SITUAÇÃO COMPLICA: CHINA CONTRA O ATAQUE À LÍBIA

O quadro complica-se com o recente e mais claro posicionamento da China contra os ataques das forças ocidentais à Líbia. Esfria um pouco a euforia dos EUA, França, Inglaterra e demais aliados, que inebriaram-se com o anúncio (segundo o ‘Financial Times’ de hoje) feito por líderes da oposição líbia de que o Qatar concordou em vender petróleo da Líbia para os países da coalizão em nome dos rebeldes, após “a tomada do controle da indústria de petróleo líbia, inclusive das maiores reservas e dos principais terminais, com apoio dos ataques aéreos de França e Inglaterra”.

ATAQUE À LÍBIA CONTRARIA DIREITO INTERNACIONAL, DIZ CHINA

“O embaixador da China no Brasil, Qiu Xiaoqi, condenou nesta segunda-feira (28) a série de ataques aéreos que começou no último dia 19 na Líbia. O diplomata chinês afirmou que a medida aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, de impor uma zona de exclusão aérea na região, contraria os “princípios internacionais de soberania, integridade, unidade e independência”.

“Lamentamos por este ataque militar porque achamos que a soberania, a integridade territorial da Líbia, a unidade, a independência têm de ser respeitadas e os países o têm de fazer, de acordo com a carta da Organização das Nações Unidas, baseada nos princípios básicos das leis internacionais”, afirmou Xiaoqi, em entrevista coletiva, em Brasília.

No último dia 17, o Conselho de Segurança aprovou, por 10 votos favoráveis, a resolução de imposição de exclusão aérea e intervenção militar na Líbia. Apenas o Brasil, a China, Rússia, Índia e Alemanha se abstiveram. Não houve votos contrários à proposta, que contava com a defesa da França, Inglaterra, do Líbano e dos Estados Unidos.

O embaixador chinês no Brasil lembrou que o ideal [agora] é que as forças da coalizão, com o apoio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aprovem um cessar-fogo imediato. “O objetivo da ONU é de proteção humanitária e não causar catástrofes. A parte chinesa está disposta a buscar soluções diplomáticas para a Líbia”, disse Xiaoqi.

Inicialmente, os ataques aéreos na Líbia eram comandados pelas forças de coalizão, mas, desde a última semana, a OTAN passou a liderar as ações na região”.(…).

FONTE: Democracia & Política publicado pela Agência Brasil

19 Comentários

  1. Guerra de interesses, sempre foi assim e sempre será! O Brasil que se cuide! Cadê os caças? Estamos muito atrasados… SDS

  2. A China já tinha se manifestado contra os ataques. Que o embaixador da China no Brasil fale de novo nesse sentido não muda muita coisa.

  3. Guerra de interesses. Os chineses pensam “se nós soubessemos que podia meter a mão, teriamos metido a mão lá antes e pegado o petroleo” como os ocidentais meteram a mão lá antes, os chineses ficam de mimimi.

  4. O Brasil tem que procurar estreitar seus laços militares e bilaterais com a China, na semana retrasada o embaixador da China no Brasil em uma palestra disse a seguinte frase “Não se preocupem, a China e o povo chinês estão com vocês”. A China seria bastante útil no caso de se os golpistas yanomamis quiserem declarar independência. Se cuida Brasil, a tua hora pode estar chegando, pois como diz a celebre frase: “se deseja a paz, então prepara-te para a guerra”! Só falta, enfiar essa frase na cabeça dos políticos que se fazem de cegueta.

  5. O grande problema é a mídia que esconde os fatos,fazem crer que os rebeldes líbios são bonzinhos,nada falam da invasão das tropas sauditas ao Barein e aos ataques a populacão barenita!
    ”… o Qatar concordou em vender petróleo da Líbia para os países da coalizão em nome dos rebeldes, após “a tomada do controle da indústria de petróleo líbia, inclusive das maiores reservas e dos principais terminais, com apoio dos ataques aéreos de França e Inglaterra”.
    ISSO É UM CRIME, A LÍBIA ESTA SENDO ROUBADA E ENTREGUE AOS EUROPEUS POR ESSES ”REBELDES NACIONALISTAS” POR INCRIVEL QUE PAREÇA É MELHOR A LÍBIA FICAR NAS MÃOS DE KADAFI,CORRERA MENOS RISCOS ASSIM INCLUSIVE MANTENDO SUA INTEGRIDADE TERRITORIAL!,

  6. David Queiroz
    Eles ja começaram a preparar o povao atraves da propaganda para quando o golpe dos indios acontecer. Basta ver a quantidade de personalidades famosas que estao se associando aos indios:

    NOTÍCIA 1
    http://www.clickpb.com.br/artigo.php?id=20110325044515&cat=brasil&keys=james-cameron-cacique-raoni-criticam-usina-belo-monte

    NOTÍCIA 2
    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,clinton-schwarzenegger-e-james-cameron-participam-de-forum-em-manaus,696236,0.htm

  7. Quanta conversa “pra boi dormir” esse cinismo da China, fazendo-se de “mocinho”. Tal como a Russia, eles também tem poder de veto no CS e não vetaram os ataques mesmo sabendo do que se tratava e o que iria ocorrer na Líbia quando os Eua, França, Inglaterra e Otan recebessem a auorização da resolução 1,973.

  8. Finalmente alguém que tem direito à veto no CS da Onu se manifestou, um deles está quase mudo, Rússia, e o resto tá metendo bala na Líbia, só esperando os urubus comerem a carniça dos líbios e tomar conta dos poços e terminais e usinas e …

  9. Pode ser cinismo, mas a coisa pode ser mais séria do que se imagina, estou vendo o fantasma da 1ª Guerra Mundial, assistam o filme o Vento e o Leão com Sean Connery e depois me falem.

  10. 10 para a China, o Obama deu a ordem para atacarem a libia daqui e daqui saiu uma condenação da China (Brics botando as mangas de fora) ao ataque irresponsavel contra a Libia.
    Boa, muito boa!!! Tem que parar esse desmando internacional da ONU e OTAN, orgãos ilegitimos e incompetentes para lidar com os interesses de manutenção da paz no mundo!!!

  11. A China não atacaria a Libia como toninho do diabo disse, vide o passado, a China usa outros meios para se apoderar de bens preciosos, são meios que respeitam a lei pois a estratégia da china é de longo prazo, ja os carniceiros yankees são oportunistas, eles veem uma brecha e sem pensar duas veses colocar seus saqueadores para trabalhar.
    .
    Ninguem iria vetar essa proposta, por mais poderoso que fose o país e ninguem vai entrar para ajudar Kadafi, os que são contra vão apenas condenar o ataque, quem vai correr o risco de causar uma guerra mundial, a Russia não vai e a China agora que sua economia ta bombando e o povo experimentando o poder do dinheiro, muito menos.

  12. DO MEU PONTO DE VISTA A CHINA NÃO É DE TODO BOA NEM DE TODA MÁ,MAS COMO TODA A NAÇÃO SÓ AGE QUANDO SEUS INTERESSES SÃO ATINGIDOS CONTRÁRIOS A ELA.MAS VEJO COM B ONS OLHOS TER ALGUÉM FREANDO OS INTERESSES DESSES ABUTRES YANKES E EUROPEUS, ELES SÓ QUEREM O PETRÓLEO,E VAI TEMPO PARA ESTES ABUTRES TOMAREM NOSSAS RIQUESAS NA MÃO GRANDE ELES COMPRAM O QUE DER, QUANDO NÃO VENDER-MOS AI SIM CORREMOS GRANDES RISCOS,MAS ANTES DE QUE ISSO OCORRA TEMOS QUE PEDIR A DEUS PARA QUE ESTES POLITICOS NOSSOS DEIXEM DE SER SAFADOS E TENHAM UM POUCO DE PATRIOTISMO. QUANTO MEMBRO PERMANENTE DA ONU VAI DAR TRABALHO POIS NOSSA POLITICA É DE PACIFISMO,ELES TEM EM NÓS UM GRANDE OPOSITOR EM APOIAR ESTES ATAQUE A NAÇÕES CONSTITUIDAS SÓ POR COBIÇA,CREIO EU QUE COM PODER DE VETO O BRASIL SEJA VISTO COMO ENTRAVE A ESTES ABUTRES.BRASIL ACIMA DE TUDO.

  13. a soberania de um pais tem que ser respeitada,a onu esta e sempre esteve a serviços dos eua e seus aliados esles fazem a lei,pois desrespeitam quando querem.bagunsa total só querem o petroleo libio,e o mundo inteiro sabe,e esta guerrinha pode virar mundial é só bobiarem e ai voces vão ver o que a china pode faser duvidem e verão.

Comentários não permitidos.