Paraguai, ata ou desata.

ELIANE CANTANHÊDE – Folha de São Paulo

Quase ninguém percebeu, mas o almoço para Barack Obama no Itamaraty serviu também a um outro propósito: articular a aprovação do projeto que triplica a remuneração (de US$ 3 para US$ 9 por megawatt/hora) que o Brasil paga ao Paraguai pelo excedente de energia de Itaipu.
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), mulher do ministro Paulo Bernardo (Comunicações), foi de mesa em mesa, ou melhor, de líder partidário em líder partidário, fazendo um apelo nesse sentido. E, ontem, telefonou para o vice Michel Temer pedindo os votos do PMDB.

O projeto é resultado de um acordo de setembro de 2009 entre os presidentes Lula e Lugo. Foi apresentado ao Congresso em novembro daquele ano e, apesar de tramitar em ‘regime de urgência’, só vai ser votado no plenário da Câmara amanhã. Se passar, vai ao Senado, onde ainda será submetido à Comissão de Relações Exteriores antes de chegar ao plenário.

O Paraguai é tão pequeno e pobre quanto estratégico para o Brasil. Tem uma fronteira complicada, abriga mais de 300 mil brasiguaios e é alvo da cobiça de outros países, mais ou menos ostensiva. Já imaginou se cai de vez nas garras da China, dos EUA, dos árabes ou da Venezuela? E se servir de base militar para algum deles?

A questão é considerada importante pelo governo, que teme três adversários na votação de amanhã: a oposição, porque é oposição; governistas que não deram sustos no salário mínimo e podem achar que agora é hora; e, enfim, discursos preconceituosos sobre o Paraguai.
Enquanto isso, Dilma não conseguiu visitar os vizinhos antes de todos os demais, como gostaria. Ela já foi à Argentina, mas embarcou ontem para Portugal sem ter ido ao Paraguai porque a diplomacia desaconselhou. Fazer o que lá? E dizer o quê? Que o Brasil não consegue aprovar um acordo fundamental para eles depois de um ano e meio de promessas vazias?

Fonte: Ternuma

35 Comentários

  1. Só não pode estender às mãos, e eles quiserem também os braços…Estratégia por estratégia, vamos fazer à política da boa vizinhança… senão fecha à ponte da amizade e eles quebram em menos de 6 meses… isso é claro se o irmão maior deles não ajudarem( Paraguai gigante-CHINA ).SDS

  2. Como disse o sultan v. naba não se pode dar as mãos para quem já quer os braços. O Lugo odeia o Brasil e faz questão de demonstrar isso, não move um dedo pra combater o contrabando e nem o tráfico e ainda persegue os brasiguaios que praticamente levam aquele país nas costas através da agricultura. O ódio dos paraguaios é tão grande que já ouvi um falar que prefere que o seu país seja uma colônia dos EUA do que eles se “submeterem” as ordens brasileiras. A questão do Paraguai instalar bases militares dos EUA é complicada, mas também não pode ficar distribuindo dinheiro pra quem começar a espernear, tem que ter é poder pra dizer assim a eles “Ruim com a gente, pior irá ficar sem nós!”

  3. O Brasil precisa instalar empresas no Paraguai gerando empregos lá. Nós ganhamos, e eles tambem.

  4. O Paraguai tem valor estratégico sim, mas essa Sra esta viajando naquela tese conspiratória da CIA, onde afirmam que a tríplice fronteira seria um reduto de terroristas entre eles a Al Qaeda !

  5. O Momento é não bom para compra de caças e nem para ajuda externa a outras Nações. Já fazemos muito pelo Paraguai comprando as bugigangas de lá. Digo mais, austeridade também nas embaixadas e representações mundo afora. Têm muito escritório em paises sem a menor importância, e devemos tbm cair fora do Haiti.
    Chega de gastar dinheiro lá fora.
    [ ]s

  6. No dia que eles pagarem o que devem, aumentamos o que pagamos pela parte deles da energia. Já estou de saco cheio do Paraguai. Talvez se a Argentina tivesse anexado aquele território, teríamos menos problemas.

  7. Quer dizer que temos que dividir nossas riquezas com todo mundo para “manter influência”?
    Vamos ter que dar Refinarias de petróleo, usinas hidrelétricas, e o que mais???
    Pura balela, se os EUA quiserem mesmo instalar uma base por lá, podemos pagar até 1.000 dólares o megawatt/hora, que de nada vai adiantar.
    Essa política da chantagem, não funciona.
    Já passou da hora de começar a tratar esses índios, como eles nos tratam, aí a coisa vai começar a mudar…

  8. Desde quando dar dinheiro ajuda alguma coisa? Quando o exército simulou a tomada de uma usina binacional em um exercício (operação laçador, se não me engano), os paraguaios já tremeram. Esse negócio de política de boa vizinhança só se faz entre países grandes, quando ambos podem falar alto. Agora, ficar baixando a cabeça pra esses paraguaios?? PQP, os caras só nos f… e ainda querem chiar.

  9. Cómo é o negócio, os americanos já não tem a base YankiRoga (casa ianque) em Mariscal Estigarribia?
    Eram poucos militares mas não sei depois do Donald Rumsfeld autorizar a ampliação dessa base.

  10. Definitivamente sou contra o aumento das tarifas, já somos muito bonzinhos damos helicópteros e aviões para eles combaterem os seus criminosos, permitimos que as bugigangas americanas e chinesas que eles compram seja repassada a nós e ainda sobre a hidroelétrica foi construída com nosso dinheiro e não com o deles se a hidroelétrica pra nós é importante pra eles é vital afinal representa 100% do fornecimento de energia do país deles e relembrando fomos nós que construímos.
    Eu até acho que a política da boa vizinhança é a melhor, mas isso quando é dos dois lados, se eles colocarem uma base militar estrangeira lá então que aqui cortemos 100% das bugigangas que entram no país sem nota, isso seria a morte e o velório pra eles e eles sabem disso então pra que aceitar esse abuso?

  11. Eu costumo ter uma opinião menos belicosa do que alguns participantes do PB, porém, entendo que devemos ter uma postura mais atuante na vida política de alguns de nossos vizinhos já que somos fundamentais em sua economia (Com um PIB quase 100 vezes maior que o Paraguai)e agir de acordo com esse peso.

  12. O Diabo está certo (digo, o Toninho do Diabo).
    Empresas instaladas no Paraguai teriam menor custo, mão-de-obra mais barata, gerariam riquezas e manteriam o pessoal ocupado com outra coisa que não o contrabando.
    E ainda utilizariam mais de sua energia de Itaipu, da qual só utilizam 8%, evitando pedir aumento de preço na que vendem ao Brasil.

  13. Tudo bem, o LObama, intercede pelo Paraguai, e fica bem na fita com os Guaranis para ingerências futuras, o Congresso aprova, a presidente ratifica, por se tratar de uma negociação já realizada pelo governo anterior. Tudo Ótimo!.
    Mas quem paga a conta? Nós povo brasileiro? mais uma vez? Está na mídia: Anaeel concede aumentos que variam de 7% a 36% a varias Distribuidoras, e se não me engano, coincidentemente a distribuidoras de energia localizadas ao sul e centro-oeste. Será que já estão antecipando?
    Independente desse aumento, já conheço a estória, quando o tratado for ratificado e assinado.
    -Não!!! dirão as autoridades; esse aumento não será repassado aos usuários. Sim, não vai ser repassado de uma vez, virá em doses homeopáticas, como aconteceu com o gás da Bolívia. Se é que já não foi!
    Eu tenha certeza que a classe média paraguaia está melhor que a classe média brasileira. Lá, eles não pagam tantos impostos, como aqui…

  14. – Vamos perdoar a Dívida do Paraguai com a hidrelétrica ? Não.
    – O valor pago pelo Brasil da energia elétrica do Paraguai, está de acordo com a média mundial ?
    É uma discussão técnica.

  15. esses caras levaram uma surra em 1870, perderam a maior parte da população adulta masculina e ainda se acham importantes? ah, me poupe, se a gente quiser, a gente ocupa Itaipu e nega a energia ao paraguai (com letra minúscula mesmo).

  16. A respeito da dívida paraguaia para com Itaipu, não existe.
    A empresa Itaipu Bi-nacional paga os empréstimos – que vão até 2023 – tomados com aval do governo brasileiro.

    Mas sou contra:
    – aumentar o custo da energia, comprada do Paraguai, sem razão técnica ou economica que justifique;
    – a entrada quase indiscriminada de lixo (não é bugiganga) chines pela Ponte da Amizade.

  17. Vindo desta “COLONISTA” da Falha de São Paulo, não me adimira ela tentar misturar alhos com bugalhos. Alguém poderia me explicar o que tem a ver almoço no Itamaraty com Obama, e a questão das tarifas de Itaipú , com o Paraguai?
    Ou ela acha que o almoço serviu para articular alguma coisa , se nem todos os líderes das bancadas estavam presentes.
    E por que haveria de ser em tal hora , esta articulação?
    E se havia um acordo pré estabelecido , como poderia chamar tal acordo de promessas vazias? Neste caso não seria acordo , e sim promessas, já que acordo envolve assinatura de um protocolo.
    E finalizando , por que , governistas iriam dar “sustos?” agora ? Eles iriam dar(SUSTOS?), na votação do salário mínimo? e não conseguiram ? , como ela ficou sabendo dessas intenções? Onde isso se manifestou no placar das votações no congresso?
    Por isso que esta senhora , especialista em “AR”, é chamada de licor de Merda Cantanhede.

  18. Em tempo. Caso dermos ouvidos para as balelas da imprensa, nada será feito. No caso do Paraguai , as tarifas , desde a inauguração da usina ,só foram reajustadas uma vez.
    E metade dela está no lado Paraguaio.

  19. Amigo Mauro dias, o Paraguai não moveu 0,1 centavo para ajudar a construir Itaipú. E as tarifas não foram reajustadas porquê existe um CONTRATO que eles mesmo assinatam que diz que a mesma tarifa poderá ser ajustada só a partir de 2020 (se não me engano). O fato de parte da hidrelétrica estar do lado paraguaio, Só está do lado paraguaio porquê o Brasil assim quis, porquê se não, na época da construção de Itaipú, Geisel teria invadido e anexado aquela área praticamente sem problemas, mas por causa da boa vontade do mesmo, ele resolveu dar esse “caldo” pro Paraguay.

  20. O Paraguai é tão pequeno e pobre quanto estratégico para o Brasil. Tem uma fronteira complicada, abriga mais de 300 mil brasiguaios e é alvo da cobiça de outros países, mais ou menos ostensiva. Já imaginou se cai de vez nas garras da China, dos EUA, dos árabes ou da Venezuela? E se servir de base militar para algum deles?
    ——————————
    Concordo com os motivos do governo, só que está saindo muito dinheiro do pais para comprar “amizades”, vide a tentativa de compra da dívida portuguesa. O dinheiro do Brasil tem que servir aos brasileiros principalmente. Cadê um ensino de qualidade, saneamento básico, , saúde, tudo direito constitucional abandonado pelo governo.
    Lembrem dos brasileiros por favor.

  21. AFF, essa história fede desde aquela história do lugo e do finado molusco…
    .
    Paraguai sem o Brasil não é NADA, se fechar a ponte eles estão FU, de lá só vem bugiganga e droga!
    .
    Sempre fomos muito bonzinhos com eles, poso estar enganado mas o Paraguai é o país que mais recebe benefícios do Brasil, muitos deles até indiretamente. Até o tratamento de câncer do lugo foi o brasil que pagou, e olha que tem muito brasileiro penando por um tratamento lixo do sus.
    .
    O Brasil é um país governado por um estadista? NÃO
    O Brasil tem programa de governo? NÃO
    Então….. o Paraguai que se ****** deixa aquilo para os desbravadores que se arriscarem China, porque dúvido que o Tio San se arrisque……

  22. Para os EUA não é muito interessante ainda ter uma base no Paraguai, mas para o Brasil é. Muito interessante a preocupação de nossa corja politica, que não investe em armamentos e se preocupar com base americana no Paraguai, que hipocrisia!, se nós não temos inimigos, porque a preocupação? Porque, antão, não investe em reequipar nossas FAs e troca o aumento das tarifas com uma ou duas bases brasileiras lá? O negócio é antecipar, como fizemos com o Uruguai.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  23. Eliane Cantanhêde??Logo a esposa de Gilnei Rampazzo,marqueteiro do PSDB de longa data!Realmente,uma jornalista totalmente isenta para analisar o governo Dilma.

  24. Caro Davi Queiroz, você está querendo me dizer que os fins justificam os meios? Na sua opinião tomaríamos o Paraguai é isso , ou entendi errado?
    E mencionar um Filho da Puta como Geisel , nem mesmo como fato histórico.
    Desde o projeto , ficou mais do que estabelecido que o Paraguai entraria com o manancial hídrico. Já que não haveria como não há até hoje condições econômicas, para eles.

  25. A melhor política , sem dúvidas , é a preoconizada pelo Celso Amorim , segundo o The New Foreign Policy, o melhor e maior ministro de relações exteriores da atualidade.
    Abraços

  26. Entendeu errado Mauro Dias. Como você acha justo rasgar um CONTRATO que foi assinado pelo próprio Paraguai concordando com todas as clausúlas que ali constava? Você acha justo romper um contrato dessa magnitude só para satisfazer uma birra do Lugo e passar todo esse aumento para nós contribuintes pagarem?
    Você tá de brincadeira né Mauro! O Brasil não infligiu uma letra no que diz no contrato de Itaipú assinado por ambas as partes em total concordância. Não há justificativas para um aumento desses, tomara que o congresso não aprove isso.

  27. Quando voce dá dinheiro na rua a um menor abandonado seu coração Cristão se enche de amor e alegria mas a sua razão talvez não se toca que voce não esta resolvendo o problema do pobrezinho desprotegido e desassistido mas sim incentivando-o para sempre estar na mesma hora,no mesmo lugar e no mesmo bat-channel porque sabe que tera uma bondosa pessoa a contribuir com a manutenção do seu vicio por crack e quando voce se tocar e parar de dar dinheiro ele se revolta contra voce e te ataca.O mesmo se dá com relação a nossos vizinhos.Somos para todos eles os imperialistas nacionais e muito mais ainda para a Argentina que é xenofobica e racista.Quando realmente nos conscientizaremos que sorriem para nós esperando receberem beneficios de nós.Sera que é inteligente essa vontade de mercenarizar-mo-os?Com que sentido?O de formar-mos um bloco de pulgas de bundas contra a intransigencia expansionista e imperio Yankee rsrs rsrs façam-me cócegas pois ja não consigo mais rir rsrs rsrs E ficarmos nessa paranoia de que o mundo esta se dividindo em dois,o que antes a visão canina de um mundo em duas cores vislumbrava tudo em pró-azulzinhos ou pró-vermelhinhos,agora vislumbramos em pró-coloridinhos ou pró-amarelinhos rsrs rsrs Sabem enquanto nós os Brasileiros tivermos a mentalidade do recem libertado que não sabe como fazer com sua liberdade e nem aproveitar as oportunidades que tem e vive perambulando na porta do antigo presidio saudoso dos tempos que se sentia seguro em sua jaulinha seremos o que somos,um pais riquissimo com um potencial mineral,energetico,industrial e de centros de pesquisas e tecnicos e cientistas louvaveis,governados e adiministrados por RATAZANAS e um povo escravo que se empobrece mais a cada instante pagando o onus da politica burra de perpetuação arregimentadora e favorecedora ate de extrangeiros e manipulados por uma pequena casta aristocrata favorecedora do sistema que juntamente com o interesse extrangeiro e de banqueiros nos escravizam e dão sustentabilidade a filosofia de manter-nos extratores medievais facilmente aliciados e prostituidos em face das dificuldades impostas pelo sistema e forças ocultas e o descaso social.O X da questão é : Ate quando nós os Brasileiros e incluo nossos guerreiros porque não são defensores de bandidos e nem de gringos mas sim defensores da integridade e interesses nacionais e do povo Brasileiro,permaneceremos complascentes e omissos????Quando todos os Senhores e os defensores das folhinhas verdes se conscientizarão que estamos cercados por falsos e invejosos vizinhos,bases Americanas em terra e cabeça de pontes extrategicas ja preparadas e mantenidas sutilmente,fora a base movel quarta frota acrescida pela Inglaterra.A quem culparemos quando nosso pais for invadido e nossas riquesas pilhadas quando o mundo ocidental moribundo economicamente ver a solução a curto prazo para seus infortunios apoderando-se de nossas riquesas?Aos Brasileiros o que é dos Brasileiros e a todas as RATAZANAS chumbinho…VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA E NEM TEME QUEM TE ADORA A PROPRIA MORTE OH PATRIA AMADA…È Bordunada neles todos Cobrada.

  28. Essas Ratazanas tem de terem vergonha na cara e honrarem contratos,a quebra dos mesmos ou modificações por pressões abrirão uma infinidade de brechas.Todos querem morder o Brasil.Daqui a pouco o Paraguai pleiteara uma saida para o mar,a Bolivia ira querer de volta o Acre e a Venezuela uma faixa norte de fronteira com o Brasil que inclusive consta em mapas de departamentos deles como sendo territorio Venezuelano,fora a cobiça internacional na Amazonia e a insunuação de que não reconhecem nosso mar territorial.Porque os Senhores não tomam vergonha na cara e deixem de hipocrisias e passem a defender o interesse de vossos pais e de vossos povo?Escrevam para não esquecerem,o dia que a pira da depuração acender todos e tudo o que distoar da moralidade,justiça,igualdade e interesse unico e exclusivamente nacional conhecera o fogo depurador.De lesas-patria,borra-botas,entreguistas e hipocritas a nossa sociedade ja esta de saco cheio.

  29. É,realmente ….. bordunada……., bater em cachorro morto é mole….., será que o este discurso seria mantido caso fosse outro.
    Como se diz , as elites brasileiras falam grosso com Paraguaia , Bolívia , etc….., e com Europa e EUA afinam a voz.
    Tá bem parecido.
    Abraços

Comentários não permitidos.