Ministro dos Exteriores destaca aproximação dos Estados Unidos com América Latina

Sugestão: Lucena

O ministro dos Exteriores, Antonio Patriota, destacou neste sábado (26) a aproximação do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com a América Latina.

Ele disse acreditar que o interesse dos EUA nos países sul-americanos é um sinal de que Obama acredita que a região possui “soluções” e não problemas. O ministro ainda ressaltou que a viagem feita pelo presidente foi “uma demonstração do interesse dos americanos em retomar um diálogo construtivo com a região”.

– Esta viagem demonstra o reconhecimento de que somos uma região que não apresenta problemas, mas que apresenta soluções em um mundo em que vemos tanta turbulência, como os conflitos no mundo árabe.

A declaração foi feita em La Paz, após um encontro com o presidente da Bolívia, Evo Morales.

Bolívia

Durante o encontro com o Morales, o chanceler brasileiro manifestou “o compromisso” de seu país em manter “a política de aproximação” com seus vizinhos, que começou no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva.Além disso, Patriota afirmou que o Brasil continuará a trabalhar “conjuntamente para a integração sul-americana”.

O ministro chegou à Bolívia na última sexta-feira (25), para uma visita oficial de dois dias, com o objetivo de repassar a agenda bilateral e assinar acordos de cooperação agropecuária e de saúde, além de um documento para criar um comitê e uma comissão de integração fronteiriça.

Os chanceleres do Brasil e da Bolívia também prepararam o terreno para o diálogo sobre a cooperação e o acordo antidrogas que o ministro brasileiro de Justiça, José Eduardo Cardozo, assinará na próxima segunda-feira (28) com as autoridades do país andino.

Fonte: R7

13 Comentários

  1. O Brasil tem que ajudar a Bolívia e ter uma saída para o Oceano Pacífico. O Chile poderia ceder uma cidade no litoral aos bolivianos,com uma estrada de acesso, por exemplo. O Brasil tem que ceder acesso a Bolívia, ao Rio Amazonas-Oceano Atlântico, devido ao Tratado do Acre.

  2. O Brasil tem que parar de ajudar a Bolivia, pois só temos recebido tapas de la pra ca. Os bolivianos estao perseguindo os brasileiros que possuem terras na fronteira com o Brasil, e o Patriota não fala nada disso, só sabe puxar o saco dos Yanks, que veio, não fez nada e ainda, no ponto de vista de Patriota, merece elogio.
    Depois de solucionado as pendengas entre Brasil e Bolivia, não vejo problemas em ajudar o tal país, mas antes disso, ao meu ver é abrir as pernas e esperar o fumo.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  3. Quando a bolívia der sinal que os tratados assinados serão respeitados, ai sim poderíamos compartilhar os problemas. Até lá, Jobim tb tem meu voto.

  4. Uma coisa e uma coisa e outra coisa e outra coisa, à saída p o mar e um pendenga anterior as c nós BRASUCAS, podemos ajuda-los, e dar a recíproca aos seu milhares de cidadãos bilivianos q qui vivem e, são muitos…

  5. Ricardo Pereira, Boa noticia. Depois da Copa o teixeira vai ter mais dinheiro que Kadafi..o roubo vai ser grande e Blatter sabe disso

  6. Se o Sr. Evo se comportar e baixar seu tacape, aí eu acho que o atual governo brasileiro pode até manter o posicionamento generoso do governo passado… Caso contrário, será a hora de mostrar ao Evo Morales que se ele insistir nas travessuras, correrá o sério risco de levar uma boas “chineladas”… hehehehe

  7. E eu jurando que o Brasil ia parar de lamber botas daquele cara assim que ele deixasse claro que não aprova um assento permanente na ONU para o Brasil. Pelo jeito, não, pelo jeito vamos até ficar nos gabando de que os EUA querem explorar os recursos da região.

  8. “Ele disse acreditar que o interesse dos EUA nos países sul-americanos é um sinal de que Obama acredita que a região possui “soluções” e não problemas.” Esse entreguista FDP tá falando em nome dos EUA ou do governo do Brasil? dona Dilma assim não épossível.

  9. Caro Juvenildo, a cada dia fico com mais saudades do Celso Amorim, mas não tenho dúvidas de que o “cara” certo poderia
    ser o ex-Ministro Samuel Pinheiro Guimarães. A Dilma tá devendo aí e no MD, com o johnbin, tucano enrustido que entrega o Brasil na surdina aos ianques com nebulosos acordos militares.

Comentários não permitidos.