Programa Espacial Brasileiro está representado na Laad

http://www.aeb.gov.br/noticias/imagem605.jpg

A Laad 2011 conta com uma área dedicada ao espaço, a Space Zone. Nela, estão reunidos a indústria espacial e os órgãos governamentais do setor. O Programa Espacial Brasileiro está representado no estande da Agência Espacial Brasileira (AEB) e, também, no do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e de e empresas do setor.

O Cluster Aeroespacial Brasileiro, aglomerado de 31 empresas, situado no Parque Tecnológico, em São José dos Campos (SP), trouxe para a Laad empresas como a Mectron, a Usinagem Aeroespacial (Utec) e a Inotech. A Mectron é empresa formada pela associação de engenheiros de aeronáutica, eletrônica e mecânica, sediada em São José dos Campos (SP), que entre outras funções, desenvolve peças e tecnologias para o Programa Espacial Brasileiro. Para a Laad, ela trouxe o “Transponder Banda S”, responsável pela transmissão e pelo recebimento de dados da Plataforma Multimissão (PMM); a “Antena Irradiante”, que faz a comunicação entre a Terra e o satélite e também foi desenvolvida para a PMM; e, também, a unidade de memória desenvolvida para o Satélite Brasileiro de Recursos Terrestre (Cbers, sigla em inglês).

Durante a Laad, a Utec, em parceria com a Inotech, lançaram o Injetor Modular, para uso em foguetes que voam com propelente líquido. A peça garante que a quantidade correta de combustível seja lançada dentro da câmara de combustão na proporção correta. O projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do DCTA.

No estande da Opto Eletrônica, empresa de tecnologia no ramo de optoeletrônica, com atuação nas áreas médica, industrial, de componentes ópticos, aeroespacial e de defesa, sediada em São Paulo, é possível ver câmeras desenvolvidas para o satélite Cbers. A “Câmera MUX”, primeira câmera no gênero inteiramente desenvolvida e produzida no Brasil, tem 20 metros de resolução no solo e é destinada ao monitoramento ambiental e ao gerenciamento de recursos naturais. Ela será enviada para a China, onde o Cbers será montado, em agosto deste ano. A outra câmera exposta é a “Wide Field Imager” (WFI que faz imagens a uma faixa de 866 km de solo, com resolução de 64 metros.

A Laad é maior feira de tecnologia de defesa e segurança da América Latina. Ela acontece até dia 15 deste mês, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Cerca de 550 empresas, de

Fonte: AEB

2 Comentários

  1. Se tudo ocorrer bem logo em 2012 entraremos para a história, agora o seleto clube de países que operam e administram lançamentos de satélites, quem sabe no futuro lançamentos de aeronaves espaciais.

  2. É importante para o País investir na areea espacial e militar. Temos que ter fontes de recursos para garantir este desenvolvimento. Temos 1% aplicadom em cieencia e tecnologia, presisamos aumentar este percentual para 4%.

Comentários não permitidos.