O ataque desta sexta-feira na cidade afegã de Mazar-i-Sharif pode ter matado até 20 funcionários da ONU no país, de acordo com o porta-voz da polícia local Lal Mohammad Ahmadzai. Na ação, manifestantes revoltados com a queima do Corão pelo pastor protestante de uma igreja da Flórida (EUA) invadiram o escritório da organização na cidade.
Se as 20 mortes forem confirmadas, será o pior ataque contra alvos da ONU no Afeganistão, e um dos mais mortíferos contra a organização nos últimos anos. O pior ataque mais recente havia sido contra uma hospedaria onde membros da ONU estavam no Afeganistão. Na ocasião, cinco funcionários morreram e outros nove se feriram.
Representantes da ONU em Nova York também dizem acreditar que os mortos podem chegar a 20. De acordo com a agência de notícias Reuters, ao menos dois funcionários foram decapitados. Cinco manifestantes também morreram, e outros 20 ficaram feridos.
A ONU confirmou as mortes de sete funcionários estrangeiros– entre membros da ONU e agentes da segurança– após o ataque. “Três membros da Missão de Assistência da ONU no Afeganistão [Unama, na sigla em inglês] e quatro seguranças morreram”, disse Dan McNorton, porta-voz da ONU no Afeganistão.
m porta-voz policial local disse que as mortes aconteceram depois que uma manifestação contra a queima de exemplares do Corão por um pregador norte-americano terminou em violência.
Após a oração da sexta-feira, milhares de pessoas foram às ruas da cidade, a mais importante do norte afegão, em protesto contra a queima de um Corão em uma igreja da Flórida (EUA) em 20 de março.
Os manifestantes lotaram as ruas da normalmente pacata cidade, e após duas ou três horas de protesto, a violência começou. Um pequeno grupo atacou o escritório da ONU, atirando pedras e escalando barreiras para tentar invadir o local.
Uma fonte policial, que recusou-se a ser identificada porque não tem autorização para falar com a imprensa, disse que os manifestantes atacaram as vítimas dentro do complexo da ONU.
O chefe da missão na cidade ficou ferido, mas sobreviveu. Entre os mortos estão funcionários noruegueses, romenos e suecos, acrescentou o policial.
O governador da Província de Balkh disse que insurgentes usaram a manifestação como “disfarce” para efetuar o ataque. “Eles se aproveitaram da situação para atacar o prédio da ONU”, disse Ata Mohammad Noor.
O Ministério de Relações Exteriores do Brasil afirmou à Folha.com que não há brasileiros nesta missão da ONU.
CORÃO
Em 20 de março, o pastor protestante Wayne Sapp queimou um exemplar do Corão em uma igreja da Flórida (EUA) na presença do pastor Terry Jones, que anunciou no ano passado que faria o mesmo por ocasião do aniversário dos atentados de 11 de setembro, embora tenha voltado atrás.
Os pastores realizaram um “julgamento” dentro da igreja, no qual o livro sagrado muçulmano foi declarado “culpado” de várias acusações, entre elas assassinato. Em seguida a pena foi executada: o exemplar foi queimado.
Ao que tudo indica o PASTOR ESTAVA E ESTA CERTO, GENTE NÃO PASSA DE UM BANDO DE TERRORISTAS!
Acho que os afegãos estão tentando complicar as coisas pra otan fazendo ela permanecer em duas guerras o que pode gerar lucros e prejuizo. Mas pelo jeito que vai esta guerra, que ja está muito desgastada e os aliados não conseguem uma solução o que podera passar a gerar prejuizo ao invés de lucro.
Uma lástima, + como será q eles olham os agentes da ONU dentro do país deles ?
discordo jakson, sua visao é muito limitada, imagine soldados invadindo sua casa agredindo seus filhos e sua mulher , o que vc faria(bem eu tentaria matalos mesmo que eu soubesse que perderia a minha vida), aquele povo ja esta farto de tanta violencia , estao virando pessoas com muito odio e tudo mais…
e agora cá entre nos, o que esses 20 funcionarios da onu estavam fazendo em um lugar tao perigoso como aquele e sem guarda costas(soldados), para fazer sua segurança nesse local( escritorio), sao muito estupidos tb.
Não se pode matar pessoas em nome de Deus.
Só 20… poderia ter sido pelo menos uns 200…Aqui uma vez um pastor evangélico jogou no chão e depois chutou uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida… à igreja dele foi apedrejada… com religião não se brinca, não é futebol, ainda bem !!! SDS
ja falei uma vez, não se mexe com quem ta quieto. não vejo musumano queimando a biblia.ta na hora de deixar esse povo quieto, quanto mais mexermos com eles mais eles vão nos atacar, e eles tem razão…
Leonardo ,ha relatos de que alguns tenham sido mutilados e decapitados.O que esses funcionários(da ONU) fizeram para esse povo,para serem mortos em um truculento ato terrorista?E é a minha visão e que é limitada!
Na verdade esse ”pastor” que queimou o ALCORÃO é um insensato, certamente ele sabia que a queima do livro iria desencadear uma onda de protesto que poderia acabar em mortes! Mas mesmo assim para ganhar fama e mídia ele continuou com esse ato bizarro!
A QUEIMA DO ALCORÃO FOI UM ATO DE XENOFOBIA !!!
Quem eles ou nós???
Antes da multidao chegar ate a ONU estiveram em uma pregacao onde se mencionaram os Coran sendo queimados na Florida. Parte da culpa tem a pessoa que instigou esse povo a procurar justica. Uma pena que o pessoal da ONU foram mortos por pessoas de facil manuseio. Se os Afghans sao tao contra a presenca estrangeira no pais porque quando os Taliban estavam no controle eles ficaram quietinhos.Neum um piu desta gente se escutava. Os Taliban terrorizavam o Afghanistao e todo mundo quieto.
Pois bem. A Onu, A OTAN, todos deveriam sair do Afghanistao e entregar aquele deserto nas maos do deus dara e que se ferram. Colocam os Drones de patrulha e de vez em quando mata um lider Taliban; mais nada pode ser feito. Os EUA gastam $8 a 10 bilhoes de dolares ao mes por la e nao resulta em absolutamente nada.
“Não se pode matar pessoas em nome de Deus”
Dandolo,
Essa é a percepção ocidental do “Deus cristão”.
Em princípio, Deus, amor e justiça são concepções completamente independentes.
Sem falar que essa percepção de amor a toda prova do “Deus cristão” é bem moderna.
Há pouco tempo atrás a leitura que nós ocidentais fazíamos da vontade do Criador não era assim tão pacata, benevolente e tolerante não.
Queimar livros… Ferramenta de controle criada na idade média. Uma consciencia como essa ainda vive nesses dias negros do pasado.
O problema foi causado por um maluco nos E.U.A,que queimou o Alcorão,não se pode esperar que essas pessoas tenham uma reação normal,pois mexeram em algo que é o pilar da sociedade deles,quem é responsável por essas mortes e outras que virão é o maluco que queimou o Alcorão.Esse homem deveria ser processado!
A que ponto pode chegar a irresponsabilidade de uma pessoa? Quem é mais fanático, o cara que mata estrangeiros que estão ocupando seu País, ou um representante religioso que sem nenhum motivo queima um livro tido por sagrado por milhões de pessoas? Este “religioso” americano deveria ser denunciado pelo ministério público americano por homicídio, pois, foi sua conduta irresponsável que deu causa a estas mortes. O que as pessoas não entendem, por mais esclarecidas que sejam, é que as pessoas no oriente médio são diferentes, nem melhor nem pior que as ocidentais. Apenas diferentes. Deveríamos deixá-los decidir pro conta própria seus destinos. Se eles querem ser governados por tiranos, por reis, ou por presidentes, problema deles. Mas não, sempre aparece um iluminado querendo “democratizá-los”. Deixem-os em paz e em menos de cem anos eles encontrarão por si próprios a paz. Mas, tem um pequeno problema no meio disso PETRÓLEO + FANÁTICOS, como estes religiosos americanos e seus iguais afegãos. Grande abraço a todos. Sintam-se a vontade para criticar, discordar ou complementar.
E pensar que essa história de fundamentalismo no mundo árabe surgiu a pouco tempo, quando os árabes dominavam o oriente, africa e parte da europa não era assim não….
.
Quando se tem o lixo da religião, F*** com tudo, me fala uma religião que não seja para controlar e monopolizar o poder…
1-O pastor que queimou a biblia é um pastor de fundo de quintal, muito estranho a midia dar bola para o que um pastorzinho desse faz.
2-Os mulcumanos não queimam biblia eles queimam cristãos;
http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/7531/Sinal-dos-Tempos-Oito-cristaos-queimados-vivos-por-extremistas-islamicos-no-Paquistao
Na história humana não se fez outra coisa, senão matar em nome de deus…
Se a Bíblia for julgada, também sofrerá o mesmo veredicto.
J CLAUDIO… Comentário mais sensato… concordo em número, gênero e grau !!! SDS.
jakson , assim como vc disse “ha relatos de que alguns tenham sido mutilados e decapitados”, é apenas um relato nada confirmado, e sua visao é limitada sim, pois tais manifestantes nao querem saber quem esta la para “ajudar” ou “piorar”, eles os querem fora do seu pais, eu tb nao concordo com a morte dos funcionarios da onu(e com tal brutalidade se for confirmada a morte por decapitaçoes e tal.) , mais eu nao moro no afeganistao, entao nao da para julgar o que eles pensam e sentem por esta ocupaçao que ocorre la.
sds a todos.
O problema não foi causado pelo pastor. O problema foi causado porque terroristas travestidos de religiosos querem se fazer respeitar e à suas crenças por meio da força, já que não há base racional para tal.
Por mais primitiva que seja a fé cristã, pelo menos ela já abriu mão há muito tempo de usar a intimidação para se fazer respeitada.
Diferente de alguns no mundo islâmicos que teimam com essa tática pouco eficaz e ultrapassada.
“Não podem fazer desenho do Profeta senão nos matamos”, “não podem queimar o Corão senão nós matamos”, “não podem criticar o Corão senão nos matamos”.
Ora! Tenha dó!
Todo o mundo tem que respeitar essas regras?
Tudo bem se elas fossem desobedecidas em países islâmicos, mas não é o caso.
Nos EUA um cidadão pode queimar o livro que ele quiser, desde que tenha pago por ele e seja seu legítimo dono.
Do mesmo modo que os muçulmanos querem que seus costumes em seus países sejam respeitados, deveriam ser adultos o suficiente para aceitar que em outros países a coisa funciona de modo diferente e não se deixarem abater com críticas ou desrespeitos às suas convicções.
Os que acham justificáveis as atitudes dos muçulmanos contra a ONU por conta da queima do Corão em geral são os mesmos que não acham justificáveis a invasão americana no Afeganistão por conta do 11/09.
Vai entender!
e concordo com o que o nelore disse , aquele lugar(afeganistao) que se dane o que nos temos a ver com isso, problema é dos americanos que alimentaram o monstro(al qaeda) por muito tempo.
Os fundamentalistas cristãos nos EUA querem promover uma espécie de Cruzada contra os muçulmanos.
Sem dúvida um absurdo, principalmente pra mim que “estou calçado nas minha botas”, e sou ateu.
Agora, querer cobrar consciência e bom senso apenas dos fundamentalistas cristão americanos e não dos fundamentalistas islâmicos mundo afora me cheira a preconceito e xenofobia.
Ou se chega a conclusão que alguém queimar um livro considerado sagrado por um grupo humano apenas por provocação é tão absurdo quanto matar alguém por conta da queima desse livro, ou o mundo tem mais é que ir pro saco mesmo.
Existe um disfarçado preconceito dos ocidentais politicamente corretos em relação aos muçulmanos que insiste em vê-los como iniputáveis e em coloocá-los como eternas vítimas do ocidente cristão democrático.
O caso da ONU é um simples caso de polícia.
Crimes foram cometidos e os culpados devem ser identificados, julgado e punidos.
Simples assim.