Brasil reprova ataque da ONU a Laurent Gbagbo na Costa do Marfim

http://www.bowoulankro.com/wpress2/wp-content/uploads/2009/09/C%C3%B4te-dIvoire_Laurent-GBAGBO-President-de-la-Republique.jpg

Brasil, Índia e África do Sul criticaram a decisão do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, de autorizar ataques à casa do presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, ao palácio presidencial e a bases de militares leais a ele, na última segunda-feira (4).

O principal temor é que a força de paz da ONU, a Unoci, se torne parte do conflito no país africano e perca condições de impulsionar uma saída negociada.

Os ataques facilitaram a ofensiva das forças do rival Alassane Ouattara, cuja vitória na eleição do ano passado é reconhecida pela ONU.

Os três países, que formam o fórum Ibas, ocupam cadeiras não permanentes no Conselho de Segurança. Eles se manifestaram em reuniões fechadas na sede da ONU, em Nova York, segundo a Folha apurou. China, Rússia e Portugal tiveram posição semelhante.

Há oito dias, o Conselho de Segurança aprovou por consenso a resolução 1975, que autoriza a Unoci a usar “todos os meios necessários” para “proteger civis sob ameaça iminente de violência física”. A justificativa de voto da delegação brasileira pediu “cautela e imparcialidade” na implementação da medida.

Questionado, o Itamaraty reconheceu que houve “desconforto” com a situação desta semana.

Ban negou que tivesse extrapolado o mandato do CS. Disse que autorizou a destruição de equipamentos de militares pró-Gbagbo porque eles estavam sendo usados para atacar ajuda humanitária e soldados da ONU. Nenhum país chegou a apresentar proposta de censura a ele.

O secretário-geral é candidato à reeleição em outubro deste ano. Apoiado pelas potências ocidentais, deve ser reeleito.

A Unoci foi criada em 2004 para supervisionar o cumprimento de acordo entre as facções rivais da Costa do Marfim, as mesmas que lutam agora. Com 9.000 soldados, a maioria africanos, ela tem o apoio dos 1.500 militares da França baseados na ex-colônia. Os franceses não estão subordinados ao comandante da missão, um general do Togo.

Segundo críticos, a dubiedade da atuação ONU agora é em parte fruto de decisão anterior do Conselho de Segurança, que em 2007 encarregou o enviado especial de Ban à Costa do Marfim de “certificar” as eleições previstas no acordo. O enviado é o chefe civil da Unoci. Ao se tornar parte da disputa eleitoral, sua capacidade de mediação teria sido reduzida.

A decisão foi atípica. No Haiti, por exemplo, a última palavra sobre eleições é oficialmente da comissão eleitoral nacional, embora haja uma força da ONU no país, comandada pelo Brasil, desde 2004.

A violência na capital financeira da Costa do Marfim, Abidjã, vem obrigando a embaixadora brasileira, Maria Auxiliadora Figueiredo, a despachar da própria casa, guardada por soldados brasileiros. Há 108 brasileiros vivendo no país, mas só dois deles pediram ajuda para sair.

Fonte: Folha



30 Comentários

  1. He he.
    O Brasil ainda quer ser membro permanente do CS.
    Não merece, esta sempre em cima do muro. Diz que não concorda com a matança, quer que Gbago deixe o poder eb;á blá blá…
    Esquece que o cara não vai largar o osso e fim de papo. Ele ta matando a própria população só para não largar o poder.
    Tem mais é que intervir mesmo, invadir o bunker dele e dar um fim nisso de uma vez.
    Ainda bem que o CS tem países sérios e de atitude, pois se depender do Brasil tudo acaba em pizza, como é de praxe.

  2. resposta só serve para empregar um bando de vagabundos gastarem o nosso dinheiro e puxar o saco das potencias ocidentais está se transformando ou ja se transformou en um orgão represor e ditador do mundo passando por cima de tudo.

  3. O Brasil é decepcionante, o país hipócrita é o nosso!
    A presidente fala de direitos humanos e até chora para a “platéia”, mas quando tem a oportunidade de evitar massacres de milhares vem com desculpinha, esse homem que se diz presidente da Costa do Marfim não passa de um safado que o povo já desautorizou sua permanência no poder pronto acabou o povo falou agora saia da cadeira ou morra nela. A ONU em minha opinião está fazendo o correto.
    Pra que fechar o olho e deixar à Costa do Marfim enterrado em uma guerra civil por quem sabe décadas se podem evitar isso? Creio que o povo da Costa do Marfim deseja mesmo é seu presidente legalmente eleito no poder e não esse bandido, não é o mesmo que invadir uma nação e ocupar com tropas é simplesmente apoiar o governo eleito democraticamente.
    E se o governo brasileiro tem medo de se o próximo a se atacado que tome vergonha e use o seu poder econômico e se arme adequadamente.

  4. Esse país é uma piada.
    é bem estilo de comunista mesmo, fala uma coisa e faz outra….
    apoia direito disso, daquilo, mas em contrapartida apoia envolvidos em crimes de guerra!
    .
    Tomara que o Brasil nunca seja potência!!! senão o mundo tá FU.

  5. Aos que criticam as recusas brasileira de seguir o bando da ONU: Logo seremos nós os próximos a serem submetidos as resoluções da ONU. Onde será autorizado o uso de todos os meios necessários para proteger a “nação indígena corococó”. Um ditado antigo diz: por trás de todo grande embaixador existe sempre um bom canhão. Nós não temos o bom canhão.

  6. O Brasil de novo está errado. Ficar ao lado de ditadores é errado.
    Deveria o Brasil é tomar vergonha na cara e participar dessas incursões contra esses ditadores malditos.
    Querem um assento no CS para que? Para se gabar pros argentinos? Para defender ditadores?
    Larguem mão de futilidade e partam para a ação (equipem as três forças como melhor puderem e com equipamento nacional, mandem a AIEA pros inferno e fogo nesses ditadores.

  7. Mandou bem, JClaudio, precisamos de um VL urgente e detonar artefatos nucleares para ontem!!!Lembrando que o apoio político dos BRICS é imperativo!!!

  8. O Brasil tem que fazer 1º a lição de casa,(fome,violencia,corrupção,etc…)para depois da palpite nos assutos exteriores,o governo que ficar bem ,mais sempre faiz o ridículo.

  9. tb acho que o brasil errou nessa, auqele cara(Gbagbo) é um merda de um assassino e safado que quer continuar no poder mesmo tendo “perdido” as eleiçoes.

  10. O Sr.Secretario Geral transformou no fatoche da OTAN e com o argumento de protegerem civis inocentes transforma a força de segurança pacificadora em plataforma de ataque.Esta certa a posição da Chancelaria Brasileira que é louvavel com posicionamentos de solução pacifica e se transformam as forças de segurança da ONU em parcial fica dificil uma saida diplomatica…VIVA O BRASIL A VERDADEIRA DEMOCRACIA.

  11. Eu acredito que a ONU já perdeu a legitimidade há muito tempo se é que um dia ela teve legitimidade!
    O caso da invasão do Iraque e emblemático, a ONU condenou a invasão,mas tão logo os ”aliados”tomaram o poder,ela já estava lá montando escritório e dando aval !
    Esse fato culminou na morte de seus funcionário !
    No caso da Costa do Marfim há uma missão da ONU, chefiada por general do Togo no país,mas as tropas francesas que la se encontram não estão subordinadas ao seu comando!
    ENTÃO OQUÊ OS FRANCESES ESTÃO FAZENDO LÁ ? SE NÃO RESPEITAM A ONU , AO CONTRÁRIO AGEM A SUA REVELIA!
    O BRASIL ESTA CERTO DE EXIGIR REFORMAS NA ONU E NÃO SE MISTURAR NESSAS MISSÕES CONFUSAS MUITAS VEZES DESASTROSAS!
    A Líbia financiou a campanha eleitoral do Presidente francês, Nicolas Sarkozy, em 2007 agora é o sangue africano quem vai financiar a reeleição de Sarkozy e Ban Ki-moon !

  12. Tem gente se metendo com a GENTE o paú q bate na serra do marfim bate tbm no BRASIL é esse o mote, esse biombo esconde uma verdade…vamos pegar o sul maravilha,´e é assim q td começa.Olho vivo…

  13. Brasil nao tem os ‘cojones’ para ser membro do CS da Onu. Essa lenga lenga na politica externa nao funciona, quando um pais cresce e quer ser respeitado.
    Nao existe um ditador no mundo que o Itamaraty nao goste.
    Ahmanidejad,Gbobo, Kadafi. Politca dos Fracos nao alinhados esquerdistas perdedores.

  14. Se formos seguir a plataforma de nossa politica externa e esperarmos por solucoes pacificas esse ditador teria matado uns 10 mil a mais..Brasil esta equivocado

  15. Putz, ta tudo orquestrado! =0 1maluquinho! o posicionamento do Brasil faz parte do teatro. E no Brasil não existe democracia.. francamente.

  16. Ferreira Junior, Belo Monte é uma coisa e ditadores outra.
    Vamos construir a Hidrelétrica de Belo Montes, pois ela vai permitir que a Amazônia fique mais úmida no período de seca.
    Se a Amazônia ficar seca por muito tempo, corre o risco de incendiar-se.

  17. o mundo está em crise ,não é à toa,os governantes não estão fazendo nem a liçao de casa,e já querem se meter nos problemas alheios,com o Brasil e a mesma coisa,naõ demora os terroristas se sentem incomodados e começam os ataques por aqui,vai com calma aí,Sr jobim.

  18. Compreendo o porquê do Brasil, da África do Sul e da Índia (tradicionalmente países não alinhados) se terem oposto. Afinal de contas, não caberá à ONU fazer a guerra.

    Contudo, gostaria de referir dois pontos.

    A – Foi pela ONU se ter escondido cobardemente atrás deste muro (Neutralidade=Paz) que o Ruanda foi palco de massacres inqualificáceis (por exemplo).

    B – Para bem dos países que não desejam uma NATO forte e a intervir em todo o Globo, então é caso de apoiarem uma ONU forte, de braço armado. É que na ONU cabem todos os países, na NATO cabem os do Atlântico Norte e poucos associados.

  19. Não consigo entender nossa Dama-mao-fechada-de-ferro, que lutou contra ditadura, que até roubou pela causa e entrou em combate com a policia, culminado em duas baixas policiais se posicionar na manutenção de um ditador, isso me faz entender a expressão “SULREAL” que tanto se diz mundo a fora, total incoerencia na política externa.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  20. ROBISON…A prova de que sua visão em relação a Presidenta Dilma é tendenciosa é justamente a xenofobia por ela ter sido guerrilheira.Quantos militares que mataram Brasileiros estão em liberdade e ainda sendo condecorados?Quantos policiais tiram a vida de civis inocentes e continuam em serviço?A posição da Presidenta em relação ao assunto do topico é a mesma posição diplomatica Brasileira ja de muito tempo por uma saida pacifica para se resolver problemas internacionais.E quanto ela ser mão fechada como voce se refere te falta uma visão mais ampla da atitude dela que visa apenas reestruturar e equilibrar a economia Brasileira que não vai assim tão bem como seu antecessor nos fez crer.Te garanto que muito em breve ela vai fazer muito mais do que aqueles que so ficaram na promessa dando inicio em algo deixando a responsabilidade dos onus para os outros….CAMPANHA JOBIM 2012 O COMEÇO DO FIM PRA RUA OU PRA LUA…..ps:sabe meu amigo eu labuto a muito tempo na area de segurança mas sou pelo correto e não corporativo.Enalteço o que é coerente e desço a borduna na enganação indutiva.

  21. AFONSO DE PORTUGAL….O que é a ONU hoje?Uma marionete de seu maior devedor,os EUA…E o que é a OTAN hoje?O braço armado dos interesses Ocidentais…E o que é o CS hoje?Um clube de cafagestes que divergem e se afinam em interesses….Então sendo assim,aonde existe a neutralidade suficiente para se intervir em assuntos externos????? Aproveite e pergunta a eles se eles precionarão a ditadura da Arabia Saudita a entregar o poder e a Israel se entender de igual para igual com Arabes e Palestinos.Defender estes foruns de interesses parciais aqui no Brasil não cola.

  22. É justamente por nossa diplomacia fazer exatamente a vontade da grande maioria de nosso povo em assuntos envolvendo a interferencia da ONU em problemas externos que o CLUBE DOS CAFAGESTES não nos quer.Parabens Brasil por sua posição de neutralidade ao invez de coperar com o derramamento de sangue para beneficiar A ou B.A paz não se discute com ataques e bombas…Vou citar umas das maiores covardias da ONU orquestrada pelos EUA.Apos a primeira guerra do golfo os EUA pressionaram a ONU a impor embargo economico ao Iraque e por essa medida morreram mais de 300 mil crianças Iraquianas por falta de medicamentos e alimentação adequada.A midia comprada e vendida Internacional nunca falou disso e o mundo Ocidental finge que não existiu isso.De tantas guerras e discordias que implementaram mundo afora Deus que odeia o soberbo esta lhes punindo cpm seus mercados e economias agonizando levando-os de forma desesperada sutilmente incentivarem levantes mundo afora com o slogam de anseios de povos oprimidos e defesa de populações em risco.Todos os dias mundo afora se matam inocentes e ninguem reclama ou pressiona quando nesses paises tiverem ditadores que se afinam e colaboram com os interesses Ocidentais…2012 O COMEÇO DO FIM DE UMA HEGEMONIA COVARDE,FRAUDULENTA E MENTIROSA.Os antigos preveram tudo isso em suas profecias que se realizam e se realizarão ainda mais….”Uma importante cidade do antigo mundo e uma importante cidade do novo mundo serão atacadas e destruidas e os dois irmãos gemeos sucumbirão” NOSTRADAMUS

  23. No Brasil temos todos os problemas que encontramos em outras sociedades e ate muito mais mas tem uma coisa que nenhuma Brasileiro gosta e suporta ainda mais se for contra um povo A COVARDIA…O Brasil e o povo Brasileiro repudiam a covardia e a parcialidade.O Brasil prega a imparcialidade e a busca de entendimento pacifica.Nenhum argumento justifica o uso de armas e guerras.O Brasil de hoje espiritualmente e diplomaticamente é a nação e o povo mais avançado da Terra.Nenhum povo,nenhum pais para nós tem mais direito do que os demaisIgualdade de direitos ou divisão,porque do jeito que esta essa politica de policia global parcial não tem cabimento nenhum em sociedades que aspiram entendimento.Devemos o quanto antes ajuntar os BRICS em tudo principalmente posições de imparcialidade e direitos iguais para todas as nações.Fazer o quanto antes um racha na ONU porque por meios de conscientização não cederão e formarmos uma nova ordem mundial.

  24. A ONU está se tornando uma espécie de ditadora global.
    Com o pretesto de ajuda humanitário.
    *
    Alguém ja ouviu falar de BOMBA HUMANITÁRIA??

  25. Maluquinho, acho que você não me entendeu, eu quero dizer que Dilma lutou pela “democracia” no Brasil apoia, no caso da Costa do Marfim, que se mantenha, no poder, um ditador. Deveria apoiar, incondicionalmente, a revolta popular para se colocar no poder quem ganhou democraticamente o direito de governar. ABS…

  26. ROBISON…Porque uma pessoa no passado se portou de uma forma não quer dizer que no futuro deva se portar igual ou apoiar quem o faça.A Dilma no passado era uma jovem,estudante,intelectual e como muitos outros com anseios de liberdade foram iludidas por oportunistas que viam neles apenas um braço.Inclusive foram usados para praticarem crimes em nome de uma revolução que jamais veio e que jamais viria.Hoje o que eles roubaram deve ser fortuna em contas de extrangeiros.Tive parentes dos dois lados,desde ativistas a oficiais renomados.Vi a familia dividida ao meio pelos mais velhos legalistas e os mais novos revolucionarios.Esse tempo acabou mas nossa sociedade não consegue progredir.Meu avo materno era ator de teatro muito respeitado e foi morto em circunstancias ate hoje não esclarecidas.Sabe,hoje em nossa politica a maioria que hoje esta na vida publica são ex-terroristas,ex-subversivos,ex-colaboradores da subverssão,e o que vemos neles todos?Vemos aquilo que ele mais apontavam e mais condenavam.A CORRUPÇÃO,O ENTREGUISMO.Popularmente dizendo,são todos merdas da mesma bunda e todos fedem iguais,tanto os de direita quanto os de esquerda.Pesquisa recente ja no primeiro governo Lula mostrou que a maioria de nosso povo não acredita em politicos,não acredita em nossos lideres religiosos e prefere acreditar em nossos soldados,porque são a unica alternativa que nos resta.Hoje a sociedade Brasileira começa a se esclarecer e a saber reconhecer diferenças.O BOPE sempre foi respeitado por ser uma tropa sem corruptos e sem desvios.Ate o momento jamais se detectou um unico desvio de um Caveira.Mas apesar da sociedade saber reconhecer isso eles não são amados pelo povo e sim temidos.Quando nossos PQDs chegaram no Alemão foram recebidos com aplausos por toda população que mesmo antes de entrarem em ação reconheciam neles o valor da moralidade,do equilibrio.Um cidadão em nossas ruas hoje se sente mais seguro com um soldado das tres armas do que com um policial.O comportamento do cidadão reflete bem isso.Aqui no blog e nos outros do genero muitos de nós comentamos as noticias na maioria das vezes por impulso proprio ou convicção ate mesmo sem refletirmos bem no conteudo….Eu particularmente ate acho louvavel a ação Francesa na Costa do Marfim e eles tem envolvimento antigo la e ate base importante e estrategica.Ninguem melhor do que a França para intervir de forma a fazer valer a vontade do povo Marfinenese.Mas continuo sendo contra intervenções e a favor da colocação da chancelaria Brasileira em ser contra.Fala besteira quem diz que a Dilma ou o Lula tem culpa do Brasil ser omisso.Esse posicionamento Brasileiro é filosofia de nossa democracia a muito tempo e por isso que os 5 do CS não nos querem la.A unica exceção foi justamente o Deus Getulio Vargas que era sabidamente pró-Eixo e pressionado aderiu aos aliados….Viva a Democracia Brasileira.Brasil acima de tudo e pra mim ate mesmo de Deus.

  27. EXEMPLO:::Na nossa ditadura no ano de 1977 Angola solicitou na ONU tropas ao Brasil.O Brasil não enviou tropas mas assessorou de forma indireta e ate logistica Angola e ate hoje eles nos são gratos por isso….Nem na nossa ditadura militar se teve um posicionamento pró-intervencionista.É filosofia da diplomacia Brasileira ser contra intervenção.Conflitos,desentendimentos e diferenças não se resolvem na bala e sim no dialogo…Hoje vemos muita gente principalmente na internet pregando um posicionamento do Brasil favoravel a A ou a B.Isso não tem força e nem apoio em nossa sociedade e jamais tera.

Comentários não permitidos.