Voamos o F18 Super Hornet

E.M.Pinto: Plano Brasil- LAAD 2011

Fotos: Bruno campos Jordão- Plano Brasil

Os nossos foto/reporteres Ricardo Pereira e Bruno  Campos Jordão  esteveram ontem (12.04) no estande do Fabricante Norte Americano Boeing co. onde puderam conferir de perto o simulador de voo do F 18 E/F Super Hornet, bem como novidades do fabricante neste evento de 2011.


Ricardo Pereira foi recepcionado pelos representantes da Boeing, Marcia Costly e Theodore Herman, após um rápido “the briefing” o nosso foto/reporter  “voou” o “Zangão”.


Uma curiosidade aos leitores, o “Cockpit” apresenta um novo painel composto por um “MFD”, segundo a Boeing, este “Cockpit “ainda não equipa aeronaves de série.

Entretanto, espera-se que isto ocorra em breve, novos F 18 E/F sairão da linha de produção equipados com um moderno sistema de comando disponível ao aviador, que em suma, reduz muito a carga de trabalho e apresenta informações mais claras e de forma simplificada.


O F 18 EF é uma das aeronaves de combate que concorrem na escolha pelo futuro caça que deverá equipar a Força Aérea Brasileira, é tido como um dos favoritos à vitória nesta consulta, foi testado em combate e apresenta inúmeras evoluções e adaptações ao longo dos seus ciclos de vida.


A Boeing tradicional participante da LAAD, mais uma vez marca sua presença e tráz para feira uma vasta variedade de novidades, produtos e soluções. O fabricante Norte Americano vem com tudo para  este evento e aposta no Brasil como parceiro e cliente para produtos de defesa.

O Plano Brasil agradece a Marcia Costly e Theodore Herman, pela gentileza.

21 Comentários

  1. De pleno acordo com o amigo Godoy, vejam oque aconteceu com a venda de 30 Super Tucano a Venezuela, fomos barrados porque esse avião é cosntituido de componentes americanos, agora vc’s vêem com clarezar que se um avião de paletar eles barraram imaginem um caçar de combate americano, é sem falar do F-22 fora de cogitação.

  2. Mt bom a sensação do voo supersônico, ainda + no F18…só espero q vc e os outros ñ defendam a compra dos mesmos,o q tbm e um direito de vocês…Ainda prefiro os caças Rússos,.SUs 35BM ou os rafales f3.sds.

  3. Mas claro eles irao em futuro com certeza vetar alguma venda ou uma modernizaçao mais arrojada que nos fizermos pois os eua jamais permitirao que apartir de um produto deles nos tenhamos um melhor desempenho por isso e tudo mais defendo a compra do rafale e moderno e quase um 5 geraçao para nos comerçarmos por cima esse ta mais do que bom.

  4. Eu ainda prefiro o Rafale F-3, mas dai falar que o F-18 é ruim, a distância fica muito longa, não acho que o F-18 é muito inferior ao Rafale, e o Brasil com qualquer um dos dois daria um salto muito grande em modernização da FAB.

  5. Definitivamente eu nao confio nessa suposta transferencia de tecnologia americana… quando eles tiveram oportunidade sempre ferraram com a vida da gente… prefiro mil vezes um Sukhoi ou um Rafale

  6. Rafale,F18 ou NG estaremos a merce dos EUA,suas retaliações,embargos e transferencias ZERO.So temos uma ou duas saidas SU35BM ou JS11

  7. Olhe que noticia maravilhosa!!! Todos esperavam algo parecido e talves Maluquinho tenha razão.
    Rússia quer voltar ao jogo

    Sáb, 16 de Abril de 2011 01:30
    Defesa Brasil

    * E-mail
    * Imprimir
    * PDF

    Russos têm esperanças de voltar a concorrer com o Su-35.

    Russos têm esperanças de voltar a concorrer com o Su-35.

    Presidente do Brasil avisa ao colega Dmitri Medvedev que a compra dos caças ainda está “em aberto”, o que abre uma possibilidade para os Sukhoi

    Denise Rothenburg

    (Correio Braziliense) – Apontada em 2002 e em 2004 como a provável vencedora da disputa entre empresas do setor aeronáutico para venda de caças ao Brasil, a fábrica russa Sukhoi tenta voltar ao jogo em andamento com as outras três concorrentes. A compra das aeronaves pelo governo brasileiro foi tema ontem da conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, logo depois da reunião do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O russo saiu animado da quase meia hora de conversa, porque Dilma respondeu que “o assunto está em aberto”.

    Medvedev puxou o assunto perguntando à presidente brasileira se ela havia recebido a carta que ele enviara no último dia 4. O russo oferecia os caças. Ela disse que sim e comentou que “nada estava decidido a esse respeito”. Ministros presentes à reunião entenderam que Dilma vai zerar a corrida para a compra dos aviões, mas o chanceler Antonio Patriota comentou que ela acenou com interesse em retomar o projeto do Sukhoi, porém a conversa não foi conclusiva. “O tema da cooperação militar, de defesa, também foi levantado no encontro com o primeiro-ministro da Índia. Eles estão interessados em adquirir caças de treinamento, além de uma proposta de compra de nove aviões tucanos da Embraer, que já está sendo negociada há algum tempo”, afirmou Patriota.

    A compra dos caças foi um dos primeiros projetos que a presidente Dilma tirou da bandeja de assuntos urgentes e colocou sobre a mesa de estudos para analisar melhor antes de tomar uma decisão. Afinal, o projeto F-X 2, da compra de 36 caças, envolve e uma série de cláusulas que precisam de uma negociação exaustiva, caso, por exemplo, da transferência de tecnologia.

    Ao longo do segundo mandato do presidente Lula, os caças Rafale (França), Super Hornet (EUA) e o Gripen (Suécia) travaram uma disputa em que, a cada ano, um estava mais acima que os outros dois concorrentes. Primeiro, foi o caça sueco, Gripen, apontado como o favorito pelas autoridades aeronáuticas. Depois, em setembro de 2009, quando o presidente da França, Nicolas Sarkozy, veio ao Brasil, a bola da vez eram os Rafale. Por último, apareceu o Super Hornet, da Boeing, com um intenso trabalho de propaganda. Diante de tanto vaivém, o presidente russo tenta agora pegar a sua onda nesse projeto.

    Se a presidente Dilma decidir mesmo zerar o jogo, como pareceu inclinada para alguns ministros, a compra dos caças pode deixar de ser uma mera decisão e produto para fazer parte da geopolítica nacional. E o fato de a Rússia pertencer ao Brics, grupo ao qual o governo deseja dar uma prioridade em vários assuntos, pode acabar representando uma vantagem. Mas antes de avançar esse sinal, a ordem é conversar com o setor de Defesa. Afinal, se tem algo que a presidente não gosta é avançar num tema sem combinar com o time. A questão dos caças é um deles.

    Defesa aérea

    A renovação da frota da FAB é discutida desde 2000. Ou seja, começou durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Inicialmente, o plano era investir US$ 700 milhões para comprar de 12 a 24 caças para substituir os F-103 Mirage III. Ao tomar posse, o petista Luiz Inácio Lula da Silva iniciou um novo processo. Em 2007, começou o Projeto FX-2, excluindo o caça russo Sukhoi, para a compra de até 36 aeronaves. Com o avanço do processo licitatório, três propostas são finalistas, que pode gerar um gasto de até US$ 6,2 bilhões.

  8. Fantástico!.. Só achei que precisava por mais aqui no artigo o que foi exposto lá na hora!.. conclusões próprias!..

  9. ROBISON….Ja a 2 anos venho dizendo isso e os vendilhões e entreguistas,PIG e espias simpatizantes,que não dizem mais que comunista come crinacinhas porque hoje é pedofilia rsrs e quem não gosta da tenrinha carninha heim,que os Russos não transfeririam nada,que os MIs não estariam sendo ao modo contratado e tudo o mais.Alem de toda essa xenofobia e entreguismo que so cégo não vê ainda temos um MD-X9 que com certesa é hoje o maior entrave ao SU35BM,so que esse vendilhão esta aparte dessas negociações.Enquanto a Dilma estava ainda em Pequim eles estavam junto com nosso governo,os não entreguistas acertando concordancias e pormenores.Seria uma tolice xenofobica não somente apreciar-mos com prioridade essa magnifica tecnologia e vetor comprovadissimo de supremacia mas o engrosso do caldo que é o projeto,desenvolvimento e fabricação de um caça de quinta geração em territorio Brasileiro podemos dizer que no começo em sua maioria nacional.O SU35BM tambem sera fabricado do zero aqui com total transferencia de tecnologia e prioridade comercial na AL.Perguntem ao Sr.Jobim se o EB não quer mais MIs e a realidade do porque que se dificulta a continuidade desse programa que não é so do material de uso mas muito mais abrangente.

  10. FX ideal para o Brasil seria SU35BM,Rafale e Typhon.O SU#%BM como pacote total é a melhor escolha……A COSACAZINHA JAMAIS MENTIU PRA MIM.

  11. Maluquinho, não vejo NJ como entreguista, mas posso dizer que se Dona Dilma refazer o FX e o caça russo ganhar eu irei vê-la de outra maneira, já que realmente ela estaria fazendo o que é melhor para o Brasil e é isso que eu quero ver, quero ver brasileiro lutando pelo Brasil, quero ver nossas FAs forte e garantindo a soberania nacional. Torço que tude de certo, mas ainda sou um pouco desconfiado. Vamos esperar. ABS…

  12. O meu receio, é que se o Brasil for comprar armas russas e chinesas, os americanos e europeus irão nos invadir para depois enforcar ou fuzilar os petistas e pmdbistas.
    Solução: 50% Rafale e 50% Sukhoi. Vamos comprar também alguns armamentos americanos.
    Os americanos irão nos passar tecnologia militar ? Não acredito. Só se for obsoleta.

  13. as ffaa precisavam investir no gripen ng, para termos a tecnologia no futuro para projetos proprios ou com parcerias, enquanto isso utizariamos os nossos vetores modernizados ate a chegada dos mesmos e depois com segunda linha de caças/treinadores para os da primeira linha de defensores/ataque

  14. Com o novo painel MFD, certamente o Caça F/a-18 aumenta ainda mais sua capacidade, mas isso é só um atrativo, a questão é a tranferência de tecnologia. Em desempenho o Su-35BM e Rafale supera!
    Lindas imagens!

Comentários não permitidos.