Al Qaeda está adquirindo armas na Líbia

http://scrapetv.com/News/News%20Pages/Everyone%20Else/images-9/libya-rebel-forces.jpg

ARGEL (Reuters) – A Al Qaeda está aproveitando o conflito na Líbia para adquirir armas, incluindo mísseis terra-ar, e está fazendo contrabando para um reduto no norte do Mali, disse à Reuters uma autoridade de segurança da vizinha Argélia.

A autoridade afirmou que um comboio de oito picapes Toyota deixou o leste da Líbia, atravessou o Chade e o Níger, e de lá seguiu para o norte do Mali, onde entregou nos últimos dias um carregamento de armas.

A fonte disse que entre as armas estão lançadores de granadas antitanque RPG-7, de fabricação russa, metralhadoras automáticas e fuzis Kalashnikov, explosivos e munições.

A fonte também disse ter informações de que o braço da Al Qaeda no norte da África, conhecido como Al Qaeda no Magreb Islâmico (AQIM) comprou da Líbia mísseis russos terra-ar Strela, conhecidos na Otan pela designação SAM-7.

“Um comboio de oito Toyotas cheios de armas viajou alguns dias atrás pelo Chade e o Níger e chegou ao norte de Mali”, disse a autoridade, falando sob condição de anonimato.

“As armas incluem RPG-7s, FMPK (metralhadoras Kalashnikov), explosivos e munição… e nós sabemos que esse não é o primeiro comboio e que ainda está acontecendo”, afirmou a fonte à Reuters.

“Vários quartéis militares foram saqueados nessa região (leste da Líbia), e os elementos da AQIM que estavam presentes não falharam em tirar proveito dessa oportunidade.”

A autoridade da Argélia disse que a Al Qaeda estava aproveitando desentendimentos entre as forças leais ao líder líbio Muammar Gaddafi e que também tinha infiltrantes entre os rebeldes contra Gaddafi no leste da Líbia.

Os rebeldes negam qualquer ligação com a Al Qaeda.

Fonte: O Globo

6 Comentários

  1. ONU louvou o record de direitos humanos na Líbia !
    Leia a reportagem completa aqui
    http://www2.ohchr.org/english/bodies/hrcouncil/docs/16session/A-HRC-16-15.pdf

    1. O Grupo de Trabalho sobre a Revisão Periódica Universal, elaborado de acordo com o Conselho de Direitos Humanos Resolução 01/05, teve a sua nona sessão, 1-12 novembro de 2010. A revisão da Jamahiriya Árabe Líbia foi realizada na reunião 13, em 09 de novembro de 2010. A delegação da Líbia foi chefiada pelo Vice-Ministro dos Assuntos Europeus no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Abdulati Alobidi I.. Na sua 17 ª reunião, realizada em 12 de novembro de 2010, o Grupo de Trabalho aprovou o relatório sobre a Líbia.

    2. Em 21 de junho de 2010, o Conselho de Direitos Humanos selecionou o seguinte grupo de relatores (troika) para facilitar a revisão da Jamahiriya Árabe Líbia: Argentina, Noruega e Senegal.

    3. De acordo com o parágrafo 15, do anexo da Resolução 01/05, os seguintes documentos foram emitidos para a revisão da Jamahiriya Árabe Líbia:

    (A) Um relatório nacional apresentado / apresentação escrita feita em conformidade com o parágrafo 15 (a) (A/HRC/WG.6/9 / LBY / 1);

    (B) Uma compilação preparada pelo Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACDH), em conformidade com o parágrafo 15 (b) (A/HRC/WG.6/9/LBY/2);

    (C) um resumo elaborado pelo ACNUDH, em conformidade com o parágrafo 15 (c) (A/HRC/WG.6/9/LBY/3).

    4. Uma lista de perguntas preparadas com antecedência pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, a Suécia, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Letónia, Noruega, Eslovénia, Holanda e foi transmitida ao Jamahiriya Árabe Líbia através da troika. Estas questões estão disponíveis na extranet da revisão periódica universal.

    I. Resumo do processo do processo de revisão

    5. Durante o diálogo interativo, as declarações foram feitas por 46 delegações. Uma série de delegações elogiou o Jamahiriya Árabe Líbia para a preparação e apresentação de seu relatório nacional, observando o amplo processo de consulta com as partes interessadas na fase de preparação. Várias delegações também observou com satisfação o compromisso do país para a defesa dos direitos humanos no terreno. Declarações adicionais, que não pôde ser entregue durante o diálogo interativo, devido a limitações de tempo, será publicado na extranet da revisão periódica universal, quando disponível.

    1 Recomendações feitas durante o diálogo são encontrados no ponto II do presente relatório.

    Leia relatório completo aqui
    http://www2.ohchr.org/english/bodies/hrcouncil/docs/16session/A-HRC-16-15.pdf

  2. O kadafi havia dito que a Al Qaeda estava agindo no país!
    Agora ninguém acredita que Kadafi esta vendendo suas armas a Al Qaeda,pois em breve essas armas farão falta!
    Por isso devemos saber quem são esses ” rebeldes nacionalistas” que já pensam em repassar o petróleo líbio para EUA e Europa, podendo inclusive receber armas desses parceiros!
    A Líbia corre um sério risco de se esfacelar numa possível queda de Kadafi,pois não há um consenso entre os rebeldes!

  3. Nathaniel Manheru disse isso ? KKKKKKKKKKKKKKKK
    A OTAN está querendo ajudar os povos oprimidos pelos reis e ditadores, nada mais.

Comentários não permitidos.