Especial : Dilma e Lula em Portugal

Texto e fotos:E.M.Pinto- Plano Brasil Direto de Portugal

A presidente Dilma Rousseff encerrou antecipadamente a sua visita a Portugal devido a notícia confirmada da morte do ex vice presidente e amigo, José Alencar. Dilma   estava em visitava  oficial ao país e se preparava-se para dirigir-se a Coimbra, para participar da cerimônia que Laurearia o Ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o título de Doutor Honoris causa em direito pela Universidade de Coimbra, quando soube da notícia do falecimento do ex vice presidente José Alencar.

Dilma e Lula ficaram abalados publicamente e expressaram profunda tristeza pela perca do amigo que lutava a anos contra o câncer, Lula  que  dedicou o título ao Ex-presidente e amigo ficou emocionado com a homenagem prestada por muitos estudantes e jovens, em sua maioria estudantes brasileiros  residentes em Portugal que seguiam o cortejo prestando tanto homenagem ao Laureado, quanto a presidente Dilma Roussef.

Dilma acenou e até parou para receber um grupo de alunos que eufóricos faziam festa pela visita da Presidente ao país e a Universidade que abriga mais de 1500 estudantes brasileiros ( incluso o autor).

Apesar da segurança reforçada, não houveram incidentes, os agentes Brasileiros e seus colegas portugueses garantiram a tranqüilidade do evento. Assim,  Dilma e Lula mostraram bastante descontração e circularam livremente cumprimentando os presentes e até cedendo autógrafos a multidão. A vontade Dilma, Lula,  o presidente Português Cavaco Silva e o Primeiro Ministro demissionário Português, José Sócrates, agradeceram aos estudantes e seguiram para seus destinos após a conclusão das atividades.

A Universidade de Coimbra é uma das 3 mais antigas universidades da Europa  e a faculdade de direito é considerada uma das quatro mais importantes do Mundo.

O título dado a Lula soma-se a mitos outros concedidos aos ex líderes brasileiros em reconhecimento aos seus trabalhos e são frutos dos reconhecimentos dos quais nossos líderes tem galgado no cenário internacional.


Em Portugal, Lula dedica título “honoris causa” a Alencar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dedicou o prêmio recebido na Universidade de Coimbra ao amigo José Alencar. Depois da cerimônia, Lula voltou ao Brasil acompanhado da presidente Dilma Rousseff.

Os brasileiros que estudam na Universidade de Coimbra recepcionaram o ex-presidente. Seguindo a tradição, eles colocaram as capas pretas no chão para que servissem de tapete durante a passagem de Lula.

Assim começou o dia em que o ex-presidente Lula receberia o titulo de Doutor Honoris Causa. Um dia especial para Lula com sentimentos diferentes misturados. Alegria pela homenagem, tristeza pela morte de José Alencar.

Dilma Rousseff chegou logo depois. Foi recebida pelo presidente de Portugal Cavaco Silva e pelo primeiro ministro José Sócrates. Além da festa dos estudantes brasileiros, encontrou manifestantes contrários à construção da usina de Belo Monte.

A cerimonia começou com o cortejo colorido. Lula e Dilma deixaram a biblioteca ao lado dos doutores de Coimbra. O ex-presidente foi o primeiro a discursar. Lembrou das conquistas sociais e econômicas do governo dele e fez questão de prestar homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar.

Em latim, lula ouviu a titulação. Recebeu o anel de doutor e colocou a borla – chapéu que representa sabedoria. Logo após a cerimônia, Lula e Dilma tomaram um avião para Lisboa, de onde partiram de volta ao Brasil para acompanhar o velório do ex-vice-presidente José Alencar.

Fonte: Jornal da Band

Críticas ao mundo desenvolvido e apoio a Portugal dominaram viagem de Dilma

Os três dias de viagem a Portugal da presidente Dilma e de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que acabou  encurtada pela morte de José Alencar, teve duas constantes: críticas aos países desenvolvidos e às instituições multilaterais e a possibilidade de o Brasil ajudar os portugueses a saírem da crise financeira. Nenhuma decisão concreta, porém, foi anunciada publicamente.

Lula deu o tom do que falaria logo na segunda-feira à noite, após um jantar com o premiê José Sócrates e o ex-presidente Mario Soares, ambos do Partido Socialista. Com Portugal muito próximo de tornar-se o terceiro país da zona euro a sofrer intervenção pelo FMI, Lula fez críticas ao fundo.

“O FMI não resolve o problema de Portugal, como não resolveu o problema do Brasil, como não resolveu outros problemas. Toda a vez que o FMI tentou cuidar das dívidas dos países, o FMI criou mais problemas do que soluções”, disse.

Na terça, após receber o prêmio Norte Sul do Conselho Europeu, o ex-presidente voltou ao tema da crise portuguesa. Dessa vez, o alvo foi a forma como o núcleo duro da Europa deixou, em sua opinião, que a especulação financeira se espalhasse pelos países mais fracos da União.

Leia mais:
Dilma antecipa retorno ao Brasil, e Lula chora pela morte de Alencar
Com Dilma e Lula em Portugal, Gilberto Carvalho lamenta morte de Alencar
Conselho de Segurança e investimentos na pauta de Dilma em Portugal
Agência Moody’s mantém rating da dívida de Portugal
Dilma visitará Portugal em um delicado momento da política interna do país

“Acho que o chamado bloco economicamente mais forte da Europa demorou para ajudar a Grécia. Demorou muito tempo, permitiu que a especulação migrasse para outros países e eu não acho isso correto”, afirmou. Lula defendeu também que os bancos europeus deveriam colocar dinheiro o mais rápido possível sem cobrar “as taxas de juros exorbitantes que estão querendo cobrar.”

A especulação financeira já tinha sido seu alvo um pouco antes, durante o discurso no Parlamento na entrega do prêmio. Para Lula, ela é causa, juntamente com uma ordem econômica internacional injusta, de rancores e mesmo de xenofobia. Lula ainda considerou “frouxos” os parâmetros de regulação do sistema, e atacou a especulação sobre commodities.

As barreiras comerciais foram outro tema comum. Dilma, em entrevista a uma TV portuguesa que foi ao ar no dia de sua chegada, falou sobre a triangulação que o Brasil está fazendo para driblar o protecionismo norte-americano. “Uma das formas de você chegar nos Estados Unidos pode se dar de maneira mais longa. Pode exportar para a China e ela exportar para os EUA.” A China é hoje o principal parceiro comercial brasileiro.

Já Lula foi mais direto. Defendeu o avanço da Rodada de Doha, com redução e mesmo a extinção das barreiras comerciais.

Conselho de Segurança

Portugal, que hoje também ocupa uma cadeira rotativa no Conselho de Segurança da ONU, é defensor de uma vaga permanente para o Brasil. Com o assunto na pauta de Dilma, Lula partiu para o ataque sobre a falta de representatividade da instituição.

Em seus dois discursos em solo português – durante o prêmio Norte Sul e no doutoramento na Universidade de Coimbra – o ex-presidente defendeu a reforma do Conselho para refletir a nova geopolítica mundial.

Dilma também tratou do assunto. Na entrevista à TV afirmou que “o Brasil hoje é uma nação que, pela sua própria situação no mundo e pelo que atingiu, tem todas as condições de pleitear” o órgão.

Lula ainda criticou diretamente o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon. Perguntado se queria fazer parte da reforma da organização, o ex-mandatário negou. Mas disse que é preciso que o cargo seja ocupado por alguém mais “atuante que o atual”.

Dívida portuguesa

Na terça-feira, em meio à visita, a Standard & Poor’s baixou o rating dos títulos da dívida portuguesa pela segunda vez em uma semana, para “BBB-”. A notação é apenas um degrau acima do da chamada “lixo”, na qual se encontram os papéis da Grécia.

O fato veio aumentar a pressão, refletida pela imprensa portuguesa, para que o governo brasileiro comprasse os papéis portugueses. Lula pregou solidariedade a Portugal desde sua chegada, mas também que a questão deveria ser tratada diretamente com Dilma.

A presidente falou sobre o assunto na terça-feira à noite, mas sem dar uma definição. Disse que o Banco Central do Brasil, por regra, só compra títulos com notação triplo A – muito acima, portanto, da condição dos portugueses. Porém, abriu a possibilidade, afirmando que papéis pior avaliados podem ser comprados em outras condições, por exemplo, com uma garantia real.

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Fazenda para perguntar sobre montantes de títulos da dívida portuguesa detidos pelo Brasil, mas não obteve resposta. Em dezembro, o Ministro das Finanças de Portugal reuniu-se com seu colega brasileiro, Guido Mantega, para falar sobre o tema.

O premiê Sócrates e o presidente de Portugal, Cavaco Silva, evitaram a todo o custo tocar no assunto em Coimbra nesta quarta-feira (30/03). Sócrates afirmou que não gostaria de tratar de outra coisa que não o doutoramento de lula.

Abreviação

A morte do ex-vice-presidente José Alencar também veio abreviar a visita de Dilma a Portugal. Logo após a cerimônia de doutoramento de Lula, ela tomou um avião para Lisboa e, em seguida, partiu para o Brasil.

Pelo cronograma inicial, Dilma seria recebida hoje em um jantar pelo presidente da República. Nesse encontro, segundo o embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, ela teria oportunidade para conversar com outras lideranças políticas. Entre elas, deveria estar o líder do Partido Social-Democrata, Pedro Passos Coelho, pré-candidato a premiê, e que pode substituir Sócrates nas eleições antecipadas, que deverão ser marcadas para junho.

Fonte: Opera Mundi

50 Comentários

  1. Estou muito feliz e orgulhoso pelo nosso ex-Presidente Lula ter recebido esse importante título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra. Ele fêz por merecer por sua competência política e história de vida. Só lamento que este momento grandioso tenha sido ofuscado pelo acontecimento trágico da morte de José de Alencar, seu inseparável compaheiro nos últimos 10 anos.

  2. Só não concordo em um ponto nessa de o Brasil “tem todas as condições de pleitear” uma vaga permanente na ONU. Não temos, infelizmente não temos essas condições, se fosse só uma questão financeira o Japão e a Alemanha já seriam membros há décadas. É necessário atitude (no sentido de se independente nas escolhas que faz) e poder militar não só para guerrear, mas até para manter a paz em determinados territórios. Para nossa independência até estamos caminhando razoavelmente bem, mas na questão militar estamos péssimos.
    Contudo muito me alegra ao saber que a Dilma não é tão estúpida quanto sua cara leva a crer, quando ela diz “Uma das formas de você chegar nos Estados Unidos pode se dar de maneira mais longa. Pode exportar para a China e ela exportar para os EUA.”, mostrar que ela não esqueceu que a China é uma forte parceira comercial e os EUA apesar dos belos discursos vazios não abrem seu mercado.

    Por fim deixo registrado meus respeitos ao senhor José de Alencar ex-presidente do Brasil.
    Fique com Deus

  3. ”…a Standard & Poor’s baixou o rating dos títulos da dívida portuguesa pela segunda vez em uma semana, para “BBB-”. A notação é apenas um degrau acima do da chamada “lixo”, na qual se encontram os papéis da Grécia.

    O fato veio aumentar a pressão, refletida pela imprensa portuguesa, para que o governo brasileiro comprasse os papéis portugueses.”
    ESPERO QUE O GOVERNO BRASILEIRO NÃO COMETA TAL LOUCURA!
    O BRASIL NÃO É COLÔNIA DE PORTUGAL, OS PORTUGUESES QUE RESOLVAM SEUS PROBLEMAS SEM CAUSAR DANOS AO BRASIL.

  4. LA vem o BOLSA-BIGODE.EU VOU DAR UMA SUGESTÃO MUITO PRATICA, E SO O BRASIL COMPRAR UM BOMBA NUCLEAR DA FRANÇA,SE É QUE JA NÃO COMPROU ,E TESTA-LA NESSE HAITI EUROPEU.
    BOLSA-NUC SIM,BOLSA-BIGODE NÃO!

  5. Pra mim Dilma não devia nem ter ido lá pra discutir ajuda aos incopententes…e espero que o governo não faça a burrada de colocar dinheiro nessa encrenca, eles que se danem!

  6. Só faltava a PTzada comprar lixo a preço de ouro.
    Caberia até um questionamento jurídico junto ao STF.
    Historicamente Portugal só nos sugou, não merecem tratamento especial algum.

    ps. os brasileiros que para lá foram que o digam.

  7. O BRASIL poderá socorrer aoutra x a sua antiga metropolis,comprando seu titulo da sua dívida externa…o sr mlula merce, só pisou na bola qdo deixopu p a dilma a decisão do FX 2. Nossa FAB esta + q nunca precisando dp caças franco rafales f3..Ò dilam qdo vão chegar os n caças ?!?! Votem no Gen.HELENO P A PRESIDENCIA em 2014 esse sabe das coisas.

  8. Portugal está quebrado e quer jogar o ônus nas costas do Brasil. Vai nos vender títulos de sua dívida pública, mas inevitavelmente vai dar calote na dívida, porque não tem dinheiro para pagar. Querem que o Brasil banque mais uma vez suas aventuras.

  9. Não consegui encontrar sinceramente onde é que os portugueses estão a fazer pressão para que o Brasil compre dívida portuguesa.

    Há uma reflexão interessante a fazer com a crise (tenho de ver o filme Inside Job para perceber melhor…)

    Nos últimos leilões da dívida que o governo português lançou, a procura foi amplamente superior à oferta.

    Ou seja, há muitos mais interessados em comprar a dívida portuguesa do que títulos da dívida à venda.

    É um bom negócio comprar a dívida portuguesa. Seria interessante saber o porquê.

    De resto, concordo com os visitantes que afirmam que o Brasil não tem de comprar dívida portuguesa. Seria mesmo melhor que não o fizesse e aplicasse esse dinheiro a resolver os seus problemas, que são muitos.

    Os portugueses têm mesmo de resolver os seus problemas sozinhos.

  10. Que Portugal vá pedir dinheiro a inglaterra, a frança e aos States seus chefes, só para lembrar portugal faz parte do conselho de segurança da onu e votou a favor da intervenção armada na libia conforme os seus chefes mandaram então vá pedir dinheiro a eles.E quanto ao sr josé alencar os meus sinceros pesâmes a sua familia e que DEUS o tenha em um bom lugar.

  11. Se tivéssemos bem, poderíamos ajudar Portugal, mas não é o caso. A Crise Econômica Mundial nos pegou, lamentavelmente. O nosso déficit nas contas externas já está em 60 bi dólares anual, podendo chegar a 100 bi dólares no final de 2011. E isso sem contar com a Div Int de 1 trilhão de dólares, que poderá chegar a 1,5 trilhão no final de 2011.
    A presidenta Dilma tem que se afastar do Lula e Mantega, pois eles quebraram o Brasil.
    Lula governou para os banqueiros e especuladores financeiros, provavelmente por falta de conhecimento e malícia. O falecido Vice Alencar alertou várias vezes o Lula e a Equipe econômica sobre isso, mas foi em vão.
    Lula tem a cabeça de prego (teimoso) e não tem conhecimento

  12. Antes do Brasil ajudar querer ajudar Portugal, tem primeiro que resolver os seus problemas, que são muitos.
    Temos um PIB enorme, mas per capita mt baixo. Não temos forças armadas modernas, a diferença entre o pobre e o rico é grandissima, temos uma taxa de analfabetos mt grande, altas taxas de crimenalidade, existem pessoas na classe mais baixa do que na média etc. Resumindo não tamos assim tambem como nos pensamos, do que vale ter a 7º maior economia do mundo, se não temos grande qualidade de vida. Enquanto que Portugal é exatamente o oposto tem boas condições de vida, é um dos melhores paises para viver, apesar do seu ser PIB ser mt pequeno.
    Tamos sempre a dizer que Portugal só nos roubou (quando eramos sua colonia, mas temos que pensar que pelo menos quando eles chegaram nao se puseram a matar os “indios” como os espanhois fizeram. E outra coisa, será que eles nos roubaram assim tanto? A espanha roubou muito mais, se não tive-se roubado tanto, a Argentina o Chile etc é que eram as potencias e nao o brasil. Devemos dar graças a DEus que foi os portugas que cá chegaram e nao os espanhois, pk se fosse os espanhois nem seker existiamos para ler esta noticia. Alias, as ex-colonias espanholas (america) são mt mais pobres que a ex-colonia de portugal.

    Mais uma coisa, se fosse a gente que tivessemos colonias tambem nao iamos lá buscar os seus recursos valiosos, Prata, ouro, petroleo etc?
    Eles apenas fizeram akilo que era normal uma potencia do Sec. XVI fazer, ir buscar ás suas colonias coisas, e por não falar que o maior ladrão historico foi sem duvida a Espanha que roubou o Ouro e prata toda que estava no mexico.

  13. Até no ultimo minuto o vice presidente, José de Alencar, foi benção para o Brasil, morreu no dia que o lula ia fazer mais uma cagada, tentando convencer a Dilma a emprestar (jogar dinheiro fora)a Portugal. Cesar Pereira, eu também fico revoltado com tanta burrice, acabaram com o FX-2, por não querer assumir uma divida que seria para a FAB, para segurança do Brasil, agora vem com essa conversa de jogar dinheiro fora com Portugal, que tem F-16,e Submarino U-214, será que só temos BANDIDOS NESSE PAÍS, e ainda chamamos os Portugueses de burros, ou verdadeiramente são burros os que dirigem este país. Parece que poucos estão vendo o que eu vejo, melhor fechar todas as Universidades, e manter o povo sem estudos, assim fica mais fácil passar a perna no povo.

  14. Meus economistas de bolso os JUROS são de mais de 8% se eu tivese dinheiro comprava divida soberana Portuguesa, não estamos a falar de uma empresa e sim de um pais no final todos pagam
    Abraço e a ler mais de Economia camaradas


  15. ‘Economist’: nem ajuda internacional salva periferia da Europa

    .
    .
    .

    “(…)Os títulos públicos desses países estão pagando juros entre 10% e 13% ao ano, um número alto para o padrão europeu. Em Portugal, essa taxa está subindo e chegou a 8% para os papéis de dez anos. Isso significa que investidores desconfiam cada vez mais da eficácia da ajuda internacional. “Eles estão certos”, opina a “Economist”.

    *********
    .
    .
    .
    http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2011/03/31/%E2%80%98economist%E2%80%99-nem-ajuda-internacional-salva-periferia-da-europa/

  16. Definitivamente o pessoal deve deixar de chamar portugueses aqueles que nunca o foram. As semi elitas que governaram Portugal eram judias e sempre obedeceram as ordens da judiaria mais potente do continente europeu: A Inglaterra. Isto foi feito contra os interesses dos povos trabalhadores portugueses e brasileiros que foram ambos escravizados.

  17. A questão é mesmo essa pequenofp…

    Com juros a 8% todos querem ser credores.
    E invariavelmente antes do FMI entrar estes sobem em flecha.

    O FMI chega depois, “sugere” a aplicação de medidas draconianas, não se importa com a questão social (o que serve aos governos em funções porque desculpam-se com o FMI), pois a sua única preocupação é com os credores.

    Inside job…

  18. Como pode um pais como o Brasil proporcionar uma transferencia de ‘dinheiro bom” aos paises que emprestaram a Portugal; EUA, Inglaterra, Franca e Alemanha, com a desculpa de “salvar” Portugal do FMI. Quem especulou foram os Portugueses, juntos com os Europeus e Americanos. Investiram no mercado imobiliario americano de financiamentos caseiros e criaram em Portugal uma bolha economica. A festa durou pouco e agora querem que o Brasil coma esse pepino. E uma simples ,matematica. As casas e negocios que davam lastros a esses investimentos valem agora 60% ao menos, portanto a papelada por tras vale m.erda.
    Que o Brasil nao se meta nisso. Se o fazer somente com a transferencia de ouro para a Casa Forte do Brasil, para “bancar” a transacao. Deve ser nosso ouro de qualquer maneira;velho mas era nosso, anyway!

  19. Para o Jackson Almeida:

    É exatamente o ponto de vista que eu tenho a respeito do Brasil ou seja uma atomização total deste tremendo caldeirão humano.
    Se desejas acertar contas vai pedir explicações junto de estas pessoas: http://www.bnai-brith.com.br/content/home/default1.asp?nav=1

    Eis os vossos mestres!! Eis os vossos escravagistas!!

    Não presta atenção a mensagem de solidariedade que podes ver na página inicial, podes ter a certeza que com eles há uma fraude de trás dessa mensagem de pseudo solidariedade.

  20. Hummm sera que apagaram o bom velhinho pra eles voltarem logo sem abrir os cofres pros Portugas rsrs rsrs Maria ficou espertinha e não quer mais dançar o Fado com Manoel e nem com Joaquim,Maria agora quer dançar o Vira com o Severino rsrs Vem ni mim Maria o Sevéra ta facim facim rsrs Não quiseram abrir as portas para os produtos Brasileiros quando entraram para a CE,agora tamanco vai virar barquinho rsrs RODA,RODA E VIRA,VIRA RODA E VEM…

  21. Não dá pra opinar muito em cima de um fato que não temos mutas informações, à primeira vista dá vontade de protestar, como emprestar dinheiro ou comprar dívida sendo que o nosso pais com seu povo que não está devidamente estudado, alimentado, educado e saudável.
    Onde está o dinheiro que vai ajudar Portugal?
    Se ele existe por que não chega ao brasileiro?
    Por outro lado ajudar Portugal, dividindo problemas e também o dinheiro não me ofende.
    É dali o início de tudo , inclusive militarmente, os Fuzileiros Navais do Brasil, que está fazendo 203 anos, saíram dali.
    Tomara dê tudo certo ao final para todos.
    https://www.mar.mil.br/cgcfn/cfn/index.htm

  22. Como afirmei o Brasil não deve comprar os títulos portugueses. Mas não devemos ficar contra o povo português, eles são vítimas da voragem dos banqueiros e dos especuladores, tanto quanto nós fomos durante anos e em parte ainda somos.

    As vezes as discordias que a mídia planta nas nossas cabeças, servem para esconder quem saos os verdadeiros culpados.

  23. Portugal – Brasil podiam ser o mesmo que Inglaterra – EUA.
    Mas a maioria dos brasileiros ainda tem aquele complexo de inferioridade em relação a Portugal. Só porque temos o 7º maior pib não significa que sejamos melhores que eles, ate pelo o contrario, eles tem aquilo que nos brasileiros sempre quisemos ter, saude, educação e boa qualidade de vida.
    Por isso eu digo, prefiro ter um pib piqueno mas com uma grande qualidade de vida, do que ter um pib grande e com uma qualidade de vida pobre.

  24. Não Entendi……
    Brasil não deve comprar títulos de Portugal….
    Portugal não deve vender títulos ao Brasil…
    O Brasil tem seus próprios problemas…
    Portugal tem que resolver seus próprios problemas…
    Portugal não esta em crise econômica….
    Todo mundo quer comprar títulos portugueses…
    Portugal nos sugou…..
    Portugal só nos roubou….
    Mudando de Pato para Ganso.
    Parabens E.Pinto
    Valeu Portugal – que acusada de preconceituosa – dá uma demonstração de carinho a uma liderança reconhecida internacionalmente (que não precisa ser unanimidade).
    Abs

  25. Os bandeirantes eram tupi (e mamelucos) liderados por 1% de portugas. Quando Bahia mandou um auditor real pra São Paulo, o cara voltou dizendo que não consiguiu falar com ninguém porque até o prefeito falava só “língua geral” (tupi).

    Ver “Língua Geral Paulista
    http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_geral_paulista
    —-

    Lembremos que Sampa era uma aldeia tupinambá, ou seja Sampa existiu ANTES dos portugas, por isso o primeiro que se fundou na cidade não foram casas ou um forte ou sei lá, foi um colegio para tupinambás, com 11 religiosos.

    (Os tupi e tupinambá eram da mesma etnia, só que os tupinambá chegaram primeiro ao litoral)
    ———-
    Mas os judeus sempre estão fazendo essa propaganda que eles estavam em todos lados etc. Onde eles estiveram foi do lado do poderoso, SEMPRE.
    Eles foram bons de cálculo financeiro, todo o que foi engenharia e tecnologia foi obra dos demais povos durante milénios. Quando eles andavam vagando pelo deserto procurando por um Deus, no que hoje é Líbano já tinham privada com descarga de água, isso é engenharia. Os judeus, por milénios, nunca um engenheiro, nunca um cientista, foi quando casaram com alemães poloneses etc e passado um tempo, que apareceram os primeiros cientistas (fim do sXIX).
    —————-
    Comprar títulos portugas acho um disparate, mas poderia ser em troca do que que propus o ano passado: Portugal deixa a UE e cria junto com o Brasil o mercado de países lusófonos.
    —-
    Portugal é muito parecido com a gente, não tem nada a ver com o restante da Europa, eles sempre (pelo menos um milénio) foram mais duros do que os restantes europeus.
    Os restante da Europa são muito delicados, digamos emos, gay (não no sentido sexual mas cultural).
    Podem ver por exemplo o programa ConexãoManhattan, podem ver todos os ‘jornalistas’ vejam especialmente o italo-brasuca o que é esse cara! me poupa!, mas é assim, assim são na europa, os europeus que migraram pra cá mudaram, os italianos em Sampa não tem nada a ver, são duros como tupis ou portugas. Quem fez negócios com eles sabe do que falo.
    —-
    Então, podemos não gostar de certas coisas, como certo racismo sim, mas nós estamos já fora de brigas com os portugas, porque hoje tudo mundo sabe, que um país sem um grande território, grande população e muitos recursos naturais, não tem nenhum futuro! Brigar com países pequenos? não, conquistar eles é o destino do Brasil.
    ———-

    Viverá para sempre esse grande brasileiro José Alencar no coração do seu povo.

  26. Aos editores: não é o caso de se censurar comentários inflamatórios como esse de que “BRASIL [devia] COMPRAR UM BOMBA NUCLEAR DA FRANÇA,SE É QUE JA NÃO COMPROU ,E TESTA-LA NESSE HAITI EUROPEU”? Uma coisa é achar esse suposto pacote de ajuda inviável para o Brasil e imerecido por Portugal. Outra coisa é um comentário como esse acima.

  27. Os portugueses são muito mais inteligentes que os brasileiros, não tenho dúvidas. O que está estragando Portugal são os seus políticos. A crise de maus políticos não é apenas do Brasil, mas mundial.
    Se os portugueses quiserem, posso ir ao seu país para dar uma palestra sobre ” Portugal do Futuro “. Vamos transformar esse país numa nação ultra-avançada, dentro das devidas proporções, começando pela mudança do Sistema Político e do Sistema Judiciário. Se os brasileiros quiserem, posso dar essa palestra aqui também. Eu sou holístico, ou seja, acho que o sistema maior tem que interagir com os sistemas menores, que devem ser priorizados. Temos que partir do geral para o particular.
    As Forças Armadas não me chamam para dar uma palestra desse tipo, porque falta discernimento (miopia).

  28. Os portugueses são grandes negociantes e estrategistas.
    Vão nos passar no bico, sem muito esforço.
    Pobre povo brasileiro.

  29. Ainda não entendi o que foram fazer lá, ganhar anel, título, comprar papel podre, será que estão procurando alguma merda para fazer? Tô dizendo, esse pessoal do Brasil tá mal acostumado, tem competência só para procural confusão. Enquanto isso, o povo ó…

  30. O Brasil deve ajudar Portugal, pois além de ser nosso parceiro, esta nação merece por parte de todos nós brasileiros um tratamento diferenciado.

    Espero que Portugal possa superar esta crise e certamente vai superar.

    Dilma esta certa em estender as mãos.

  31. Como português e leitor assíduo do Plano Brasil, estou pasmado com alguns comentários que foram feitos sobre Portugal. Portugal foi vítima de um primeiro-ministro mentiroso e manipulador que em cinco anos de maioria absoluta duplicou a dívida portuguesa de 82 mil milhões de euros para 170 mil milhões de euros!A dívida portuguesa está no mercado quem quiser que compre, Nós podemos recorrer ao fundo europeu e ao FMI… O Brasil nunca foi vítima de políticos corruptos e que não defenderam o interesse nacional? outra coisa inadmissível é o ataque torpe, mal informado e básico feito a Portugal enquanto nação soberana e ao povo português.Portugal no século XVI tinha 3 milhões de habitantes e conseguiu construir o Brasil, o maior país da América Latina. Olhem à vossa volta, vejam o que os espanhóis fizeram… quantos paraguais ou bolívias cabiam aí nesse território? Quem construiu a grande nação brasileira? Com injustiças, com exploração económica, com sangue mas também com uma cultura sólida, com um língua única, com instituições que um estado moderno precisava, com o filho herdeiro do rei de Portugal!Meus senhores respeito! em cada brasileiro há sangue português e isso deveria ser motivo de orgulho.Estudem História de Portugal porque é a vossa História. Quem fundou S. Paulo foi um transmontano, o jesuíta Manuel da Nóbrega. Vejam os princípios que os norteavam, como defenderam a dignidade dos índios.
    Os brasileiros sempre foram bem recebidos em Portugal, o meu dentista, homem rico e de sucesso, é brasileiro, nunca foram tratados como estrangeiros.
    Agora, porque em poucos anos, a economia brasileira cresceu, acham que estão no topo do mundo?
    Conhecimento e humildade…

  32. Continuando o meu comentário, os Estados Unidos separaram-se de Inglaterra através de uma guerra dura e sangrenta.Portugal, antes de 1820 passou o Brasil da categoria de colónia a estado, o herdeiro do trono de Portugal, D. Pedro, foi o primeiro imperador do Brasil e, como grande homem que era, abdicou do trono do Brasil para implantar as bases do liberalismo, de um estado moderno e democrático em Portugal.Foi imperador do Brasil e rei de Portugal. O seu coração está na cidade do Porto! Querem comparar com Inglaterra e os Estados Unidos? Se o Brasil fosse uma super-potência como os USA já tinham invadido Portugal para se vingarem dos terríveis colonizadores? Agora vejam o respeito com que uma nação civilizada como os Estados Unidos trata a sua antiga metrópole. Mesmo assim comparem a colonização – Os ingleses também levaram escravos negros para as plantações, criaram um estado multi-racial como o Brasil? Os graves problemas de racismo permaneceram até ao final do século XX, se é que estão resolvidos ou o Obama os vai resolver.Quantos mulatos há nos USA?
    Qual foi a selvajaria que levou ao fim das grandes nações índias americanas em pleno século XIX? Todos se orgulham da sua herança, mesmo aqueles que de herança inglesa nada tiveram e, nos USA, são muitos.
    Portugal pode ter uma dívida soberana elevada mas o Brasil está muito longe dos padrões de vida que Portugal conseguiu. A dívida paga-se!Se Portugal falir os brasileiros também perdem, há grandes investimentos portugueses no Brasil e do Brasil em Portugal.
    O Brasil vai ter de pedalar muito para chegar aos padrões de vida que a população portuguesa tem, na saúde, na Educação, na segurança social, na criminalidade… MAS, QUANDO ISSO ACONTECER, SERÁ UM GRANDE ORGULHO PARA TODOS OS PORTUGUESES!COMO NÓS SOMOS GRANDES!
    “O brasileiro é apenas um português com sotaque e um pouco mais de açúcar!”

  33. MILTON BRAZ CABRAL…Existe um erro historico em definir a etnia TUPYNAMBÁ…Essa etnia habitava parte do litoral norte Paulista e litoral sul Fluminense.è extranho que o grosso da etnia habitava no litoral norte do Para ate o Amapá.Os temiveis Tupynambás eram do litoral-paulista-fluminense.Ja com a Confederação dos TAMUYAS usou-se o termo TUPYNAMBÁ para todos os que habitavam o litoral o que é outro erro pois essa confederanção envolvia as 14 grandes etnias Indigenas que habitavam o litoral do Brasil,os que fizeram frente ao invasor Portugues e foram desimados.Parece que restou um punhado na Bahia que se dizem Tupynambás,tenho minhas duvidas…Quanto a Brasileiros e Portugueses,afinidades a parte é natural um pouco de ressentimento com quem desimou nossa historia e pilhou nosso pais por 400 anos e tambem um pouco de preconceito do lado Portugues que ainda nos olha de forma altiva de quem um dia ainda foi senhor.O passado pertence ao passado e remove-lo é mexer na merda pra ela feder.Aprendemos tambem muito com eles e eles conosco.Acho ser mais facil Portugal aceitar ajuda do Brasil do que da CE,se aceitar a deles ficarão nas mãos deles.A Italia tambem a qualquer momento entra em colapso e o mesmo penso que não se dá com a Espanha que tem uma economia mais consistente e inteligente.Ja a França se não abrir o olho dança tambem.Essa é a posição a meu ver das economias Europeias de origem Latinas.Aguardemos o desenrolar dessa crise que a meu ver ainda se inicia e que vai se agravar ainda mais e sem sinais de recuperação a curto prazo o que vai trazer instabilidade e descontentamento popular a muitas populações Europeias,com disturbios.Eu sempre falei que não ia dar certo e mais ainda quando ampliaram a outras nações.Hoje infelismente em Geoestrategia se formos olhar com olhar Cristão de Madre Teresa de Calcutá vamos todos para o mesmo buraco.

  34. para o jexon almeida e extreme.
    perguntem as voças irmãs se não gostam dos portugueses?
    vc’s são mesmo uns —— racistas.

  35. é assim mesmo maluquinho, mas agora há um retorno às grandes etnias, nas décadas passadas antropólogos falavam de centenas de etnias no Brasil, e o mesmo de cada país do continente, da Bolívia falavam de 270 línguas ou algo assim, mas parece que era para justificar orçamentos de pesquisa.
    Acho o melhor é ver as línguas comparativamente, aí todo se reduz a umas poucas culturas.
    Enquanto a sobrevivência dos tupis é fácil ver que sobreviveram e hoje talvez mais de 100 milhões de brasileiros temos genes indígenas. É só ligar a TV.
    Acontece que muita gente de origem indígena se considera branca, por exemplo a mulher do ex-presidente Lula, ela pelo menos fenotipicamente é 100% indígena.

    Essa etnia é fácil reconhecer no caso da mulher, porque tem as sobrancelhas em ângulo como apontando para o nariz.
    Se vc vai pela rua em qq cidade brasileira ou liga a TV vai ver que grande parte da mulher brasileira é assim.

    Quero dizer, aqui no Brasil os indígenas sobreviveram, acontece que como hoje temos as ONG falando m**** do Brasil, no passado tb tivemos muitos religiosos, intelectuais, e principalmente pessoal da esquerda européia, socialistas etc, querendo dizer que no Brasil tinha-se dizimado a população indígena, nada a ver.

    Todo esse pessoal fanático, europeus ou americanos, que até insistem com o canibalismo no Brasil (ainda sendo verdade), ou com aquilo da floresta amazónica ser de soberania internacional, na verdade eles têm problemas psicológicos e resolvem seus problemas falando besteiras dos outros países.

    Um bom exemplo desses intelectuais europeus ou descendentes de europeus, é o “diretor executivo” da Amigos da Terra, uma ONG apoiada por Greenpeace, Roberto Smeraldi, é um cara não sei se argentino ou italiano, sim, incrível, o cara há 2 anos mal falava português, mas Globonews traz ele sempre para falar contra Belo Monte.

    As ONGs não sempre são criadas pelas agências tipo NSA ou CIA, as vezes as agências extrangeiras recrutam indivíduos isoladamente, pertencentes a essas Ongs, aos quais, como provavelmente no caso do Smeraldi, “apoiam” (mas sempre pedindo que não percam o vínculo com a Ong, para continuar a ter ‘autoridade’).

  36. Milton Braz Cabral…Sobreviveram as grandes etnias Tupy e Guarani que se embrenharam nas matas fugindo das lutas ou que aceitaram o jugo.As 14 grandes etnias a que me refiro eram as que habitavam o litoral de SC ate o AP.No Amapa uma grande etnia foi denomidada de Tupynambás,não sei qual o criterio,talvez linguistico de dialeto semelhante.Mas os temiveis TUPYNAMBÁS,os guerreiros que faziam guerras contras todos os outros e eram o terror de exploradores europeus,habitavam do litoral norte de SP ate o litoral sul do RJ.Canibais temiveis que se associaram aos Franceses mas adoravam a carne destes.Veja o filme como era gostoso o meu Frances e vera ue eles prendiam-nos na aldeia em carcere privado e tratavam durante anos com o melhor que tinham e que em uma cerimonia abatiam o encarcerado de uma forma que o mesmo não esperava e não havia um despejo organico de adrenalina na carne do mesmo (que sabedoria culinaria heim rsrs ).Foram estes juntamentes com as outras etinias liderados por Cunhãmbebe lider dos Tamuyas (tamuya=o avo,o mais velho,o mais antigo)que impuseram uma encarniçada resistencia aos colonizadores Portugueses.Preferiram serem desimados do que se submeterem a escravidão.Exemplos de diferentes etinias rivais que deixaram suas discordancias e odios de lado para defenderem sua amada Pindorama.Não se fala,não se ensina,que a colonização Portuguesa no Brasil foi mais sanguinaria que a colonização Espanhola na AL.Quando terminaram as lutas restavam somente vivos 3% de todas as diversas etinias indigenas que aqui existiam.Povos que nem ao menos sabemos que existiram e os que temos registros são poucos e altamente fragmentados.Podemos dizer que eles destruiram a nossa historia que passou a existir depois que Cabral aqui pisou.São fatos passados que nem nós de agora e nem o povo Portugues de hoje temos culpa mas que é a verdade que a historia esconde.De la pra ca aprendemos muito com eles e eles conosco mesmo depois de 400 anos de jugo.Ensinam tudo errado,ate insinuam que o Imperio Brasileiro era escravista o que é uma grande mentira.Quem era escravagista eram os colonizadores e apos a independencia a Aristocracia hipocrita e os latifundiarios que eram quem bancavam o Imperio.O Imperador perdeu a Coroa justamente por abolir a escravatura e ficar sem o apoio das elites.Hoje vemos algo semelhante.Nossos governos Republicanos são assistidos pelo interesse estrangeiro e por banqueiros e a hora que romperem com isso perdem a governança.Esse é o anseio de nossa sociedade,sairmos das garras dos interesses extrangeiros e dos banqueiros que tornam nossa economia covarde e cruel com o povo.Essa sera a nossa segunda abolição da escravatura,as forças ocultas a que Brizola tanto se referia.Mais cedo ou mais tarde isso se fara e o que teremos como sistema de governo é uma interrogação pois profundas mudanças se farão necessarias em todos os sentidos para que possamos ter realmente justiça,igualdade e desenvolvimento nacional.

  37. DANDOLO….rsrs rsrs de 1500 pra ca o mundo deu muita volta amiguinho e aqueles excelentes negociantes de outrora la não existem mais e estrategistas rsrs rsrs estes realmente nunca por la existiram pois se tivessem existido não teriam a decadencia mercantil,economica que tiveram.É muito facil encontrarmos algo ou alguem para culparmos de tudo,aqui no Brasil usamos muito isso.Culpamos politicos,culpamos militares,culpamos policiais,quando na verdade a grande culpa esta na sociedade que é hipocrita,covarde e complascente.Ja escrevi trocentas vezes que nós e a AL somos um subproduto de uma subcultura e toda a diferença cultural e economica entre AN e AL é justamente esta.La no norte tiveram uma colonização espansionista implementada pela Inglaterra e França enquanto nós e os Latinos tivemos uma colonização altamente extrativista e covarde que sequelou ate nossos dias nossos póvos.E a ironia do destino é ainda lhes sermos gratos e trata-los como irmãos rsrs rsrs Irmão da Onça rsrs rsrs Para sairmos desse atraso intelectual que nos inferioriza a nós mesmos pois é um trauma,uma sequela,acho que nem Froid conseguiria.A falta de cultura culmina com a ineficiente educação do sistema e do povo.O alicerce de tudo esta na indole,na familia e dai migra para a sociedade e para o sistema.Mas como conseguirmos isso se ficarmos como 200 milhões de passarinhos no ninhão esperando mamãe passarona Brasil vir por larvinhas em nossos biquinhos.O Brasil somos nós os Brasileiros e depende unicamente de nós revertermos e avançarmos e so teremos isso com profundas mudanças em nosso sistema e sociedade.Do jeito que vai continuaremos sendo uma pais que cresce no seu potencial administrado e gerenciado por bandidos e uma grande massa operaria escrava vivendo sonhando com dias melhores e ouvindo estorinhas da carochinha de encantadores de multidões enquanto nos roubam e favorecem extrangeiros.

  38. Dandolo desde sempre portugal teve problemas com seus políticos, até msm da época de brasil colonia, com todo o lucro que tiveram continuam na fóssa.

  39. 1Maluquinho

    Não te cansas de dizer merda.

    A tua ignorância é tão atroz que até mete dó.

    Criança, eu explico… 2/3 dos países que a França e a Inglaterra colonizaram são mais pobres que o Brasil. Dos que são mais ricos 90% da população ou mais são de raça branca (Canadá, Austrália, etc…) e isso deve-se a um racismo e a uma política de favorecimento económico rácico sem piedade…

    Outros países que se dizem potências nem sequer chegaram perto de fundar um Império, como prova da sua incapacidade. Por exemplo, a Alemanha, ou a Itália (um país tão organizado e desenvolvido que quando o parlamento se reuniu pela primeira vez em Turim, os deputados tiveram de falar em Francês para se entenderem…)

    Para o bem ou para o mal, os países da América do Sul foram fundados pelas potências mais poderosas da Europa e do Mundo na altura, por mais que isso custe aos historiadores anglo-saxónicos. E CUSTA MUITO.

    Os ingleses eram tão evoluídos que só já no Século XVII é que aboliram o arco e a flecha das fileiras do exército.

    Lê sobre o saque da Nau MAdre de Deus, um navio português da carreira da Índia que foi aprisionado pelo ingleses em 1592… Só esta Nau era o triplo do maior navio inglês da altura e levava lá dentro o equivalente a mais de metade do tesouro real…

    Os portugueses quando chegaram à Índia lutaram contra vários tipos de povos – hindus, muçulmanos, mamelucos, turcos, etc… – bastante desenvolvidos em termos de economia e tecnologia e derrotaram-nos a mais de 30 mil quilómetros da metrópole, em barcos que demoravam um ano para lá chegarem. Dominaram o Oceano Índico por mais de 100 anos… etc… etc… etc… etc…

    Poderia ficar aqui a falar do resto da nossa brava história assim como da dos espanhóis (e de como a colonização deles foram sim mais sanguinária que a portuguesa), mas não vale a pena. Já que a tua ignorância é inversamente proporcional à minha vontade de te abrir a cabeça.

  40. 1Maluquinho

    Não te cansas de dizer merda.

    A tua ignorância é tão atroz que até mete dó.

    Criança, eu explico… 2/3 dos países que a França e a Inglaterra colonizaram são mais pobres que o Brasil. Dos que são mais ricos 90% da população ou mais são de raça branca (Canadá, Austrália, etc…) e isso deve-se a um racismo e a uma política de favorecimento económico rácico sem piedade…

    Outros países que se dizem potências nem sequer chegaram perto de fundar um Império, como prova da sua incapacidade. Por exemplo, a Alemanha, ou a Itália (um país tão organizado e desenvolvido que quando o parlamento se reuniu pela primeira vez em Turim, os deputados tiveram de falar em Francês para se entenderem…)

    Para o bem ou para o mal, os países da América do Sul foram fundados pelas potências mais poderosas da Europa e do Mundo na altura, por mais que isso custe aos historiadores anglo-saxónicos. E CUSTA MUITO.

    Os ingleses eram tão evoluídos que só já no Século XVII é que aboliram o arco e a flecha das fileiras do exército.

    Lê sobre o saque da Nau MAdre de Deus, um navio português da carreira da Índia que foi aprisionado pelo ingleses em 1592… Só esta Nau era o triplo do maior navio inglês da altura e levava lá dentro o equivalente a mais de metade do tesouro real britânico… Só uma Nau…

    Os portugueses quando chegaram à Índia lutaram contra vários tipos de povos – hindus, muçulmanos, mamelucos, turcos, etc… – bastante desenvolvidos em termos de economia e tecnologia e derrotaram-nos a mais de 30 mil quilómetros da metrópole, em barcos que demoravam um ano para lá chegarem. Dominaram o Oceano Índico por mais de 100 anos… etc… etc… etc… etc…

    Poderia ficar aqui a falar do resto da nossa brava história (que aconselho vivamente a leres, e assim descobrires a colonização portuguesa na Índia, no Irão, na Indonésia, em África, no Qatar, na China, no Japão, etc… etc… etc…) assim como da dos espanhóis (e de como a colonização deles foi sim mais sanguinária que a portuguesa), mas não vale a pena. Já que a tua ignorância é inversamente proporcional à minha vontade de te abrir a cabeça.

    PS – “acho que nem Froid conseguiria”… FROID????? AHAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH

    PS1 – Ao menos escreve correctamente, é o mínimo.

  41. AFONSO DE PORTUGAL
    1 – 2/3 dos países que a França e a Inglaterra colonizaram são mais pobres que o Brasil. Dos que são mais ricos 90% da população ou mais são de raça branca (Canadá, Austrália, etc…) e isso deve-se a um racismo e a uma política de favorecimento económico rácico sem piedade…
    ESSES 2/3 AO QUAL VOCE SE REFERE NÃO TEM ATARTIVOS DE RIQUESAS MINERAIS NENHUM E PORTANTO NEM QUE A rAINHA ASSOPRA-SE A GAITA DE FOLEM SERIAM RICOS RSRS RSRS..Ja a Africa do Sul e Australia tem riquesas minerais e a Nova Zelandia pegou carona da Australia.
    2 -Outros países que se dizem potências nem sequer chegaram perto de fundar um Império, como prova da sua incapacidade. Por exemplo, a Alemanha, ou a Itália (um país tão organizado e desenvolvido que quando o parlamento se reuniu pela primeira vez em Turim, os deputados tiveram de falar em Francês para se entenderem…)

    MILTON…Voce falar da Italia civilização que ja dominou o mundo por seculos é o mesmo que afirmar que um quadrado cabe dentro de um espaço redondo do mesmo tamanho rsrs rsrs.E quanto a Alemanha ela é o embrião do que hoje é a Inglaterra.So tinham bundões na Europa ate que surgiram os SAXÕES na Alemanha e deles surgiram os Vikings.A historia que voce conhece é a historia de Camões meu amigo.
    3 – Afonso acorda todos os colonizadores lutaram contra varios póvos desde que o homem aprendeu a fazer a roda e transformar a pedra em ferramenta e arma.Mas com certesa a parte que a historia da tua brava descendencia onde sua nobresa e seu governo fugiu deixando seu pais e seu povo a merce dos invasores Franceses com certesa voce esqueceu ou não lembra.Sabe meu amigo e a parte que mais interessaria a nós Brasileiros e quase todos descendentes de Portugueses é quanto ao que existia antes da chegada aqui dos colonizadores.O Brasil não tinha so florestas,animais e riquesas,mas era habitado,talvez por povos que para muitos são tidos como brabaros e menos desenvolvidos mas que tinham historia milenar ate muito mais antiga que a do povo Portugues e isso esta sendo comprovado por inumeros achados arqueologicos que se comprovam por si mesmo e não por paginas escritas por homens que enaltecem suas conquistas e o que lhes agrada e desmerece o que não interessa muito ou lhes é contrario.Nós Brasileiros quando vamos a escola aprender sobre historia nos ensinam a carnificina que Fernão Cortez e a Espanha impreenderam na AL destruindo e saqueando civilizações milenares que se vestiam de penas mas que tinham conhecimentos cientificos,matematicos e de engenharia ate mais avançados dos que os invasores.Quanto a parte da colonização Brasileira somente nos ensinam o trivial e nos escondem a covardia que nossos colonizadores fizeram com nossos nativos.Restaram vivos somente 3% de nossos nativos,todos os demais foram exterminados e suas historias milenares destruidas.Sabe Milton o meu pais o Brasil não passou por um processo de emancipação sangrento para que o colonizador um dia caisse em si e se retirassem.O meu pais o Brasil quando teve vontade de ser livre expulsou os Portugues os botando de volta para o mar.Por ironia do destino a antes antiga colonia habitada por barbaros hoje esta muito melhor que a antiga metrople colonizadora e essa diferença não é de agora e sim desde que nos tornamos independentes.E para voce ver que Brasileiro não guarda recalque e que tem espiritualidade ainda os chamamos de “irmãos” rsrs rsrs
    PS: So mesmo um povo otario vai ficar rendendo homenagem a vida toda e ainda agradecendo por ter sido massacrado e pilhado por 400 anos rsrs rsrs SE DEPENDER DE MIM PORTA-AVIÕES DE PORTUGAL SERÃO TAMANCOS FLUTUANTES rsrs rsrs Muitos de voces deveriam dar graças a Deus e graças ao Brasil por terem vindo com uma roupa fedida com um pão frances e uma sardinha dentro pra ca se estabelecido,trazido suas familias e ainda ajudar aos que la ficaram antes de pensarem em falar do Brasil….E MILTON,aprenda historia do Brasil,os bandeirantes não eram Tupis e sim Portugueses e a grande maioria condenados e prostitutas que o Rei pra ca mandou para nos colonizarem rsrs rsrs

  42. “MILTON…Voce falar da Italia civilização”
    Maluquinho, eu não falei da Italia.
    Acho você tem que revisar o que aconteceu no Brasil, durante décadas ouvimos essa estória de que mataram os índio etc etc, olha, não é assim, isso do 3% é impossível, é só caminhar por uma cidade brasileira para ver que a mitade da população tem sangue índio.
    Os índios sobreviveram, provavelmente por mestiçagem, de índia com portuga, mas sobreviveram, se aqui tivessemos sido colonizados por ingleses, não haveria índios.

    Enquanto aos espanhois tudo mundo sabe que eles não souberam coviver com os índios, aí está Paraguai, sem quase mestiçagem, Bolívia, 0% mestiçagem, Peru pouco mestiçagem espanhol-inca.
    Aqui foi uma mestiçagem geral.
    Eu mesmo tenho todos genes possíveis entre meus antepassados, até minha mãe era de origem tupi, mas ela se achava branca.
    Eu de criança aprendi a distinguir a origem de cada um e sempre vi a quantidade de pessoas que tem origem tupi.
    Aquilo de os portugas matar todos os índios é mito.
    Mito fomentado pela esquerda européia italiana, alemã etc.

    Como hoje americanos falam que não conservamos as florestas sendo que eles as terminaram, acontece o mesmo com os indígenas, eles cometeram genocídio mas os portugas são os que mataram todos os índios, brincadeira!

    Na escola me ensinaram que tinham se dizimados todos os indígenas, mas a realidade é outra, o Brasil felizmente tem muito pessoal de origem índia. Na escola hoje até apresentam o Brasil como o mais m**** enquanto a conservação, mas não falam que esses greenpeace etc terminaram com suas florestas há séculos.

    BANDEIRANTES

    Na escola ensinam que os bandeirantes eram portugas,
    mas AGORA sabe-se que eram 99% índios.

  43. MILTON…Me perdoe meu amigo por algumas vezes ter citado erradamente seu nome ao invez do de AFONSO DE PORTUGAL NO MEU POSTA ACIMA.

  44. 1maluquinho

    Já uma vez te expliquei que aquilo que a tu chamas de tamancos não são um produto nacional português, quanto mais será regional – talvez do norte do país. Pelos vistos há aí um trauma qualquer com a brava gente do Norte.

    Por outro lado, as socas ou tamancos (para que possas entender) são reconhecidos mundialmente como um produto da Holanda. Mais uma para aprenderes. Já vai longa a lição de hoje…

  45. MILTON…ESCREVI errado meu amigo,não era pra voce.Me desculpe………..AFONSO DE PORTUGAL…Ja que o amigo conhece somente a historia de Camões onde se enaltecem as glorias Lusitanas vou lhe escrever fato historico que o amigo certamente desconhece.Em 02 de julho de 1823 apos os Brasileiros terem derrotados os Portugueses e apreendido 18 navios,os que conseguiram fugir nos navios restantes foram perseguidos pela Marinha de Guerra Brasileira ate a entrada de Lisboa e so retornaram porque a força tarefa não tinha provissões,armamentos e soldados suficientes para invadirem Portugal.Nesse episodio Joaquim Marques Lisboa tinha 15 anos e exercia a função de auxiliar de encarregado de navegação na FRAGATA NITEROI vindo depois a tornar-se o comandante da Marinha Brasileira e posteriormente seu patrono,o GRANDE ALMIRANTE TAMANDARÉ.No nosso segundo Imperio tinhamos a segunda esquadra de guerra do mundo,atraz somente da Inglaterra.Tinhamos tambem a segunda esquadra mercante do mundo,atraz somente da Holanda.Portanto o Brasil cresceu e se modernizou superando Portugal.Sabe meu amigo,isso é historia e comprovada por documentos e não por historiadores e escritores.Hoje o Brasil abriga uma enorme colonia Portuguesa que tem aqui os mesmos direitos de um cidadão Brasileiro.Nós os Brasileiros não descriminamos ninguem,não usamos de xenofobia para com emigrantes e nem turistas e por nossa forma de ser e pelo potencial e atrativos que o nosso Brasil tem,hoje milhares de extrangeiros,empresas e industrias aqui vem se estabelecerem,sem que nós os cafetizemos por causa disso.O povo Brasileiro tem uma indole e carater muito diferente de muitos povos Europeus,que discriminam e perseguem emigrantes ou ate mesmo naturais mestiços.Hoje o Brasil é exemplo de democracia onde a descriminação e a xenofobia é tratada como crime e punida na lei e resguardada os direitos de igualdade em nossa constituição.O Brasil de hoje so esta atraz de outras potencias porque não comercializamos no contrabando,vendemos nossos produtos legalmente e nos esforçamos para nos desenvolvermos entre lobos,embargos e retaliações e mesmo assim siguimos em frente…Veras que um filho teu não foge a luta oh Patria amada…Brasil acima de tudo Liberdade.

  46. 1maluquinho

    Apesar da prosápia, não me esqueço que por estes dias escreveste que o povo português era burro, ignorante e uma sub-cultura da Europa. O problema da Internet é que as pessoas não estão cara a cara e há pessoas – como tu – que se dão a cobardias do género.

    Ontem escrevi por A mais B que és relativamente ignorante em matéria de História Mundial, mas o post ou apagou-se ou foi apagado.

    Referia por exemplo que quem fundou a génese da matriz social britânica foram os Normandos, ou seja os franceses após a invasão de 1066, e que estes são mais importantes social e economicamente para a História da Inglaterra que os saxões.

    Disse também que Império Romano e Itália unificada não são a mesma coisa e que da queda do Império Romano do Ocidente até à fundação de Itália vão quase 1500 anos de inexistência como país.

    Referi muito mais, e disse também que não tinha paciência para te ensinar, porque começa a ser evidente para mim que não tens nem conhecimento, nem educação para trocares ideias comigo.

    Posto isto, obviamente acho simplesmente ridículo que afirmes que só sei da História de Portugal.

    Podia voltar a perder tempo contigo e explicar-te que as Histórias dos países não são comparáveis, todas têm a sua importância e os seus períodos. E de como é ridículo comparares a História de Portugal à do Brasil.

    Afirmo aquilo que já disse noutros lados. O Brasil NUNCA teve a segunda maior marinha de guerra do Mundo e nem NUNCA teve a segunda maior marinha mercante do mundo. NUNCA.

    E para mostrar a tua evidente ignorância, prova e mostra lá as fontes da tua afirmação.

    PS – Poupo-te o trabalho. Não vais encontrar porque isso é simplesmente falso e propagandistico.

    PS1 – Quanto à conversa da discriminação, como vocês dizem por aí: isso é conversa para boi dormir, e sinceramente isto já roça a infantilidade.

Comentários não permitidos.