O Brasil colaborou para isolar o Irã

Jamil Chade – O Estado de S.Paulo

ENTREVISTA – Shirin Ebadi, Prêmio Nobel da Paz
O Brasil mostrou que o Irã nunca esteve tão isolado como agora. A declaração é da prêmio Nobel da Paz, Shirin Ebadi, considerada pelo regime dos aiatolás como uma das principais inimigas do governo. Exilada em Londres, Ebadi disse, em entrevista exclusiva ao Estado, que o Brasil sob o governo Lula fez a comunidade internacional perder tempo na pressão contra o regime de Mahmoud Ahmadinejad.
Na semana passada, o governo de Dilma Rousseff votou a favor de uma resolução que estabelece a criação de uma investigação internacional na ONU para avaliar os crimes cometidos pelo regime. Em dois meses, Ebadi virá ao Brasil e se reunirá com Dilma. A entrevista:

Como a sra. avalia a mudança de voto do Brasil em relação ao Irã?
Antes de tudo preciso agradecer pelo voto do Brasil. Alguns no Irã, principalmente o governo, ficaram surpresos. Mas eu sabia que isso ocorreria. Tinha esperanças de que o país que por tantos anos lutou pela democracia em um momento se desse conta de que precisava dar atenção ao povo iraniano, e não ao regime.

O governo iraniano irá modificar o comportamento com o Brasil?
Eles devem estar irritados, certamente. Mas não podem fazer nada. Com certeza, o Brasil colaborou para isolar o Irã. Poucas vezes nos últimos anos o país esteve tão isolado, com o fim do apoio incondicional do Brasil. O governo brasileiro mandou um recado de que não há como apoiar o regime.

De que forma o voto brasileiro pode ser importante em todo o debate sobre o Irã?
O Irã sempre declarou que a pressão externa vinha de uma campanha internacional de Washington. Mas o Brasil provou que isso não é verdade. O Brasil é considerado um país independente. Portanto, destruiu uma das teses que o Irã sustentava para atacar o Ocidente.

O que mais o Brasil pode fazer para pressionar?
Continuar votando contra o Irã na ONU e incentivar os países aliados a seguir esse caminho. Para onde vai o Brasil, vai a América do Sul.

O Irã deixou claro que não pretende aceitar o resultado da resolução nem a entrada de um emissário da ONU. O que mais a comunidade internacional pode fazer?
Se o Irã não aceitar a entrada do relator, o próximo passo será levar o regime de Teerã ao Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade.

Em junho a sra. viaja ao Brasil. Qual recado levará a Dilma?
A mensagem da necessidade de que ela lute pelos direitos das mulheres no Irã. Como primeira presidente mulher do Brasil, espero que olhe com especial atenção o que ocorre com as mulheres no Irã, que têm seus direitos diariamente violados.

Lula foi um dos presidentes mais populares do Brasil. Qual é a imagem que a sra. tem dele?
Achei que Lula, como ex-sindicalista, apoiasse os trabalhadores. Esperava que ele, quando foi ao Irã, visitasse as vítimas de violações de direitos humano, sindicalistas silenciados e trabalhadores que sofrem diariamente. Não o fez.

As revoluções nos países islâmicos podem chegar ao Irã?
Essas revoltas dão energia à oposição no Irã. A queda de ditadores tem dado muita esperança a pessoas no Irã que já a haviam perdido. Está na hora de o Irã começar a se reformar. Caso contrário, enfrentará as cortes internacionais em breve.

Fonte: Estadão via Resenha CCOMSEX

16 Comentários

  1. Continuar a dar apoio ao Ira ficou mesmo insustentavel…o Brasil fez o que pode más o Ira nao cedeu em nada,agora tem que arcar sozinho as consequencias do total isolamento…apesar do mercado negro existir!

  2. Esse PIG e coisa da contrainformação Iank plantada contra nós BRASUCAS frente ao mundo mulçumano, o BRASIL foi assertivo qto a direitos humanos, e qto a energia nuclear ,até prova em contrario, eles , os Persas , tem direito a pesquisas nuclear pacificas, afinal o q serve contra o Irã poderá servir contra o BRASIL no futuro… Mt atenção n hora.

  3. Prêmio Nobel da Paz ou não esta senhora é traídora de seu país pelas suas atitudes. Assim o faria os EUA se algum americano agisse dessa maneira. Está enjoativo demais ler estas materias descontestualizadas do “estadão”. fala sério!

  4. Beto concordo contigo. Ta ficando chato mesmo.Uma coisa que publicado sem confirmação do gonverno.Apenas interesses de alguns jornais tentando jogar o Brasil contra o Irã.

  5. Querem fazer valer a opinião da imprensa entreguista, tentando induzir a presidente ou a população.

    A Presidente se manifestou que não haverá resalvas em questões de direitos humanos e ponto!

    A questão nuclear do irã, caso seja forçada à inspeções, afetará no futuro a tecnologia de centrífugas brasileiras… Pois estão todos na espreita!!!

  6. Jesus Cristo.
    Que comentários são esses.
    O regime do Ira se difere muito pouco da Venezuela. Na verdade o Ira apenas mata muito mais. Por acaso alguém aqui apoiá o Chaveco?
    Realmente, aqueles que fizeram tais comentários usam dois pesos e duas medidas, de acordo com a conveniência.
    Façam suas malas e vão morar no Irã se é tão bom assim!!!

  7. São dois governos totalmente diferentes (Lula e Dilma) e controverso, só tem uma coisa, a consequencia de votar a favor de embargo contra o Irã e consequentemente o isolamento, levara a guerra. Por enquanto o Brasil só vai votar a favor da comissão de investigaçao de violação contra a vida, mas isso leva a consequencias de atitudes drasticas. O Brasil sempre se gabou em dizer que não tem inimigos, mas depois das votações, o que vao dizer agora? poderemos ser um dos principais alvos do Irã. País influente no mundo ganha amigos, mas também muitos inimigos. ABRA O OLHO DILMA!!!!!
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  8. COMO EU VEJO ISSO
    .
    .
    Eu sempre defendi e defendo, a liberdade e os direitos dos homens em se manifestar;não teria sentido que criticar os EUA e a Europa(os ocidentais) pelos atos bárbaros que eles praticam,só por serem eles.
    .
    “O que está em julgamento, são as ações; independente de quem as pratiquem”.

  9. O mais triste e que estes caras que apoian o Irão não importando o tipo de regime, so por que o Nuclear Interesa ou outros motivos, são aqueles que culpam os USA por apoiar ditadores so por que les favorece. Tenham cabeza si queremos um mundo diferente não podemos ter dois pecos e duas medidas a que lutar para que todos sejamos iguais
    Abraço Camaradas

  10. Os direitos humanos devem ser respeitados em qualquer lugar. O que não pode é usar os direitos humanos como desculpa para se intrometer em assuntos internos de um país.

  11. O Brasil começou a reparar um grande erro cometido pelo governo Lula, espero que o Irã fique mais isolado ainda, e receba muito mais “canetadas” do Brasil daqui pra frente.

  12. carlos argus disse:
    28/03/2011 às 12:16
    Esse PIG e coisa da contrainformação Iank plantada contra nós BRASUCAS frente ao mundo mulçumano, o BRASIL foi assertivo qto a direitos humanos, e qto a energia nuclear ,até prova em contrario, eles , os Persas , tem direito a pesquisas nuclear pacificas, afinal o q serve contra o Irã poderá servir contra o BRASIL no futuro… Mt atenção n hora.
    ===
    Perfeito.
    É pura contra-informação apenas para desconstruir a política externa. Não temos guerras na AL por iniciativas que mesmo que não tenham resultado em um sucesso absoluto, também não deixaram que as vaidades aflorascem.

  13. Nossa presidente está de parabéns por corrigir os absurdos cometidos pelos megalonanicos no governo passado.

Comentários não permitidos.