ATLAS MB-326KC Impala Mk.II no “Campo dos Afonsos”

Foto: Ricardo Pereira- Plano Brasil

O Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro recebeu mais uma relíquia da aviação mundial, as aeronaves AT26A ATLAS MB326KC Impala Mk.II ( FAB 4634 )

As aeronaves recebidas estavam em excelente estado, inicialmente a FAB prentedia usá-las como fonte de peças para seus AT-26 Xavante, porém, após criteriosa análise chegou a conclusão que estas estavam em perfeito estado, até melhores que os vetores que viriam suprir, desta forma, a FAB resolveu colocar em operação,  11 das 14 adquiridas.

Foto: Ricardo Pereira- Plano Brasil

Assim, estas aeronaves foram designadas pela FAB como AT-26A.

Ao contrário da versão brasileira, o Impala II está equipado com metralhadoras fixas (os Xavantes precisam usar casulos de metralhadoras) e equipamentos de autodefesa (chafts, flares e detecção de iluminação por radar). O Impala II tinha a capacidade de lançar alguns tipos de mísseis sul-africanos, como o V3-B, mas estes já foram retirados de operação.

Foto: Ricardo Pereira- Plano Brasil

By Ricardo Pereira

Fotografo e Editor Adjunto

Plano Brasil

14 Comentários

  1. Por muito que este modelo seja querido à FAB não seria o caso de já o retirarem do serviço. É que face ao Super Tucano e ao AMX parece haver uma reprodução de papéis – sendo que manter aviões antigos a voar requer muita mais manutenção e custos elevados.

  2. A FAb já os desativou, estas aviões são agora peça de museu.
    Quanto ao A1- AMX sim sobrepõe, porém não no treinamento, havia a pretenção de se desenvolver uma variante o AMX-T para isto, porém contava com a aquisição da Venezuela para deslanchar, daí, houve o tal embargo e o AMX-T foi pro brejo.
    Para treinador, o AMX é muito caro, o ideal seria lago inferior.
    A Aeronave que o substitui o At-26 é o AT 29 super tucano, acredita-se que haverá um “lift” no futuro, até lá o At 29 tem que fazer o trabalho “sujo”.
    O xavante serviu bem a FAB, mas como bem dissestes, foi já a um longo tempo.
    SDS
    E.M.Pinto

  3. Não valeria a pena modernizar os Impala e Xavantes.
    Para dar uma sobre vida e coloca-los apenas como treinadores ???

    Acho que seria uma boa.

    Abs.

  4. O pessoal não lê, não interpreta textos direito e fala um monte de bobagens.
    Gente, essas aeronaves ERAM.. leia de novo.. ERAM.. mais uma vez.. ERAM da FAB, e foram doadas ao Museu.
    A historia que se segue, é o “por que” elas entraram em serviço.
    Foram compradas para serem canibalizadas, isso é, para retirar peças e usar nos modelos que já tinhamos, mas das 11 de 14 aeronaves estavam em um estado de conservação melhor do que as que já tinhamos, então a FAB achou interessante incorpora-las.
    Isso já faz tempo e agora que sairam de serviço foram doadas…

    ee… interpretação de texto: ZERO para alguns.

  5. os colegas acham que devemos ter o melhor caça do mundo..concordo até aí…porém como a Dilma não entende nada de aviões não foi esperta o suficiente pra colocar a compra dos caças no PAC, a vaca foi pro brejo agora só restando esses pequenos herois que ainda podem ter sua hora e vez enquanto ainda podem voar …os 36 caças com transferencia de tecnologia logo virão…dia de São Nunca

  6. Ricardo as fotos ficaram ótimas mais ainda quando se click nelas, com ampliação não perde qualidade, valeu..

  7. Xtreme disse:
    05/04/2011 às 13:29
    se continuar como vai…. a FAB será o maior museu do mundo…rsrsrsrs
    ==
    Depois daquela história do Grippen não ser um caça totalmente capaz para a intervenção na Líbia, acho que museu é mais apropriado.

  8. E.M.Pinto Mas não existe uma diferença relevante na sensação entre voar um caça turbo-hélice e um de turbina a jato?

  9. A não muito tempo colocaram no entorno do Campo de Marte, aqui em São Paulo, um Xavante como ‘monumento’. Está até ‘armado’ com casulos de foguete e metralhadora. Foi uma surpresa quando o vi ali. Também colocaram um F-5 biplace em outra esquina. Quem mora em São Paulo, vale a pena dar uma passada por lá para ao menos tirar uma foto de recordação.

Comentários não permitidos.