A Rússia não será “cão de guarda” da NATO

http://cartoons.courrierinternational.com/files/illustrations/dessin/2007/04/i7266901-RIBER.jpg

A Rússia não será “cão de guarda” da NATO na observação das exigências das resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre a Líbia. Hoje este papel é assumido pela ONU, declarou sexta-feira o ministro dos negócios estrangeiros da Rússia Serguei Lavrov após o encontro ministerial do Conselho Rússia-NATO.

Segundo Lavrov, não existem alternativas à resolução da situação na Líbia. Salientou que hoje “evidenciamos ações que saem fora das normas estabelecidas pelo Conselho de Segurança da ONU. Trata-se do uso da resolução de 1973 na operação terrestre. O Conselho de Segurança da ONU não prevê tais ações”, frisou.

Em véspera da reunião do Conselho os líderes dos EUA, Grã-Bretanha e França publicaram uma carta aberta em que exortaram Muamar Kaadafi a pedir demissão imediatamente, ameaçando com a continuação da operação militar até que o povo Líbio receba o direito de escolher chefe de estado livremente. A UE já está examinando a possibilidade de realizar uma missão humanitária e militar Eufor Libya mission, o que será o primeiro passo à realização da operação militar terrestre.

Entre outros temas debatidos em Berlim na sexta-feira estão a criação do sistema de defesa antimíssil na Europa, a interação no combate ao terrorismo e a cooperação na questão afegã. Abrindo a reunião do Conselho, o secretário geral da NATO Anders Fogh Rasmussen sublinhou que o encontro atual é um passo importante em prol da parceria estratégica genuína entre Moscou e a Aliança, o tema discutido em Lisboa. Segundo Rasmussen, hoje o mundo está a enfrentar novos desafios e ameaças. Apenas em conjunto podemos avançar não só nas questões de segurança internacional, mas na defesa mútua. Embora muita coisa ainda cause dúvidas nas relações entre Moscou e a NATO, há provas irrefutáveis de que o trabalho conjunto está trazendo vantagens. Trata-se da abertura do chamado fundo “trust fund” para três esquadrilhas das forças aéreas afegãs. O novo fundo vai operar no âmbito de uma série de acordos sobre helicópteros – a iniciativa conjunta do Conselho Rússia-NATO que prevê o serviço e a modernização dos helicópteros afegãos entre os quais estão os modelos soviéticos. Além disso, planeja-se o fornecimento de mais de 20 helicópteros militares e de carga de múltipla função Mi-17.

Segundo os dados preliminares, o volume financeiro do futuro fundo constituirá 8 milhões de dólares. 3,5 milhões serão concedidos pela Rússia, informou à “Voz da Rússia” o chefe do ministério dos negócios estrangeiros da Rússia Serguei Lavrov.

Vamos contribuir para o estudo e para o aumento de qualificação das forças terrestres afegãs de uma das esquadrilhas nos respetivos estabelecimentos do ensino na Rússia, vamos conceder acessórios de reserva para a técnica militar. Os montantes concretos serão definidos durante as consultas com os afegãos, entre o Conselho Rússia-NATO e as empresas que oferecem tais serviços. A ajuda da Rússia será igual ou até superior do que a da Alemanha que será coordenadora do projeto.

Mais um tema importante nas relações entre a Rússia e a NATO é a criação do sistema conjunto de defesa antimíssil. Segundo o secretário geral da Aliança Anders Fogh Rasmussen, as negociações sobre a nova estrutura vão continuar pois Moscou e a NATO ainda não chegaram ao entendimento nesta questão. Segundo a Secretária do Estado dos EUA Hillary Clinton, há opinhões iguais relativamente à criação de duas bases”, uma das quais é responsável para a troca de dados e a outra – para planejamento e controle de operações. Estes dois objetos vão se tornar os “principais elementos de ação conjunta”, acha Hillary Clinton. Moscou quer que o sistema conjunto de defesa antimíssil se torne coletivo e tenha garantias jurídicas de segurança.

Fonte: Voz da Rússia


16 Comentários

  1. Até quando esse pais vai ser o cão dos EUA, somos pisados é domésticados, é qualquer coisa que viemos a desenvolver é se tiver tecnologia americana seremos embargados, o Brasil depende muito assim dos EUA, sem o respaldo deles não fazemos nada até quando isso vai pendurá, até chegar num futuro obscuro nossos netos vão dizer! ham isso é culpa de nosso avôs, to de pleno acordo enquanto nos não mudarmos isso não poderemos dizer como a Russia disse, nosso pais é soberano é temos a Bomba quem mexe com nós já sabe.

  2. É outra toda nação fraca é subservente do mais forte nunca se esqueçam disso a lei dos mais habéis, os mais fortes, sempre olhem o rei da selva no caso o leão ele ira pisar nas formigas é reinara sobre o solo é mantera sua hegenomia é leis é passara para seus descendentes como caçar é impor respeito é fara demarcações de seu territorio é mantera a lei na selva. Se tem um pais que vêem fazendo isso é ampliando seu poder é hegenomia não lembro de outro ao não ser os EUA. até +

  3. Falou e disse Darth ,temos de ter um presidente por isso lancei a candidatura do Gen.HELENO;e q veja o BRASIL como estando já em uma guerra;caso contrario ,ñ teremos tempo…cade os caças, os subs as defesas antiáreas nossas..Cade?!?!

  4. Ué Dandolo os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita não são governados por “reis”?? São aliados não só econômicos mas militares de França e USA, logo estes 2 últimos não evoluíram também…
    Está é mais uma guerra sem desculpas, a Europa quer o petróleo, os USA a influência na região. Estão ai os Bárbaros do século XXI.

  5. Engraçado é que eu não vejo nenhuma indignação da bancada pró EUA (PCB – Partido dos Capachos Brasileiros)daqui quando a Arábia Saudita reprime seus manifestantes pró democracia e ninguém gasta uma linha para reclamar da Arábia Saudita ter enviado forças pra ajudar o Barhein a massacrar estes manifestantes…

  6. Fábio, todos os reinados e ditaduras devem cair, a não ser que a maioria da população queira preservá-los.
    A Plutocracia dos EUA e o Populismo do Lula, também devem cair.
    (Plutocracia – Governo dos Ricos).
    (Populismo – Governo que manipula o povão ignorante).
    A China que se cuide, pois está concentrando muita renda. Muitos bilionários e 80% da população passando necessidade.

  7. DANDOLO….Eu estou convencido como nunca antes na historia deste pais que o nobre amigo tem um sonho enrustido de ser agente da CIA rsrs rsrs Olha os Russos são assim como os Alemães os povos mais inteligentes do mundo e muito estrategistas.Sinalizam com bons gestos aos EUA mas pegam duro na manutenção de seus interesses e são irredutiveis.No momento geoestrategico que estamos vivendo eles são os mestres do Xadres e tolo é aquele que pensa que dar xeque-mate neles é facil.Estão certos na posição deles,a China tambem,mas como a grande maioria de voces é de direita reacionaria pró-yankee não percebem que o Brasil e a India tem semelhante posição tambem.Transformaram a OTAN em policia do mundo num “pseudo” serviço da ONU.Estamos chegando no momento que sera inevitavel um racha.Ficarão os EUA,OTAN e seus diretos e são poucos e do outro lado os demais paises do mundo.Todos ja perceberam a articulação e o intento Ocidental.

  8. Carlos Argus, nossa cara, como você escreve asneiras. General mandando em nós, prendendo, torturando e matando estudantes e trabalhadores? Nem através de eleição, pelo amor de deus, nunca mais!!!

  9. O problema que aqui alem da direita reacionaria,entreguistas,vendilhões,tem uma maioria que é borra-botas e infartam so de pensar que podemos ser invadidos.Um pais soberano se faz com um povo com coragem e audacia e não com covardes.Eles so caem dentro de onde é mosca-morta.Boicotam,embargam,sucateiam a economia,tornando o pais alvo militarmente debilitado e depois se ajuntam uns entrando pelos traseiros dos outros para fazerem suas covardias.E mesmo assim se lascam e não tem conseguido derrotar ninguem.O dia que formos um povo decidido e dissermos NÃO,teremos respeito.A palavra mais importante para um ser humano é a palavra NÃO.Se voce diz sim ou se voce se cala jamais sera respeitado e se impora.Saber dizer não é ter coragem de se fazer ouvir e respeitar.

  10. O problema não é isso, vejam o caso do ex presidente kennedy ele abriu a boca e descordou dos poderosos e levou um tiro na cabeça, qualquer um sabe que existe uma trama de dominação mundial e não tem jeito, qualquer um que abra a boca mesmo sendo presidente dos eua se contrariar morre…

    O que dilma do pt esta fazendo é seguir as ordens de um grupo poderoso que controla tudo neste mundo, as riquezas o dinheiro, os bancos, infelizmente é algo antigo, e está ligado ao esquerdismo, no passado tentaram usar o nazismo e fascismo agora vão usar o esquerdismo pra dominar o povo.

    Vejam esta surjindo uam nova forma de ditadura a ditadura através de leis, é lei pra gay é pndh3 tirando a liberdade de expressão, de culto de propriedade privada, onde já se viu uma coisa dessas? só no brasil mesmo bem disse olavo de carvalho: quando o pt chegasse ao poder não iria querer sair mais e acabaria com as instiruições do estado paetrobras tem cargos com salários de 60 mil tudo amiginhos do lula de dilma do pt.

    O pt está se escorando covardemente em minorias pra impor sua carta maligna neste país, com apoio do forum de são paulo, bando de marginais, tudo com a desculpa de defender os “direitusumano” das minorias, porém o restante ficará sem direitos humanos de verdade.

    E isso só vai piorar, infelizmente eu mesmo dizia: aquela história de dar poder de policia para o exercito braisleiro era farsa, tudo isso pra depois usar o exercito contra o povo de bem e não contra bandido ou contra o tráfico nas fronteiras, pois essa era a desculpa do govenro prender bandido na fronteira e cadê estão prendendo? NÃO.

    Agora vem a outra parte insistir no desarmamento do cidadão de bem, (do vagabundo marginal do crime organizado não), pow se já foi decidido em plebiscito tem força de lei, não se deve mais discutir este assunto ou o governo vai sempre voltar atrás e discutir quando algo do seu esdrúxulo interesse não for aprovado?

    Quem não sabe que este governo está ligado unha e carne com o tráfico de drogas e armas? mas eles querem desarmar o povo de bem mas vagabundo não.

    Vejam tbm o caso do rio de janeiro, onde já se viu a polícia avisar que vai invadir o morro, tudo isso pra dar tempo dos bandidos fugirem, agora pergunta: eles pegaram as armas do traficantes? NÃO, mas querem tirar do povo de bem.

    Todo estado pré-fascista, comunista ou nazista (seja lá o que for de ruin) sempre quer fazer isso tirar as armas do povo de bem com fez hitles, como fez stalin e assim por diante….

    Os maiores traidores deste páis estão lá em brasilia, eu gostaria muito de ser um militar mas desisti disso a tempos, pois eu nunca iria ter como superiores um bando de vagabundos traídores, que deixa um páis na miséria com tanta riqueza de sobra, que deixa um povo passar cede com tanta água em abundância, que deixa um povo sem casa, sem lugar pra morar com tantas terras desabitadas e tantas habitações publicas sem ninguem morando nelas, muitas pertencentes ao estado.

    Quem acha que o pt é comunista ou socialista? socialista é cuba de Fidel e Raul castro que eu não aprovo, mas Lula e o pt de Dilma são piores eles são comuno-fascistas que se escoram na miséria e nas minorias pra conseguir suas vitórias políticas.

  11. CAETANO DA SILVA…Que existe a divisão lado A e lado B todo mundo sabe e que dos dois lados se manipula perpetuação.Meu amigo não se iluda,com o advento da Internet e proporcionalmente a população ainda temos poucos PCs por habitante mas ja somos a algum tempo o segundo no mundo em acesso,essas doutrinas e filosofias ideologicas para nós Brasileiros não fedem e nem cheiram.Cagamos e andamos para capitalismo e comunismo,o Brasileiro esta tomando odio de politica,politicos e politiqueiros,mas nos agrada a ideia de uma democracia socialista onde poderemos ter justiça e igualdade que é e sempre foi o anseio de nosso povo.POliticos,Generais,Elite,Industriais,não são o Brasil,o Brasil somos nós os Brasileiros que movemos esse pais e que o colocamos com nossos trabalhos e nossos impostos e nosso consumo no patamar de setima economia.Fomos nós que fizemos isso e que mantemos isso e não exportações e milagreiros politicos.Ja passou mais do que da hora de fazer-mos justiça e igualdade em nossa nação e moralizarmos o serviço publico.Se acham que ainda podem nos manipularem e induzirem com midia adulterada e ilusões se arriscam a conhecer o lado cruel de um povo cansado de covardias e que quando se levantar passara por cima do que estiver na frente.A hora que isso acontecer tenha a certeza que deixara profundas sequelas de ambos os lados,talvez o que realmente seja necessario para que se aja entendimento e jamais a humanidade se esquecera desse momento.

  12. O Caetano da Silva faz um malabarismo danado para esconder sua mentalidade reácionária e de direita. Só incautos podem cair nesse truque. Vi zilhões de comentários desse tipo nas eleiçoes do ano passado de eleitores demo-tucanos. É fácil identificar esse tipo de gente. Seus textos fazem uma salada aparentemente conexa de temas do senso comum das pessoas para depois partirem abertamente para o ataque sempre contra o PT como se esse partido fosse responsavel por todos os problemas brasileiros. Vou ser bem sincero, não sou petista mas como estudioso de ciência política e apaixonado por história sempre li seus documentos programáticos, desde a carta de fundação apresentada no Colegio Sion 1980, bem como as resoluções do seu primeiro congresso 1991, acompanhei também sua trajetória no movimento sindical, na UNE e suas primeiras administrações em prefeituras. Não há nada mais rico e comprometido com as mudanças políticas e modernização do país do que as teses definidas dos documentos do PT que, diga-se de passagem, são de domínio público. Nesses documentos há definições filosóficas fundamentais relacionadas a idéia de socialismo mas sempre vinculado ao compromisso com a democracia, direitos humanos individuais e coletivos, desenvolvimento econômico do país com distribuição de renda e justiça social é, em síntese, do que trata suas teses e não tem nada indicando algum objetivo relacionado as experiências comunistas a não ser análises históricas desse tipo de regime político.

  13. BETO…Tanto a Democracia quanto o Socialismo em essencias são as filosofias de doutrina politica mais elevadas e puras porem meu amigo isso é so a teoria.Estas certo quanto a direita reacionaria e pior ainda,baba ov0os de Yankees que vendem o pais para terem o apoio deles e se manterem no poder mas tambem existem uns cabeças de bagres dentro da esquerda principalmente dentro do PT que é um partido formado com muitas tendencias de esquerda e que vivem constantemente se degladiando.Os da direita querem abrir as pernas aos EUA e os da esquerda adotarem as Ratazanas Bolivarianas.Não interessa ao povo Brasileiro nem um e nem outro.Queremos um pais moralizado,justo e igual para todos,com nossas riquesas usadas no desenvolvimento de nossa nação para garantirmos o futuro de nossas gerações.Agora mesmo meu amigo a contenção que é necessaria esta fazendo com que muita coisa seja revista e nesse meio tempo se descobrirão ilicitos camuflados e ja tem muita gente tendo insonia por isto e juntando isso e mais os reacionarios que a tudo usam para atacar a pessoa da Presidenta Dilma que na verdade tem de transitar entre cobras,lagartos,ratos e raposas.Não pense voce meu amigo que ela ficou satisfeita com o que encontrou porque não ficou mas foi sujeita mulher para assumir pra si a responsabilidade sem apontar a ninguem.Nós Brasileiros precisamos aprender a identificar o joio e o trigo e separa-los estando eles onde estiverem.

Comentários não permitidos.