EQUADOR DECLARA EMBAIXADORA DO EUA ‘PERSONA NON GRATA’ E PEDE SUA SAÍDA DO PAÍS

http://www.tdbimg.com/files/2011/04/05/img-cs---heather-hodges_161852608707.jpgQUITO, 5 ABR (ANSA)

O governo do Equador pediu à embaixadora dos Estados Unidos em Quito, Heather Hodges, que saia do país por conta de acusações de corrupção feitas por ela contra a polícia equatoriana contidas em um documento revelado pelo Wikileaks.

Um relatório escrito por Hodges e publicado pelo jornal espanhol El País assegura que o presidente Rafael Correa nomeou o general Jaime Hurtado como comandante geral da polícia apesar de ter conhecimento de seus supostos atos criminosos.

A embaixadora se reuniu na última segunda-feira com o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, e segundo ele, Hodges não deu “informações satisfatórias” sobre o documento. O ministro explicou que esta não se trata de uma expulsão ou uma atitude “contra o governo” norte-americano, mas apenas uma ação direcionada a “uma funcionária que fez graves declarações”.

Quito anunciou que vai pedir explicações a Washington por conta das afirmações contidas no documento diplomático.”Esta afirmação, além de ser inaceitável, é maliciosa e temerária, por isso esperamos que o governo dos Estados Unidos da América dê as devidas satisfações”, disse a Secretaria Nacional de Comunicação do Equador por meio de um comunicado.

Outro ponto discutido na carta diplomática sugere que a embaixada tem acesso a “boletins internos” da polícia local, fato que, para o governo do Equador, também “merece uma explicação”, já que supõe uma “interferência em assuntos internos”.

O Departamento de Estado norte-americano, por sua vez, disse hoje ter recebido a “comunicação oficial” e afirmou que a expulsão da diplomata é “injustificada”.

“A embaixadora Hodges é uma de nossas diplomatas mais experientes e talentosas”, disse à ANSA o porta-voz da chancelaria dos Estados Unidos, Carles Luoma-Overstreet. Ele afirmou “lamentar profundamente” a decisão equatoriana e informou que seu país irá “examinar suas opções” para responder esta atitude.

Desde que Correa assumiu o poder, em janeiro de 2007, as relações com os Estados Unidos passaram por diversos momentos de tensão. Quito chegou a suspeitar de um envolvimento norte-americano em um ataque colombiano em março de 2008 — ocasião em que os países romperam relações –, mas acabou aceitando a versão de Bogotá, que afirmava ter violado a soberania equatoriana sem a ajuda de terceiros.

No final desse mesmo ano, o governo suspeitou de uma infiltração da CIA em seus serviços de inteligência e, no começo de 2009, Correa expulsou dois diplomatas norte-americanos acusados de intervir em assuntos internos. (ANSA)

Fonte: ANSA

18 Comentários

  1. É o negócio não tá fácil pros americanos na América do Sul, inclusive.
    Embaixadora minha ” camarada ” , té logo.
    E se as informãções dela sobre o General forem verdadeiras, té logo pra ele também.

  2. Se todo os países fizerem com o Correia fez em expulsar um embaixador americano por ter falado besteiras;os EUA não terão representação em país algum-Hahaha…
    .
    Valeu correia é assim que se faz.Heheh

  3. Falou a verdade sobre os chefes das Republica das Bananas da Latrina Americana e os caras ficam bravos.E tipico.

    Me digam voces onde na America Latina nao existe corrupcao.
    Como sempre, a verdade doi pra cachorro.

  4. @nelore disse:
    06/04/2011 às 17:27

    Concerteza todo mundo nos EUA e europa são santos, so faltam a aréola na cabeça.
    As piores corrupções vem é de la mesmo, porque por aqui pode resultar em algumas morte e prejuízo financeiro, por la, pode resultar em guerra em algum canto do mundo.

  5. A verdade doi, e melhor expulsar a moça do que consertar o país e mudar a realidade, por isso somos tao atrasados, hipocrisia política grande demais

  6. Atitude digna de presidente sub-mundista (?)

    Igual ao Lulladrã quando o reporter americano falou que ele bebia demais, quiz expulsar o kra.

    Correa, se os americanos ou até mesmo o resto do mundo acham que País corrupto, ao invés de expulsar todo mundo,mostra que não é bem assim.

  7. Isso é assunto interno deles, os ianks tbm ñ são santos.São corruptos, deram sumiço a 9 bi de dólares do Irak…até agr ninguém foi preso ou acusado,bush e & invadiram a revelia da ONU o Irak,até agr tbm ñ foram presos…me parece q e um roto falando do esfarrapado..cínicos.Sds.

  8. lucena disse:
    07/04/2011 às 16:48
    Nelore,
    .
    Diga um país que não tem corrupto neste planeta?
    ===
    EUA…kkkkk

  9. .
    Vish, Nos USA não tem corrupção???
    .
    Está em todo canto dos USA, tem Prefeito e político, pra todo lado… certo que na Imprensa de la aparecem muitos casos, mas para ficarmos em coisa mais segura sugiro o sitio do FBI sobre esta praga, teremos menos casos que na imprensa, mas eles dizem que é a maior prioridade do FBI, mais que Drogas, Mafia e tudo mais, ele mesmos dizem que a coisa é solta!!
    .
    http://www.fbi.gov/about-us/investigate/corruption
    .
    Maiores casos de Corrupção comprovada pelo FBI, na imprensa seriam mais, abre esse link e veja os casos depois do Katrina na região:
    .
    http://www.fbi.gov/news/katrina/hurricane-katrina#katrina_pubgov_corrupt
    .
    Neste abaixo estão os principais casos de 2009:
    .
    http://www.fbi.gov/news/pressrel/press-releases/highlighting-recent-fbi-public-corruption-investigations
    .
    Mas se quiserem ver os escândalos de jornal que nem tem aqui, bem, basta pesquisar um pouco!!
    .
    Tem gente por ai muito iludida em pensar que corrupção existe so aqui na A.L….
    .
    Valeu

  10. Atitude típica de governante populista de república bananeira localizada ao sul do Rio Grande. Muito semelhante a um ex-presidente que queria expulsar um correspondente pelo fato deste último descortinar seus caudalosamente sabidos hábitos etílicos. É a velha atitude de, quando há febre, colocar a culpa no termômetro.

  11. KKKKK você me faz rir meu caro Hms_Tireless você fala do ex-presidente Lula e de ele te tentado expulsar um jornalista… OK reclama que ele tentou retira seu “visto” por outro lado você apóia o governo americano e sueco em levar a “prisão” outro jornalista por te relações sexuais sem usar camisinha e esse mesmo jornalista, da Suécia seria ou será levado aos EUA onde no mínimo pode passa algumas décadas preso, mas nesse caso é normal… quer dizer independente dos motivos certo ou errado se expulso de um país lhe parece se menos cruel e errado que se preso por décadas por um pequeno suposto delito onde eu imagino que se as mulheres se recusaram a te relações então ele fossou ou seja se caracteriza como estupro, só que não foi isso o que aconteceu uma vez que as mulheres concordaram e te a relação. Mas isso pouco importa como é o governo americano quem ta por trás de tudo isso para o senhor é normal?
    Eu pensava que o doido fosse o “inventor”, mas me enganei você é impagável kkkkkkkkkkkkkkkkk continue assim pelo menos é engraçado!!

  12. Em Brunei não tem corrupto porque tem um Sultão que é dono de tudo e a tudo disponibiliza gratuitamente para a população e o povo o ama rsrs rsrs Quero te dá quero te dá,dádádádá,dádádá,dádádá.

  13. Fala kamaradas…
    Com os EUA perdendo sua influência de perpetrar, indiscriminadamente, ingerências em assuntos internos, isso tornar-se-á mais frequente.
    Americans…GO HOME..rs..
    Falow

Comentários não permitidos.