Defesa & Geopolítica

Ministro dos Exteriores destaca aproximação dos Estados Unidos com América Latina

Posted by

Sugestão: Lucena

O ministro dos Exteriores, Antonio Patriota, destacou neste sábado (26) a aproximação do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com a América Latina.

Ele disse acreditar que o interesse dos EUA nos países sul-americanos é um sinal de que Obama acredita que a região possui “soluções” e não problemas. O ministro ainda ressaltou que a viagem feita pelo presidente foi “uma demonstração do interesse dos americanos em retomar um diálogo construtivo com a região”.

– Esta viagem demonstra o reconhecimento de que somos uma região que não apresenta problemas, mas que apresenta soluções em um mundo em que vemos tanta turbulência, como os conflitos no mundo árabe.

A declaração foi feita em La Paz, após um encontro com o presidente da Bolívia, Evo Morales.

Bolívia

Durante o encontro com o Morales, o chanceler brasileiro manifestou “o compromisso” de seu país em manter “a política de aproximação” com seus vizinhos, que começou no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva.Além disso, Patriota afirmou que o Brasil continuará a trabalhar “conjuntamente para a integração sul-americana”.

O ministro chegou à Bolívia na última sexta-feira (25), para uma visita oficial de dois dias, com o objetivo de repassar a agenda bilateral e assinar acordos de cooperação agropecuária e de saúde, além de um documento para criar um comitê e uma comissão de integração fronteiriça.

Os chanceleres do Brasil e da Bolívia também prepararam o terreno para o diálogo sobre a cooperação e o acordo antidrogas que o ministro brasileiro de Justiça, José Eduardo Cardozo, assinará na próxima segunda-feira (28) com as autoridades do país andino.

Fonte: R7

13 Comments

shared on wplocker.com