Bahrein cria impasse para interesses sauditas e americanos

Autoridades da Arábia Saudita estão irritadas com governo Obama, que abandou Mubarak e ignorou pedidos de tropas contra oposição.

A repressão brutal no Bahrein representa um dos maiores dilemas de democracia no Oriente Médio até o momento para o governo do presidente americano, Barack Obama, aprofundando uma divisão entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita, seu mais importante aliado árabe, enquanto potencialmente reforça a influência de seu maior inimigo, o Irã.

As relações entre EUA e Arábia Saudita estão no seu momento mais frio desde a invasão americana do Iraque em 2003. Autoridades sauditas, ainda irritadas que Obama abandonou o ex-presidente Hosni Mubarak do Egito em face das manifestações populares, ignoraram os pedidos americanos de não enviar tropas ao Bahrein para ajudar a acabar com os protestos da população xiita do país.

Foto: The New York Times

Protestos durante funeral de manifestante morto durante confrontos (20/3/2011)

Um telefonema tenso entre Obama e o rei Abdullah, segundo oficiais árabes, não ajudou a aliviar as tensões. “O rei Abdullah deixou claro que a Arábia Saudita nunca permitirá o controle xiita no Bahrein. Nunca”, disse um oficial árabe informado sobre as negociações. Ele disse que a disposição do rei Abdullah em ouvir o governo Obama “evaporou” depois que Mubarak foi derrubado do cargo.

A posição da Arábia Saudita está enraizada na crença da família real de que uma rebelião xiita no Bahrein poderia se espalhar e fortalecer a minoria xiita de seu reino, além de aumentar a influência iraniana na região, um medo compartilhado pelo governo americano.

Mas, segundo oficiais do governo, Obama e o Rei Abdullah divergem sobre como lidar com a crise.

As autoridades americanas querem que a Arábia Saudita e o Bahrein permitam as reformas políticas que poderiam conduzir a uma maior representação dos xiitas que vivem sob domínio sunita.

Durante sua conversa telefônica com o rei saudita, Obama pediu fim à violência que tem tomado o Bahrein nos últimos dias. Mas “não não há muito diálogo acontecendo”, disse um oficial sênior do governo, observando que o secretário da Defesa Robert M. Gates e a secretária de Estado Hillary Rodham Clinton foram forçados a cancelar uma visita à Arábia Saudita nos últimos dias porque o rei não estava disposto a hospedá-los. (A razão oficial era que ele estava doente). “Ainda parece haver uma grande dose de aborrecimento”, acrescentou o oficial, falando sob condição de anonimato.

Leia também:

Para o governo, as apostas são mais altas no Bahrein e na Arábia Saudita. A Arábia Saudita é o segundo maior fornecedor de petróleo dos Estados Unidos, o Bahrein é o lar da Quinta Frota da Marinha dos EUA.

Mesmo se os Estados Unidos conseguissem deixar de lado sua dependência do petróleo da Arábia Saudita, o reino, lar das maiores reservas mundiais de petróleo, ainda poderia oscilar os mercados globais e desacelerar a recuperação econômica nos EUA e ao redor do mundo.

Diálogo

O governo Obama tem investido suas esperanças de resolver o conflito no Bahrein no príncipe herdeiro, o xeque Salman Bin Hamad Al Khalifa, que está liderando os esforços do governo para iniciar um diálogo com os manifestantes.

O príncipe, um graduado da turma de 1992 da Universidade Americana de Washington, foi descrito em um dossiê diplomático de 2009, tornado público pelo WikiLeaks, como “muito ocidental em sua abordagem”.

*Por Helene Cooper e Mark Landler

Fonte: The New York Times via Último Segundo

13 Comentários

  1. E ai, quero ver a CS,a Europa e os EUA falarem em defesa dos civis,da Arábia Saudita e do Bahrein.
    .
    quero ver até vai a hipocrisia do Ocidente em especial do EUA no Oriente Médio;e de alguns por aqui no Brasil e por que não no Pano Brasil.

  2. É Obama fica ”nessa Bossa nova” mas consegue ser pior que Bush Jr .
    Bush Jr pelo menos punha a cara pra bater! Obama finge que nada esta acontecendo!
    O rei Abdullah é um traidor de seu povo,mas o fim de sua tirania esta próximo !

  3. Gostaria de ver os baba ovos dos USA comentarem aqui essa política de Obama: Na Líbia não pode massacrar civis mas no Bahrein tá liberado!!

  4. Não tem mais como o mundo aceitar reis e ditadores, nem mesmo as famílias reais da Europa, Japão …
    A Plutocracia dos EUA também irá cair, assim como o Populismo Sul-americano liderado pelo Lula.
    Todos os países precisam de uma revisão séria, pois a revolta idealista dos jovens irá pressioná-los.
    Regimes teocráticos também irão cair, pois a crença em Deus é individual.
    Não há regime opressor, sem o apoio de generais e coronéis corruptos.

  5. QUAL SERÁ O FUTURO DA POLITICA INTERNACIONAL É UMA INCÓGNITA,ESTÁ LUTAS JUSTAS POR DEMOCRACIA PELAS NAÇÕES ARABES EU ACHO CORRETAS MAS O PROBLEMA É SE O REMÉDIO PARA ALGUMAS DESSAS NAÇÕES PODE SER MAIS VENENOSO DO QUE TERAPEUTICO,E TEM MAIS O OCIDENTE QUER O PETRÓLEO,O QUE PODE VIR A SER MUITO TEMERÁRIO,ISTO É UM JOG0 DE XADRES QUALQUER MOVIMENTO ERRADO PODE SER O FIM DO JOGO E QUEM SABE O QUE ISSO PODE VIR A DAR,COM LULA OU DILMA UMA COISA É CERTA PELO MENOS TEM DEMOCRACIA.BRASIL ACIMA DE TUDO.

  6. E o governo brasileiro ainda quer entrar nessa enrrascada, fazendo parte como membro permanente do CS/ONU… Se mesmo um cachorro grande e cheio de dentes afiados tem medo de se meter nessa briga… Imaginem o que poderia acontecer com um cachorro grande, mas desdentado, e infestado de vermes, pulgas e carrapatos, que só servem pra sugar seu sangue, querendo meter o focinho e ditar regra pra cachorro raivoso… Se, se atrevesse a latir grosso ia acabar sendo escurraçado com o rabo entre as pernas… Então, só lhe restaria abanar o rabo e obedecer seus donos… Aagooora, se nós dermos uma dose reforçada de vermífugo, aplicássemos um bom carrapaticida e uma boa injeção de vitaminas… Aí sim, nosso país poderia posar de cachorrão de raça no quintal alheio… hehehehe

  7. O Populismo é tão danoso quanto a Ditadura. Tem que se colocar a Classe Média Intelectualizada no poder, em comum acordo com a força empresarial.

  8. Malta calma o Obama faz o que pode ou voses pensam que podem mudar a 5 Frota com um estalar de dedos se não precisasem da m….. do Petroleo ou um sitio para abastecer e reparar a frota Nimguem queria nada com os Arabes. Mas a triste realidade e diferente na Libia era um problema EUROPEO os Americanos so dão apoio logistico neste momento, ja agora a democracia não e a melhor solução mas e a que trabalha mehlor
    Abraço e força para um Mundo Melhor

  9. “Se mesmo um cachorro grande e cheio de dentes afiados tem medo de se meter nessa briga… Imaginem o que poderia acontecer com um cachorro grande, mas desdentado, e infestado de vermes, pulgas e carrapatos, que só servem pra sugar seu sangue, querendo meter o focinho e ditar regra pra cachorro raivoso…”

    Essa foi Boa !!! 🙂

Comentários não permitidos.