3D ajuda pilotos a pousarem com segurança em desertos

http://media.jb.com.br/fotos/2011/04/06/627x390crop/3dM.jpg

O Laboratório de Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa do Reino Unido apresentou uma nova tecnologia que facilita a aterrissagem dos pilotos de helicópteros em solos com areia, como os encontrados nos desertos do Iraque e do Afeganistão, com a ajuda do 3D. A novidade foi divulgada no site do Ministério da Defesa do Reino Unido.

Cientistas do laboratório lideraram o desenvolvimento técnico do programa que diminui o “brownout”, baixa visibilidade na aterrissagem de helicópteros causada pela areia, pela poeira ou pela neve circulando no ar no momento do pouso. Os resíduos fazem o piloto perder as referências visuais durante a descida ou a decolagem.

Software 3D ajuda pilotos britânicos a aterrissarem em locais de pouca visibilidade, como os desertos Com engenheiros da fabricante de helicópteros Agusta Westland, os profissionais do laboratório analisaram dados para entender o que acontece durante o “brownout” e identificar a causa. Eles também trabalharam para que o software faça uma avaliação rápida das soluções para a falta de visibilidade e para que simulasse a tentativa de pouso. Um display no capacete no piloto mostra uma representação virtual em três dimensões da área onde será feito o desembarque criada pelo software.

O tamanho das imagens que são mostradas no display do capacete vão sendo ampliadas, aproximando-as do tamanho real, e também fornecem informações relevantes que permitem que o piloto analise rapidamente a altura, a velocidade e vento. As informações enviadas ao piloto acabam substituindo a visão real do solo quando este está coberto pela areia ou pela poeira.

“O desenvolvimento do sistema vai permitir que os pilotos aterrissem com mais segurança nessas condições, dando melhores referências quando eles estariam cegos”, disse o major britânico John Peters, que havia demonstrado muita preocupação com o pouso de helicópteros ingleses no Afeganistão.

A tecnologia já foi demonstrada em um evento para as forças armadas britânicas em Londres e foi aprovada pelos militares da Inglaterra. O sistema ainda precisa seguir todos os procedimentos de aprovação das autoridades britânicas para poder ser usado nos fronts do Afeganistão.

Fonte: BBC Brasil


2 Comentários

  1. O “brownout” e o perigo de impacto com os cabos da rede elétrica são algumas das maiores ameaças aos helicópteros e muito se tem feito para tentar contorná-las.
    A tecnologia de varredura (com laser ou radar) e apresentação ao piloto de uma visão sintética em 3D do ambiente parece ser uma solução viável.
    Equivale ao choque com aves na aviação de modo geral, que também exige soluções criativas.

  2. Por isso existe bases para pousos de aeronaves, agora quando querem invadir um pais não tem jeito tem que pousar onde tiver condições, agora se areia e os fios eletricos atrapalham é porque ta atrapalhando os pousos no meio das cidades nas horas da invação, isso é lógico, agora eu pergunto oque os gringos digo yankees e inglesses vão fazer numa terra inósptas como aquela, coisa boa não é ex: matar crianças, velhors, adolescentes enfim tudo que atrapalha as ambições do tio sam são exterminados so para manter seus caprixos é boa condição de vida é riquesa que o petróleo oferecer viva a democracia isso é a realidade so os tolos acreditam em paz, é uma mentira so aqueles que estão preparados é bem supridos sofre menos doque os desprotegidos estão a mecer desses bandidos da humanidade inimigos do mãe terra é da criação divina, mais logo estes terão seu castigo, o fim vai começar do oriente é fim para cá escreve isso.até.

Comentários não permitidos.