China acelera entrada como competidor na aviação, diz Curado

Para o presidente da Embraer, parceria dos chineses com a Bombardier muda competitividade global do mercado

Klinger Portella, iG São Paulo

A parceria da Comac (Commercial Aircraft Corporation of China) com a canadense Bombarbier traz um novo desenho para o mercado de aviação mundial. Segundo Frederico Curado, presidente da Embraer, o acordo “acelera a chegada dos chineses como competidores”. Atualmente, a China desenvolve dois projetos de construção de aviões.

“O Canadá tem tecnologia que a China não dispõe e essa aproximação tende a acelerar a curva de aprendizagem dos chineses”, disse Curado, após participar de um almoço, em São Paulo, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para tratar da competitividade da indústria brasileira diante da valorização do real frente ao dólar.

Curado afirmou que a parceria dos chineses com os canadenses “é um fato novo no mercado”, mas que todas as companhias do setor devem sofrer com isso. “Não necessariamente afeta apenas a Embraer, mas a competitividade global para todos os fabricantes de aviões.”

Sobre o futuro da companhia brasileira na China, Curado disse que há intenção de manter as operações comerciais no país asiático e espera para as próximas duas semanas a definição sobre as operações industriais da Embraer na região.

“Esperamos uma definição se o governo chinês aprovará ou não a continuidade das nossas operações industriais na China durante esta visita que haverá daqui a duas semanas com a presidente Dilma Rousseff.”

Fonte: Economia IG

27 Comentários

  1. ”Sobre o futuro da companhia brasileira na China, Curado disse que há intenção de manter as operações comerciais no país asiático e espera para as próximas duas semanas a definição sobre as operações industriais da Embraer na região”
    SE OS CHINESES ESTÃO SE ASSOCIANDO À BOMBARBIER QUE É A PRINCIPAL CONCORRENTE DA EMBRAER ESTA NA CARA QUE NÃO HÁ MOTIVOS PARA PERMANECER NA CHINA!
    ESSA PARCERIA ESTRATÉGICA (AGORA QUALQUER ACORDO É PARCERIA ESTRATÉGICA ) JÁ CADUCOU A MUITO TEMPO SÓ A EMBRAER NÃO ENXERGA ISSO!

  2. Bombardier: +uma que cai no negócio da China? Será?

    Por favor Dilma: cria uma empresa NACIONAL, BRASILEIRA, COM 51% do estado brasuca, para fabricar caças e VANTs.
    Precisamos duma empresa VERDEAMARELA que antes de lucros, vise a defesa do Brasil.
    Com controle do estado 51% que não poda ser vendida para Boeing EADS Elbit Embraer ou Odebrecht.

    Mas a Dilma não está nem aí com a defesa, olha que com isso não estou falando bem da oposição, a oposição, tucanos PFL-demos-kassabes-PSD(!), pelamaordideus! NUNCA MAIS! todos entregues aos americanos.

    No general Heleno não confio, muita ”pose” de sério, não é natural, um presidente deve ser diplomata, deve saber lidar com tudo mundo. O cara que realmente quer defender Amazônia tem que começar por falar bem dos subnucs que começou o torneiro e da artilharia AA russa tipo S-300 400,
    se o cara se omite de falar dos subnucs, eu já suspeito, seguro trata-se de um CANSEI fantasiado de durão.
    Aqui mesmo no blog, aqueles supostos ”gripeiros” ou ”anti-França”, não passam de oposicionistas proamericanos fantasiados de ”gripeiros” ou ”anti-França”, nunca elogiaram os submarinos, nunca elogiaram os submarinos, é fácil saber quem é oposicionista proamericano, se se omite a respeito dos subs é CANSEI com certeza.

    Quando apareça um cara que fale daquilo que a gente precisa: fabricação própria do armamento e deixar o TNP, eu apoio. Os restantes são só atores.

    Se um possível candidato do único que fala é do soldado de selva brasuca ser o melhor do munto etc etc, não dá.
    Seguro é o melhor, mas a guerra agora é outra coisa, já vimos, em um dia os EUA lançaram 110 tomahawk acima da Líbia.

    Defender a Amazônia não pode ser vista como aquela atitude do soldado japa que encontravam de tempo em tempo isolado numa ilha pensando que a guerra continuava. Hoje um soldado sem logística não aguenta. O inimigo vai deixar ele morrer de velhice.rs
    Quando o inimigo chegar, ele vai estar com netos dalguma indígena.
    A Amazônia se defende com 400 artilharia AA apontando para o Atlântico, + outras 400 pra todas as fronteiras, com subnucs, e mísseis de 5mil Km. E com uma avançada tecnologia nuclear, assim se defende a Amazônia.

    O Brasil é um bolo de trilhões, cada tomahawk um milhão, podem lançar 10 mil mísseis se quiser, ou 100 mil mísseis se tiverem, o prémio é grande.
    Não vão invadir, é só ameaça e Pindorama fica sem soberania.
    – O GF tem que apoiar Embraer como empresa de aviação civil, mas criar uma outra para os caças, porque depois de ver banida a venda para a Venezuela acho a Embraer já não quer saber nada de possíveis embargos. (o 390 é misto mil-civil, podem vender para correios etc).

    Enquanto aos negócios da China, na verdade não é que a Bombardier ou a Embraer sejam tolas, seguramente elas fizeram venda de ToT para os chinas, mas públicamente era ‘parceiras’ sei lá.
    (quando ninguém nem suspeitava eu comentei aqui que muitas vezes as supostas engenharia reversas de supostos gênios chineses, não passam de compra encoberta).

    Acho lucraram muito, são empresas capitalistas, veem uma oportunidade e aproveitam. Agora a Embraer posa de vítima, e em uns meses a bombardier tb vai posar de vítima, o que sempre é bom para (no caso da Embraer) conseguir apoio do BNDES e do povo sofredor.

    Nenhuma empresa gigante como essas dois
    pode dizer que foi enganada,
    tão brincando com a gente.

  3. Só há uma pessoa nesse planeta capaz de fazer a aviação evoluir: Dandolo.
    Afastem o Curado que eu assumo a Embraer.

  4. Somente um miope mesmo0 que encherga na China um parceiro comercial. Eles se aproveitam, ganham tempo, e compram o que desejam, pois não praticam e nunca irão praticar regras de mercado e adotar políticas sociais e de liberdade do ocidente. São Piratas que jogam contra o tempo e ânsia de empresários Norte Americanos e Europeus por lucros fácil e mão de obra escrava.
    O governo Chinês não admite uma empresa operar em seu teritório sem uma joint venture com o Governo. Logo, que m e r d a de economia de mercado é essa? Para Apple e Nike, isso é vélido, mas para a grande maioria não?
    O Brasil só perderá com isso. A China hoje já é dona de fazendas de soja no Brasil, e jazidas de minério de ferro e outros minerais, logo começará a produzir com um destino único, e pior poderá praticar o preço da commoditie que desejar. Mas em terra de surripiadores da nação como o Bananal, tudo é válido com a chancela do Governo Federal e do Itamaraty.
    Por favor Mantega e Dilma e todos mais, aprendam que nos igualarmos a China, Índia, e Rússia é jogar o joguinho sujo destes paises que nunca respeitarão as regras de comercio do ocidente. O que é mais fácil manter uma economia sob um regime comunista de governo central forte e partido único, ou ter que conviver com uma democracia irregular com sague sugas para todos os lados, inclusive no próprios aliados como o PMDB?
    Futuro negro para esta nação chamado Brasil.
    [ ]s

  5. Milton Brás Cabral, com os últimos governos que tivemos (FHC, Lula) uma empresa privada é mais confiável que uma estatal. Tem gente que acredita que o PT quer assumir o controle da Vale para “defender os interesses dos brasileiros”, sofisma puro, querem é transformar a Vale no cabide de empregos nº 2 do governo, quem não conhece que leve essa corja para casa.

  6. Brasil nao deve fazer parceria comercial com uma nacao onde trabalho semi-escravo e politica de Estado. Nao vai ganhar nunca e vai sim perder suas industrias aos fabricantes de quinquilharias chinesas.
    Fala que nao e a verdade!

    A China nao inporta nada com valor agregado. So querem o petroleo cru minerio de ferro sem processar e soja bruta. Fal em exportar o oleo de soja e ja pulam fora.
    As pererecas anti-americanos nao deveriam nem mencionar a China como um parceiro viavel a um pais como o Brasil. NAO TEM NADA A OFERECER ao Brasil.
    A Petrobras com o pre sal que se cuide.

  7. É bom o Curado abrir os olhos, imaginem os Regional Jets da Bombardier sendo fabricados à custo de banana e com moeda desvalorizada como o Yuan. Enquanto isso o Real sendo valorizado por conta da taxa de juros brasileira. É complicado.

    []’s

  8. Os chineses não estão nem aí pro resto do mundo (em qualquer assunto que seja) eles só querem uma coisa: encher as prateleiras de todo o mundo de mercadorias. Daqui há algum tempo só existirão produtos Made in China (em qualquer parte do mundo), aí vai estourar a 3ª Guerra: todo mundo contra a China.

  9. O Chineses tão nem ai pro resto do mundo rsrs rsrs Os Chineses estão se desenvolvendo e se armando a toque de caixa na mesma velocidade que se desenvolvem comercialmente e economicamente so que tem uma diferença,enquanto governos Ocidentais e politicos ocidentais alardeiam seus desenvolvimentos e projetos para intimidarem ou para se auto-afirmarem os Chineses a tudo fazem sem alarde ja se preparando para o que mais cedo ou mais tarde para eles vira.Uma cruzada global contra o devorador Dragão.Fere aos olhos e a autoestima Ocidental ver seus paises na bancarrota e a China prosperando e ainda governada por uma tirania expansionista.Preparem-se amiguinhos a Cobra vai fumar.Essa parceria com a Bombardier é somente estrategica momentanea a eles.Eles não gostam de dividir mercado com ninguem e so aceitam aquilo que não lhes interessa.

  10. NICK…Correto o teu raciocineo.O Brasileiro tem de entender que as potencias não permitirão um ascendente e com potencial como o Brasil morder o filé dos mercados e a aviação assim como o restrito e seleto clube de lançadores de satelites não querem o Brasil com seu potencial estrategico como competidor.Aos amantes da folhinhas verdes,nossa burra e prostituida politica faz tudo certinho para que continuemos no seculo 21 sendo medievais extrativistas.A taxa de juros ao qual ate o ex falecido presidente era contra massacra o povo enquanto ela e a valorização do Real comprometem nosso mercado.Tem de ser um inteligente magico para baixar as taxas de juros sem tambem deixar nosso mercado exposto ao capital extrangeiro que ja entra em grande escala atraido pelo nosso potencial,momento economico e consumo.As empresas e industrias so querem vender e terem menos despesas e o governo não quer esquentar a cabeça com pressões externas então para eles continuarmos extratores e mercado barato é lucro enquanto deveriam pensar em nos transformarmos beneficiadores de nossas riquesas o que traria desenvolvimento e capacitação ao pais e ao povo…POR UM BRASIL MAIS JUSTO,IGUAL E DESENVOLVIDO,CAMPANHA JOBIM 2012 PRA LUA OU PRA RUA.

  11. OBS::::: Com essa da China a visita da madame a Pequim sera mera formalidade e perda de tempo,ira apenas conhecer a muralha e a cidade proibida.Perdeu mais uma Brasil.

  12. Na verdade na verdade a unica potencia para nos associarmos e que teremos reciprocidade de beneficios é mesmo a França que esta mais ou menos na mesma posição que nós em meio oas lobos.Resta ao Sr.Sarcozy tomar uma decisão e deixar de ser MURILO (estar sempre encima do muro)porque se ele confia nos vizinhos dele esta lascado e é o mesmo que nós confiarmos nos nossos.

  13. Entendo perfeitamente Leandro, mas não fica outra, porque o páis, apoia mediante o BNDES por décadas uma empresa, e o empresário termina vendendo para EADS Elbit sei lá.

    A empresa deve ter 51% de control do estado, e por lei, ou melhor na constituição, deve estar estabelecido que o estado não pode privatizar, por ser indústria ligada à defesa da soberania.

  14. Quanto exportamos de soja bruta e minerio de ferro bruto para a China?
    Dá para sentar e dizer não para a exportação in natura?
    Então, senta.
    Só exporta ferro peletizado ou farelo de soja.
    Dá para evitar as importações de lixo chines (que chamam de bugigangas)?
    Dá, então breca.
    Existem regras da OMC, que o Brasil tem que respeitar. Mas tem que fazer a China também respeitar.
    Existem regras nacionais de proteção ao consumidor, que os produtores ou importadores têm que respeitar.
    Cobre-se isso a priori, antes da entrada dos produtos no País.
    Breque-se támbém a entrada de lixo chines (bugigangas) via Ciudad Leste ou através de qualquer país do Mercosul, onde tenha transitado para se “nacionalizar”.
    Ao fazer isso, daremos espaço para o ferro australiano ou a soja dos demais países da América do Sul, mas em quantidade ou qualidade insuficiente para atender o apetite chines.
    Por que a nossa carne suína até hoje está com o ingresso barrado?
    E o óleo de soja? E por aí vai.
    Dane-se o lixo chines, que só serve para a China acumular superavits e impor condições comerciais fora das regras de mercado da OMC.
    A Embraer tem razão quando diz que precisa continuar lá, porque só o tamanho do mercado chines e asiatico é fantástico.
    Mas só vai poder continuar se fechar acordos que beneficiem demais a industria chinesa.
    E a Bombardier já topou.
    Os chineses estão construindo aviões “regionais”, concorrentes da Embraer e da própria Bombardier (que vai lhes dar a tecnologia), estão desenvolvendo aviões concorrentes da Boeing e da Air Bus – 737 e A320.
    Acorda mundo!!!

  15. Sobre a China:
    1) Sabem selecionar muito bem os seus políticos e economistas;
    2) Os bandidos e criminosos não se criam nesse país;
    3) Governam para o povo e empresas, e não para banqueiros e especuladores financeiros;
    4) Possuem a disciplina oriental;
    5) Nacionalistas;
    6) Investem muito na pesquisa e produção;
    7) Copiaram e aperfeiçoaram o Sistema Econômico Brasileiro, dos Governos dos Presidentes Generais de 64, que deu certo aqui;
    8) Há parceria do Estado com a Empresa Privada;
    9) Investem em Infra-estrutura;
    10) Possuem muita mão de obra;
    11) Possuem muitos minérios;
    12) São grandes comerciantes;
    13) As universidades investem em físicos e engenheiros;
    14) Não há populismo, teocracia, nepotismo, plutocracia, demagogia;
    15) Trabalham muito e sem reclamar;
    16) Querem ser os melhores desse planeta (ambição).

    Atualmente, eles servem de exemplo e são referência para o mundo.

    O Brasil se quiser ser uma China, vai ter que copiá-los.

    Com os políticos que nós temos, não teremos futuro.

    Vamos exigir que os chineses montem multinacionais aqui dentro, caso contrário não vamos comprar os produtos deles.

  16. Bombardier tá desesperada, subiu no banquinho e põs a corda no pescoço. Será que a China chuta o banquinho?

  17. Nelore, você só esqueceu de dizer que a China, esta desse jeito porque foram os imbecis dos americanos que levaram as industrias pra eles produzirem mais barato, resultado, dragão alimentado agora esta engolindo o tratador idiota (EUA). Leva essa conversinha sua pro Braz e o Roberto te massacrarem.

  18. O Brasil deve sim tomar cuidado com a China, mas ainda é uma parceria que da lucro ao Brasil, e os EUA??? De concreto sabemos, que a China é o que é hoje, por causa dos EUA, qual o incentivo dos americanos para o Brasil?…

  19. Wolfpack disse:
    03/04/2011 às 15:36
    ,
    Para essa turba de babacas esquerdistas, essa é a regra.
    O que vale é fuder com os EUA a todo custo.
    Mesmo que seja defender governos tiranicos, como os da China, Rússia, Cuba, Venezuela etc.
    Ou seja, são um bando de babacas que só porque odeiam a merda da capitalismo, ficam do lado do satânico comunismo.
    ,
    Gente realmente ignorante em assuntos políticos, dão pitaco sobre o que não sabem e pior, os políticos em Brasilia se enquadram neste clubinho vermelho.

  20. Wolfpack disse:
    03/04/2011 às 15:36
    ,
    Ja dizia um filosofo (que esqueci o nome), que o bom senso, a moralidade e o respeito devem vir do povo, não de leis políticas.
    Meu amigo, esqueça, essa Dilma é uma comunista terrorista e ficará do lado dos EUA independente das conseqüências, pois se o resultado for aumentar o placar dos comunistas, tá tudo bem,pode matar crianças e legalizar a droga e o aborto.
    ,
    É isso que essa gente pensa em fazer.

  21. Dandolo disse:
    04/04/2011 às 00:58
    ,
    No dia que o Brasil quiser ser como a CHina (e quer) eu mato o presidente e jogo um 747 chio de bombas no Planalto.
    ,

    1. Exatamente. Selecionam e fazem loby em outros países para que economistas corruptos destruam a economia ocidental.
    2. O governo transforma todos em robôs e limita ao máximo qualquer possibilidade de quebra de seu sistema comunista centralizador.
    3. Governam para a própria China. O Comunismo que deu certo. Sim, a pobreza provem desse esquerdismo que você tanto ama.
    4. Sim. Pessoas com pouco sentimento e de fácil manipulação por sistemas robotizadores de sociedade. Como as viadagens do Japão e Korea do Sul.
    5. …e expansionistas.
    6. Investem em tudo, com salários contados no “conta gotas” para os poucos (que são muitos) cientistas que resolveram ficar por lá e não fugiram para o Ocidente.
    7. Copiam tudo descaradamente, sem regras de mercado. Conseguem ser mais fdp que os americanos.
    8. Sim, parceria em empresas que favorecem e são cúmplices do governo de estado.
    9. …da maneira mais porca possível.
    10. Um bilhão, e 700 mil zumbis com fome.
    11. Na verdade nem tando.
    12. Tá de brincadeira? Apostos que você é um daqueles esquerdistas, que defende a liberação das drogas, legalização do aborto, sexualização da crianças (transformar as crianças e putas),
    13. Mão de obra para o futuro.
    14. Aham, sei… ¬¬’ . É uma especie de socialismo capitalizado.
    15. São escravos de seu governo. Sem greve. A marcar registrada co comunismo.
    16. Concordo totalmente

    E é nesses caras que você deseja que sejam os parceiros ideais para o Brasil? Para lideres do mundo?
    Depois os EUA é que são demoníacos, desgraçados etc.
    ,
    ,
    Já ouviram falar em Agentes de mudança?
    São esquerdistas que entram em grupos socias, financeiros, empresariais, intelectuais, com um unico objetivo: Servirem de agentes de mudança de pensamento. Incentivando e criando situações onde o capitalismo e a liberdade da democracia não se sustente e caia, dando espaço para o comunismo tomar conta. Esses agentes, é quem criam leis a favor da lei da homofobia. Agora um viado pode entrar na igreja e tranzar com outro homem, mesmo havendo a lei de “ultraje à culto(religioso)”

  22. DANDOLO….SEU ITEM 3 NÂO ESTA CORRETO.Eles osChineses não governam para o seu povo e sim para o seu unico partido o COMUNISTA ou seja,governam para o sistema e quem não afina com o sistema pode ate ser executado.O povo não tem liberdade,vive oprimido e é mão de obra escrava para o sistema e uma diminuta casta aristocrata que colabora com o sistema.Sabe,prefiro ser pobre e desempregado no Brasil.

  23. que protegeria as religiões dessa desgraça de putaria, mas essas lei da homofobia, nenhuma lei que protege a religião será efetivada, graças e esses malditos. Ou seja, se você processar um viado por qualquer coisa, ele alega homofobia e você pega 5 anos de prisão, sem fiança, e sem direito de recorrer. Desgraçam a sua vida.
    ,
    Querem legalizar o aborto. Agora, as putinhas podem ficar despreocupadas com a pilula do dia seguinte, é só arrancar o desgraçado do fetinho e pronto!!! Problema resolvido!!!
    ,
    Querem criminalizar o tabagismo do cigarro e liberara geral a maconha.

  24. LUI.RICK…Esqueceu-se de dizer meu amigo que agora tambem não existe mais a intermediaria fase adolescente.Hoje ou é adulto ou é criança e tudo e todos que destoam disto são pedófilos rsrs rsrs As Danadinhas podem escolher presidente,podem se emancipar,podem casar-sem e tirarem carteira de motoristas,mas são inocentes para responderem praticas de crimes e incapazes para escolher um pinto ainda mais se for +18.A pouco tempo em SP uma menina de 14 anos que desde os 9 anos viviam nas ruas se prostituindo e usando drogas foi para uma comunidade carente ser a mulher do chefe e vivia oprimida e sendo torturada com frequentes surras.Ate ai não existia a familia e nem a presença do estado.Um dia cansou de apanhar e voltou pra rua.Conheceu um rapaz que gostou dela e se sensibilizou com sua estoria levando-apara casa e tratando-a como sua esposa,trabalhando e sustentando-a.Hoje esse rapaz esta preso e sendo acusado e respondendo por crime de abuso contra incapaz,pedofilia.Esse é o mundo desumano e a sociedade paranoica que hoje nos encontramos que a tudo generaliza e que não existem criterios……Quanto a China é uma nação de um governo que não tem nenhuma pena de seu proprio povo e a grande maioria la é pobre e vive oprimida.São comerciantes olhos grandes e expansionistas,não aceitam dividir mercado com ninguem.Se a politica de governo não se adequar aos anseios da maioria de seu povo e não respeitar regras de mercado inevitavelmente o mundo tera de se unir e cair encima deles senão seremos todos seus escravos.

Comentários não permitidos.