Defesa & Geopolítica

O que matou Yury Gagarin?

Posted by

What killed Yury Gagarin: Soviet report’s findings

Autor: konner

Plano Brasil

Em 12 de abril de 1961, aos 27 anos de idade o piloto de caça e cosmonauta russo Yuri Gagarin realizou o primeiro voo espacial tripulado por um humano a bordo da nave Vostok.

Em 1960, Gagarin foi um dos 20 pilotos selecionados, após difíceis processos de seleção física e psicológica, para o programa espacial soviético, e acabou por ser escolhido para ser o primeiro a ir ao espaço, pelo seu excelente desempenho nos treinos, sua origem camponesa – que contava pontos no sistema comunista – sua personalidade magnética e esfuziante, e principalmente devido às suas características físicas – ele tinha 1,57 de altura – já que a nave programada para a viagem pioneira em órbita, a Vostok, tinha um espaço mínimo para o piloto.

O cosmonauta russo Oleg Kotov, o atual comandante da Estação Espacial Internacional, e sua tripulação comemoraram a ocasião falando com o presidente russo, Dmitri Medvedev, que reiterou o compromisso da Rússia com a exploração espacial.

“O espaço será sempre a nossa prioridade”, disse Medvedev. “Esta não é apenas a interpretação de alguém. É a nossa posição oficial de estado.”

Kotov disse que a missão de Gagarin pode ter sido lançada em meio a corrida espacial entre a ex-União Soviética e os Estados Unidos, mas a exploração do espaço agora é um esforço cooperativo – que ultrapassa os dois países.

Hoje, Kotov comanda uma equipe que inclui três russos, dois americanos e um astronauta japonês.

“Juntos, nós criamos um único organismo”, disse Kotov ao presidente russo. “As tripulações são composta por representantes de diferentes países. Tivemos um astronauta europeu a bordo. Temos astronautas japoneses a bordo agora. Temos astronautas americanos, russos, e nós nos entendemos perfeitamente.

Nós não temos quaisquer conflitos e espero que assim seja também em relação a nossa cooperação em qualquer outro lugar. “

Medvedev disse que a cooperação internacional em destaque na estação espacial é a marca de como a exploração espacial pelo homem deve ser conduzida no futuro.

Yuri Gagarin morreu em março de 1968, quando voava uma missão de treinamento.

7 Comments

shared on wplocker.com