pelos EUA para fazerem o jogo deles e essa manobra foi justamente para minar nosso programa.Não confundam as coisas.Acordos de coperação temos com todos mas ACORDO PARA OS EUA USAREM NOSSA BASE rsrs rsrs rsrs rsrs NÃO EXISTE E NINGUEM NUNCA ACEITARA ISSO…..Cuidado galera não so temos muitos entreguistas e vendilhões entre nós,temos tambem TRAIDORES DA PATRIA E ESPIÕES.

  31. SENHORAS E SENHORES….Tenham a certesa que tudo esta sendo revisto e analisado.De contratos e gestões e muita gente se peidando toda porque sabe que coisas ocultas apareceram e estão usando a midia PIG para disvirtuarem as coisas e jogarem a opinião publica contra a devassa que é necessaria da moralização que esta sendo empregada.Como tem safado de todo lado e entreguista e pior ainda,traidores da Patria que se fazem de santinhos,que fazem o jogo externo…A MÃO DA JUSTIÇA É IMPARCIAL…Recordem algum tempo atraz,não subestimaram a nossa INTELIGENCIA

  32. TRAIDOR é todo aquele que faz o jogo externo ou repassa ao adverso e pior ainda se usa farda pois para este não tem julgamento e sim a pena de morte que é a unica exceção que temos.Morte para o traidor militar e a mais severa pena da lei ao traidor civil…..Sabem qual é o cara que devemos evitar ter problemas?É justamente o da area de segurança.Hoje voce pisa nele,amanhã ele detecta um furo teu e fod_`a tua vida…Não subestimarão???

  33. Amigos,o segredo é a alma do negócio em qualquer ramo de
    atividade, principalmente quando o concorrente
    fica ao lado.A criança tem mais de 30 anos, ainda não
    aprendeu a andar, deve ter problemas motores esquelético,
    senso de direção sem rumo e outros; Existe tratamento é só
    procurar especialistas dispostos a colaborar… no MN

  34. Eu gostsaria mt de ver o lançamento de n VLS levando tres a dois stélites BRASUCAS p por em orbita geoestacionária…toda a n defesa começa por essa ação.Depois mt caças p a n FAB e MB. Td isso p ontem.

  35. Acordo com os Estados Unidos???? Ora, foram justamente eles q boicotaram o nosso programa espacial.

    E o acordo p/ utilização de Alcantara??? como foi feito?? O governo escondeu esse acordo da população, pois é a primeira vez q tive conhecimento disso. E justamente a presidente q é partido do PT. Esse partido foi o q mais foi contra um acordo p/ q os americanos utilizassem aquela base.
    O q será q os americanos irão levar pra lá?

  36. GALERA NÃO INTERPRETEM A MATERIA ERRADAMENTE….O Brasil tem acordos de intercambio com Deus e o mundo e foi isso o que a Dilma acertou com o Obama.Ou seja um acordo de intercambio na area aeroespacial que não sera nada de surpreendente e apenas pensam eles que poderão atravez disto saber algo de nós.Não temos com ninguem nenhum acordo de uso de nossa base.Temos sim um acordo de parceria de projeto e de serviço com a Ucrania e nada mais.Todos os dias 24hs por dia satelites Americanos no monitoram e besbilhotam e cameras do IEA tambem e todos os dias 24hs por dia fazemas caretas pra eles e damos tchauzinho….Voces se alvoroçam com qualquer coisinha heim bando de dondocas descabeladas….A materia foi PIGADA pra voces se descabelarem.

Comentários não permitidos.