Jobim quer Exército em obras no Haiti

http://2.bp.blogspot.com/_AGlhRRPeIZg/RtylQRP2_LI/AAAAAAAAACU/dDDj5OUeDtk/s400/jobim.jpg

O Ministério da Defesa aguarda a posse do presidente eleito do Haiti, o cantor Michel Martelly, agendada para 14 de maio, para definir os rumos das Forças Armadas brasileiras na missão das Nações Unidas para a estabilização do País. Mas, em passagem pelo Recife na última sexta-feira, o ministro Nelson Jobim defendeu a manutenção da atuação militar brasileira com a ampliação do seu foco. Além de cuidar das questões estritamente militares, como garantir a ordem e segurança públicas, o Exército deveria assumir obras de reconstrução da infraestrutura do País, para propiciar o desenvolvimento da atividade econômica local.

“Defendemos que o Brasil deva ter não só ação de manutenção de paz, mas também da criação da paz. Ou seja, trabalhar pelo desenvolvimento do País (Haiti), o que vai propiciar nossa saída de lá”, disse Jobim, logo após a cerimônia de troca do Comando Militar do Nordeste (CMNE). Os recursos para reconstruções viriam de um fundo internacional específico para a reconstrução do País, devastado por um terremoto em janeiro de 2010. Aproximadamente 250 mil pessoas morreram por conta do desastre.

No contingente brasileiro no Haiti, há uma companhia de engenharia que poderia executar o projeto de construção de uma pequena hidrelétrica próxima à capital, Porto Príncipe, além de obras como estradas.

Essa companhia já realizou trabalhos como retirada de entulhos das ruas após o terremoto, terraplenagem de ruas e manutenção do asfalto de vias públicas. Mas para empreendimentos de grande porte, caso da hidrelétrica, é necessário entendimento entre os governos do Brasil e do Haiti para executá-los.

O objetivo com a energia gerada por esta unidade é alimentar Porto Príncipe e viabilizar a instalação de novos empreendimentos na cidade. Jobim disse que os governos do Brasil e dos Estados Unidos já haviam iniciado entendimentos para viabilizar a instalação de indústrias têxteis na cidade. Criada em 2004, a missão de estabilização do Haiti é comandada pelo Brasil e conta com 12.300 militares de 20 países dos quais 2.230 são brasileiros. Deste total, 1.048 homens são oriundos do CMNE.

Fonte: Notimp

42 Comentários

  1. Que otimo, tem que ser assim mesmo, quem já serviu no grupo de engenharia do EB sabe o quão eles são eficientes, são uma equipe incrivel.
    Otima iniciativa.
    Infelizmente vai aparecer (ou já apareceu) gente que não vê a hora de irmos embora de lá…

  2. A proposta parece se boa, desenvolver o país será a forma mais segura de garanti a segurança da população.
    He, He, He é esse Jobim diz o obvio, mas pelo menos diz diferente de outros que não dizem nada ou quando dizem é só hipocrisia… KKK vai vê que a idéia para ele como presidente para 2014 não seja de todo mal mesmo, precisamos de gente pratica e de visão e o Jobim tem essas qualidades.

  3. rsrs rsrs como surgem noticias diariamente enaltecendo o grande Deus Johnbim Lobbym…CAMPANHA 2012 O COMEÇO DO FIM.JOBIM PRA LUA OU PRA RUA.

  4. Como se não existisse nenhuma obra de infraestrutura para se fazer por aqui! O seu Jobim, vai dar uma olhada nas estradas espalhadas pelo Brasil primeiro vai!!!

  5. O Japão e quase toda a Europa também eram casos perdidos depois da segunda guerra mundial, acho que enquanto existir gente buscando melhores condições existe esperança.

  6. Toda vez que verem um politico que gosta de posar fardado de militar sem ser militar e que ja deu indicios de cogitar passar por cima do poder constituido para alcançar seus objetivos e que não pode ver uma camera de televisão e um microfone que sutilmente reproduz o que ouviu dos outros retocando e dando enfase mirabolante indutiva cuidado POTENCIAL GOLPISTA DETECTADO…Eu não conheço nenhuma lei que dê o direito de um civil sendo ou não politico e ministro de estado ostentar uniforme militar,mas conheço sim a lei que faculta o uso de uniforme militar a militares.Quando vemos um civil fardado de General mundo afora é sempre um DITADOR.A Presidenta da Republica como comandante em chefe das Forças Armadas Brasileiras ate poderia usar uniforme militar em especiais ocasiões e comemorações se quisesse.Quando vemos um bufão que se sente Grão Visir e nutre o desejo de se tornar Rei garbosamente fardado de General hummmm NESSE ANGU TEM CAROÇO…CAMPANHA 2012 O COMEÇO DO FIM JOBIM PRA LUA OU PRA RUA.

  7. Comparar a infra estrutura do Haiti, um pais que é metade de uma ilha, que não tem nem o tamanho de SP com as condições do Brasil inteiro é, no mínimo, burrice..

    Quando um país é pequeno, como portugal, Israel, Haiti, tudo que se faz lá, para nós é proporcionalmente enorme, por que são países pequenos.
    Aparece uma noticia como “Portugal vai comprar 100 tanques de guerra”

    Agente já fica ‘nossa.. 100.. e o Brasil em?’
    E esquece que Portugal é menor que o Espírito Santo, é um estrutura muito menor do que o Brasil.. a maioria dos GOVERNADORES do Brasil, cuida de estados maiores que muitos países da Europa

    Não se deve comparar a estrutura de um pais pequeno (Haiti 143.º na lista e com um PIB de 14bilhões) com a estrutura do 5° maior pais do mundo dono da 7° economia do mundo..

    São politicas, são estruturas completamente diferentes.

  8. (?!?!)… “Construir uma “pequena” usina hidrelétrica próximo a Porto Príncipe” … Então pergunto: – Já inventaram tecnologia estrutural para construção de barragens fluviais 100% capaz de resistir a terremotos de grande magnitude?!?… Espero que sim!… Caso contrário, no próximo grande terremoto no Haiti, também veremos um grande número de vítimas fatalizadas por um “tsunami made in Brazil”…
    🙁

  9. O ministro Jobim, ao ser questionado pela reportagem, tem que responder, e vejo que esta respondendo a altura. Se ficasse calado, com certeza estaria errado, mas tem dito o que se deve dezer, e é claro que ele não pode dizer diferente de Dilma, a dama-mao-fechada-de-ferro, se é ela que comanda tudo.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”.
    ABS…

  10. Meu amigo maliquinho, após a dama-mão-fechada-de-ferro, é o ministro da defesa que comanda as FAs, se não coubesse que ele vestisse a briosa, não o faria, mas ele tem todo o direito de faze-lo e mais, me parece que tem até insignia, portanto….
    CAMAPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2014”. ABS..

  11. Que oculos estes soldados estão usando? Todos usando o mesmo modelo!
    Ele está dando realmente de mil a zero em todos os ministros da defesa pós revolução militar.
    O ministro da defesa é chefe das forças armadas! As FA’s são comandadas por um civil. 1maluquinho, pode usar a farda sim.
    Ao meu ver, ele ta vendo a situaçã ficar preta para o Brasil. Conhece a constituição pois já foi guardião dela no STF, e está próximo das FA’s porque sabe que é uma instituição que defende a constituição também. O modus operanti dele, desde FHC até hoje está a equilibrar a balança. Ora agindo aqui assim ora alí, pois sabe as forças contra o Brasil. As conhece, e tem de entrar no jogo para fazer alguma coisa. É condição sine qua non que a constituição brasileira está sendo lesada! pesadamente.

  12. Jonnas,
    Não tenho certeza se é o caso, mais normalmente tropas de elite usam óculos, padronizados com o design exibido na foto, feitos com uma resina anti-balística que, segundo afirmam os fabricantes, são capazes de resistir ao impacto de pequenos estilhaços e até de pequenos calibres como o do .22LR, evitando que os olhos dos usuários sejam atingidos diretamente…

  13. ROBISON….Legalmente nem o Jobim e nem nenhum civil seja qual for o cargo que ocupa tem direito de vestirem uniformes das forças armadas.Os mesmos são exclusividades de militares.Interesse em leis e direitos Brasileiros….Alias isso é a maior de nossas deficiencias.Proporcionam ao povo infinitos direitos de primeiro mundo sem ao menos terem o cuidado e a inteligencia de ensinarem a nossa sociedade nossos deveres como cidadões e a consequencia é o que mais temos e vemos,a falta de amor incondicional ao Brasil e a condicional posição de interesses proprios ao invez de pensarmos primeiramente em coletivo.

  14. JONAS…Ele não é chefe das forças armadas não.Ele apenas é o servidor que representa a pasta e nada mais.Ele pode ser distituido do cargo a qualquer instante sem previo aviso e ate sem justificação.Ele não tem cargo militar nenhum.Voces precisam ler a constituição.A Presidenta Dilma Roussef que é não a chefe porque quem tem chefe é indio ou quadrilheiro,mas a COMANDANTE-EM-CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS ou seja a PRESIDENTA É QUEM COMANDA OS MILITARES E NÃO O SENHOR NELSON JOBIM.

  15. 1maluquinho, quando besteira você fala cara… acredito que a maioria aqui já ignora seus argumentos pouco patrióticos e sem fundamento algum, mas…
    O Senhor Jobim sendo lider do Ministério da Defesa, é comandante das Forças Armadas, já que ele é o responsável pelas operações militares, o orçamento de defesa, política e estratégia militares, o serviço militar, recrutamento entre outros… ou seja, ele é incumbido de exercer a direção superior das Forças Armadas, respondendo a senhora presidente, que a comandante suprema (ou Comandante-em-Chefe).
    Se ele que comanda tudo não da o exemplo usando a farda, quem usará?
    Tem gente que acha problema em tudo meu, o cara ralando e gente só reclamando, falando que o Brasil isso, Brasil aquilo, mas não move um dedo pra fazer nada..
    Só enche o saco e critica as coisas, não interessa o quão nobre as ações sejam, sempre tem algo de errado.

    Pra ver o cumulo que chegou os argumentos de alguns aqui, não tinham do que reclamar da ação, reclamaram da roupa que ele estava usando..

    AAA.. é de fazer o palhaço chorar mesmo alguns.

  16. Nelson de Azevedo Neto
    Você falou certo, é isso mesmo.
    Também serve para fazer o soldado não fechar os olhos em ação, quando existe muito vento, muita area…
    Fazendo assim com que ele não tenha ua deficiencia em determinados compos de batalha, em especial desertos ou lugares muito aridos..

  17. Amigao, fui militar por 13 anos e sou filho de oficial do exercito, creio que tenho um certo conhecimento dos regulamentos do Exercito. ABS…

  18. FEH…Voce precisa aprender o que é direito e o que é lei vigente no pais.Leia a constituição antes de rotular os comentarios dos outros.O Sr.Nelson Jobim apenas é um Ministro de Estado.Ele não foi eleito para isso e sim escolhido.A posição que ele ocupa dentro do poder constituido é de mero servidor publico,sem poder de decisão.ou seja,Nelson Jobim apenas é um servidor contratado pelo governo e pode ser destituido do cargo a qualquer momento sem prévio aviso e sem ate mesmo justificativa.Voces estão querendo transformar uma pessoa astuta em deus do Brasil.Estão criando uma Cobra que ate mesmo ja ate pensou em passar por cima do poder constituido para se sobrepor.Do jeito que o Sr.Jobim se mostra em evidencia na midia diariamente e com colaboração e favorecimento temos ai um potencial candidato a golpista.Por mOMO MUITO DE VOCES QUEREM COLOCAR.Alem de isso ser errado é anti-democratico….ROBISON,se voce conhecesse realmente os regulamentos militares e a constituição voce e muitos outros não falavam tantas besteiras.Npota-se que agem por puro impulso achando que as decisões do governo na area de defesa sejam produto e vontade do Sr.Jobim…..Não confundam serviço publico e ministerial com comando das forças.

  19. Pessoal, o Supremo Comandante das Forças Armadas é o Presidente da República.
    É da lei.
    O resto é a estrutura burocrática.

  20. FEH…Ministro de estado no Brasil não tem poder nenhum.Um deputado e um senador tem poder.O Ministro da Defesa é o interlocutor entre as armas e o itamarati e tambem responde por tudo em sua pasta menos uma coisa que parece que voce ainda não compreendeu ELE NÃO COMANDA NADA E NEM TEM PODER PRA ISSO.Nesse pais quem comanda são os Comandantes das Armas e agora submetidos ao estado maior.Eles são militares e tem poder de comando em suas respectivas armas.Fora isso alem deles quem tem poder de comando é a Presidenta da Republica.Qualquer um ja percebeu a manipulação orquestrada para transformar o Sr.Nelson Jobim em um Deus supremo.Todos os dias vinculam na internet noticias e ate mesmo indutivas.Jobim apenas é um servidor civil e como ministro pode ser demitido a qualquer momento sem previo aviso e sem justificativa.Toda essa manipulação envoilvendo a figura dele ou é para projeta-lo candidato e isso ainda esta longe ou para usa-lo como testa de ferro de algo não bom ao que chamamos de democracia.Jobim ja passou mais do que da hora de rodar e esta se transformando numa pessoa perigosa a nossa democracia por querer aparecer demais.Ninguem bota a bunda na janela a todo instante atoa,quer ser notado e algum motivo forte tem.Garanto a voces que tem muita gente não so no governo mas ate mesmo nas forças armadas de orelha em pé com ele.Ninguem gosta de quem muito aparece e que esta com quem tem a força.Se ele hoje esta comigo amanhã estara com o meu adversario e por ai vai.So tolo ainda não percebeu que ele é erva daninha.

  21. Eu mesmo sou um que muito reclamo de deputados e senadores mas precisamos saber separar as coisas e não nos enfluenciarmos por OPORTUNISTAS DE PLANTÃO.Se não fosse nossos senadores e deputados hoje a base de alcantara seria base Americana e eles jamais iriam querer sair de la.Devemos sim primar pela moralização do serviço publico e reformulação de leis a da propria constituição mas jamais atentar contra o que existe justamente para defender os nossos interesses e a democracia.Muitas noticias que temos tido na midia são manipuladas e orquestradas com segundas intenções induzindo-nos a posicionamentos.Ainda bem que a sociedade Brasileira ja não é mais tão tola e na grande maioria germinou o sentimento de justiça e igualdade.Pré-historicos é para estarem no museu.

  22. Sou militar a 5 anos, tenente, já servi no Haiti em 2008, e já estudei muito pra ter a patente que tenho hoje orgulho, acho que eu, assim como o Robison sabemos quem são nossos comandantes e quem nós da ordens, não precisamos de pessoas como você pra ensinar quem é que temos que obedecer e seguir.
    .
    Pros Militares, Sr.Jobim é sim um comandante pelo cargo e pelas responsabilidades que ele é encarregado, sendo buracratico ou não, isso não interessa, o que interessa é que os militares, diferentes de muitos civis que tem aqui, o respeitam e acreditam nele, é um dos melhores ministros da defesa que tivemos em decadas de pós ditadura militar.
    Vocês falam que gostam do Brasil, mas é só criticam.
    Nunca vi de alguns aqui uma palavra de incentivo, vem nesse site apenas para criticar e falar bost*.
    Parece que acorda e diz “Opa.. vou ver que noticias tem lá no plano brasil pra eu reclamar”
    Alguns como ‘Carlos Argus’ por exemplo, nem aparece nessas noticias que falam coisas boas do Brasil.. mas postem uma noticia ruim pra ver se ele não é um dos primeiros a postar.
    .
    Se não gostam da política, por que votam errado então?
    Por que não entram na política, arrecadam votos e mudam essa bagaça?
    Hein?
    .
    Só abrem a boca pra reclamar, mas pra atitudes…hunf.. fingem que nem ouvem, comecem a fazer mais pelo Brasil, vão ajudar uma ONG que vocês sabem que é honesta, vão servir seu estado, seu município.. depois vocês vem aqui reclamar, por que ouvir besteira do Brasil de gente que não faz nada pra melhorar, pra mim não tem serventia nenhuma.

  23. 1maluquinho, mas a farda também serve para quando nas surtidas pelo os matagais do brasil não virar um alvo em potencial.
    Vxa. Dilma tem moral nenhuma para comandar as Fa’s. Jobim tem mais moral que ela. v.exa. dilma é duas caras. Demagoga do caramba. Se pelo menos confessa-se o que fez. Mas fica nesta de esconder.

    Solicito que leiem um artigo sobre a situação real no país: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-vida-facil-dos-burocratas-do-humanismo/

    Pelo que disse 1maluquinho, realmente é para se abrir o olho. O cara realmente não dá para confiar. Vendo os links que enviou.

    Pode ter relação com eminente guerra na AL. Jobim já começando a papagaiar.. pra no ato dá o cheque-mate na constituição, revolução, apoiada pelo o governo, em meio a crise de tudo, economica.. ambiental.. que foram estão e serão implantadas custe o que custar. Mas Foi quem que pos esta emenda nº23/99? E a mesma foi aprovada? =0 O cara foi presidente do STF! 1maluquinho, considera-o capaz que pisar na constituição? ..

  24. FEH…Pelo fato de voce ser militar isso te dá direito de responder por sua arma?Não fale besteira fale por voce.Eu falo por mim e não por um grupo de pessoas e nem por corporação.So o fato de voce se entitular militar e falando abertamente neste forun não reconhecer a autoridade da Presidenta da Republica como a COMANDANTE-EM-CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS e atribuindo esta função a um funcionario civil subalterno a ela ja é passivo de punição.Melhor voce mudar de assunto e não fale mais besteiras.Quem te constituiu porta-voz de alguma corporação???

  25. JONNAS…Não habite a pré-historia tambem.Ela que quase todos chamam de ex-guerrilheira tem moral sim para comandar as forças armadas e ser exemplo de superação e crescimento e tem procurado demonstrar isso buscando entendimento.A criação do MD foi uma manobra do FHC e tudo pelo tão sonhado assento no CS.Eu preferiria como era antes,com ministros militares.O que vemos em nossa sociedade hoje é a falta do bom senso e a xenofobia de ambos os lados.Os militares sentindo-se despretigiados e os civis no governo muitos buscando uma forma de pisarem neles.Poder civil a meu ver é poder civil e poder militar é poder militar,ambos embuidos em suas atribuições e ambos subordinados a Presidencia da republica.Aqui no Brasil procura-se sempre copiar o modelo Americano,se la dá certo acham que dara certo aqui tambem e não dá,somos um outro povo com uma outra cultura e recem saidos de uma ditadura onde ressentimentos afloram em nossa sociedade.è preciso deixar as frescuras de lado e buscar a união e o entendimento senão ficaremos marcando passo sempre no mesmo lugar.Muitas coisas precisam serem revistas e muitas outras precisam serem mudadas e isto é em ambito geral,senão não formaremos união e não progridiremos.O que é mais importante para nós,desenvolvermos,proteger-mos e defender-mos o Brasil,ou ficarmos com nossas picuinhas divididos?Sempre que falam na comissão da verdade e no julgamento de militares torturadores eu busco lembrar que direitos são iguais a todos porque é assim que se faz justiça,senão for assim não se tem justiça,porque ela é igual para todos.Se a Presidenta por ser ex-guerrilheira não tem moral para governar o pais,busquem na situação ou na opsosição quem tem.Todos diretamente ou indiretamente hoje na vida politica Brasileira são pessoas envolvidas no passado,com articulação de golpes ou subverssão.QUEM NESSE PAIS TEM A BUNDA LIMPA???Apenas 4 meses de governo e veem falar tantas besteiras tanta xenofobia de uma pessoa que encontrou a porta arrombada e que ao invez de ficar quietinha e empurrar com a barriga como todos antes dela faziam quer moralizar e equilibrar mas as RATAZANAS E OS GAMBÁS não deixam.Eu sou um que muito combati a candidatura dela e que não votei em niguem no primeiro turno e votei nela no segundo para não regredir o pais na submissão e entreguismo leiloeiro.Nesses quatro meses ainda não encontrei nada que desabone a conduta dela e muito pelo contrario,so tenho visto coerencia e equilibrio.Vamos dar uma chance a ela e se ela não corresponder aos anseios nacionais e aos interesses do Brasil eu serei o primeiro a combate-la.

  26. Como militar de maneira nenhuma, não me acho melhor só por que tenho uma farda no guarda roupa, mas como cidadão que já cansou de tanto ‘mimimi’ por parte de alguns, com toda certeza.
    .
    E quem te constituiu a voz do povo?
    Em que plebiscito foi dito que você é a verdade indiscutível da opção dos civis da nação?
    Quem lhe deu esse direito de achar que a sua opinião é melhor que a minha ou do fulano ou do ciclano?
    .
    E se você ler melhor o que escrevi até o momento, verá que em momento ALGUM eu deixei de reconhecer a autoridade da senhora presidente, e isso se vê claro nesse trecho:

    “O Senhor Jobim sendo lider do Ministério da Defesa, é comandante das Forças Armadas, já que ele é o responsável pelas operações militares, o orçamento de defesa, política e estratégia militares, o serviço militar, recrutamento entre outros… ou seja, ele é incumbido de exercer a direção superior das Forças Armadas, respondendo a senhora presidente, que a comandante suprema (ou Comandante-em-Chefe).”

    Que esta logo acima, em meus comentários.
    O senhor por favor, não diga coisas que eu não falei, por que como você, também respondo pelas coisas que eu falo.
    Por que se existe algo que eu respeito e defendo no Brasil, é a senhora presidente da república, os órgãos aos quais represento e os meus pais, que me botaram nesse mundo.
    E isso vai além de qualquer juramento que eu tenha feito ao longo da minha vida, vai pelo simples fato de acreditar no Brasil e nas pessoas que aqui vivem. Na vontade e no prazer de defender essa terra.

    Não nego que existam problemas aqui, seria hipócrita em dizer o contrario.
    O que não admito são pessoas que falam falam falam e falam mais um pouco e não fazem nada, dizem que nossos políticos não fazem nada para melhorar o pais, mas o que você faz para melhor o pais?
    E isso que não admito, cobrar de alguém algo que você não faz.
    .
    O fato de muitos aqui não respeitarem ou não concordarem com as ações da senhora presidente e do senhor ministro da defesa não quer dizer que tenha concordar também.
    Talvez com fundamentos convincentes eu possa mudar minha visão em certos assuntos, mas não com conspiracionimo e argumentos de nenhuma procedência.

  27. 1maluquinho, “O que é mais importante para nós,desenvolvermos,proteger-mos e defender-mos o Brasil,ou ficarmos com nossas picuinhas divididos?Sempre que falam na comissão da verdade e no julgamento de militares torturadores eu busco lembrar que direitos são iguais a todos porque é assim que se faz justiça,senão for assim não se tem justiça,porque ela é igual para todos.” OS MILITARES QUEREM SENTAR NA MESA E EXPOR TUDO TAMBÉM. Não deixam fazerem parte da comissão da verdade. Só tem ex-guerrilheiro nela.

    http://www.youtube.com/watch?v=eT1fcuj95m4

    E picuinha 1maluquinho, tem é no setor político! deste País, luta por poder. Uma reforma política e democrática é essencial.

    E gostaria que expusesse também o porquê de considerar o Sr.Min. Jobim um lobo em pele de cordeiro.

  28. (tentei editar, não consegui)
    E lembrando que em momento algum eu estou falando por uma corporação (outra coisa que você disse que eu fiz).
    Eu não sou ninguém para falar de um ou por um órgão .
    Não misture minha opinião sobre o tema com esse tipo de coisa.
    Quer dizer que eu falo que não sou a favor da cor do novo jato da Embraer, eu estou falando pela corporação Embraer?
    Eu gostei das cores desse blog estou falando pela corporação ‘plano brasil’? Lógico que não.
    Tudo o que eu quero passar, é que eu respeito as funções do Senhor Jobim e como o Robison disse, se a ele se não coubesse que ele vestisse a briosa, não o faria.
    E em momento algum desrespeitei a autoridade de ninguém, por que não cabe a mim dizer que funções pessoas X ou Y é apta a fazer.

    Apenas isso.
    Não confunda eu não concordar com a sua opinião com qualquer outra coisa.
    Não quero que concorde, apenas que respeite.
    E como você disse, chega desse assunto, por que não vai levar a nada além de bater boca, por que lendo o seu ultimo comentario, vi que você também acredita na senhora presidente, da mesma forma que eu, só dissemos isso com palavras diferentes.
    Peço desculpas se em algum momento fui grosso, não foi minha intenção passar essa impressão.

  29. FEH…Essa sua revoltinha contra minha pessoa é porque não sou favoravel ao F18 e não acho Jobim um Deus.Eu jamais me intitulei nada e falo e respondo por minhas palavras como cidadão Brasileiro que faz uso da livre expressão.Reveja seus comentarios e veja quem se faz porta-voz de algo ou de alguem…JONNAS…A propria constituição tem falhas e brechas e so cego não encherga a articulação orquestrada com noticias e enfases diariamente para fazerem da pessoa do Sr.Jobim um Deus salvador da Patria e o unico que faz as coisas certas.Ele é apenas um servidor civil que escolhido pela presidencia responde por uma pasta.Decide e assina tudo o que é aprovado previamente pela Presidencia da Republica que tem poder de decisão.Ele não tem posto de Comando nenhum e na verdade o MD foi a maior idiotice que a busca por um lugar no CS nos fez produzir.Militares não devem ser subordinados a civis e nem civis a militares,isso gera insatisfação,mas ambos devem serem subordinados a um unico comando que é a Presidencia da Republica.Estão querendo passar por cima do poder constituido e isso por si so ja é crime e indicio de orquestração de possivel golpe ou tentativa de golpe.Hoje a maioria de nossos militares se importa mais com a unidade do Brasil e a nossa sociedade tambem.O que temos visto na midia e na internet são minorias tanto de um lado como de outro articulando coisas não condizentes com uma sociedade democratica e livre.O Brasileiro não é mais tolo e docinho na boca não nos ilude mais.E Jonnas pesquise na internet a pessoa do Sr.Jobim que voce vai encontrar muita coisa.

  30. rsrsrs falar contra o F18 e falar contra Jobim é anti-patriótico rsrs rsrs Oh Obama é o cara mais legal,o f18 o melhor caça,a california tem as melhores praias,hollywood é o paraiso,Nelson Jobim é o meu Deus rsrs rsrs FEH,quando voce leu alguma coisa da minha pessoa falando mal do meu pais,da nossa tecnologia e dos militares?Sou uma das pessoas que mais defende a tecnologia nacional,nossos soldados.Agora olhe como voce se coloca não so nesse post mas em todos eles e reflita ja que voce critica posicionamentos de outras pessoas e seus comentarios se voce não se sente o PINGO DE MEL NA CEREJA DO SORVETE rsrsrsrs

  31. 1maluquinho, respeito suas posições! pesquisarei mesmo! Seria muita cara-de-pau do sr. Jobim.. mas enfim.. Para o que está à chegar para a humanidade isto é o de “menos”. E vlw aeh.

  32. Isso é o que dá colocar um astuto civil como MD.Ele se acerca de pessoas que afinam com ele.Indica e promove aqueles que estarão a seu favor.Estamos criando uma cobra dentro do governo.Outra coisa muito errada é politicos e simpatizantes politicos ficarem afirmando todo o tempo que militares são submissos a eles.Deveriamos saber separar essas coisas que so traz insatisfações e so gera divisões.Pastas civis para civis,pastas militares para militares e ambos diretamente subordinados a presidencia da republica.Essa é a mania Brasileira de querer copiar o modelo Americano.Como tem comunista oportunista e recalcado visando vingança e o pior de tudo habitando na democracia travestido de capitalista.Precisamos crescer intelectualmente em politica e deixarmos frescuras de lado.O Brasil,nossas riquesas,integridade territorial e bem estar do nosso povo são muito mais importantes do que ideologias e tendencias.

  33. O MINISTRO X9 ( terça-feira, 30 de novembro de 2010
    Nelson Jobim, o ministro X-9 (ou da Defesa… dos EUA)
    Se Dilma mantiver Jobim na pasta da Defesa, seu governo já começará desmoralizado. Nesse ministério, o Brasil precisa de um civil que não vista farda; e que não seja informante de embaixadores dos EUA (que agora sabemos serem, também, espiões). Mais uma vez os brasileiros se vêem traídos por um Cabo Anselmo.

    O ministro X-9
    Por Leandro Fortes

    Uma informação incrível, revelada graças às inconfidências do Wikileaks, circula ainda impunemente pela equipe de transição da presidente eleita Dilma Rousseff: o ministro da Defesa, Nelson Jobim, costumava almoçar com o ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil Clifford Sobel para falar mal da diplomacia brasileira e passar informes variados. Para agradar o interlocutor e se mostrar como aliado preferencial dentro do governo Lula, Jobim, ministro de Estado, menosprezava o Itamaraty, apresentado como cidadela antiamericana, e denunciava um colega de governo, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, como militante antiyankee. Segundo o relato produzido por Clifford Sobel, divulgado pelo Wikileaks, Jobim disse que Guimarães “odeia os EUA” e trabalha para “criar problemas” na relação entre os dois países.

    Para quem não sabe, Samuel Pinheiro Guimarães, vice-chanceler do Brasil na época em que Jobim participava de convescotes na embaixada americana em Brasília, é o atual ministro-chefe da Secretaria Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE). O Ministério da Defesa e a SAE são corresponsáveis pela Estratégia Nacional de Defesa, um documento de Estado montado por Jobim e pelo antecessor de Samuel Guimarães, o advogado Mangabeira Unger – com quem, aliás, Jobim parecia se dar muito bem. Talvez porque Unger, professor em Harvard, é quase um americano, com sotaque e tudo.

    Após a divulgação dos telegramas de Sobel ao Departamento de Estado dos EUA, Jobim foi obrigado a se pronunciar a respeito. Em nota oficial, admitiu que realmente “em algum momento” (qual?) conversou sobre Pinheiro com o embaixador americano, mas, na oportunidade, afirma tê-lo mencionado “com respeito”. Para Jobim, o ministro da SAE é “um nacionalista, um homem que ama profundamente o Brasil”, e que Sobel o interpretou mal. Como a chefe do Departamento de Estado dos EUA, Hillary Clinton, decretou silêncio mundial sobre o tema e iniciou uma cruzada contra o Wikileaks, é bem provável que ainda vamos demorar um bocado até ouvir a versão de Mr. Sobel sobre o verdadeiro teor das conversas com Jobim. Por ora, temos apenas a certeza, confirmada pelo ministro brasileiro, de que elas ocorreram “em algum momento”.

    Mais adiante, em outro informe recolhido no WikiLeaks, descobrimos que o solícito Nelson Jobim outra vez atuou como diligente informante do embaixador Sobel para tratar da saúde de um notório desafeto dos EUA na América do Sul, o presidente da Bolívia, Evo Morales. Por meio de Jobim, o embaixador Sobel foi informado que Morales teria um “grave tumor” localizado na cabeça. Jobim soube da novidade em 15 de janeiro de 2009, durante uma reunião realizada em La Paz, onde esteve com o presidente Lula. Uma semana depois, em 22 de janeiro, Sobel telegrafava ao Departamento de Estado, em Washington, exultante com a fofoca.

    No despacho, Sobel revela que Jobim foi além do simples papel de informante. Teceu, por assim dizer, considerações altamente pertinentes. Jobim revelou ao embaixador americano que Lula tinha oferecido a Morales exame e tratamento em um hospital em São Paulo. A oferta, revela Sobel no telegrama a Washington, com base nas informações de Jobim, acabou protelada porque a Bolívia passava por um “delicado momento político”, o referendo, realizado em 25 de janeiro do ano passado, que aprovou a nova Constituição do país. “O tumor poderia explicar por que Morales demonstrou estar desconcentrado nessa e em outras reuniões recentes”, avisou Jobim, segundo o amigo embaixador.

    Não por outra razão, Nelson Jobim é classificado pelo embaixador Clifford Sobel como “talvez um dos mais confiáveis líderes no Brasil”. Não é difícil, à luz do Wikileaks, compreender tamanha admiração. Resta saber se, depois da divulgação desses telegramas, a presidente eleita Dilma Rousseff ainda terá argumentos para manter Jobim na pasta da Defesa, mesmo que por indicação de Lula. Há outros e piores precedentes em questão.

    Jobim está no centro da farsa que derrubou o delegado Paulo Lacerda da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), acusado de grampear o ministro Gilmar Mendes, do STF. Jobim apresentou a Lula provas falsas da existência de equipamentos de escutas que teriam sido usados por Lacerda para investigar Mendes. Foi desmentido pelo Exército. Mas, incrivelmente, continuou no cargo. Em seguida, Jobim deu guarida aos comandantes das forças armadas e ameaçou renunciar ao cargo junto com eles caso o governo mantivesse no texto do Plano Nacional de Direitos Humanos a idéia (!) da instalação da Comissão da Verdade para investigar as torturas e os assassinatos durante a ditadura militar. Lula cedeu à chantagem e manteve Jobim no cargo.

    Agora, Nelson Jobim, ministro da Defesa do Brasil, foi pego servindo de informante da Embaixada dos Estados Unidos. Isso depois de Lula ter consolidado, à custa de enorme esforço do Itamaraty e da diplomacia brasileira, uma imagem internacional independente e corajosa, justamente em contraponto à política anterior, formalizada no governo FHC, de absoluta subserviência aos interesses dos EUA.

    Foi preciso oito anos para o país se livrar da imagem infame do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer tirando os sapatos no aeroporto de Miami, em dezembro de 2002, para ser revistado por seguranças americanos.

    De certa forma, os telegramas de Clifford Sobel nos deixaram, outra vez, descalços no quintal do império.

  34. FEH…Percebo que voce é uma pessoa que tem amor pelo Brasil assim como eu.E quero tambem te pedir desculpas por ter me essaltado em algum momento com voce.Discordancia de pensamentos faz parte em uma democracia.Mesmo em nossa ditadura militar que muitos acusam de ter sido pró-EUA em determinado momento romperam esse vinculo.Hoje mais do que ninguem nossos soldados sabem do perigo a das artimanhas orquestradas pelos EUA e seus simpatizantes com o intuito de se apoderarem de nossas riquesas.Nosso pais e nosso povo passamos por longo tempo de dependencia e manipulação de interesses externos.Hoje temos condições de projetarmos o Brasil como um pais livre e melhorarmos a vida de nosso povo,so que a Europa e os EUA estão no vermelho e não teem soluções a curto prazo e veem em nós a solução de seus infortunios.Sempre fomos essenciais a eles mas nos tratavam como subalternos e nos mantinham como extrativistas.De muitas formas tentam tanto em foruns internacionais como ate manobrando nossa ainda precose diplomacia na tentativas de atrairnos a armadilhas legais.Muitos de nossos militares que tem serviços relevantes tanto na proteção da Amazonia quanto na prestação do serviço social ao povo Amazonico ja cansaram de chamar a atenção do Brasil para tudo isso.Muitos politicos estão junto com uma boa parcela da midia sendo usados de todas as formas possiveis ate como informantes.Não encontramos nada disso na imprensa formal e na midia aberta,so atravez da imprensa independente ou do wikileaks que ja ate calaram.Se nós não abrirmos nossos olhos e nossos olhos devem estar em toda parte porque o POLVO tem uma grande cabeça mas muitos tentaculos,atravez da informação manipulada e do aliciamento voluntario e mesmo involuntario nos conduzirão.As coisas não estão muito claras e as pressões são muitas.O Brasil esta sozinho e so tem a nós os Brasileiros.

  35. Wikileaks? 1maluquinho.. Tu acredita nisto?? Faz parte do plano de desmoralizar os EUA, e as instituições antes consideradas moralistas. Hoje querem é revolução, para quebrar as culturas que ainda persistem em não entrar no mundo globalizado. Wikileaks é uma farsa! É o melhor Min. Defesa que já existiu neste país. E se for candidato a presidente vou votar nele. O cara já apresentou tudo que tinha a apresentar para o lula e a dilma, só que os presidentes não querem assinar nada. Pois consideram que o papinho “chulé” e dar umas riquezas de bandeja para os gringos será o suficiente para manter a soberania nacional, porém é só questão de tempo, para isto aqui ficar mais dependente que não sei o quê.. dos anseios gringoleses.

  36. JONNAS…Muita agua rola nos bastidores da politica no mundo inteiro.Jogo sujo é o mecanismo mais usado.As denuncias do Wikileaks fora o massacre da equipe de correspondentes no Iraque é praxe em todas as chancelarias ainda mais em uma chancelaria da potencia belica e dominante.Bota uma coisa na tua cabeça.Os proprios militares Brasileiros na epoca da ditadura romperam os vinculos estreitos que mantinham com Washingtom pois perceberam que a finalidade deles não era somente erradicar o comunismo do continente mas ia alem,transformar-nos em satelite e quintal deles.Eles ficaram pianinho nesse tempo.Com a entrada do governo civil pegaram pesado,promoveram e assessoraram atravez das elites,midia e politicos uma forte corrente de orquestração.Nossa propria politica e diga-se de passagem o Sr.Nelson Jobim quase entregou nossas 200 milhas nauticas.FHC e com certesa Jobim tambem estava por traz disso,quase entregaram nossa base de Alcantara.Graças a um Wikileaks e aos deputados e senadores corruptos da união da vida e a imprensa independente hoje nesse pais muita coisa vem sendo denunciada.Leia com atenção o post que revela que Jobim foi inquirido oficialmente por seus encontros com o embaixador Yankee e que não teve como negar pois poderiam haver fotos e filmagens não é ate gravações,disse que não havia entregado seu companheiro de governo apenas dito que ele era muito patriota rsrs rsrs Tinha um Sr.Gen. que sempre postava materias aqui e que não tenho visto mais que chamava a atenção para essas coisas e muitos o apedrejavam somente por ele ser militar.Assim como eu acredito que nossa juventude foi usada por uma orquestração internacional estou começando a acreditar que nossos militares foram orquestrados e manipulados pelo jogo sujo Yankee melhor dizendo ANGLO porque sempre estão JUNTINHOS E MISTURADOS.Não é mais segredo que ja sabiamos a muito tempo do petroleo que temos e as 200 milhas é prova disso pois não foi criada atoa por pura sorte.Conheciamos ate a Bacia de Santos e desconheciamos TUPI e o que hoje chamamos pré-sal.Voce acha que porque os EUA não reconhecem nossa soberania sobre as 200 milhas.Ate ai tudo bem pois sabemos que são olhos grandes e sem escrupulos mas o que alerta para o verdadeiro perigo que estamos correndo é quando detectamos em nossa sociedade um forte indicio de favorecimento que na verdade é pura trairagem,pura espionagem.Voce ainda acredita que o desastre de Alcantara que vitimou toda nossa equipe cientifica quando faziam checagem de rotina no foguete com os motores ligados pura falta de sorte ou SABOTAGEM?E as boias de telemetria e o estagio que a MB sofreu forte interferencia na monitoração e quando conseguiram chegar no exato logal não havia mais nada pois um OVINI ou um SUB o roubou?Quero ver quando voce e muitos outros começarem a se tocar dessas coisas e perceberem que ele não é tudo isso e que so faz jogo de cena para estar bem na fita com quem estiver na fita,como que voces se sentirão…..Abraços Jonnas,fica na paz amigo.Debater é preciso.

Comentários não permitidos.