Franceses dizem ter acordos sobre caças com 42 empresas

http://blogs.estadao.com.br/andrei-netto/files/2010/07/rafale_ag.jpg

A Dassault Aviation, principal empresa do consórcio francês que tenta vender caças ao Brasil, diz já ter 60 acordos firmados com 42 empresas brasileiras para garantir a transferência de tecnologia.

A definição da compra das aeronaves para a FAB (Força Aérea Brasileira) foi adiada após cortes no Orçamento de 2011.

Em seminário para empresários em Belo Horizonte nesta sexta-feira, o diretor da Dassault Aviation, Jean-Marc Merialdo, afirmou que também busca acordos com universidades e centros de pesquisa para estudar melhorias no projeto.

“Vamos desenvolver o avião junto com os brasileiros e a indústria francesa irá pagar por isso”, disse.

Se o caça francês Rafale for escolhido, diz, funcionários das empresas brasileiras serão treinados primeiro na França, para conhecer o avião, e depois receberão engenheiros do consórcio no Brasil.

A Embraer deve ser a principal parceira dos franceses, se o negócio for fechado.

O objetivo do seminário era ampliar as parcerias. A empresa mineira IAS, que faz manutenção em motores de aeronaves, fechou acordo com os franceses.

Para Merialdo, as empresas ajudarão a fazer “brasilianizações” no avião.

Além do Rafale e do americano F-18, o caça sueco Gripen, da Saab, também está na disputa.

Fonte: Folha

33 Comentários

  1. Nao vejo maestria por aqui apesar da boa vontade dos Franceses nosso país vai continuar como a república das bananas, onde os políticos tem mais direitos é imunidades parlamentares com direito a aumentos de 63% nos sálarios, agora para se preocupar com país já digo desde de já votem num general para presidente se o Ge. Heleno se candidatar já tem o meu voto.

  2. Posso ter entendido errado, mas o Sr Merialdo dá a entender que os franceses estão pagando para fornecer sua tecnologia para o Brasil????? 😀 😀 😀 MUHAUHAUHAUHAUHAUHAUH!!!!

    Ok, 1º de Abril!!! hehehehe

    []’s

  3. jakson almeida, porcaria ?,o segundo melhor caça do Ocidente em operação é porcaria…..rsrs.
    Eu fico impressionado com a xenofobia,se a frança faz algo,reclamam,se ela não faz nada tb reclamam,parece que alguns detestam ver a frança melhorar a proposta,eu desafio alguém a dizer que o rafale não é o segundo melhor caça do ocidente em operação,perdendo apenas para o F-22,é impressionante,a americanização de alguns.
    E não avaliam o risco do balao NG,só o novo radar aesa do rafale feito pela thales,custou 1bilhão de euros,e os suecos nem pronto está,não se sabe o preço que vai custar o desenvolvimento desse radar pela Galego Italiana,esse radar só está na promessa,mas não o gripen é o caça mágigo,ele vai estar voando,sem protótipo,vão entregar um caça novo a fab em menos de 3 anos,o que muitos não querem ver que o Gripen NG é um remendo de alguns equipamentos num caça chamado JAS 39,OU GRIPEN,com raio de alcande rídiculo,com a maioria de seus componentes de outros países,o caça parece mais britânico que sueco,e ainda alguns estão iludidos por esse conto Nordico,está mais para uma pegadinha do Deus Nordico Loki,do que uma realidade

  4. E outra coisa,nenhum dos outros concorrentes ofereceu acesso ao Código fonte dos sistemas de armas,voo e etc.

    Vamos parar de infantilidade,isso é assunto sério,não é disputa de torcidas.O Obama mestre de muitos brasileiros veio ao Brasil,trouxe alguma melhora significativa sobre o F-18SH,acho que não,veio falou de petroleo,ofereceu as empresas americanas para ajudar na Copa e nas Olimpiadas,fez um discurso para artistas,personalidades,e muitas sairam dizendo que ele é o cara,tá e dai ?,de concreto na área de defesa quase nada!

  5. Nick não é primeiro de abril,e sim uma verdade,quanto custou para desenvolver o Rafale ?,digo mais de 15 bilhoes de euros se não me engano,isso é pagar sim para oferecer o caça,muitos aqui metem o pau no Rafale no quesito custos,mas se esquecem que ele é todo,repito todo cotado em euros,isso encarece muito o caça,além de ser avançado existe o fator cambial que prejudica o caça,se eles cumprirem o acordo,vai ser mais barato a manutenção do rafale aqui no Brasil do que um caça americano sem transferencia da manutenção e com os seus serviços cotados em dólares,são essas coisas que ninguém pensa,apenas pensam em descer a lenha no caça,e se esquecem de muitos outros fatores!

  6. Concordo com você Barca em quase tudo, sinceramente duvido das capacidades do F-22 como caça talvez com plataforma de estudos sirva bem, mas definitivamente é impossível contar com o F-22 em uma guerra, suas restrições o impedem de cumprir com suas funções, ao menos no momento o F-22 não representa uma ameaça significativa para Rússia, China e União Européia, mas isso é meu ponto de vista.
    Sobre o Rafale continuo com a mesma opinião, acho que é um bom caça e que devia se comprado o mais rápido possível e mais pra frente complementado com o PAK FA, assim teríamos um caça médio e um pesado, acho que isso seria se não o ideal ao menos próximo a isso. Só que estamos no Brasil e o ideal é esquecer a saúde a educação a segurança publica e a defesa são todas coisas inúteis aos olhos desses bandidos de gravata.

  7. Interessante ver que se os franceses falam em retornar investimentos são questionados…

    Lembrem-se e muito bem que a Boeing sob a chancela do Governo Americano se comprometeu a reverter em investimentos em solo Brasileiro exatamente o mesmo valor do negócio que fosse fechado… Vejam que o sr. Merialdo não falou em valores e somente em investimento (ou pagar para ficar mais fácil de entender e de ser criticado).

    Então a Boeing pode fazer o negócio de graça e a Dassault não pode pagar uma parte…

    Nick,
    Eu entendo a brincadeira e sou o maior defensor do bom humor, mas vamos aos fatos… Quem no mundo permite passar o trabalho de desenhos em construção naval de cascos de baleia para submarinos? Me ache um país que cedeu ao outro este favor (mesmo que pago como é o nosso caso) e tudo bem… Então porque não se pode investir em um parceiro? Por que isso é tão absurdo… Se fosse outro país deixaria de ser? (caso esta última pergunta seja negtiva… então tudo bem, entendo… mas se não… não verei sentido)

    Jackson,
    A porcaria que você chama de aí em seu comentário e se replica em sua ode em todos os lugares e postagens que passa é um avião capaz e agora provado em combate… E não diga que foi em situação ruim pois aviões americanos passaram por situações iguais ou inferiores de adversários.
    Eu e pergunto… Ao invés de criticar, qual a sugestão? Qual o caminho?
    F-18? Para esbarrarmos nos mesmos impedimentos que tivemos com os F-5… não cederem um punhado de valores para instalar um míssil de ponta de asa? Ou para vivermos como os M-113 que suporte dos EUA nunca tivemos direito?
    Gripen? Um avião projetado e desenhado para um país pequeno e sem pretensões de atacar a nada nem ninguém, desde seu desenho e concepção um caça de defesa de um país que não possuí necessidade alguma de projeção de força.

    Paremos e pensamos que avião nesse páreo projetado para dimensões maiores e projeção de força só temos dois e nada além disso…
    A proposta da Dassault agora é aquilo que a Boeing já anunciou à mais de um ano, porém sem alarde e sem torcidas não recebeu criticas… Passou batida.

    Como o esporte das pessoas que não sabem criticar e se limitam a malhar é este de reclamar… A cada notícia da Dassault veremos a mesma santa ladainha de sempre…

    Por isso, concordo com Lord Sidious em um ponto: República das Bananas.
    Vamos continuar a comprar material velho e vencido pois as discussões e argumentações para algo novo são infrutíferas, inviáveis e imprestáveis…
    Do alto comando, aos políticos e passando pela população.

  8. Caramba, ainda estão falando de FX (oque mesmo?)! É mais fácil Santos Dumont reencarnar, montar uma empresa aeronáutica e lançar um caça nacional (que não vai ser usado/comprado pelo Brasil, pois os políticos daqui não querem proteger nada, do que terminar esse tal de fx

  9. Caro Barca,

    Não estou descendo a lenha no Rafale! Considero um ótimo caça de 4.5ª geração, à despeito dos seus custos. Estou descendo a lenha nesse Sr Merialdo, que convenhamos, sempre solta uma pérola como essa de eles os “caridosos” franceses vão dar de presente a tecnologia que custou, como você mesmo disse, 15 bilhões de Euros!!!! Você acredita nisso? Eu não. Essa conta, de uma forma ou de outra, será cobrada e com juros. 🙂

    Caro Carcará,

    Como eu respondi acima, não existe “caridade” nesse negócio. Esses investimentos retornarão para os franceses de uma forma ou de outra. Um exemplo : Ominisys em teoria fabricará a parte eletrônica do Rafale nacionalizado(se for). A Omnisys é uma subsidiária da Thales. Onde está a caridade? E isso vai para a conta de offsets de 160% do valor do contrato. Tudo tem seu preço, nada é de graça. Especialmente esses offsets tecnológicos.

    E como eu disse nada contra o caça em si. Se não tívessemos problemas de verbas, eu consideraria como uma opção. Mas se mal conseguimos manter os F-5EM e AMX no ar, fica difícil imaginar como seria a situação com 36 ou mesmo 72 Rafales na FAB.

    []’s

  10. Rafale provado em combate!Onde?Como?Afeganistão e Líbano,hahahahaha,um caça que precisa ser escoltado por outro para lhe iluminar o alvo!Essa deve ser a ultima técnica ultra moderna de combate que so a SUPER/ULTRA/MEGA/ porcaria francesa pode fazer,so não se esqueça que toda cobertura e apoio esta sendo feita pelos USA.IMPEDIMENTOS,então porque o COMANDANTE DA FAB(BRIG. SAITO) PREFERE O SUPER HORNET?Desenho naval de cascos?De um pulo na engenharia naval da USP,no IPqM e na Nuclep.

  11. Há muito mais nas atitudes da França. Tudo indica um futuro promissor para o Brasil, principalmente para as parcerias firmadas agora. A França está investindo a longo prazo, enquanto os EUA tentam conosco a mesma política “engana trouxa” de sempre, França toma a dianteira com atitudes mais coerentes e sólidas. Que venha a França.

  12. HOJE, é esta a minha opinião.
    Os três finalistas do FX-2 são equivalentes segundo a FAB, mas quem ofereceu sub nuclear + helis foi a França, mais nimguém, só depende de nós para tudo dar certo.
    Por questão de legislação e por questão de confiança, eu penso que quem deveria vencer é o RAFALE, ainda que em situação de inferioridade de aeronave para aeronave, a França também podia oferecer algo mais pra ajudar na decisão. ABS.

  13. Vendo o que aconteceu com Força aerea Libia acho que seria melhor investir no exercito e marinha. um soldado ou fulileiro bem treinado e com o equipamento certo , pode destruir tanques, edificios, navios, aviões e helicopteros, e eles podem ser escondidos mais facilmente, e a manutençao e bem barata

  14. Quando os políticos acordarem para a necessidade de uma defesa bem equipada já será tarde. Ou pelo menos, não se dará de forma planejada.

  15. E dá-lhe Rafales !!!
    2011 serão feitas as negociações e em 2012 o contrato final!
    😆 😆
    O melhor caça da Eurooopa !!!

  16. Nick,
    Não vi o sr. Merialdo usar o termo caridade em momento algum… Ele citou que a indústria francesa irá pagar por uma parte… Existem aspectos de tecnologia que não tem preço… Como você disse o investimento voltará à eles depois… Tudo bem…
    Mas a subsdiária da Thales aqui no Brasil estará empregando brasileiros e pagando impostos ao governo brasileiro e os empregados brasileiros estarão adquirindo conhecimento de alguma espécie em todo esse processo. Como você mesmo tudo tem um custo, mas aprender algo depois de já pronto é mais rápido e melhor do que desenvolver do 0.

    Só para lembrar que o investimento prometido pela Boeing seria igual… E não duvido que investimentos que eventualmente fossem assumidos pela SAAB teriam fim semelhante… Não é uma novidade, não é algo de se espantar.

    Concordo que é difícil imaginar Rafales operando pelo custo… Mas se a questão é essa então não vamos operar nada. Não temos condições de operar nenhum dos três finalistas por este aspecto, logo, a realidade da força tem de ser alterada por completo.

    Estamos hoje com a 7ª maior economia do Mundo, existem economias menores que sustentam forças áereas mais onerosas e porque?

    Deixo claro Nick, que gosto de argumentar contigo, vejo sensatez e opnião em tuas idéias.

    Jakson,
    Conheço cursos de engenharia e conheço alguns dos responsáveis por engenharia naval da Marinha do Brasil… Um certo Capitão de Fragata me disse uma vez: “Se fosse possível teríamos feito sozinhos como estamos fazendo o reator, mesmo que demorando meio século”.

    E acho melhor você se informar melhor sobre essas opniões aí que você conhece das pessoas… Bem… Provado em combate agora na Líbia… e a questão de outra aeronave iluminar alvos não é uma prática tão absurda. Caças utilizam-se de radares de aeronaves AWACS para abaterem alvos, técnica de Eagles e Raptors e eles são porcarias?
    Bem, discutir com torcedor não costuma ser produtivo, mas acho que vale trazer o bom senso… Tente ver que nem tudo é só ruina.

    Sobre os impedimentos você sabe bem… Mas citar um cara que é era da engenharia da FAB e do DCTA não conta pois ele não tem prestígio… Não sei por que, mas tudo bem.

    Continuamos com a mesma labuta… é impossível comentar sobre o assunto…

  17. Nick não me referi a vc,foi para o nosso amigo Jackson,mas pode procurar nick o rafale custou isso ou mais,o caro num caça hoje é a eletrônica embarcada,só pra desenvolver um sistema de navegação,armamento,controle,a suite spectra e tantos outros,custa bilhões e anos em pesquisa nick,basta ver o salário de um programador desse tipo de sistemas que é altissimo,se um programador mediano que programa para plataforma Windows aqui no brasil ganha no mínimo uns 3000 reais,imagina um programador desse nível,fique tranquilo Nick não me referi a vc amigo.

  18. Uma observação sobre esse comentário do representante do Consórcio Rafale:

    “Para Merialdo, as empresas ajudarão a fazer brasilianizações” no avião.”

    O que queremos mais ?

  19. Caro Carcará,
    Também respeito suas opiniões, mais baseados em conhecimento e bom senso do que ficar apenas baseado em ideologias anti-isso ou anti-aquilo. Mas é claro que podemos ter divergências, normal =]

    Minha visão sobre TTs é talvez um tanto quanto radical, mas não concordo com transferências do tipo “da mão-direita para a mão-esquerda”. No meu entender tem de ser transferência para uma empresa nacional, para uma instituição nacional. Ao menos que seja de controle nacional, mesmo que com participação estrangeira.

    Sobre se é melhor partir de algo ou começar do zero, eu diria que se você pega algo pronto, o máximo que consiguirá fazer é replicar o mesmo. O trabalho de criar é a chave. Se não investir internamente em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias, não conseguiremos ir muito longe apenas com essas ToTs.

    Temos que fazer o que a China faz, que a Índia está fazendo. ToTs com investimentos internos em instituções de pesquisa e indústrias locais. Caso contrário essas ToTs serão apenas para justificar a compra dos caças como está sendo feito pelo MD.

    Sobre a realidade dos custos, eles são implacáveis. Realmente será praticamente impossível operar o Rafale com o orçamento atual, e mesmo o Gripen NG não seria fácil, apesar de mais acessível que o caça francês.

    Eu sinceramente espero um futuro menos sombrio para as forças, mas isso está mais na esperança do que na realidade. Esperava uma mudança de mentalidade com o governo Dilma, mas ela mostrou que tudo continua exatamente igual. Ou seja, teremos de aguardar um outro governo para ver se as coisas mudam.

    []’s

  20. Caro Barca,

    Para o Rafale operar tranquilamente aqui, na minha opinião teria de haver uma mudança MUITO grande de mentalidade na DEFESA. Ou seja DEFESA aqui teria de ser uma prioridade como a SAÚDE e EDUCAÇÃO. Cheguei a ter esperanças com o discurso Jobiniano e as falas do Lula. Mas findo o governo lulista, o que sobrou? Contas. E mais contas. E para pagar essas contas, onde o governo Dilma cortou mais?? No MD, para variar. Ou seja, DEFESA aqui NÃO É prioridade.

    E assim o discurso, fica apenas, infelizmente, no discurso.

    Se em 2012, ou ao final desse ano sair um FX-2, maravilha, mas estou totalmente cético em relação à isso.

    Se der Rafale, ótimo, mas repito, que o GF assuma as responsabilidades em relação aos custos operacionais da FAB, que obviamente subirão muito mais que as outras duas alternativas.

    Sobre as TT’s volto a dizer que “caridade não ecxiste” Os custos dessa transferência estão incluídos no preço dos caças de uma forma, ou de outra. Isso vale para o Rafale, Gripen NG ou F-18 E.

    []’s

  21. Concordo inteiramente Nick…
    A realidade da pasta não afeta somente na aquisição e operação de novas aeronaves.
    A realidade da pasta da defesa afeta em tudo, até mesmo na aquisição de operação de um novo Fuzil, tomando isto como base por ser um dos itens relativamente mais baratos quando falamos de armamentos.

    Sem uma mudança… não adianta nem pensar em reequipamento.

  22. E continua tudo na mesma coisa !!!
    Várias promessas e nada de anúncio, já começo a acreditar no tampão.
    A economia deu um freio grande.

    Cada dia vejo o Fx mas longe caso saia já estará passado.

    Abs.

  23. E outra coisa muita esmola o santo desconfia nada vem de graça e não vaiter tanta transferencia assim, não acredito.

    Abs

Comentários não permitidos.