Rússia quer promover o caça Sukhoi Su-35 no mercado latino-americano

http://www.precise3dmodeling.com/models/images/su-35/su35_front.jpg

Segundo comentários de fontes ligadas ao setor industrial militar da Rússia publicados pela agência de notícias russa RIA Novosti, a delegação do país que participará da LAAD 2011 terá como  principal meta promover o avião de combate supersônico Sukhoi Su-35 no mercado latino-americano, incluindo o brasileiro.

http://attach.high-g.net/attachments/su35_large_152.jpg
As mesmas fontes lembraram que o Brasil congelou no início do corrente ano a concorrência F-X2 por força de questões financeiras. A Rússia participou da competição na primeira fase ofertando o Sukhoi Su-35, entretanto, a proposta foi desclassificada no final de 2009, ocasião na qual anunciou-se o  nome dos três finalistas (Dassault Rafale, Boeing F/A-18E/F Super Hornet e Saab Gripen NG). Ao que parece, os russos veem a paralisação do F-X2 como uma possibilidade de reingresso na licitação, que segundo eles, abre uma nova oportunidade para que apresentem uma proposta mais competitiva.

Fonte: Tecnologia&Defesa

47 Comentários

  1. Se os MI-35 forem devolvidos como anunciado e com argumento de não cumprimento das cláusulas do contrato, vai ser difícil emplacar esse caça aqui.

    []’s

  2. Com certeza o Brasil será convidado a participar nessa e não deve perder mais essa oportunidade, fora Johnbin!!!

  3. Ótimo,em especial no sul maravilha,onde uma certa sra.cancelou o FX2. Ò dilma,qdo vai chegar os n caças rafales f3 ou os SU 35BM,.qdo?!?!? votem no gen.HELENO p presidente em 2014…esse vai armar melhor n país, e dar melhores salários.Sds.

  4. Nunca veremos aviões russos por aqui. Nunca. Não importa se são bons ou ruins…
    Outro avião caríssimo.
    Gostaria de vê-los no GDA como interceptador, por conta do armamento e autonomia. No resto do Brasil, caças monoturbina mais em conta pra comprar e manter…

    Essa questão de logística de vetor único não cai bem para um país do tamanho do Brasil…

  5. Isso aí Nick.
    Infelizmente a Rússia não está cumprido o contrato, mas se eles conseguirem acertar isso quem sabe no futuro as coisas podem emlhorar.
    Lamentável ver os Russos fazerewm isso.

    Abs.

  6. Na minha opinião, da Rússia o melhor que poderíamos comprar hoje seria o Su-34 para missões de ataque e patrulhamentos da área do Pré-Sal. Estrategicamente falando um avião que pode carregar 8 toneladas de bombas por uma distancia de 4.000 km com um radar de 250 km para um avião de 5m2 somada a capacidade de rastrear submarinos e um desempenho de combate ar-ar de curto alcance parecido com o SH seria ideal ao Brasil e para missões aéreas de defesa poderia se um caça médio ou leve como exemplo Rafale, F-16, J-10, EF-2000 ou Gripen C (com radar AESA), para o futuro um caça pesado avançado como o PAK FA, mas não defendo que todos os meios aéreos venham do mesmo país isso não seria muito sábio.

  7. Eu juro que eu não entendo o que que esses executivos e engenheiros tem na cabeça… pra quê prestar um péssimo serviço de pós-venda, se é exatamente ele que fideliza o cliente… e isso vale pra tudo.

  8. Negativo, sem chances no mercado brasileiro.

    Segundo a FAB o melhor caça para o Brasil é o Grippen. Aquele que não serve nem aos propósitos da própria Suécia.

  9. Olha só se for para VENEZUELA,PERÙ etc…
    Por que aqui no BRASIL é ruim em!!!
    mas é um otimo caça de 1 linha!!!
    Por que nosso govermante só pensa pequeno!!!
    O BRASIL È GRANDE!!!
    Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  10. Sim, muito bom. Os russos deveriam nos emprestar 2 aeronaves Sukhoi Su-35 para a testarmos na prática.
    Será que isso é possível ?

  11. O pós-venda russo é caótico. E ainda tem gente que defende esse avião para o Brasil. Vendam para outros países, mas para o Brasil, nós podemos adquirir coisa melhor que essa.

  12. La vem os chupadores de pinto dos russos falando que o Brasil tem que comprar 50.000.000 dessas aeronaves pra defender o rio amazonas e todo o seu complexo industrial flutuante. Sai cada perola aqui que eu nao duvido…

  13. Porque aqui e em alguns blogs do genero não se falam da queda de um F18 Super Hornet na California e da morte de sua tripulação heim heim heim rsrs rsrs A quem interessa descer a borduna no SU,Gripen NG e Rafale heim heim heim rsrs rsrs Gripens e Rafales podem serem abatidos por fogo amigo mas F18 caindo sozinho ou sera,não não pode ser,que um OVINI bem feitor sideral o abateu em prol do equilibrio global rsrs rsrs Com certesa todas as culpas recairão sobre os pilotos ja que esta JAMANTA PRÉ-HISTORICA de uma potencia que vai mal das pernas e que tambem dá indicios que vai MAL DAS ASAS so cégo ou entusiasta enluarado que não encherga e não aceita rsrs rsrs Tchibummmmmm…Menos uma porcaria a voar e menos dois idiotas para exlodirem lares civis.

  14. Senhores escolhamos o GRIPEN NG e atravez dele desenvolvamos nosso caça de quinta.Alem de ser um bom pacote tecnologico sinaliza futuro e ainda podemos brincar com ele de adapta-lo a nossos armamentos e tecnologias com Israel e Africa do Sul…CAMPANHA JOBIM 2012 PRA LUA OU PRA RUA

  15. Os chineses já copiaram o avião de passageiros da Embraer, agora precisam ver montar uma fábrica de jatos executivos.

    A Embraer é uma empresa muito grande acho não é tola, com certeza está vendendo ToT para os chineses e banca uma de vítima. ERJ145 agora 190 e jatos executivos Legacy, e depois que? certo, o Phenom.

    Dilma: fica longe da Embraer, não podemos entregar o restante do comércio e indústria brasuca em troca da Embraer fazer seu negócio.

  16. Para a surpresa de muitos aqui, “bem informados”, digo que os russos cumprem, copiosamente, o que há no contrato. Na verdade, vão além.

    Tendo sido recebido em PV, lugar distante dos centros brasileiros com Infra-estrutura industrial, as aeronaves, expostas ao clima inclemente de extrema umidade e calor, não ficaram impossibilitadas de voar em nenhum momento.
    Elas decolam toda vez que solicitadas, sem panes!

    O CASA-295 apresentou um sem número de problemas no mesmo TO, e do fabricante, escutamos que isto se dava pela forma de operar da FAB, como se a aeronave em questão não tivesse finalidade militar!!!
    Não houve ninguém criticando o péssimo serviço da CASA/EADS… Será que os “europeus” não podem ser criticados ??
    Isto sem falar no atraso monumental quanto aos P-3AM…
    Europeus são Santos, ungidos pelo santíssimo e o Papa, portanto, isentos de qualquer calúnia ou difamação, exceto aquelas advindas dos “porcos vermelhos”, é claro…

    A verdade é que por ciúme e preconceito, as aeronaves foram jogadas no meio do mato, com o objetivo de serem “desmoralizadas”… Mas, para o azar dos obtusos, a robustez da aeronave acaba por derrubar os intentos motivados pela cegueira. O Mi-35 está operacional!

    Então, passa-se a denegrir o “pós-venda” do fabricante, já que a aeronave, por si, demonstra uma capacidade operativa sem igual. Surgem notícias absurdas, uma atrás da outra. Vamos à elas:

    1) As aeronaves não vieram com CPU: Não estava previsto no contrato, aquisição de CPU do fabricante. A Amperagem da aeronave é diferente do padrão ocidental. No entanto, em São Paulo, ao alcance de um telefone, mais de 20 fornecedores destas fontes estão à disposição… Mas a FAB preferiu de forma inédita, recebê-las no meio do mato…
    Culpa de quem??

    2) Os mecânicos russos fizeram bebedeiras e arruaças em Porto Velho…
    Vamos lá: Estavam de serviço, ou na folga? Resposta: Não houve as referidas arruaças. E se beberam ou não, isto não se deu em serviço, portanto, fofoca é algo que não cabe em um meio viril (para bom entendedor…)

    3)Não havia como se comunicar eficazmente com os mecânicos russos.
    Mentira deslavada, pois, há uma tradutora junto aos mesmos e à FAB.

    4) Os manuais estão em Russo e não em Português…
    Por deus! Eu encontro manual em inglês do Mi-35!

    5) Os russos não trouxeram chaves para trabalhar mecanicamente com a aeronave…
    Para quê? Os eslavos seguem padrão métrico, portanto qualquer chave de boca que se usa em autos, serve. Bem diferente do que acontece com aeronaves americanas, que seguem padrão britânico (que os próprios abandonaram em favor do padrão métrico, usado no resto da Europa).

    Como se vê, o que se alega é uma piada de mau gosto, típico do Sr. Nelson Jobim, diga-se, que vive a desmentir-se.

  17. fala serio ou voces ou seja alguns e um monte de fafarão ou discaradamente fase lobys para o ocidente
    slipismente discartarom MI35 mais não derom detales o porque a final que brasileiro sabe bem e abri as penas para o ocidente (ou no caso de alguns da o rabo)quanto o SU35 de longem e o melho caça que pena que os puliticos não ver nada

  18. Russos e Alemães vão dar com a “cara na parede” se estiverem pensando que o Brasil vai gastar um centavo com armas, nossas forças FALIRÃO só não vê quem não quer!!

  19. Pior que ser chupador de pirulito dos Russos é lamber as salsichas dos hot-dogs dos Americanos e ainda perguntarem para eles QUER KETCHUP com a cara lambusada de maionese rsrs rsrs rsrs rsrs

  20. PENSANDO NO CONSELHO DE DEFESA DA UNASUL JÁ IMAGINOU O CHILE E COLÔMBIA COM F-16 OU ATE F-18, A BOLÍVIA E A VENEZUELA COM SUDOKU-35 E SE O BRASIL PEGAR O RAFALE PROVAVELMENTE A ARGENTINA COMPRA COM UMA pequena grande AJUDA DO BNDS. SERIA UMA FROTA AÉREA BEM VARIADA E BEM FORTE NÃO SERIA QUALQUER UM QUE IRIA DERRUBAR TANTAS VARIEDADES DE CAÇAS CADA UM COM SUAS QUALIDADES E DEFEITOS. ISSO SERIA UM PONTO POSITIVO NA UNASUL.

  21. Ilya Ehrenburg, precisamos deixar de ser preconceituosos contra os russos. Eles são muito bons em tecnologia espacial e de material bélico. Temos que aprender muito com eles.
    Eles têm que deixar o seu material a nossa disposição, para que possamos testá-lo. O caminho é esse.

  22. Que o Brasil deixe de bobagens e que investa na aerea aeronautica e que façam um caça 100% brasileiro que cabeça,dinheiro e vontade temos,só faiz falta vontade dos politicos de fazer,e não depender de paises para ter um caça.até china está fazendo o seu proprio caça.

  23. So existem dois póvos inteligentes no mundo,os RUSSOS e os ALEMÃES.Existem esforçados desenvolvedores e sutis copiadores.Inteligencia de criação com inovação surge na Russia ou na Alemanha.Os demais sobre uma ideia produzem.Os EUA perderam a oportunidade de estreitarem laços profundos com a AL por nos tratarem com indiferença ou com ganancia.Os Russos estão louquinhos para entrar aqui sem ter bases militares.Politicos e as FORÇAS OCULTAS disseram para nós que desclassificaram o vetor Russo por eles não quererem repassar TT e eles declararam abertamente o contrario na ultima FINDAE e inclusive sinalizaram independentemente de serem o FX ou não com uma parceria caso nós quisessemos para conosco projetarem e construirem um vetor quinta geração totalmente nacional.Pais nenhum jamais ofereceu isso ao Brasil.Querem tambem entrarem em nossa area aeroespacial e inclusive de satelites militares.O que acontece aqui no Brasil que nos leva sempre a buscarmos uma fonte que não seja a dos comedores de criancinhas?Pura XENOFOBIA E IGNORANCIA e nessa teimosia constantemente estamos quebrando a cara e desperdiçano dinheiro publico.A manutenção da Xenofobia é mais importante que o desenvolvimento do Brasil.

  24. NOTA-SE QUE NO BRASIL EXISTE UMA FORTE CORRENTE DE FORÇAS OCULTAS PRÓ SUBJUGAÇÃO PARA OS AMERICANOS.Ou continuamos ser quintal deles ou mesmo rosnando mas por baixo dos panos afinando e facilitando porque no momento que resolvermos dar um basta nesta escravidão teremos uma guerra civil e uma força tarefa Americana para engrossar os VENDILHÕES DO TEMPLO.O Brasil esta mudando,a consciencia da sociedade Brasileira esta mudando.Pré-historicos esquisofrenicos que não conseguem libertassem de antigos fantasmas tem convulsões e crises existenciais nas trincheiras.São incapazes de progredirem porque são radicais ortodoxos que conhecem uma unica via e contentam-se extritamente com isso…Atenção Senhores passageiros do bilhetinho da cor rosa-choque queiram tomar o portão principal,que se piquem para a California….PS: INSISTO Porque a grande maioria dos blogs do genero não esta falando nada sobre a QUEDA DE UM F18 COM A MORTE DE SUA TRIPULAÇÂO NA CALIFORNIA POR ESSES DIAS????????????????PORQUE ESTÃO TODOS QUIETINHOS??????????????????????????

  25. Se eles construirem fábricas de motor, fuselagem e equipamentos na América do Sul, acabam-se os problemas de manutenção, e ainda poderiam propor o avião como o caça padrão da Unasul.

  26. Tomara que alguém compre
    seria uma frota aérea bem variada e bem forte

    Muito boa sua colocação Gabriel Lima, me deixa pensando…
    Fico contente do progresso militar de todos os países do continente, mas depois lembro que os EUA só atacam diretamente pequenos países(ex.Grenada) ou países onde o governo é agente deles(Iraque).
    .
    Se tratando de países mais grandes ou com governos nacionalistas (Irã China), eles não atacam mas fazem outros atacarem, nesse sentido é muito provável eles fazerem alguém nos atacarem, são só pensamentos sem conclusões à vista, vamos seguir pensando.

  27. 08/03/2011……Um caça Boeing F/A-18E/F Super Hornet da Marinha dos EUA, caiu ontem na Califórnia. O acidente causou a morte de dois tripulantes, ASSIM INFORMA O LOS ANGELES TIMES que cita fontes da Marinha Americana.
    O acidente ocorreu durante um vôo de treinamento de rotina a meia milha da Base Aérea Naval de Station Lemoore, em San Joaquin Valley, Califórnia.
    Ninguém em terra ficou ferido e as equipes de emergência estão trabalhando no local do acidente para determinar a causa do acidente, disse o jornal………………………………………………………………………………………………..
    EAEE BABADORES DE OVOS DOS AMERICANOS…Sera que foi abatido por um descuidado caçador de patos selvagens ou quem sabe por um disco voador justiceiro sideral que privou o mundo de mais uma porcaria tripulada por dois destruidores de lares de civis inocentes…Caiu sozinho e a tripulação não teve tempo de ejetar.logicamente culparão os pilotos,falha humana porque esse DINOSSAURO PRÉ-HISTORICO NÂO FALHA NÉ E É O MELHOR PARA O BRASIL SEGUNDO OS AMANTES DA SUBJUGAÇÃO E DA DEPENDENCIA NÃO É MESMO…Deus odeia o soberbo rsrs rsrs

  28. Muito boa essa notícia, os russos tem uma máquina de grande qualidade e que atende aos requisitos territoriais brasileiros, o SU-35 tem grande autonomia de voo mesmo carregando muito armamento, pobre do Gripen com seu único motor tentar cobrir todo o território brasileiro, não conseque nem atravessar Minas sem ter uma base no meio do caminho! 😀

    Demorou mas até que enfim os russos resolveram tentar entrar no FX, assim o Brasil compra de vez esse SU-35, entra no PAK-FA, fortalece o BRICS comprando dos russos e obviamente fazendo eles comprarem de nós, ganhamos talvez acesso a tecnologia aeroespacial deles num futuro acordo e de quebra pegamos tecnologia para começar uma indústria única na América, coisa que não aconteceria com os F18 e os Grippen.

  29. Senhores,

    Su-35 (e sua família) é um excelente avião. Porém, aquisição de equipamentos militares no país sempre esteve atrelado a alinhamento COMERCIAL (alguns preferem dizer político).

    Por isso, acredito que independendo do modelo, dará equipamento Americano no desfecho da novela, salvo se os Chineses continuarem a favorecer nossa balança comercial (a inclusão do J-10 não é algo difícil de se acontecer caso resolvam fazê-lo).

    Sds.

    André

  30. FELIPE AUGUSTO….Os Russos jamais se sentiram fora do FX e vinham trabalhando nos bastidores de Brasilia desde a desclassificação do FX.Ano passado na FINDAE 2010 eles publicamente declararam em entrevista que transferem totalmente a TT do SU35 e tudo o mais que nós quisermos calando a boca dos mentirosos que espalhavam nas midias e nos blogs que eles não transfeririam nada OS BABAS OVOS DE AMERICANOS que preferem o Brasil na subjugação e dependencia.E mais,ainda ofereceram para juntos conosco projetarem e desenvolverem um caça de quinta geração totalmente Brasileiro ou seja desenhado e fabricado do zero aqui,não é o PAK-FA e sim um caça legitimo Brasileiro de quinta geração.Pais nenhum jamais ofereceu isso para ninguem.Veja uma parte dessa entrevista neste link do youtube http://www.youtube.com/watch?v=-_MwVgy4xaE

  31. Desde 2009 venho dizendo que os Russos transfeririam a TT com´pleta do SU35 e venderiam para nós armamentos que eles não costumam vender a ninguem e que o Brasil treria a prioridade e a exclusividade para certos armamentos no continente.Eles tambem querem parceria estrategica conosco na area eroespacial,aprticiparem da extração do pré-sal e minerios.Querem um parceria ampla e estrategica.Quanto a exclusividade de determinados armamentos estariam transferindo para nós a responsabilidade de repassarmos os mesmo a terceiros na AL.Sempre que eu citava essas coisas a maioria debochava e dizia que eu estava sonhando ou louco.Outros achavam que eu tinha uma bola de cristal ou acesso a informações previlegiadas.E ainda pensam que sou louco,que sonho acordado,que falo mentiras?Se tem mentirosos aqui e internet afora são OS ENTREGUISTAS LEILOEIROS QUE VIVEM BABANDO OS OVOS DOS AMERICANOS E FICAM CONTENTES COM O BRASIL SUBJUGADO E SUBMISSO.

  32. realmente so muitos indiotas que uma praceria brasil -eua so tem uma nação capaz de oferecer tecnologia au brasik essa e a russia e nada mais

  33. ô avião bonito do caramba. O designer deste caça é um gênio. Evoluem na tecnologia stealth pra não ficar os caças agora todos quadradões…

  34. talvez co esta paralização do fx2 a russia estre forte na competição,ja ouvi boatos de que depois do que esta acontecendo com a libia e outrs paises o brasil vai se armar até os dentes e possivelmente tera em seu arsenal o caça su-35.

  35. Parem e sonhar.!
    O Brasil vai espremer o F5M ate sair a última porca depois disso ira moderniza-lo outra vez, tornando- se o F5MM.
    Quando o ultimo F5MM parar de voar, la pelo ano de 2025, iremos simplesmente comprar alguns Mirage usados da França e EAU e assim vai.

  36. Esperem so mais um pouquinho,voces terão surpresinhas que vai tirar o sono de muita gente e fazer outros sonharem despértos…Vem ai para deguste geral um baita e indigesto potão de doce de jaca dura.Isso ja estava previsto nos bastidores a quase um ano.A Cosacazinha jamais mentiu pra mim.

  37. Por favor, divulguem:
    .
    A Grande Distração Líbia

    Todo o conflito líbio do último mês — a guerra civil na Líbia, a ação militar comadada pelos Estados Unidos contra Gadaffi — não se trata nem de uma intervenção humanitária nem da oferta imediata de petróleo no mercado. O conflito é de fato uma grande distração — uma distração deliberada — da luta principal no mundo árabe. Há uma coisa em que Gadaffi e os líderes ocidentais de todo o espectro político estão em total acordo. Todos eles querem mitigar, canalizar, cooptar e limitar a segunda revolta árabe e preveni-la de mudar as realidades políticas básicas do mundo árabe e o seu papel na geopolítica do sistema-mundo.

    Para entender isso, há que se seguir o que tem ocorrido em sequência cronológica. Apesar de terem sido uma constante por um longo tempo o trovejar político nos vários Estados árabes, e as tentativas das muitas forças externas de apoiar este ou aquele elemento dentro dos vários Estados, o suicídio de Mohamed Bouazizi em 17 de dezembro de 2010 lançou um processo muito diferente.

    Foi, no meu ver, a continuação do espírito da revolução mundial de 1968. Em 1968, como nos últimos meses no mundo árabe, aqueles que tiveram a coragem e a vontade de lançar um protesto contra a autoridade institucionalizada foram os jovens. Motivavam-nos muitas coisas: a arbitrariedade e a crueldade e a corrupção daqueles no poder; a piora na sua própria situação econômica; e acima de tudo a insistência em seu direito moral e político de ter um papel de importância na determinação de seu próprio destino político e cultural. Eles também têm protestado contra toda a estrutura do sistema-mundo e contra o jeito com que seus líderes têm sido submetidos às pressões de forças externas.

    Estes jovens não eram organizados, pelo menos não de início. E nem sempre eles eram totalmente cientes da cena política. Mas eles foram corajosos. E, como em 1968, suas ações foram contagiosas. Pouco depois, em praticamente todo Estado árabe, sem distinção quanto à política externa, eles ameaçaram toda a ordem estabelecida. Quando eles mostraram sua força no Egito, ainda o maior Estado árabe, todos começaram a levá-los a sério. Há duas formas de levar uma revolta a sério. Uma é de juntar-se a ela e, assim, tentar controlá-la. A outra é a de tomar fortes medidas para esmagá-la. As duas foram usadas.

    Há três grupos que se juntaram à revolta, como sublinhou Samir Amin em sua análise do Egito: a esquerda tradicional e revivificada, profissionais de classe média e os islamistas. A força e o caráter desses grupos têm variado em cada um dos Estados árabes. Amin viu a esquerda e os profissionais de classe média (desde que fossem nacionalistas, e não neoliberais transnacionalistas) como elementos positivos, e os islamistas, o último grupo a se juntar à causa, como elementos negativos. E então há o exército, sempre o bastião da ordem, que se juntou tarde à revolta egípicia, com o fim de precisamente limitar seus efeitos.

    Assim, quando o levante começou na Líbia, ele foi resultado direto do sucesso das revoltas em dois países vizinhos, a Tunísia e o Egito. Gadaffi é um líder particularmente brutal que tem dito coisas terríveis sobre o que ele faria com traidores. Se, logo depois, houve protestos fortes na França, na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos para intervir militarmente, não foi porque Gadaffi era um anti-imperialista pregado ao seu lado. Ele exportava seu petróleo ao Ocidente de bom grado e se gabava do fato de que ele ajudara a Itália a sustar a onda de imigração ilegal. Ele ofereceu arranjos lucrativos a empresas ocidentais.

    O campo pró-intervenção tinha dois componentes: aqueles que não resistem à nenhuma intervenção militar do Ocidente, e aqueles que argumentam a favor de uma intervenção humanitária. A eles, opuseram-se os militares dos Estados Unidos, que viam uma guerra na Líbia como impossível de se vencer e como um enorme fardo militar sobre os Estados Unidos. O último grupo, isto é, os militares, pareciam estar ganhando, quando de repente uma resolução da Liga Árabe mudou o equilíbrio de forças.

    Como isso aconteceu? O governo saudita trabalhou muito duro e com eficiência para passar uma resolução endossando o estabelecimento de uma zona de exclusão de vôos. Com o fim de conseguir unanimidade entre os Estados árabes, os sauditas fizeram duas concessões. O pedido foi somente por uma zona de exclusão de vôos e uma segunda resolução foi adotada, opondo-se à intrusão de quaisquer forças terrestres ocidentais.

    O que levou os sauditas a passar isso? Será que alguém dos Estados Unidos telefonou para alguém na Arábia Saudita e pediu isso? Eu acho que foi exatamente o inverso. Este foi um caso de os sauditas tentarem afetar a polítia dos EUA em vez do contrário. E funcionou. Isso mudou o equilíbrio.

    O que os sauditas queriam e conseguiram, foi uma grande distração daquilo que eles consideraram mais urgente, e o que eles estão fazendo: uma repressão contra a revolta árabe, pois ela afetou primeiro e antes que tudo a Arábia Saudita mesma, e daí os estados do Golfo, e então o resto do mundo árabe.

    Assim como em 1968, esse tipo de revolta anti-autoritária gera cisões estranhas nos países afetados, e também alianças inesperadas. Um pedido por intervenção humanitária é particularmente divisivo. O problema que eu tenho com intervenções humanitárias é que eu nunca estou certo de que elas são humanitárias. Seus defensores apontam para casos em que não houve intervenção, como em Ruanda. Mas eles nunca olham para casos em que ocorreu uma. Sim, num prazo relativamente curto, a intervenção pode prevenir o que de outra forma seria um massacre contra o povo. Mas num prazo mais longo, pode-se mesmo fazer isso? Para prevenir os curtos massacres de Saddam Hussein, os Estados Unidos invadiram o Iraque. Mas massacraram-se menos pessoas como resultado da intervenção, nos 10 anos seguintes? Parece que não.

    Os defensores da intervenção parecem ter um critério quantitativo. Se um governo mata dez manifestantes, isso é “normal”, mesmo que digno de críticas verbais. Mas se ele mata 10.000, isso é criminoso e requer intervenção humanitária. Quantas pessoas têm que ser mortas antes que o normal se torne criminoso? 100, 1.000?

    Agora, as potências ocidentais lançaram-se numa guerra líbia, uma guerra com um resultado incerto. Ela provavelmente será um pântano. Foi ela bem-sucedida em distrair o mundo da revolta árabe em andamento? Talvez. Não sabemos ainda. Será ela bem-sucedida em derrubar Gadaffi? Talvez. Não sabemos ainda. Se Gadaffi cair, o que o sucederá? Até os arautos dos EUA se preocupam com a possibilidade de que ele será substituído, quer por um de seus companheiros, quer pela Al Qaeda, ou ainda pelos dois.

    A ação militar dos EUA na Líbia é um erro, mesmo do estreito ponto de vista dos Estados Unidos, e mesmo do ponto de vista do humanitarismo. Ela não terá fim tão cedo. O presidente Obama explicou suas ações de um jeito muito complicato e sutil. O que ele disse essencialmente é que, se o presidente dos Estados Unidos, em suas cuidadosas considerações, julga uma intervenção como sendo do interesse dos Estados Unidos e do mundo, ele pode e deve prosseguir com ela. Eu não duvido que ele tenha agonizado por conta dessa decisão sua. Mas isso não é o bastante. Essa proporição é terrível, sinistra e ulteriormente derrotista.

    Enquanto isso, o que todos esperam é que a segunda revolta árabe retome fôlego — e, o que é talvez irrealista — abale antes que todos os sauditas.

    Autor: Immanuel Wallerstein
    Traduzido de: http://www.agenceglobal.com/Article.asp?Id=2528

  38. Sempre fui a favor dos caças Russos, em muitos aspéctos eles são parecidos com o Brasil, mas sem transferencia de tecnologia, nem mesmo proposta de tranferencia parcial não dá.. Os russos podem desistir.

  39. a FAB nao vai querer aviao russo
    pq o sistema de comunicaçao deles eh complicado
    e tbm achu que eles n vao dar transferencia de tecnologia

  40. Por que não? Um só motivo convincente pra não pegar o SU 35. Motivo ideológico esqueça, faliram como ideologia o comunismo e o socialismo e faliur também o capitalismo selvagem do ocidente, uma nova Ordem Mundial está surgindo, baseada em acordos bom para ambas as partes e basta de síndrome de avestrus : a cabeça enfiada no chão e o rabo virado pra cima.
    Além disso até a França tá ficando estranha, andando de salto alto, vou te dizer uma coisa se a Rússia e a China não aproveitar essa onda de maré vermelha no continente agora , ADEUS, essa geração vai passar e nem eles nem nós teremos vantagens.

  41. A tecnologia russa é boa para o brasil, sua ajuda melhor ainda, seu
    Sukhoi Su-35 é um ótimo avião, a China e Índia aprovaram.
    O problema são alguns politicos americanalhados, põe toda
    difuculdade, os russos também tem que ajudar! Fazer intercâmbio na aréa militar apresentando seu avião. mostrando na prática o que é possível, o resto é propaganda!!!!

  42. O Brasil tinha que tomar vergonha na cara e para de fica lambendo pinto de americano.
    Por que a merda desse pais não produz seu proprio caça?
    Mesmo que não se compare a os caças atuais, pelo menos seria um começo
    Afinal tudo começa do começo
    Odeio os americanos
    Mais tenho que admitir que morro de inveja deles
    Sera que nem um idiota percebe que a guerra fria foi o principal motor que fez com o que os EUA se tornace uma potencia êconomica
    A tecnologia

  43. Quem fala que o SU 35 eo 37 e um caça inferior e muito burro
    O su 35 fica pau a pau com o f22 americano
    Como tem gente podre nesse mundo meu Deus

  44. Com toda certeza nao existe melhor aviao no mundo, a Sukhoi detem a mais bem sucedida familia de caças no mundo atualmente, desde o Su – 27, ele jah implaco muito terror no tio sam, nesse jogo do melhor ser dos EUA e nao RUSSO, axo q isso vai mudar bem rapidamente, soh precisamos do Brasil, para demonstrar q o Su – 35 eh uma maquina mortal, o pessoal de fora fica incabulado pq quem comprou foi a CHINA ea INDIA, entao senhores, que venhao boas novas, agora q o FX 2 tranco denovo, q a sukhoi possa vir com tudo ae na briga denovo, nem q mandem o medvedev aki pra tratar com a dilma … kkkk

    Uniao EMBRAER e SUKHOI jah !!!!!!! Imagina oq nao ia sair ?!!!!

    sds Cassio

Comentários não permitidos.