Al Qaeda está adquirindo armas na Líbia

http://scrapetv.com/News/News%20Pages/Everyone%20Else/images-9/libya-rebel-forces.jpg

ARGEL (Reuters) – A Al Qaeda está aproveitando o conflito na Líbia para adquirir armas, incluindo mísseis terra-ar, e está fazendo contrabando para um reduto no norte do Mali, disse à Reuters uma autoridade de segurança da vizinha Argélia.

A autoridade afirmou que um comboio de oito picapes Toyota deixou o leste da Líbia, atravessou o Chade e o Níger, e de lá seguiu para o norte do Mali, onde entregou nos últimos dias um carregamento de armas.

A fonte disse que entre as armas estão lançadores de granadas antitanque RPG-7, de fabricação russa, metralhadoras automáticas e fuzis Kalashnikov, explosivos e munições.

A fonte também disse ter informações de que o braço da Al Qaeda no norte da África, conhecido como Al Qaeda no Magreb Islâmico (AQIM) comprou da Líbia mísseis russos terra-ar Strela, conhecidos na Otan pela designação SAM-7.

“Um comboio de oito Toyotas cheios de armas viajou alguns dias atrás pelo Chade e o Níger e chegou ao norte de Mali”, disse a autoridade, falando sob condição de anonimato.

“As armas incluem RPG-7s, FMPK (metralhadoras Kalashnikov), explosivos e munição… e nós sabemos que esse não é o primeiro comboio e que ainda está acontecendo”, afirmou a fonte à Reuters.

“Vários quartéis militares foram saqueados nessa região (leste da Líbia), e os elementos da AQIM que estavam presentes não falharam em tirar proveito dessa oportunidade.”

A autoridade da Argélia disse que a Al Qaeda estava aproveitando desentendimentos entre as forças leais ao líder líbio Muammar Gaddafi e que também tinha infiltrantes entre os rebeldes contra Gaddafi no leste da Líbia.

Os rebeldes negam qualquer ligação com a Al Qaeda.

Fonte: O Globo

6 comentários em “Al Qaeda está adquirindo armas na Líbia

  1. ONU louvou o record de direitos humanos na Líbia !
    Leia a reportagem completa aqui
    http://www2.ohchr.org/english/bodies/hrcouncil/docs/16session/A-HRC-16-15.pdf

    1. O Grupo de Trabalho sobre a Revisão Periódica Universal, elaborado de acordo com o Conselho de Direitos Humanos Resolução 01/05, teve a sua nona sessão, 1-12 novembro de 2010. A revisão da Jamahiriya Árabe Líbia foi realizada na reunião 13, em 09 de novembro de 2010. A delegação da Líbia foi chefiada pelo Vice-Ministro dos Assuntos Europeus no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Abdulati Alobidi I.. Na sua 17 ª reunião, realizada em 12 de novembro de 2010, o Grupo de Trabalho aprovou o relatório sobre a Líbia.

    2. Em 21 de junho de 2010, o Conselho de Direitos Humanos selecionou o seguinte grupo de relatores (troika) para facilitar a revisão da Jamahiriya Árabe Líbia: Argentina, Noruega e Senegal.

    3. De acordo com o parágrafo 15, do anexo da Resolução 01/05, os seguintes documentos foram emitidos para a revisão da Jamahiriya Árabe Líbia:

    (A) Um relatório nacional apresentado / apresentação escrita feita em conformidade com o parágrafo 15 (a) (A/HRC/WG.6/9 / LBY / 1);

    (B) Uma compilação preparada pelo Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACDH), em conformidade com o parágrafo 15 (b) (A/HRC/WG.6/9/LBY/2);

    (C) um resumo elaborado pelo ACNUDH, em conformidade com o parágrafo 15 (c) (A/HRC/WG.6/9/LBY/3).

    4. Uma lista de perguntas preparadas com antecedência pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, a Suécia, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Letónia, Noruega, Eslovénia, Holanda e foi transmitida ao Jamahiriya Árabe Líbia através da troika. Estas questões estão disponíveis na extranet da revisão periódica universal.

    I. Resumo do processo do processo de revisão

    5. Durante o diálogo interativo, as declarações foram feitas por 46 delegações. Uma série de delegações elogiou o Jamahiriya Árabe Líbia para a preparação e apresentação de seu relatório nacional, observando o amplo processo de consulta com as partes interessadas na fase de preparação. Várias delegações também observou com satisfação o compromisso do país para a defesa dos direitos humanos no terreno. Declarações adicionais, que não pôde ser entregue durante o diálogo interativo, devido a limitações de tempo, será publicado na extranet da revisão periódica universal, quando disponível.

    1 Recomendações feitas durante o diálogo são encontrados no ponto II do presente relatório.

    Leia relatório completo aqui
    http://www2.ohchr.org/english/bodies/hrcouncil/docs/16session/A-HRC-16-15.pdf

  2. O kadafi havia dito que a Al Qaeda estava agindo no país!
    Agora ninguém acredita que Kadafi esta vendendo suas armas a Al Qaeda,pois em breve essas armas farão falta!
    Por isso devemos saber quem são esses ” rebeldes nacionalistas” que já pensam em repassar o petróleo líbio para EUA e Europa, podendo inclusive receber armas desses parceiros!
    A Líbia corre um sério risco de se esfacelar numa possível queda de Kadafi,pois não há um consenso entre os rebeldes!

  3. uma pergunta qm fabrica essas armas??
    russos….
    vendem depois reclamam …
    SEM MAIS COMENTARIOS

  4. Nathaniel Manheru disse isso ? KKKKKKKKKKKKKKKK
    A OTAN está querendo ajudar os povos oprimidos pelos reis e ditadores, nada mais.

Comentários não permitidos.