Belo Monte: Jobim diz que OEA deve ir “cuidar de outro assunto”

http://w3.i.uol.com.br/Wap/2010/08/05/midia-indoor-wap-ministro-nelson-jobim-defesa-1281003280275_188x171.jpgMinistro da Defesa critica solicação da organização, que pediu a suspensão imediata das obras da usina.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, apelou para que a Organização dos Estados Americanos (OEA) “vá cuidar de outro assunto” ao tratar da solicitação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), no começo dessa semana, de suspensão imediata do Complexo Hidrelétrico de Belo Monte, no Pará.

“Como essa solicitação apareceu, ela é devolvida”, disse Jobim, que atribuiu a medida a grupos contrários ao desenvolvimento de capacidade energética naquela região, em conferência no Rio de Janeiro. A justificativa da OEA é que a construção poderia causar prejuízo às comunidades indígenas. Jobim disse que o país respeita os direitos dos índios, tanto que garante direito de uso de 11% do território a esses grupos. “O direito, não a propriedade”, acrescentou.

Fonte: IG Economia

46 Comentários

  1. Oh como nunca antes na historia desse pais o Deus Jobim produz mais um iluminado prodigio para a turba dos entusiasmados de plantão louvarem rsrs rsrs No mesmo dia e na mesma hora que essa solicitação chegou ao Itamarati foi repudiada pela Presidenta e respondida a altura pelo ministra das relações exteriores ao qual cabe autoridade rsrs rsrs Mas como querem endeuzar de qualquer jeito e a qualquer custo vosso Deus Jobim heim entusiasmados de plantão rsrs rsrs rsrs rsrs Façam-me cocegas CAMPANHA JOBIM 2012 PRA LUA OU PRA RUA

  2. Belo Monte é um assunto interno do Brasil!
    Agora já é hora da mídia parar de tratar os índios como se não fossem brasileiros,os índios são brasileiros e estão sujeitos a lei (claro que gozam de estatutos que lhes dão proteção necessária a sua sobrevivência cultural !)MAS
    TODO CIDADÃO BRASILEIRO TEM DEVER DE PROTEGER OS ÍNDIOS, DE ONGs ESTRANGEIRAS E NACIONAIS QUE NÃO DEFENDEM
    A SOBERANIA BRASILEIRA!
    QUEM DEFENDE OS ÍNDIOS DEFENDE A SOBERANIA DO BRASIL !

  3. Ingerência e intervenção à soberania de um país, no caso o Brasil. O Exterminador do Futuro e o Bill já estão opinando no que se deve ou não fazer no Brasil e não é só eles e não é de agora, os royal já tiveram aqui sentindo o ” clima ” :
    (http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2009/02/17/principe-charles-quer-discutir-amazonia-em-visita-ao-brasil-754449672.asp
    —————-
    http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1042061-5598,00-PRINCIPE+CHARLES+DESEMBARCA+NO+AEROPORTO+DE+MANAUS.html
    ——–
    Pode preparar uma boa resistência e não vai ser sozinho que ganharemos essa, plano b,c,d,… fora de área inclusive. E tem mais notícias aí chegando.
    Té logo.

  4. Falou e disse meu ministro! Agora ve se aprende, com mais uma lição dessa na pratica, esses yankees, se tromente em tudo, ta na hora de abrimos os olhos e compra logo esses caças, se for pro saco cancelem e como ouvir por ae que o fx-3 esta a caminho so tem 2 concorrents o F-35 e o T-50 Pak-Fa caças de 5ª Geração.

  5. Na minha opinião, há uma conspiração internacional para nos tomar a Amazônia.
    Motivo: É uma região muito rica e o Brasil não possui armas nucleares.
    Que países assinaram essa proposta ?
    OEA tem que ter nome individualizado.
    Vamos nos afastar deles, pois não são nossos amigos.

  6. “que atribuiu a medida a grupos contrários ao desenvolvimento de capacidade energética naquela região” Tenho nada a declarar.. somente meus parabéns! o/

  7. Não sou fã do Jobin, mas tenho de concordar com ele. A OEA que vá catar coquinhos…. E mais, com nossas FAs sucateadas, qualquer discurso de ingerência de assuntos internos do Brasil, já soa como uma ameaça.

    []’s

  8. Até que enfim alguem da esfera do governo se manisfestou, da ingerencia dessa corja de vagabundos da OEA manipulados pelo nosso querido amigo ( da onça ) Estados Unidos. Porque a OEA não cobra os direitos humanos da prisão de Guatamano que é instalada no território cubano, porque a OEA e o direitos humano, não cobra dos Estados Unidos o reparo e a indenização de duas explosões atomicas em cima de civis japoneses ? Porque a OEA e os direitos humanos não cobra os territórios tomados dos indios americamos como os Apaches e os Sioux, essa duas tribos dominavam o centro e o oeste dos Estados Unidos até o século 17 ? Quem dizimou e eliminou tribos inteiras de indios americanos da face do território americano ? Eu queria dizer um palavrão para essa quadrilha chamada OEA e as ong’s estrangeiras, que na verdade são espiãs das potencias estrangeiras, meu amado Brasil abra os olhos e se arme até os dentes, ta todo mundo de olho na gente, ACORDA P………..

  9. So para complementar a minha revolta, eles ( OEA )pede a suspensão das obras de Belo Montes, porque trará prejuizo para os indios brasileiros. Pois bem o exercito americano mataram tanto indio mas tanto índio, que a propria industria cinematógrafica (HOLLYWOOD) fabricou vários heróis matador de índios entre ele o proprio general Custer um tremendo exterminador de índios. Outro herói que por sinal gosto dos seus filmes, foi o Jonh Wayne que nos filme matava mais índios do que passarinho, e vários outros que agora nãome lembro. Então pode-se concluir que os caras lá de cima do norte podem tudo e agente aqui em baixo nada, Me faça uma garapa.

  10. Maluquinho não gosta de nada, nunca o vi elogiando nada que o Brasil faz…

    Fez bem o Jobim e já era esperado.

  11. 1maluquinho, gostaria de compreender sua visão perante o sr. Jobim. Sinta-se à vontade em expor seu ponto de vista real. Por que não o considera um brasileiro em pró da nação?

  12. Muito boa Dandolo:

    Que países assinaram essa proposta ?
    OEA tem que ter nome individualizado.
    Vamos nos afastar deles, pois não são nossos amigos.

    que publiquem quem votou contra o progresso do Brasil
    —————–
    O governo é o governo do PT e do PMDB, que ainda eu não gostando tenho que reconhecer que são infinitamente mais nacionalistas que os tucanos-dem-pfl-kassabes-psd(!).
    Jobim é só um ministro, mas sempre os oposicionistas não vão reconhecer que este governo fez muita coisa que eles não fizeram ou pior, fizeram o contrário tentando entregar o país aos americanos.
    —————
    Também acho que as limitações do PT são óbvias, eles por ser de formação marxista, nunca vão entender as ameaças que pendem sobre Brasil.
    Vamos precisar um governo nacionalista, a Dilma está contente com fabricar 36 rafales daqui até 2020, não dá.
    Não dá, mas pelamordideus tucanos-kassabes-pfl nunca mais.
    É só lembrar que o Serra falou dos VANTs sendo produto da imaginação da ‘mulher’, do fato dela ser muito fantasiosa e falar inverdades, que eram só “discos voadores” (!!!).

    Oposicionistas: caiam na real e cheguem ao século XXI: Jobim é só um ministro, rsrs. E como lembrou o maluquinho num outro post, o cara ajudava vender Rafales em outros países…
    —————-
    Muito bom Lordelo, os caras mataram todos aqueles índios, as 13 colónias eram todos loiros rs ou quase. A rainha mandou embarcar casais.

    Eu admiro ao general Heleno, mas para presidente é preciso um cara diplomata, vendedor, sorridente, é preciso ganhar mercados e desativar bombas nas relações do país com o mundo.
    Além, é preciso um cara atualizado enquanto armamento, como falou o Dandolo o outro dia, os Carros de Combate já numa guerra verdadeira são brincadeira, só sirvem para lutar contra narcos guerrilhas etc. Do soldado de selva, já coloquei o outro dia minha opinião.
    A Amazônia se defende com S400(de fabricação nacional, Embraer descartada, só visa lucro, um dia é comprada pela Elbit), 200 no litoral atlântico, 40 nos arquipiélagos Noronha etc, e outros 200 apontando pras fronteiras.
    E caças, como já comentaram vários colegas, só de fabricação nacional, os americanos podem fazer os russos ou franceses nos embargarem, não dá.

    De que adianta ter Rafales ou Sukhoi ou sistemas S400 se os americanos podem fazer os russos ou franceses nos traírem?

    Está claro que o atual governo não tem essa visão da realidade. O general Heleno tb não, ele tem que deixar um pouco a Amazônia e ver um cenário mais amplo, e a oposição é proamericana.
    —–
    Maluquinho você falou uma grande verdade: se a gente cria povoados civis na fronteira vai piorar tudo.
    —–
    O que é preciso fazer eu coloquei há bastante tempo: é extrair urânio nióbio e petróleo LOGO, começando pela Reserva Raposa Serra do Sol. A riqueza do subsolo é nossa, de todos os brasileiros.

  13. Parabéns ao Nelson Jobim, se existiu ministro da Defesa antes eu não me lembro, mas esse tem sido um ministro que nos faz lembrar que as Forças Armadas existem.

  14. Esses serão os motivos p se meterem em assuntos nossos no futuro ñ mtg distante.Temos FAs bem equipadas, treinadas? Ò dilma ,qdo chegam os n caças rafales f3?

  15. Lula tentou de todas as formas nacionalizar a Amazônia (investimento pesado na Amazônia para colocá-la no mapa econômico do país) e só encontrou vendedores de pátria. Essa mesma turma que está indo à OEA, deverá pedir independência.

    E deve estar cheio de gente querendo ajudar.

    Sobre o comentário, está mais para teatro, com todo o respeito. É como se falasse o que todos querem ouvir.
    Na prática as ações devem ser outras. Investigação pesada sobre as ONGs. Lembrando a constituição que falar sobre a liberdade das pessoas, e o que lhes é vedado.

  16. 7 juizes integrantes da Comissão
    não pode haver mais de um do mesmo país

    Dinah Shelton – Presidente – Estados Unidos
    José de Jesús Orozco Henríquez – Primeiro Vice – México
    Rodrigo Escobar Gil – Segundo Vice – Colômbia
    Felipe González – Chile
    Paulo Sérgio Pinheiro – Brasil
    María Silvia Guillén – El Salvador
    Luz Patricia Mejía Guerrero – Venezuela

    São escolhidos por mérito pessoal, mas são propostos por seus países, cada país pode propor 3 candidatos.
    Então senhor Paulo Sérgio Pinheiro?????
    Como é que essa decisão pegou o governo BR de surpresa?
    Ou não pegou? Tem algo a declarar?

    EUA México e Colómbia, bom…..
    Mas Chile, El Salvador e Venezuela?
    ou o Paulo Pinheiro se absteve? rs
    Ele está aí desde 1/jan/2004 ! é o mais antigo.

  17. Sincera-mente não sou e nem era muito a favor do Jobim no MINIST da defesa mas, ele esta saindo melhor que a encomenda….
    foi curto e grosso com a OEA, foi curto e grosso qndo um reporte perguntou ql seria a reação e a posição do minist da defesa se a FARC entra-se em territorio tupiniquim como seriam recebidos(resp. do JOBIM : A BALA)essa ano que teve um corte na defesa ele cortou das compras e naum das pequisas… (kc-390 sub.nuclear e sub conv. helicop. astros 2020 missel mac-5.
    falando serio o 1 ministro serio na defesa….
    ele esta fazendo política da forma certa ele diz o que pensa e não fica de rodeios se ele eh a favor ele diz SIM se não ele diz NÃO…
    PARABÉNS JOBIM…

  18. O Búfalo Bill exterminou quase todas as tribos de índios americanos e agora eles querem adotar os nossos… Quão nobre da parte deles… Ainda bem que temos o nosso John Wayne Jobim, o gatilho mais rápido dos pampas gaúchos, tchê… hehehehe

  19. Paulo Sérgio Pinheiro – Brasil ?
    Se votou contra o seu país, deve ser demitido rapidamente.
    E os outros países, vamos nos afastar deles.
    Chamem os chineses, russos e franceses.
    Jobim realmente é um grande brasileiro.

    Dinah Shelton – Presidente – Estados Unidos
    José de Jesús Orozco Henríquez – Primeiro Vice – México
    Rodrigo Escobar Gil – Segundo Vice – Colômbia
    Felipe González – Chile
    María Silvia Guillén – El Salvador
    Luz Patricia Mejía Guerrero – Venezuela

  20. Para defender a miséria, pobreza, mendigo, o atraso e o subdesenvolvimento tem gente e recurso de sobra.
    Agora, para defender os interesses verdadeiramente nacionais tem muito pouca gente e dinheiro.
    Essa usina via gerar milhares de empregos diretos e indiretos. Vai gerar renda, energia, vai abastecer regiões inteiras, permitindo o desenvolvimento de cidades e estados que carecem dessa fonte, ainda mais naquela área.
    O interesse nacional não pode ser refém de pessoas escusas que vivem de manter os outros na pobreza.
    Quem luta para que não cresçamos, luta contra nós, por algum motivo que não nos dirão em verdade.
    A alguns anos vi uma reportagem onde a presidente de um grupo ambientalista contava sua “luta” para que uma usina hidrelétrica não fosse construida na Índia. No final conseguiu impedir. De seu luxuoso apartamento em Nova York, servido por energia elétrica, gás encanado, água tratada e rede esgoto, era a vencedora, enquanto três milhões de pessoas que vivem na área continuavam a luz de velas e a tomar água barrenta, enquanto o esgoto de casa corre a céu aberto na rua. – não é, mas parece muito lugar daqui.
    Por alguém interessado em nós, JOBIM PARA PRESIDENTE – eu voto nele!

  21. Rsrs rsrs rsrs rsrs Parabens ao Nelsom Jobim rsrs rsrs rsrs rsrs Quando o comunicado da OEA chegou ao Itamarati ele foi prontamente repudiado e rabatido pela PRESIDENTA DILMA Ee o MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES AO CABE A AUTORIDADE PARA MANIFESTAR-SE PUBLICAMENTE EM NOME DO GOVERNO BRASILEIRO NESTE ASSUNTO…Ao Sr.Nelsom Jobim cabe deixar de demagogia e hipocrisia e efetivar o PLANO NACIONAL DE DEFESA E REAPARELHAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS…Percebo sim uma orquestração manipulada para transformarem o SR NELSOM JOBIM em salvador da Patria e futuro REI DO BRASIL…MUITA CALMA NESSA HORA…NESSE ANGU TEM CAROÇO rsrs rsrs rsrs rsrs A quem sera que interessa personificar esta pessoa como o Rei do Brasil HEIM HEIM HEIM rsrs rsrs Aquele que atira para todos os lados,sorrindo para sempre estar bem na fita com quem quer que seja que estiver no poder para sempre ter o seu espaço garantido PODE TER A CONFIANÇA DO GOVERNO E DO POVO BRASILEIRO ??????….CAMPANHA JOBIM 2012 PRA LUA OU PRA RUA rsrs rsrs rsrs rsrs

  22. Sinceramente eu acho q o Brasil devia equipar pq ai vem chumbo. esse povo quer intrometer em td por aqui pq não vao cuidar da vida deles Jobim tá certo aqui quem manda é nós eu acho rsrsrs

  23. Lá vai o Dandolo mandando agente sair do Haiti..
    Nada ver, agente tem que ficar lá ainda, você por acaso já esteve lá? Aposto que não, ver as coisas de longe, da TV é muito simples..
    Quero ver se passar lá 2 semanas pra ver se tem coragem de mandar agente voltar e negar ajuda a eles…
    Estive lá em 2007, e a situação não é nada bonita, infelizmente não melhorou com o terremoto de 2010

    Você se diz tão ‘no futuro’, ‘pensamento a 1.000 anos no futuro’, mas não prova isso com certos comentarios tão rustigos e egoistas

  24. 😀
    Acho melhor começar a replantar a Amazonia ja que no dia que acabem o raio da Barragem ja não ha agua pra mover as turbinas

  25. Campanha Jobim Presidente !!!!!!!!!!!!!
    e de um cara de peito e com amor a patria q precisamos nesse pais…

  26. Milton Brás Cabral disse:
    07/04/2011 às 22:28
    ===
    Muito bom Milton.
    Mas preciso dizer que as coisas não são o que parecem. Dilma sabe que precisa desenvolver a indústria bélica do país. Na verdade é um dos principais trunfos do país para daqui uns 10 anos. Até lá vamos ter conviver com os 50 anos de atraso em desenvolvimento.

    A meta é organizar tudo para olimpíadas e copa. Após, o país estará com infraestrutura em ordem e com certeza com mais engenheiros, afinal, engenheiro virou artigo de luxo. Ainda mais que a principal entidade responsável por engenheiros e técnicos foi capaz de capar as atribuições dos técnicos exigindo mais dos engenheiros e relegando aos técnicos o chão de fábrica sem envolvimento direto na elaboração de projetos.

  27. 1maluquinho, perfeito! “Percebo sim uma orquestração manipulada para transformarem o SR NELSOM JOBIM” eu tava aliando com o fato da criação de um estado-maior das forças armadas. Ele foi quase que levado à pensar em abrir um comando do estado maior, e por muitos senadores suspeitos… começou no FHC sendo presidente do STF… continuou com lula, depois dilma.. no governo. Tem algo estranho… e de raízes profundas. Mas!.. to gostando! do que ele ta mostrando. Mas o “lobo em pele de cordeiro” não sai da minha mente, até pelo o proceder das ações, e seus resultados.

  28. rsrsr fala serio parabens aus dois ministos e a dilma se caso o pt não e peparado para guvenar o brasil porque so agora com o pt no puder e que estar saindo os projetos necessario para o brasil decolar
    antes que min esqueço vão para o infeno os defessores dos tucanos juntos com americanos e ong,s e eses bando de caiapos senvegonhas

  29. Devíamos ter ficado apenas 2 anos no Haiti e passado a bola para outros países. O Brasil precisa povoar a fronteira amazônica, antes que a percamos.
    Os nossos políticos tinham que visitar Singapura, para aprender o que vem a ser um país decente.
    Estou vendo no Fantástico.
    Favelas lá viraram prédios de luxo. KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Governo de Qualidade Total.

  30. Esqueci de mencionar também… o papel ridículo da russia. Estão notando como é agora mais um membro do grupo? fazendo teatrinho!.. apostava em uma ideologia para seguir o programa mundial, mas agora o jeito é se aliar a este, nao teve jeito. Sr.Jobim. Espero!… que estejas a seguir na maré, porém aproveitá-la em pró da nação! Pois realmente é complicada a sua posição, em meio a interesses! não muitos.. porém poderosíssimos.

  31. O nosso grande General Heleno tem que ir para a reserva e expor as suas ideias. Sabemos que possui grande capacidade intelectual, mas o que ele acha disso e daquilo ?
    É uma promessa e incógnita, nada mais. Já deveria ter se candidatado Deputado Federal ou Senador. Enfim …

  32. DANDOLO…Voce e muitos outros ensistem que temos que povoar a Amazonia.Se tivessem um pouco de bom senso e um minimo de visão de segurança veriam que povoar a Amazonia ao invez de demarcarmos nossas fronteiras como cães urinando nas arvores demarcam seus territorios estariamos sim gerando um problema futuro muito maior para nós mesmos.Cidades nas fronteiras geram automaticamente outras do outro lado de populações pobres que veem em nós forma de interagirem e comerciarem.Tanto a de la quanto a de cá crescem e acabam se ajuntando e complica ainda mais o controle e a defesa.Precisamos sim investirmos em infraestrutura,tecnologia,material e pessoal especializado e capacitado.Isso com um significativo aumento e criação de novas unidades é o que podem garantir a nossa Amazonia.Quanto mais gente la,mais problemas para gerenciarmos.

  33. Além da OEA, temos o Departamento de Estado. vale a pena ler sobre os direitos humanos no Brasil e na Líbia:

    2010 relatórios sobre direitos humanos: BRASIL e da Líbia 19 Minutos atrás Karma: -18
    Departamento de Estado dos EUA – abril 2011

    2010 Relatório Direitos Humanos: BRASIL

    http://www.state.gov/g/drl/rls/hrrpt/2010/wha/154496.htm

    ************************************************** ***********************

    Nações Unidas, Conselho de Direitos Humanos – Janeiro 2011

    Relatório Direitos Humanos 2010: LÍBIA

    www2.ohchr.org/english/bodies/hrcouncil/…sion/A-HRC-16-15.pdf

    ************************************************** ***********************

    publicado por Armando Rozário ¹ ² ³ Cabo Frio, Brasil – 09 abril de 2011

    PS Em janeiro de 2011, a Líbia foi muito feliz mesmo! e em abril de 2011 o Brasil estava muito irritado mesmo! Nunca podemos confiar DOS EUA Departamento de Estado nem as Nações Unidas! Aqui está outro link:
    http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=24154

  34. é um absurdo,outros paises quererem se intrometer até em contrução de uma usina idroeletrica,daqui a pouco vão querer se entrometer no governo,é bom os governantes,congresso nacional,ministros,generais,almirantes,brigadeiros,irem abrindo o olho,pois cada vez mais paises estrangeiros estão querendo palpitar,e até mandar na soberania de outros como este exemplo,gritante,um absurdo,o brasil é um pais independente autonomo,e deve saber se conduzir por si propio em qualquer questão,temos autoridades e pessoas devidamente capacitadas para se orientar,e não presisamos de nenhuma opinião de fora ou pressão,pois o brasil não deve de maneira nenhuma ceder,ou ficara eternamente a nerce e refem de outras nações,por este motivo devemos ter a bomba atomica e muita arma,defender nossa soberania em qualquer terreno.

  35. Infelizmente nosso ministro do Itamaraty não teve peito para falar a nação e a comunidade internacional acerca do assunto. Se ninguem tivesse dito nada estariamos todos chateados pensando que não dariamos uma resposta a altura, mas mais uma vez nosso Ministro Nelson Jobim demonstrou o que todo brasileiro pensa em relação ao assunto e falou o que todos nós gostariamos de responder a OEA e em poucas palavras (OEA VAI PROCURAR O QUE FAZER!!!). PARABENS JOBIM!!!
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  36. EH PESSOAL VCS FALAM DEMAIS, SERÁ QUE NENHUM DE VCS NUM PERCEBEM QUE ESSE MINISTROS E TODOS OS PRESIDENTES SAO UMAS MERDAS QUE ASSINA TUDO EM QUANTO É TRATADO QUE DAO A ELES, E QUE ESSA MERDA DE BOMBA ATOMICA JA ERA PRA TER SAIDO HÁ MAIS DE 40 ANOS, E QUE TB ELA É A UNICA SAIDA PARA TUDO, CONVERSA NAO CONQUISTA RESPEITO, MAS SIM PROPRIEDADE DESTRUTIVA CARAMBA !!!

  37. A mesma OEA que nao fala nada sobre o que esta ocorrendo na venezuela do Chapolim. Uma democracia esta a morte e eles se preocupam com meia duzia de indios no meio do mato, e que ja controlam mais terras do que qualquer indigina nas americas. visita uma tribo e nao esqueca a cachaca, porque indio gota de beber..rsrsrs

  38. A OEA está contaminada. Vamos abandoná-la. Não vamos criar uma cobra Anaconda para depois nos engulir.
    Adorei a reação de Jobim e Dilma. Subiram muito no meu conceito.

Comentários não permitidos.