Os planos audaciosos da KMW

http://3.bp.blogspot.com/_9fNKRyQxUNw/TQ8I0LBxbII/AAAAAAAAH3o/K34ovg6HcA0/s1600/kmw.jpg

A fábrica alemã de carros blindados Kraus-Maffei Wegmann (KMW) confirmou ontem que pretende fabricar, no futuro, dois novos carros blindados de transportes de tropas e um sistema de pontes móveis em sua primeira unidade no Brasil, que será aberta em Santa Maria. Antes de iniciar a fabricação, começará a operar, no início de 2012, na cidade, uma unidade de manutenção dos 220 tanques de guerra Leopard 1A5 e um centro de desenvolvimento de novos veículos blindados que a empresa pretende vender ao Exército Brasileiro. O anúncio foi feito ontem pelo CEO da KMW, Frank Haun, na LAAD, maior feira de defesa e segurança da América Latina, que reúne 600 expositores de 53 países no Rio de Janeiro.

A empresa divulgou dois textos à imprensa mundial (veja na página ao lado), mas ainda não revelou o valor do investimento nem o número de empregos a serem criados na cidade. A KMW, líder europeia na fabricação de blindados, só diz que o investimento será na casa de “dois dígitos de milhões de euros” – ou seja, entre R$ 23 milhões e R$ 230 milhões. As obras da sede da KMW devem começar em setembro (veja quadro).

– Este anúncio trata-se de um comprometimento com o Brasil, que agora estende suas atividades com a implantação de uma subsidiária em Santa Maria, onde encontramos o local e as condições ideais para estabelecermos a nossa política de investimentos e expansão de atuação junto ao mercado da América do Sul – afirmou o CEO da KMW, Frank Haun, no encontro que teve com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, e autoridades militares na LAAD.

A KMW informou que Santa Maria será sua sede para a América do Sul e que a empresa quer exportar para outros países. A empresa não pediu nenhum incentivo à prefeitura.

– Um anúncio dessa grandeza precisa ser comemorado. É o que estamos fazendo. Não é só Santa Maria que sai ganhando, mas o Brasil com a transferência de tecnologias que virá e os investimentos que estão sendo projetados pelos alemães – afirmou o santa-mariense Nelson Jobim.

– Trata-se do momento de confirmar tudo aquilo que vínhamos prospectando – complementou Schirmer.

A surpresa é que a KMW anunciou que, na cidade, terá parceria com outra empresa alemã, a FFG, que oferecerá ao Exército um pacote de modernização e reforço dos blindados americanos M113 (veja quadro).

– Temos planos muito grandes para Santa Maria a longo prazo. Os investimentos vão ser muitos altos. A intenção é ter um blindado com produção 80% brasileira e 20% alemã. Vamos contratar muitos técnicos e engenheiros – disse Christian Böge, gerente geral da KMW do Brasil.

Fonte: Clicrbs

7 comentários em “Os planos audaciosos da KMW

  1. Deus queira que eles realizem todos os seus planos,e que ajudem os nossos irmãos do RS,estado do qual tenho um carinho especial,agora falta o governo investir,o RS sempre teve uma tradição com blindados,durante muito tempo foi o estado mais bem armado do Brasil,por causa das nossas fronteiras com a Argentina,foram tb a base da cavalaria imprerial,me alegra muito isso,de ver uma empresa desse porte investir e se comprometer com um ESTADO BRASILEIRO,agora só depende de nós,temos que comprar deles.

    O principal brinquedinho deles:

    http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/TER.aspx?nn=28&p=77

    O brinquedinho em ação :

    http://www.youtube.com/watch?v=-8lY8njPUFA&feature=related

  2. Meu sonho enquanto brasileiro é de que o Brasil tenha um exército atualizado do porte do alemão, e que mantenha a reserva de meios. Ex. Prontidão Leo 2A7,reserva Leo 1A5 🙁

  3. Enquanto isso ha em certo país tupinyquyn rsss, uma enorme euforia com a compra dos 1A5, gente só pode ser Brasil.Fazer o que melhor que não ter nada.

  4. Uma perguntinha inocente, tanques para que?

    Precisamos de misseis de longo alcance, aviões de quinta geração e sistema anti-aereo.

    E principalmente nuks…

  5. li em um site em espanhol que o brasil estaria negociando a compra da licença de produção do leopard 2 A7. Este seria um dos motivos da empresa ter se instalado no brasil. É esperar para ver!

Comentários não permitidos.