Jair Rattner
De Lisboa para a BBC Brasil
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em Lisboa que é favorável ao envio de um relator da ONU para investigar a condição dos direitos humanos no Irã.
“Eu sou favorável a que tenha um relator. Acho que foi correto o voto do Brasil. Tem que ter um relator que vá ao Irã investigar. O relator não é obrigado a concordar com as acusações feitas por outros países, mas você não pode impedir que vá alguém investigar se há ou não atrocidades contra os direitos humanos”, disse o ex-presidente em entrevista à BBC Brasil e ao jornal Valor Econômico, em Portugal.
Na última quinta-feira, o Brasil votou no Conselho de Direitos Humanos da ONU a favor da nomeação de um relator para investigar a situação dos direitos humanos no Irã. O gesto foi considerado uma mudança na postura do Brasil em relação às frequentes abstenções no governo Lula.
Prêmios
Em Lisboa, Lula vai receber o Prêmio Norte-Sul, do Conselho da Europa, e na quarta-feira se tornará doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra.
Questionado sobre o que o Brasil pode fazer para ajudar Portugal, que tem sofrido instabilidades políticas e econômicas, Lula afirmou:
“Isso é uma coisa que a presidenta Dilma vai discutir com o presidente Cavaco Silva e com o primeiro-ministro (José) Sócrates. Eu, particularmente, acho que a retomada das relações entre Brasil e Portugal, o trabalho conjunto que nós possamos fazer com os países africanos, os investimentos das empresas brasileiras em Portugal, até para que a gente possa entrar nos mercados europeus, é muito importante. Acho que este é um momento muito importante para fortalecer as relações entre Brasil e Portugal”.
Lula atribuiu a crise econômica na Europa à crença de que o “mercado poderia resolver todos os problemas”. “É preciso rever o desenvolvimento da Europa, sem que as pessoas abram mão das conquistas sociais que adquiriram nos últimos 40 anos”, afirmou.
Sobre as revoltas no Oriente Médio e no norte da África, disse que as transformações vêm sendo provocadas pela juventude: “É uma sede de democracia que bateu na juventude. O que aconteceu com a juventude é que eles queriam dignidade, queriam ter esperança outra vez. Eu acho que a democracia é isto, você permitir que as pessoas participem das decisões, que as pessoas tenham alternância de poder. Isto resulta num benefício importante para o mundo e para o Oriente Médio”.
Brasil
A respeito da ameaça de volta da inflação no Brasil, o ex-presidente afirmou que o país vive uma situação melhor do que os outros países.
“Acho que se tem um país que não tem problemas é o Brasil. O Brasil continua crescendo, a inflação está controlada e vai ser controlada, não há nenhuma perspectiva de a inflação voltar. Eu tenho lido e ouvido pronunciamentos da presidenta Dilma de que ela fará todo o esforço possível para não permitir a volta da inflação, porque ela sabe que a volta da inflação significa prejuízo aos trabalhadores que vivem de salário”.
Lula explicou por que não foi ao jantar com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em que estiveram os outros ex-presidentes, durante a visita do americano ao Brasil.
“Foi por uma razão muito simples. Fazia apenas dois meses e meio que eu tinha deixado a Presidência. Eu acho importante que o Fernando Henrique Cardoso tenha ido, que o Collor tenha ido, que o Itamar tenha ido, que tenha ido o Sarney como presidente do Senado. Agora eu, fazia apenas dois meses e meio que tinha saído da Presidência da República. Eu não poderia voltar ao Itamaraty, tinha que deixar passar um tempo. Senão seria eu competindo com a nossa presidenta”.
Lula negou que tenha divergências com a presidente Dilma. “Não há hipótese de haver divergência. Porque quando houver divergência, ela está certa”.
Para o ex-presidente, a visita de Obama ficou abaixo das expectativas.
“Eu esperava que ele anunciasse algumas coisas mais importantes, por exemplo que o Brasil deveria entrar no Conselho de Segurança da ONU, que ele reconhecesse e cumprisse a decisão da OMC (Organização Mundial do Comércio) em relação à questão do algodão, que ele diminuísse a taxação do etanol e mais ainda que ele retomasse as negociações da rodada de Doha, porque a rodada de Doha parou por causa das eleições nos Estados Unidos e na eleição da Índia. Porque somente o comércio é que vai criar condições para a melhoria da vida dos países mais pobres”.
Sobre seus planos para o futuro, ele disse que nas próximas semanas vai fazer conferências em vários países e, depois, retomará a militância no Brasil.
“A partir da segunda quinzena de abril eu vou fazer uma agenda mais forte dentro do Brasil. Quero ajudar a fortalecer o PT, quero ajudar a fortalecer o movimento social, quero manter contato com o movimento sindical. Vou voltar à porta de fábrica em São Bernardo do Campo, porque eu apenas deixei de ser presidente da República, mas eu jamais serei um ex-militante político, um ex-militante sindical, um ex-militante social. Está na minha vida fazer isso e eu vou continuar fazendo porque é uma coisa que eu gosto e que eu preciso”.
Eu só vejo um erro de Lula, ter apoiado Dima a dama-mao-fechada-de-ferro pensando que ela seria mais manobravel, e quebrou a cara, deveria ter colocado Jobim.
CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…
Agora, não sendo mais presidente, ele deve ter sentido o repúdio que a população tem de tudo que vem de errado do Irã. Obviamente, ele muda de discurso também. Normal para gente como ele.
Fala kamaradas…
A hipocrisia esta no ar.
Quem são os EUA, França e Inglaterra para falar das relações diplomáticas do Brasil c/ alguns países como Venezuela, Cuba e Irã?!
Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes, Egito, Israel…são blindados pelo protetorado americano e europeu.
Quem pariu BIN LADEN foram os EUA, quem pariu o TALIBÃ foram os EUA. Sadam Hussein foi armado e financiado pelos EUA, até se tornar um “inimigo”.
A mídia PIG “endemoniou” Lula e muitos kamaradas, infelizmente, aceitaram e acreditaram passivamente os ataques e “meias verdades” vociferadas por uma mídia q sofria de uma cólera latente.
O único erro de Lula foi ter afrontado e “DESMASCARADO” Obama no caso do Irã. Para quem já esqueceu, o Brasil + a Turquia teceram um acordo com o Irã nos moldes “PROPOSTOS” pelo EUA.
Um trecho da carta de Obama endereçada a Lula:
“É por isso que os Estados Unidos apoiaram de forma tão vigorosa a proposta apresentada por Mohamed El Baradei, o ex-diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
A proposta da AIEA foi preparada de maneira a ser justa e equilibrada, e para permitir que ambos os lados ganhem confiança. Para nós, o acordo iraniano quanto a transferir 1.200 quilos de seu urânio de baixo enriquecimento (LEU) para fora do país reforçaria a confiança e reduziria as tensões regionais, ao reduzir substancialmente os estoques de LEU do Irã. Quero sublinhar que esse elemento é de importância fundamental para os Estados Unidos.”
E foi oq o Brasil e Turquia conseguiram “APENAS” três semanas depois!!!
Então kamaradas…como sempre digo: “O Buraco é bem mais embaixo!!!!”
Falow
O Lula endividou o Brasil até os dentes e apoiou países radicais. Devia ficar calado e deixar a Dilma resolver as besteiras que ele fez. A Bomba Econômica de efeito retardado explodiu no colo da Dilma, essa é a verdade.
Os americanos importam produtos da China e os reexportam para o Brasil. Como podemos aceitar isso ?
Demitam o Mantega.
Dandolo,
Lembrando que a Vale foi privatizada por tucanos que explora minerio de ferro sem agregar valores e vende para outros paises industrializarem – China. Ela não é uma empresa como a Petrobrás, um orgulho nacional que agrega valor ao petróleo explorado, ou seja, industrializa-o completamente, extraindo-lhe todos os derivados. A Vale está fazendo o papel de uma empresa estrangeira, explorando os recursos naturais da patria brasileira, a serviço de estrangeiros. Por isso o Brasil tem que importar trilhos para ferrovias!!!
Quero lembrar que o Presidente Lula pagou o então intruso FMI e hoje é credor dêle. Lembrando ainda que durante a sua gestão o Brasil se tornou um dos maiores credores dos EEUU. Refrescando a memória:
http://www.pedefigueira.com.br/brasil,736,tabela-faz-comparativo-entre-governos-lula-e-fhc
Lembrando que o Lula está hoje recebendo o título de Dr. na Universidade de Coimbra, lógico tem méritos para isso, o mundo todo viu o que êle fez !!! Aqui não tem nada de achismo, são fatos!!!
Ué, mas não era esse mesmo cidadão que tanto critou as opiniões do ex-presidente FHC, e dizia que ia dar o exemplo de como um EX-Presidente deve se portar, de boca fechada?
Fabrício
Concordo com você, mas infelizmente temos no Brasil muitos vira-latas caolhos que focam em uma coisa e mesmo depois saberem que estão errados continuam a defender seu ponto de vista, maior exemplo foi à carta mandada pelo Obama “mestre” de muitos “brasileiros”. Me lembro bem que tanto a Globo como a Record entre outros diziam que essa carta não existia, bem ela existiu sim, mas você não vê uma retratação um pedido de desculpas, pelo contrario quando o Obama vem ao Brasil defender os interesses deles (como tem que ser) esses meios de desinformação fazem uma festa, só que mais repugnante que esses meios são as pessoas que se deixam enganar tão facilmente.
Quero saudar o CAMARADA FABRÍCIO e disser que faço minha as suas palavras!
Infelizmente muita gente tem memória curta ou se faz de desentendido! OBAMA e seus amigos ,traíram Lula e o Primeiro-Ministro turco Erdogan no acordo do Irã!
Lula mais uma vez mostra a sua capacidade política quando afirma oquê esperava de Obama .
”_Eu esperava que ele anunciasse algumas coisas mais importantes, por exemplo que o Brasil deveria entrar no Conselho de Segurança da ONU, que ele reconhecesse e cumprisse a decisão da OMC (Organização Mundial do Comércio) em relação à questão do algodão, que ele diminuísse a taxação do etanol e mais ainda que ele retomasse as negociações da rodada de Doha, porque a rodada de Doha parou por causa das eleições nos Estados Unidos e na eleição da Índia. Porque somente o comércio é que vai criar condições para a melhoria da vida dos países mais pobres.”
OBAMA AINDA NÃO ENTENDEU O VALOR DO BRASIL!
Fabrício, parabéns pelo comentário. Pura realidade, o resto é mídia. Sempre vai ter uma guerrinha aqui e ali. Era para ser o Irã, mas apareceu o CAdafi que é cobra criada também. Bom, quem sabe o Irã seja o próximo.
Boa bola Fabricio, bateu forte, firme e colocado, pegou no ângulo…rs..rs..rs…
Abs.
E diziam q o cara, o Mlula, era amigo do persa…se enganaram, é td interesses. sds.
É melhor aumentar em 10 vezes a dívida interna, contanto que tenha praticamente zerado a dívida externa!!!
O quanto a dívida externa diminuiu? Vocês sabem?
Dandolo, eu gostaria que vc falasse aonde o Lula endividou o Brasil, pelo que eu acompanhei o verdadeiro endividamento do Brasil se deu na gestão FHC, no caso , a divida interna e externa, se vc não lembra foram diversos esqueletos que estavam escondidos no armário que foram revelados no governo tucano, a citar, o rombo do FGTS, o rombo dos planos Bresser, Color e etc… o rombo do INSS e a dívida pública dos Estados e Municipios. Vale lembrar que FHC vendeu a preço de banana algumas industrias de importância até para segurança nacional como a vale e a Telebras para abater esse prego trilionário e mesmo assim não deu, entregando para lula essa dívida maldita. A parte de lula foi administrar esse débito que vem crescendo em virtude dos juros praticados pelo Brasil, taxa selic, onde observo que poderiam ser mais baixos, mas sem dúvida nenhuma foram menores que na gestão FHC. Parte do crescimento se deveu tb a liquidação da divida externa brasileira e a formação das atuais reservas de 300bi, o que mudou a classificação de risco do Brasil e consequentemente os juros cobrados do Brasil, sendo isso importante para a economia brasileira.
Perfeito Fabricio, sua análise não mereçe retoque, algumas pessoas ainda acham que os yanques respeitam direitos humanos mesmo com os EUA apoindo estes mesmos ditadores que eles alegam serem inimigos por mais de 30 anos, patrocinando todas as ditaduras que existiram na américa latina, incluisive no Brasil, mantendo aqueles presos sem julgamentos em guatanamo, mostrando fotos humilhantes de presos de guerra, detonando duas bombas nucleares num país quase rendido. Se fosse ficar aqui listando as atrocidades americanas não daria no blog, espero ter aberto a mente de pessoas quanto a questão, o apoio brasileiro ao Irã tem muito mais coisas envolvidas , o Brasil não é tolo.
@Dandolo
.
A dívida pública líquida do Brasil, em 40% do PIB ao final de 2010, é menor que a de 2002 (60%). Quem endividou o Brasil foi o FHC. É até incrível como um acólito da doutrina do Estado mínimo conseguiu endividar tanto o país. Seja como for, a crise econômica de 2008 foi a primeira crise pela qual o estado brasileiro passou sem estar sufocado por dívidas. Essa foi uma das razões por que não falimos.
Fabrício, falou tudo rapaz.
Meu Deus. Ainda falam disso
“militância no Brasil.” militancia de que. Comunismo ao estilo Cubano. Aquele modelo de miseria humana!!!
AINDA TEM GENTE DANDO ATENÇÃO AO LULA, QUEM SABE SE AGENTE ESQUECE DELE ELE ESQUECE DA GENTE NÉ?
Apoiado Robison Jobim Presidente Seria otimo Para Nação Brasileira.
PS do Viomundo:
–
Brilhantes analistas descobriram virtudes no texto do voto brasileiro que aprovou o envio de um investigador dos Direitos Humanos ao Irã. Teria sido um tapa com luva de pelica nos Estados Unidos. [Pausa para a gargalhada]. Podem esperar sentados por uma articulação internacional que resulte numa investigação de Guantánamo. [Pausa para nova gargalhada]. O que interessa a Washington é isolar o Irã politicamente para facilitar a troca de regime. O resto é delírio tropical.
@Marconi Rageli
.
Quem não pára de falar no Lula, é a mídia brasileira, que tá achando excelente o conservadorismo da Dilma e o compara ao “esquerdismo” de Lula.
Rafael e Cesar Pereira, ovacionados! Tirem um par/impar, voto em qualquer um dos dois para PRÓXIMO PRESIDENTE!!!
Sds.
Dandolo , volta para o colégio. Acho que você e analfabeto funcional e não descobriram. Mas há tratamento.
Só para ilustrar , não espalha . Foi lula quem tirou o Brasil das mãos do FMI. Onde FHC foi Três vezes, de pires na mão. Há…..fizeram um empréstimo conosco de Us$ 10 bi , a juro de mercado internacional.
Mas isso deve ser muito para sua cabeça.
Em tempo , quem tirou os sapatos para entrar no USA e abusa, não foi diplomata da era Lula não , Tá OK?
Abraços.
MAURO DIAS;
1) FHC ajustou a economia brasileira, reduzindo a inflação, mas fez muitas bobagens por causa do FMI;
2) Lula fez muitas bobagens, pois passou a adotar a mesma política econômica neoliberal de FHC;
3) Os chineses, indianos, coreanos sulistas, cubanos , russos, países sul-americanos e alguns países africanos aqueceram a economia mundial, ajudando indiretamente o Brasil, pois precisou-se de mais alimentos e de matéria prima. Fora disso, fomos um fracasso, endividando o país até os dentes, sem nenhuma necessidade.
Os argentinos estão de parabéns, pois estão crescendo no mesmo ritmo da China.
Os políticos bagunçam o país de dia, mas ele cresce sozinho à noite, pois somos potencialmente muito ricos.
Temos que beijar os pés dos chineses e indianos. Ai de nós se não fossem eles. Se a China deixar de comprar do Brasil, quebraríamos em pouco tempo. Estamos quebrando aos poucos, na minha opinião.
Querem me colocar como economista no Governo da Dilma ?
Passaríamos a crescer 15% aa.
Dandolo, antes eu achava que voce era um judeu fundamentalista de merda ou entao alguém pago pelos yanks para falar esses absurdos q vc pesquisa no google e vem aki e fala com toda “propriedade”.
MAS AGORA EU DESCOBRI
voce é funcionário NERD deste blog, voce fica o dia todo na frente do pc postando comentários infantis e esdrúxulos pra na verdade “ESQUENTAR” o blog. Belo serviço vocÊ vem fazendo, parabéns!
Nesta vc se superou Dandolo, dizer que a Argentina está melhor que o Brasil, só rindo, nenhum índice economico publicado lá é confiável, pois o governo está manipulando, nem existe crescimento da Argentina no mesmo ritmo da china , só na sua cabeça, e ainda a inflação lá já esta perto dos 20%. A ARGentina está praticando censura nos meios de comunicação para evitar que sejam divulgados os dados reais. No mais um abc e continue como inventor teenager pois como economista vc vai passar fome.
Turma, só dando-lo porradas mesmo, é muita bobagem mesmo, duro de aguentar !!!
01 Maluquinho, onde está você com as suas “bordunadas”???rs.rs..
Um abraço
Meu caro Dandolo.
O maior parceiro comercial do Brasil no momento,é o Mercosul. Com maioria de produtos industrializados.
Caso você nao tenha percebido , há uma crise mundial no momento e o PIB mundial , excluindo os BRIC , está em uma M…
Graças ao nosso presidente apedeuta , que volte em breve, houve fortalecimento do mercado interno , e valorizaçao do Mercosul. Ao contrário do FHCerrinha, queriam acabar e assinar com a……ALCA, imagine se isso ocorresse com a crise dos Gringos USAeabusa?
Há em tempo , nossos hermanos , estao melhores graças ao Mercosul (Brasil).
Este seu discurso , eu já vi infelismente, nas páginas dos pseudos jornaloes de nossa infeliz mídia.
Abraços, e vê se muda de fonte de informaçao.
O que eu digo, eu mostro. Não sou ufanista, mas realista.
A Argentina está indo melhor do que o Brasil, pois não dá dinheiro para banqueiros e especuladores financeiros.
Em 2010, a dívida pública baixou a 45,8% do PIB
A dívida pública argentina alcançou em 2010, 164 bi de dólares, o que implicou uma redução em termos do PIB dos 48,8% registrados em Dezembro de 2009, aos 45,8% alcançados em 31 de Dezembro de 2010, informou o Ministério da Economia.
A nossa Dív Pública é de 1 trilhão de dólares e a dos argentinos de 164 bi de dólares.
– A média de crescimento da Argentina nos anos de 2003 a 2010, de 7,3%.
– O PIB no Governo Lula apresentou expansão média de 4% ao ano, entre 2003 e 2010.
Dívida Externa
Durante a gestão de Lula, a liquidação do pagamento das dívidas com o FMI contraídas em governos anteriores foram antecipadas, fato criticado por economistas por se tratar de dívida com juros baixos. Mas esta ação resultou em melhor prestígio internacional e maior atenção do mercado financeiro para investir no Brasil.[31] A dívida externa brasileira, no entanto, continuou alta: era de US$ 214,93 bilhões no ano de 2003, e em dezembro de 2010, a estava em US$ 255,664 bilhõe.
Dívida Interna.
Em dezembro de 2010, o valor referente ao estoque da dívida pública mobiliária federal interna (DPMFI) atingiu nível recorde, depois de subir para R$ 1,603 trilhão ante o valor de R$ 1,574 trilhão de novembro do mesmo ano.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_Lula
O Irã enforca os homossexuais. Ainda tem mais essa !
Parece que Lula e Marta, também não aceitam muito os GLS.
kkkkkkkkkkkk
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=40941
E agora ?
Esse Dandolo só diz merda.
1) O maior erro de FHC não foi o de fazer um pacto com o FMI. Ele só teve de fazer esse acordo porque ANTES disso, ele já tinha feito merda. Nenhum país vai ter com o FMI de livre vontade: ele só o faz quando está em dificuldades profundas. A política econômica de FHC, uma variante daquela do estado mínimo, foi responsável pelo aumento meteórico do desemprego por meio da retirada de estímulos públicos ao investimento e da abertura do mercado brasileiro a importações artificialmente baratas devido ao câmbio superinflado do real com o dólar e devido a reduções nas tarifas alfandegárias. Muitas indústrias brasileiras na área de computação e na de informática sumiram com esse processo.
.
2) Lula pode ter mantido o tripé neoliberal de FHC, mas ele fez algo mais positivo: ele resgatou a política industrial, isto é, ele rompeu com as medidas antinacionalistas de FHC. E aliás, a dívida líquida do Brasil é agora muito inferior à que foi durante o governo de FHC (40% vs. 60%). Na época do entreguista, mal tínhamos reservas cambiais.
.
3) O comércio internacional só traz um impacto positivo na economia de um país quando o crescimento das exportações supera o das importações. O caso do Brasil não é esse. Desde 2006, as importações têm crescido mais que as exportações, isto é, o comércio tem tido um efeito negativo na economia nacional. O que levou o Brasil a crescer nesse período, portanto, não foi o comércio internacional — foi o mercado interno. O governo LULA adotou várias medidas de estímulo ao consumo interno e ao investimento. Aumentos no salário mínimo, corte de impostos sobre bens básicos, crédito mais fácil: foi isso o que aqueceu a economia brasileira. E também o investimento: no governo LULA, o BNDES recuperou a sua função original, a de financiar o investimento de longo prazo no Brasil, enquanto que, no governo FHC, a sua função havia sido reduzida à de financiar privatizações. Com FHC, quase não havia investimento no país. Já durante o governo Lula, especialmente durante o segundo mandato dele, o crescimento do investimento tem sido de duas a três vezes superior à do PIB.
.
Quanto ao Brasil depender de China e Índia, aqui uns fatos pra você:
– o Brasil mal faz comércio com a Índia;
– o Brasil tem tido défices comerciais com a China durante quase toda a década passada; a exceção é o ano de 2010. E ainda assim, no ano de 2010 o superávice do Brasil em relação à China foi de menos de 0,2%. O post abaixo, que é de um blog da Financial Times, fala de um estudo que diz claramente que o motor da economia brasileira é o mercado interno, e que o impacto do comércio com a China para o Brasil – e também para outros países maiores da América Latina, como México e Argentina – é muito limitado.
http://blogs.ft.com/beyond-brics/2010/11/05/brazil-and-china-its-complicated/
.
.
Haha, você nem entende de economia, moleque. Vai brincar de intelectual no blog do Reinaldo Azevedo, vai.
Quanto à Argentina, por mais que eu goste do povo argentino e admire a presidente deles, o fato é de que o panorama da economia argentina não é lá muito positivo: a Argentina tem um mercado superaquecido, a inflação é muito alta, e apesar do bom crescimento de sua economia, o governo ainda se sente com a necessidade de alterar dados relativos ao PIB do país. Além disso, a Argentina depende mais de commodities que o Brasil. Só 30% das exportações Argentinas são de manufaturas, enquanto que no Brasil essa percentagem é de 40%. E olhe que o real é sobrevalorizado, algo que afeta mais as manufaturas que as commodities. Antes de o câmbio começar a se sobrevalorizar em 2007, mais de 50% das exportações brasileiras eram de manufaturas. Já a moeda da Argentina, o peso argentino, é sub-valorizado – e ainda assim, esse país exporta poucas manufaturas.
.
Além disso, o Brasil tem empresas no mercado internacional, e isso tanto no setor de tecnologia e manufaturas, como no de alimentos e commodities: Embraer (aviões), Marcopolo (ônibus), Petrobrás (petróleo e derivados) e JBS (carnes). Há mais. Já a Argentina tem o quê? O que a Argentina produz demais? Não muita coisa. A Argentina até empresta do BNDES pra comprar nossos aviões…
Rafael, eu iria comentar o caro Dandolo , mas você já disse mais do que o suficiente.
Mas continuo a sugerir ao caro Dandolo, que mude sua fonte de informação.
Só ele e a imprensa que ele repete veem tal situação.
Abraço
Pessoal, eu já cursei 4 Cursos de Nível Superior (AMAN + ESAO, em Material Bélico), Adm Emp, Análise de Sistemas e Propaganda/Marketing), além de ter feito 90% do Curso de Economia na Faculdade (eliminando créditos), e ter lido alguns livros sobre previsões econômicas. Por fora estudei Eletrônica, Produção e Edição de Fílmes, Robótica,etc.
Atualmente, os países que merecem respeito na área econômica são poucos – China e Argentina, são os que tenho acompanhado nos últimos 10 anos.
O Brasil tem errado muito, pois continua governando para os banqueiros e especuladores financeiros, se encalacrando em dívidas desnecessárias.
O Vice-presidente da República era muito bom, mas lamentavelmente não foi ouvido pelo Lula e sua equipe econômica, sobre a política econômica suicida de impostos astronômicos para o setor produtivo e taxas de juros estratosféricas, além dos spread bancários assassinos.
Agora é tarde ? Mais ou menos. Depende da Equipe Econômica. Se eu fosse o Ministro da Economia, daria um jeito no Brasil. Se a Presidenta Dilma me ouvisse, passaríamos a crescer 15%aa no final de seu mandato.
Iria cortar muita gordura nos 3 Poderes da República, controlar a ferro e a fogo o sistema financeiro, reforma tributária inteligente,etc.
Vocês tem que entender, que eu sempre respirei o futuro. Penso até 1000 anos à frente, em todos os aspectos do conhecimento humano.
Como será a Economia no ano 3000 ? Posso escrever um livro sobre esse tema. Como será a Tecnologia no ano 3000 ? O meu pensamento está muito além dos terráqueos.
Se os países do Oriente Médio quiserem avançar 200 anos em 10, me chamem para orientar, bem como a China, Alemanha, Reino Unido, etc.
Vou acabar escrevendo um livro sobre esse tema.
Eu sou uma pessoa do futuro.
Terra chamando…..Marte…terra chamando Marte…………….hehehe .Volte para Marte Dandolo,e boa viagem hheheheheh…sds
Cada uma que me aparece. O Dandolo…. na boa , vai se tratar.
@Dandolo
.
Você só disse uma coisa certa: que a política econômica brasileira é melhor – muito melhor até – para o setor financeiro do que para o real. Mas acho incrível verter a culpa disso no Lula. Na era FHC, os juros chegaram a atingir quase 50% anuais. Foi na época dele que o cartel de banqueiros e especuladores conquistou o Brasil. E, claro, não ajuda nada que a mídia brasileira faça lobby em favor desses parasitas. Como eu disse antes, Lula conservou o tripé neoliberal de FHC. Mas ele rompeu com o mercadismo estrito ao reestabelecer a política industrial e os investimentos de longo prazo. Abaixo vai um artigo no The Guardian sobre o papel do BNDES na economia brasileira. O The Guardian aponta que, sob Lula, os bancos públicos, e o BNDES em especial, aumentaram muito sua influência na economia brasileira e tiveram um papel imprescindível no crescimento econômico e na recuperação econômica pós-recessão de 2009. Se dependesse do setor financeiro e de seus lacaios da mídia, o BNDES não mais receberia aportes do Tesouro e teria sido privatizado há muito.
.
http://www.guardian.co.uk/global-development/poverty-matters/2011/mar/29/development-banks-role-brazil-success
Rafael;
O que o BNDES está fazendo está corretíssimo, pois aplica na produção e na pequisa, que por sua vez gera empregos e desenvolvimento, mas não deve cobrar taxas bancárias e spreads leoninos ou endividar a nação. Esses recursos devem vir dos impostos. BNDES tem que emprestar a juros 5%aa + correção monetária. Os países mais evoluidos emprestam para seus empresários a juros entre 0% a 5%aa e o Spread não passa de 10%aa. O Governo Milita de 64, injetava em alguns setores da economia dinheiro a juros negativos,ou seja, na prática estava sendo parceiro.
FHC e Lula tinham que ter limitado um teto máximo para os spread e taxas bancárias, de acordo com a média mundial.
Espero que a Presidenta Dilma faça isso.
Conhece a Teoria da Mais Valia de Marx ? O Governos Militares a aplicavam. Os produtos e serviços eram tabelados por um teto máximo. As empresas tinham que apresentar a planilha de custos de cada produto, a margem de lucro era calculada e um teto máximo era estipulado. Acima de determidada taxa de lucro é USURA.
Os Presidentes-generais de 64, foram socialistas na prática. Havia subsídios para água, gás, combustível, cesta básica, remédios e financiamento imobiliário.
O que quebrou as contas dos governos militares foi o BNH (Banco Nacional de Habitação). O que o povo pagava, não cobria os valores dos empréstimos. As prestações ficavam irrisórias depois de 5 anos, pois a correção monetária não era cobrada integralmente como deveria. Engenharia Financeira é IMPORTANTÍSSIMA. Economia não pode ser por decreto.
Sabia que no Islamismo é proibida a cobrança de taxas de juros ? Nesse ponto concordo 100% com Maomé.
A Teoria Monetarista está correta, mas não podemos exagerar na cobrança de juros, pois endivida a nação.
Há outras maneiras de se conter a inflação.
Depois voltamos a conversar mais.
Essa discussão sobre Lula e Fhc não tem mais sentido, a cerca de seis meses o povo escolheu entre o Serra(um dos melhores quadros do PSDB) e Dilma(uma ilustre desconhecida), e já sabemos o resultado. Pode algum desinformado dizer que o povo não sabe votar, mais a realidade é que ela ganhou em todas as regiões brasileiras e em todas as classes sociais, inclusive os intelectuais e formadores de opinião, no mundo todo a imprensa e organismos internacionais analisam o governo Lula como excepcional sob o ponto de vista economico e social, o único debate é se foi o melhor governo que este país já teve. Portanto dandolo, respeito e admiro suas várias graduações, mas vc está indo contra todas as correntes e análises feitas no mundo, eu que sou formado em odontologia se tivesse que escolher entre o Brasil e a Argentina para investir , escolheria o Brasil. Aliás, só tem uma coisa na Argentina que eu acho melhor que a nossa, é a presidente Kristina, que coroa gostosa, já a Dilma, que canhão. kkkkkkkkkkk