Fonte: Voz da Rússia
05/04/2011
Hoje comemorou o vigésimo aniversário da sua formação o grupo de acrobacia aérea “Russkie Vitiazi”, o que se pode traduzir como “Hércules russos”. O virtuosismo das apresentações destes pilotos russos nos céus de muitos países do mundo virou um espetáculo inesquecível para milhares de amadores da aviação.
A unicidade deste grupo de acrobacia aérea russo consiste em que esta é única equipe do mundo que exibe a alta pilotagem utilizando caças de combate pesados Su-27.
Os pilotos do grupo exibem no céu as mais sofisticadas figuras de pilotagem solo e em grupo, constituído por quatro, cinco ou seis aviões. O grupo “Russkie Vitiazi” foi criado em 1991. Pouco tempo depois visitou a Grã Bretanha e participou do show aéreo em Lookers. A seguir vieram os seus shows em outros continentes.
As aeronaves de combate dos “Hércules” russos têm cores da bandeira estatal da Rússia. Fala o redator-chefe da agência de informação “Aviação e cosmonáutica da Rússia” Roman Gussarov.
É simplesmente impossível sobreestimar a contribuição do grupo “Russkie Viatizi” para o prestigio e popularização da nossa aviação de combate tanto na Rússia, como no estrangeiro. Sempre admiro a pilotagem deste grupo, admiro a habilidade magnífica dos pilotos.
Hoje no “repertório” do grupo constam todas as figuras mais complicadas da alta pilotagem, – fala o tenente-coronel Oleg Erofeev, piloto do grupo “Russkie Vitiazi”.
As rotações do grupo no espaço, chamadas “barril”, “orelha”, a viragem de combate, todas as rotações em torno do eixo longitudinal do líder do grupo, isto é, todo o grupo gira em torno dos lideres.
Esta figura é bastante interessante, – comenta a habilidade dos pilotos o tenente-coronel Vitali Melnik, vice-comandante do grupo de pilotagem “Russkie Vitiazi”.
A seleção para este grupo sempre foi feita entre pilotos militares, que têm uma certa experiência, incluindo a experiência militar e prestaram serviço ativo nas tropas. Qualquer figura da nossa pilotagem está ligada obrigatoriamente a exercícios de preparo militar. Portanto, logo que a Pátria mandar, vamos fixar mísseis nos nossos aviões.
Hoje, 5 de abril, no aeródromo de Kubinka, situado nas proximidades de Moscou, promove-se uma festa de alta pilotagem. Os pilotos do “Russkie Vitiazi” levantam vôo para o céu primaveril juntamente com os ases do grupo de pilotagem “Gaivões”. Os pilotos de caças de combate pesados exibem com uma facilidade fantástica a sua habilidade única em vôo impetuoso, fazendo o numeroso público sentir a respiração cortada.
14 Comments