Marinha do Chile recebe seu primeiro Airbus Military C295 ASW

http://www.defpro.com/data/gfx/news/9bc0f7b1b1779c13fd9cd9b2ca941224a0a6e7e6_big.jpg

A Airbus Military anunciou hoje (01) a entrega para a Marinha do Chile da primeira aeronave turboélice C295 configurada especialmente para missões anti-submarino (ASW). A entrega aconteceu após o processo de certificação realizado pela INTA (Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial), entidade estatal espanhola responsável pela certificação com vistas à aeronavegabilidade militar.

Baseado na variante de patrulhamento MPA, o C295ASW é o primeiro da categoria desenvolvido e certificado na Europa desde os anos de 1960, ocasião na qual projetou-se e construiu-se o Bréguet Atlantic.

O C295 ASW está dotado de dois pontos duros debaixo das asas para transporte de armas ou outros tipos de cargas, incluindo botes. A aeronave esta equipada com uma completa suíte de sensores, abrangendo um radar de busca, sistema automático de identificação, sistema de rastreamento/detecção acústica e de anomalias magnéticas, bem como instrumentação de painéis e consoles compatíveis com NVG (Night Vision Googles).Os dados colhidos pelos sensores são processados pelo FITS (Fully Integrated Tactical System). O FITS, sistema desenvolvido pela então EADS-CASA, delega tanto para os pilotos quanto para os quatro operadores de missão uma adequada consciência situacional do que ocorre no cenário tático das operações.

O exemplar ASW entregue é parte de uma encomenda de três aviões feita pela Marinha do Chile. O primeiro deles, um C295MPA, foi entregue em dezembro de 2007. Os dois restantes são da variante ASW.

As Forças Armadas do Chile já operam aviões fabricados pela EADS/CASA/Airbus Military, compreendendo um C295MPA, três CN235 e 13 C212.

Fonte: Segurança& Defesa

4 Comentários

  1. O Chile nao sei quantas vezes menor que Brasil procura ir modernizando sua força…já o Brasil pensando e repensando,nao sei ou nossos politicos sao mais retardados do que se pensava ou temos a bomba e o povo nao sabe…será?!

  2. Acho que temos a bomba sim ou então algum armamento poderoso secreto, não é possível! Uma fortuna de riqueza como o Brasil, acharem normal a ponta da lança nossa ser f-5br’s

Comentários não permitidos.