Estado firma parceria para criação de polo aeronáutico no Triângulo

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2c/Logo_DCTA.jpg

Vice-governador Alberto Pinto Coelho assina protocolo de intenções com instituto do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial em São José dos Campos

O vice-governador Alberto Pinto Coelho e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, assinaram, nessa quinta-feira (08/04), em São José dos Campos (SP), por determinação do governador Antonio Anastasia, protocolo de intenções com o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) para iniciar estudos de viabilidade de instalação de um polo aeronáutico no Triângulo Mineiro. Além do instituto, órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), assinaram o protocolo a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – regional Vale do Paranaíba, a Prefeitura Municipal de Tupaciguara e a empresa AXIS Aerospace.

Durante a solenidade, Alberto Pinto Coelho, ao lado do diretor do IEAv, Marco Antonio Sala Minucci, afirmou que a parceria entre o Governo de Minas e o instituto abrirá um novo momento na área tecnológica para o Estado. O vice-governador destacou que o Governo do Estado será indutor do desenvolvimento, sobretudo, quando há participação de diversas instituições da sociedade e de empresas interessadas em inovação.

O instituto é uma organização do Comando da Aeronáutica que desenvolve pesquisa e desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento, entre elas escoamentos para aplicação de voos de veículos aeroespaciais. Um dos principais trabalhos desenvolvidos, atualmente, é a propulsão a laser para veículos aeroespaciais hipersônicos, que podem voar 10 vezes mais rápido do que a velocidade do som. As pesquisas são lideradas pelo Brasil com a participação de pesquisadores da Força Aérea Americana.

Narcio Rodrigues afirmou que a presença do vice-governador na sede do instituto selou um importante compromisso para o desenvolvimento de Minas, que aproveitará a experiência tecnológica do IEAv.

O diretor do instituto disse que a parceria com o Governo de Minas é um momento histórico para a instituição que dirige. Ele fez um retrospecto da história do DCTA, de onde também surgiu o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das mais bem avaliadas escolas de engenharia do Brasil. Marco Antonio Minucci explicou ainda que a utilização da propulsão a laser como combustível permitirá redução extremamente significativa dos custos para enviar cargas ao espaço.

Parceria
A parceria em torno de um polo aeronáutico/ aeroespacial foi iniciada pelo secretário Narcio Rodrigues com o engenheiro mecânico-aeronáutico Daniel Marins Carneiro, diretor da empresa AXIS, que está desenvolvendo o projeto AX-2 Tupã, aeronave de seis lugares destinada à aviação civil.

A empresa mineira, instalada em Tupaciguara (Triângulo Mineiro), tem recebido o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), da Prefeitura Municipal e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que tem o curso de Engenharia Aeronáutica. O Ministério da Ciência e Tecnologia e a Fiemg regional também apoiarão o projeto.

Segundo Daniel Marins, a AXIS também foi convidada pelo IEAv para participar do 14X – plataforma de alta velocidade. O projeto é de uma aeronave não tripulada hipersônica que poderá ser transformada em míssil a ser oferecido à Força Aérea Brasileira. Na visão de Daniel, o Brasil tem todas as condições de desenvolver as mais modernas tecnologias no setor, contudo é preciso que haja empresas com visão inovadora.

“Buscamos segmentos não explorados e estamos tendo a oportunidade de iniciar esse trabalho após a boa receptividade do secretário Narcio Rodrigues”, disse.

Fonte: Farol Comunitário

5 Comentários

  1. Nick, a atuação é bem distinta. “Segmento não explorado”. Esta claro na notícia. Tenho confiança nestes projetos e espero que não sejam desviados pelos parceiros. Gostei das possibilidades de aplicação. Por ai, é que o Brasil deve investir pesado: “inovação” e tecnologia. “Se o inimigo quiser nos afrontar e vier vestido com armadura impenetrável por espada, com alfinete se mata ele.” Tecnologia.

  2. DCTA Enfoquem em UCAV’s de propulsão a laser! quatro pontos importantes a serem estudados, hipersônica, propulsão a laser, controle e automação embarcada, e comunicações. O país é pioneiro e expert em grande parte nestes pontos. O que está faltando para a união enchergar e botar bilhões de investimento nesta defesa maravilhosa! composta por ucav’s. As aplicações tecnologicas e técnicas da ciência de estado da arte neste projeto segue-se direta e indiretamente para as mais variadas necessidades da sociedade.

Comentários não permitidos.