Especial : Dilma e Lula em Portugal

Texto e fotos:E.M.Pinto- Plano Brasil Direto de Portugal

A presidente Dilma Rousseff encerrou antecipadamente a sua visita a Portugal devido a notícia confirmada da morte do ex vice presidente e amigo, José Alencar. Dilma   estava em visitava  oficial ao país e se preparava-se para dirigir-se a Coimbra, para participar da cerimônia que Laurearia o Ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o título de Doutor Honoris causa em direito pela Universidade de Coimbra, quando soube da notícia do falecimento do ex vice presidente José Alencar.

Dilma e Lula ficaram abalados publicamente e expressaram profunda tristeza pela perca do amigo que lutava a anos contra o câncer, Lula  que  dedicou o título ao Ex-presidente e amigo ficou emocionado com a homenagem prestada por muitos estudantes e jovens, em sua maioria estudantes brasileiros  residentes em Portugal que seguiam o cortejo prestando tanto homenagem ao Laureado, quanto a presidente Dilma Roussef.

Dilma acenou e até parou para receber um grupo de alunos que eufóricos faziam festa pela visita da Presidente ao país e a Universidade que abriga mais de 1500 estudantes brasileiros ( incluso o autor).

Apesar da segurança reforçada, não houveram incidentes, os agentes Brasileiros e seus colegas portugueses garantiram a tranqüilidade do evento. Assim,  Dilma e Lula mostraram bastante descontração e circularam livremente cumprimentando os presentes e até cedendo autógrafos a multidão. A vontade Dilma, Lula,  o presidente Português Cavaco Silva e o Primeiro Ministro demissionário Português, José Sócrates, agradeceram aos estudantes e seguiram para seus destinos após a conclusão das atividades.

A Universidade de Coimbra é uma das 3 mais antigas universidades da Europa  e a faculdade de direito é considerada uma das quatro mais importantes do Mundo.

O título dado a Lula soma-se a mitos outros concedidos aos ex líderes brasileiros em reconhecimento aos seus trabalhos e são frutos dos reconhecimentos dos quais nossos líderes tem galgado no cenário internacional.


Em Portugal, Lula dedica título “honoris causa” a Alencar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dedicou o prêmio recebido na Universidade de Coimbra ao amigo José Alencar. Depois da cerimônia, Lula voltou ao Brasil acompanhado da presidente Dilma Rousseff.

Os brasileiros que estudam na Universidade de Coimbra recepcionaram o ex-presidente. Seguindo a tradição, eles colocaram as capas pretas no chão para que servissem de tapete durante a passagem de Lula.

Assim começou o dia em que o ex-presidente Lula receberia o titulo de Doutor Honoris Causa. Um dia especial para Lula com sentimentos diferentes misturados. Alegria pela homenagem, tristeza pela morte de José Alencar.

Dilma Rousseff chegou logo depois. Foi recebida pelo presidente de Portugal Cavaco Silva e pelo primeiro ministro José Sócrates. Além da festa dos estudantes brasileiros, encontrou manifestantes contrários à construção da usina de Belo Monte.

A cerimonia começou com o cortejo colorido. Lula e Dilma deixaram a biblioteca ao lado dos doutores de Coimbra. O ex-presidente foi o primeiro a discursar. Lembrou das conquistas sociais e econômicas do governo dele e fez questão de prestar homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar.

Em latim, lula ouviu a titulação. Recebeu o anel de doutor e colocou a borla – chapéu que representa sabedoria. Logo após a cerimônia, Lula e Dilma tomaram um avião para Lisboa, de onde partiram de volta ao Brasil para acompanhar o velório do ex-vice-presidente José Alencar.

Fonte: Jornal da Band

Críticas ao mundo desenvolvido e apoio a Portugal dominaram viagem de Dilma

Os três dias de viagem a Portugal da presidente Dilma e de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que acabou  encurtada pela morte de José Alencar, teve duas constantes: críticas aos países desenvolvidos e às instituições multilaterais e a possibilidade de o Brasil ajudar os portugueses a saírem da crise financeira. Nenhuma decisão concreta, porém, foi anunciada publicamente.

Lula deu o tom do que falaria logo na segunda-feira à noite, após um jantar com o premiê José Sócrates e o ex-presidente Mario Soares, ambos do Partido Socialista. Com Portugal muito próximo de tornar-se o terceiro país da zona euro a sofrer intervenção pelo FMI, Lula fez críticas ao fundo.

“O FMI não resolve o problema de Portugal, como não resolveu o problema do Brasil, como não resolveu outros problemas. Toda a vez que o FMI tentou cuidar das dívidas dos países, o FMI criou mais problemas do que soluções”, disse.

Na terça, após receber o prêmio Norte Sul do Conselho Europeu, o ex-presidente voltou ao tema da crise portuguesa. Dessa vez, o alvo foi a forma como o núcleo duro da Europa deixou, em sua opinião, que a especulação financeira se espalhasse pelos países mais fracos da União.

Leia mais:
Dilma antecipa retorno ao Brasil, e Lula chora pela morte de Alencar
Com Dilma e Lula em Portugal, Gilberto Carvalho lamenta morte de Alencar
Conselho de Segurança e investimentos na pauta de Dilma em Portugal
Agência Moody’s mantém rating da dívida de Portugal
Dilma visitará Portugal em um delicado momento da política interna do país

“Acho que o chamado bloco economicamente mais forte da Europa demorou para ajudar a Grécia. Demorou muito tempo, permitiu que a especulação migrasse para outros países e eu não acho isso correto”, afirmou. Lula defendeu também que os bancos europeus deveriam colocar dinheiro o mais rápido possível sem cobrar “as taxas de juros exorbitantes que estão querendo cobrar.”

A especulação financeira já tinha sido seu alvo um pouco antes, durante o discurso no Parlamento na entrega do prêmio. Para Lula, ela é causa, juntamente com uma ordem econômica internacional injusta, de rancores e mesmo de xenofobia. Lula ainda considerou “frouxos” os parâmetros de regulação do sistema, e atacou a especulação sobre commodities.

As barreiras comerciais foram outro tema comum. Dilma, em entrevista a uma TV portuguesa que foi ao ar no dia de sua chegada, falou sobre a triangulação que o Brasil está fazendo para driblar o protecionismo norte-americano. “Uma das formas de você chegar nos Estados Unidos pode se dar de maneira mais longa. Pode exportar para a China e ela exportar para os EUA.” A China é hoje o principal parceiro comercial brasileiro.

Já Lula foi mais direto. Defendeu o avanço da Rodada de Doha, com redução e mesmo a extinção das barreiras comerciais.

Conselho de Segurança

Portugal, que hoje também ocupa uma cadeira rotativa no Conselho de Segurança da ONU, é defensor de uma vaga permanente para o Brasil. Com o assunto na pauta de Dilma, Lula partiu para o ataque sobre a falta de representatividade da instituição.

Em seus dois discursos em solo português – durante o prêmio Norte Sul e no doutoramento na Universidade de Coimbra – o ex-presidente defendeu a reforma do Conselho para refletir a nova geopolítica mundial.

Dilma também tratou do assunto. Na entrevista à TV afirmou que “o Brasil hoje é uma nação que, pela sua própria situação no mundo e pelo que atingiu, tem todas as condições de pleitear” o órgão.

Lula ainda criticou diretamente o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon. Perguntado se queria fazer parte da reforma da organização, o ex-mandatário negou. Mas disse que é preciso que o cargo seja ocupado por alguém mais “atuante que o atual”.

Dívida portuguesa

Na terça-feira, em meio à visita, a Standard & Poor’s baixou o rating dos títulos da dívida portuguesa pela segunda vez em uma semana, para “BBB-”. A notação é apenas um degrau acima do da chamada “lixo”, na qual se encontram os papéis da Grécia.

O fato veio aumentar a pressão, refletida pela imprensa portuguesa, para que o governo brasileiro comprasse os papéis portugueses. Lula pregou solidariedade a Portugal desde sua chegada, mas também que a questão deveria ser tratada diretamente com Dilma.

A presidente falou sobre o assunto na terça-feira à noite, mas sem dar uma definição. Disse que o Banco Central do Brasil, por regra, só compra títulos com notação triplo A – muito acima, portanto, da condição dos portugueses. Porém, abriu a possibilidade, afirmando que papéis pior avaliados podem ser comprados em outras condições, por exemplo, com uma garantia real.

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Fazenda para perguntar sobre montantes de títulos da dívida portuguesa detidos pelo Brasil, mas não obteve resposta. Em dezembro, o Ministro das Finanças de Portugal reuniu-se com seu colega brasileiro, Guido Mantega, para falar sobre o tema.

O premiê Sócrates e o presidente de Portugal, Cavaco Silva, evitaram a todo o custo tocar no assunto em Coimbra nesta quarta-feira (30/03). Sócrates afirmou que não gostaria de tratar de outra coisa que não o doutoramento de lula.

Abreviação

A morte do ex-vice-presidente José Alencar também veio abreviar a visita de Dilma a Portugal. Logo após a cerimônia de doutoramento de Lula, ela tomou um avião para Lisboa e, em seguida, partiu para o Brasil.

Pelo cronograma inicial, Dilma seria recebida hoje em um jantar pelo presidente da República. Nesse encontro, segundo o embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, ela teria oportunidade para conversar com outras lideranças políticas. Entre elas, deveria estar o líder do Partido Social-Democrata, Pedro Passos Coelho, pré-candidato a premiê, e que pode substituir Sócrates nas eleições antecipadas, que deverão ser marcadas para junho.

Fonte: Opera Mundi

8 Comentários

  1. AFONSO DE PORTUGAL….Eu não escrevi que o povo Portugues é burro e etc como voce afirma,eu escrevi que nós Latinos Americanos somos um subproduto de uma subcultura e que ai esta a diferença do atraso em relação a America do Norte…AFONSO DE PORTUGAL,não vou ficar perdendo meu tempo com voce e tanto voce quanto eu repetindo coisas ja ditas.Para voce amante da historia de Camões Portugal é o embrião do desenvolvimento e conquista na Terra.Eu não compartilho do mesmo pensamento não por não ser Portugues mesmo tend decendencia Portuguesa.O meu amado Brasil é um pais pacifico mas que quando envolvido em guerras jamais perdeu nenhuma.Expulsamos os Franceses,expulsamos os Holandeses e expulsamos os Portugueses.Para mim ísso é historia que a verdade comprova.Não tenho odio de Portugal como o amigo pensa embora o meu Brasil tenha sofrido 322 anos de massacres e pilhagens.Estes fatos para mim assim como todos os outros mundo afora servem como ensinamento para que não venhamos a ter de novo estes acontecimentos.Se voce me compreender muito bem e se não me compreender tudo bem tambem.Não sou protologista para diagnosticar ou curar hemorroidas doloridas meu amigo.Abraços…..AFONSO DE PORTUGAL,aprimore-se em historia.Primeiro surgiram os Saxões,destes é que vieram Normandos e Vikings.Inclusive posteriormente foram os Saxões que acabaram com a ERA DO BRONZE com suas armas de ferro dando inicio a ERA DO FERRO….Xauzinhu…

  2. AFONSO DE PORTUGAL….Na Revista MARINHA EM REVISTA na pagina numero 42 tem um artigo comemorativo ao dia do Marinheiro escrito pelo Vice-Almirante Armando de Senna Bittencourt que descreve o fato acima mensionado por mim sobre o dia 02 de julho de 1832 quando derrotamos os Portugueses,apreendemos 18 navios e perseguimos os que fugiram ate a entrada de LISBOA.Sabe se tivessem prospectado bem enviariam reforços a expedição perseguidora e talvez hoje Portugal seria uma colonia Brasileira e estaria bem melhor do que esta agora rsrs Quanto as fontes que citei que o Brasil num periodo do segundo Imperio tinha A SEGUNDA MOEDA MAIS FORTE atraz somente da Libra Esterlina,a SEGUNDA ESQUADRA DE GUERRA MAIS FORTE atraz somente da esquadra Inglesa e A SEGUNDA MARINHA MERCANTE MAIS FORTE atraz somente da Holanda se queres saber faça como eu,perca seu tempo por meses e anos pesquisando fontes idoneas e não denominacionais de documentos antigos da época.Sugiro a Biblioteca do Exercito,mas não sei se virtualmente é possivel acessar estes antigos documentos patrimonio da historia Brasileira…Boa Sorte.

  3. MILTON BRAZ CABRAL….Acorda amigo.Nenhuma força invasora cometeria a tolice de formar expedições com 99% de nativos subjugados para adentrarem um territorio desconhecido e matarem seus descendentes.So falta agora culparem o povo Brasileiro e quem sabe ate nosso exercito pelo exterminio de nossos nativos e reverenciarmos por toda a eternidade Portugal com a alfabetizadora e desenvolvedora do que hoje é o Brasil rsrs rsrs Sabe acho ate louvavel o Patriotismo Portugues,se assemelha ao fanatismo de Flamenguistas e Corintianos rsrs rsrs Tudo o que existe de melhor e todas as glorias são possiveis somentes aos Rubro-Negros e a Fiel rsrs rsrs e como dizia o Astronauta Portugues Vasco da Gama seu destino é ser fregues rsrs rsrs ACORDA MILTON………ps:Documentos antigos aqui no Brasil são patrimonio da Historia Nacional e guardados como reliquia e fora do alcance da apreciação se os mesmos enaltecerem as glorias da MONARQUIA.A xenofobia ideologica da Republica das Ratazanas não permite.

  4. Now you could have your new web page and you’re eager to start making some gross sales! But, how can you make sales if you happen to wouldn’t have excessive volumes of holiday makers to your web site?

Comentários não permitidos.