Dilma força Itamaraty a rever objetivos

Sugestão: Helvético

Todo governo da presidente Dilma Rousseff, a começar pelo chanceler Antonio de Aguiar Patriota, esforça-se, de maneira explícita, para mostrar que não há mudanças na política externa herdada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de o Itamaraty falar apenas em “ajuste”, os analistas dizem que há, no mínimo, uma diferença essencial: os interesses do país têm hoje mais relevância do que as aspirações pessoais de prestígio.

Dois especialistas em política externa, protagonistas da diplomacia desenvolvida nos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Lula (2003-2010), avaliam que a relevância dos “ajustes” feitos por Dilma está no fato de ela operar as mudanças em cima de oportunidades de manifestação concreta – são mais do que um discurso. O ex-ministro Celso Lafer refere-se, especialmente, ao caso dos direitos humanos no Irã.

“Foi uma manifestação de grande habilidade, um distanciamento inequívoco, mas com base em uma condição de gênero, sobre a qual ela tinha muita autoridade para se diferenciar”, afirmou Lafer, que serviu ao Itamaraty no governo FHC. Ele se refere ao fato de, na quinta-feira, o Brasil ter votado favoravelmente, em Genebra, ao envio de um relator especial para analisar a situação dos direitos humanos no Irã do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Lafer destaca que a decisão brasileira revelou coerência com a posição de Dilma manifestada antes mesmo de assumir o governo, em 1.º de janeiro. Contrariando a posição do governo Lula, Dilma reprovou a decisão de se abster em votação anterior, na Assembleia-geral das Nações Unidas (ONU). O regime de Teerã já vivia às voltas com a sentença de morte por apedrejamento da iraniana Sakineh Mohammadi-Ashtiani.

O ex-embaixador do Brasil nos EUA Rubens Barbosa, que serviu nos governo FHC e Lula, realça a “mudança coerente” e avalia que, na visita do presidente Barack Obama ao País, na semana retrasada, ficou evidente o pragmatismo no trato dos interesses de Estado. “A linha da política externa não muda de um governo para outro, mas mudam as prioridades, mudam as ênfases. Neste caso (de Lula para Dilma), há continuidade, mas com mudanças coerentes”, disse o embaixador.

Barbosa viu muito pragmatismo e “pouca ideologia” no discurso da presidente ao tratar das relações comerciais entre Brasil e EUA. Para Lafer, a síntese desse movimento pode ser vista no esforço do governo Dilma para equilibrar melhor os interesses brasileiros e a necessidade de manter o prestígio internacional do País. “Minha percepção desses dias iniciais é que está sendo dada mais ênfase aos interesses brasileiros do que às aspirações de prestígio”, afirmou o ex-chanceler.

Estilos e símbolos. A diplomacia discreta não esconde o essencial, segundo Lafer. “Claramente, a estratégia e a personalidade da presidente Dilma e do chanceler Patriota são distintas das do presidente Lula e do ex-ministro Celso Amorim. Mas estilo em diplomacia é importante. E um componente importante são os símbolos e as palavras”, disse Lafer para reforçar que a simbologia da nova diplomacia não deixa dúvidas sobre a mudança.

Há uma preocupação dentro do governo de não glorificar as mudanças impostas por Dilma até aqui. Depois da votação da quinta-feira, diplomatas que trabalham próximos ao atual chanceler fizeram questão de dizer que o Brasil nunca havia deixado de cobrar o Irã na área dos direitos humanos. A abstenção havia ocorrido apenas porque o governo brasileiro não considerava que as propostas anteriores sobre o tema tivessem sido feitas em foro adequado.

O discurso, no entanto, não esconde que mais mudanças virão.

Fonte: Estadão

27 Comentários

  1. Vou ser pragmático: Se começar a III GM daqui a 1 ano.
    OTAN + Israel + Índia X Paquistão + Irã + Coreia do Norte.
    De que lado o Brasil vai ficar ?
    Se ficarmos contra os EUA, poderemos receber uma bomba atômica no RJ e outra em SP.
    Fazemos parte da América (Novo Continente). Temos que ter esse sentimento.

  2. Dilma está no caminho certo quando o assunto é política externa. VAmos torcer para ela não se desviar, e formar junto com os americanos um bloco forte para liderar o mundo.

  3. quanta ingenuidade.
    Formar um bloco com os Americanos…:@
    A ultima coisa que eu quero é ver a Dilma vender o Brasil aos Estados Unidos.
    Eu nao quero ver o Brasil sendo Bucha de canhão nas diversas guerras que eles se envolvem.
    *
    Obama o vencedor do Nobel da paz,conseguiu meter os EUA em 3 conflitos ao mesmo tempo.
    *
    Eu não quero ver o Brasil indo para a guerra por dinheiro e sim por um ideal.
    *
    A ‘Democracia’ Americana é a que mais mata em todo o mundo.
    Eu não quero ver Homem Bomba Suiçada aqui no Brasil.E muito mesmo uma Al-qaeda anti Brasil.

  4. Até que não seria má a idéia de uma parceria com os EUA, todavia, ela tem, necessariamente, que ser de igual pra igual. Para isso, o Brasil necessita ter poder de dissuação militar, frente aos EUA. É necessário ter capacidade de retaliar fortemente qq ataque ianque. Do contrario, e com certeza seria um desastre para o Brasil, a chamada aliança “caracú”!!! Especialmente considerando o fato que os ianques contam com apoio dos maiores inimigos do Brasil – “PiG” e a demotucanalhada, bem como seguimentos de militares vira-latas, sem contar os já, irremediavelmente, aculturados e ingênuos brasileiros, vítimas da tecnica e massiva propaganda imperialista.

  5. É mais seguro confiar no Ahmadinejad do que nos EUA, e isso não é nada pessoal não, os fatos estão ai pra quem quiser ver.

  6. se o brasil aliasse ao eua numa 3ª guerra mundial o brasil enviaria soldados apenas, assim como na 2ª guerra.

  7. Mudar a opinião contra o irã não foi nada de espantoso, apenas seguiu a lógica de quem acredita nos direitos humanos e passou um borracha na merda que lula fez. Uma aliança com os EUA pode ser interessante e bastante viável para o Brasil, o problema é que o passado dos EUA condena. Não há garantias em um pais condenado pela OMC que não cumpre a pena imposta.

  8. Manda quem pode, ou tem o poder de fato, e obedece aquele q nada tem p se defender, ou juízo…Mas, permita q os profissionais façam o seu trabalho com competência. sds.

  9. Quanta bobagem que eu leio nesses comentarios.
    NA POLITICA NÃO EXISTE AMIZADES, EXISTE INTERESSE!
    É amigo até que você não possa me oferecer mais nada..
    É assim no Brasil, na Rússia, China, EUA, em Marte, em Jupiter..
    É um jogo de interesse…
    Alguns acham que a terra é quadrada e pensam de forma errada como ela funciona.
    Os EUA tem muito mais a oferecer, em todos os quesitos que o Irã.
    Uma coisa é você não gostar dos Americanos, hoje é viver no mundo da Lua achando que pode viver na Terra sem eles.. acordem, o mundo é feito de oferta e demanda, de venda e compra, de amizades e inimizades..

  10. Max,
    Por favor,

    “Obama o vencedor do Nobel da paz,conseguiu meter os EUA em 3 conflitos ao mesmo tempo.”

    Imagino que se refere a Iraq, Afghanistao e Libia..correto?
    Imagino tambem que voce vive numa caverna. Correto?
    Explique, please, como voce chegou a essa conclusao.Voce , por acaso, ja ouviu falar em George W Bush? se nao o conhece o assunto esta morto.

  11. Isso não é uma matéria jornalística, apenas tenta ver pelo em ovo, bem ao estilo da PIG. Dilma e Patriota faziam parte do Governo anterior, e é claro, existem diferenças de personalidade, porém, a política externa é a mesmas, mas não é idêntica, e nem poderia ser. Esse pseudo-conflito é obra que está na mente da oposição, quer dizer mídia PIG.

  12. Mateus Pire…as vezes e dificil conseguir terminar de ler uma so sentenca.
    Falam em alinhar o Brasil com um germe como o Ahmanidejad. faz sentido?

  13. Relaxa Mateus,
    Você ainda não viu nada!
    Hoje eu tô achando a turma do Grêmio Estudantil Che Guevara até que mais equilibrada.
    Acho que estão até se automedicando com Rivotril e fazendo análise ou terapia de vidas passadas. Acho que alguns foram escravos lá no Mississipi em outra vida. rssss
    Tem alguns mais exaltados que pedem é a cabeça do cara se ele ousar beber um copo de Coca-Cola ou se assistir a um capítulo do “Two And a Ralf Man”.
    Rssss

  14. Acho que na questão do direitos humanos Dilma está sendo coerente com sua própia biografia política.Ela mais do que ninguem sabe o que é ser presa por um governo e sabe da pior forma o que é ser torturada por lacaios criados nas Escola Das Américas,são sei se Sakineh foi torturada,mas aos nossos olhos ocidentais sua prisão não faz sentido.Até o momento esta nossa nova diplomacia tem personalidade própia e é com certeza muito diferente do governo anterior,se é melhor ou pior só o tempo dirá,mas eu tenho visto isso como algo bastante positivo.
    Muitos aqui da turma da Disneylandia devem estar perdidos porque davam como certa que o Brasil abriria as pernas incondicionalmete aos EUA na questão comercial e ainda por cima compraria o velho dino F-18.

  15. 1 – os analistas dizem que há, no mínimo, uma diferença essencial: os interesses do país têm hoje mais relevância do que as aspirações pessoais de prestígio.
    2 – “mudança coerente”,“A linha da política externa não muda de um governo para outro, mas mudam as prioridades, mudam as ênfases. Neste caso (de Lula para Dilma), há continuidade, mas com mudanças coerentes”.
    3 – muito pragmatismo e “pouca ideologia” no discurso da presidente ao tratar das relações comerciais entre Brasil e EUA………………………………………………………………………………………………………………
    A Sra.Presidenta Dilma Roussef mostra-se ate o momento coerente e equilibrada…Lembram-se da carinha dela bolada e com olhar serio quando compareceu a festinha do PT,chegando quase no final e não discursando.Ela estava P da vida porque tinham gastado muito (roubado muito) e deixado o pepino na mão dela,o mesmo se deu em relação ao PMDB…Esta mulher depende unicamente dela para ter um governo que seja exemplo futuro aos demais aja visto que uma RATAZANADA MICROBIANA a antecedeu desde a proclamação da REPUBLICA DAS RATAZANAS…Mostra-se equilibrada e coerente em politica externa e diplomacia sempre enfatizando os interesses nacionais do que o coorporativismo ideologico (se cuidem Bolivarianos a Titia tem Borduna)…Ate o momento não tenho nada o que dizer contra a pessoa dessa Senhora e ainda me encontro na espectativa da decisão que ela tomara na area aeoespacial e vetores para a FAB e MB para eu decidir se a amo ou a odeio…Como todo Brasileiro que ama o Brasil e que pensa em coletivo desejo que Deus realize todos os sonhos e desejos que ela sempre nutriu desde sua juventude revolucionaria e que a todos surpreende sem revanchismo e o unico pensamento do desenvolvimento nacional,igualdade e justiça social…DEUS,SALVE A RAINHA.

  16. Marconi Rageli explica direito qual foi a merda que Lula fez, ter uma opinião diferente dos EUA pra você é merda?
    .
    Você deve estar falando sobre o caso da tentativa de negoiação paífica com o Irã, você preferia que o Brasil se apresentace como mais um maria vai com as outras como sempre foi?
    .
    Para alguns aqui o Brasil ter opinião propria é um erro, essas pessoas acham que os brasileiros não tem capacidade para tomar decisoes.
    Um conselho para quem não acredita no Brasil, pegue as suas malas e adeus, o Brasil não precisa de vocês.

  17. E´bom lembrar aos mais afoitos deque Dilma nao possui a idiotalogia de alguns derrotados ravenchistas desatualizados e mau (isso mesmo mau com u)intensionados,ela teve raiz no pdt ou sera ptb,bom ;oque importa e´que ela foi para o pt por conviniencia,por isso ela com equilibrio ,sem demagogia.(uma prova deque lula nao e´tao burro quanto se faz parecer)

  18. Vejam as cadeias publicas do Brasil, as filas dos Hospitais e a miséria que ainda existe, por um milagre a situação dos indios de alguns estados melhoraram mas isso ainda esta longe de respeitar os direitos humanos, muita coisa sim melhorou mas não esta na hora de criticar os outros paises por desrespeitar os direitos humanos, primeiro vamos arrumar a nossa casa para depois tentar arrumar a dos outros.
    .
    Parabenizo Lula por ter feito alguma coisa.

  19. Muitos dizem que os EUA são os salvadores do mundo, os grandes defensores dos direitos Humanos, mas se investisem ao menos 10% do dinheiro que gastam nas guerras para uma causa realmente importante como é o caso o Haiti, as pessoas por la não estariam comendo barro por não aver comida.

  20. D3lta disse:
    28/03/2011 às 11:46
    Dilma está no caminho certo quando o assunto é política externa. VAmos torcer para ela não se desviar, e formar junto com os americanos um bloco forte para liderar o mundo.
    ===
    Desde que permaneçamos no 3º mundo, claro. Sem direito a caças e equipamentos de 1ª geração assim como era no passado.

  21. *Nelore*,o verdadeiro homensinho que saiu da Disneylândia e voltou mais alienado do que nunca!
    Sempre querendo ser imponente e mostrar o quanto o Brasil está sendo errado ao se negar de virar o bumbum aos Americanos e ter ipinião própria.
    Um dos grandes motivos de Obama receber o Zé Nóbel,foi de ele prometer acabar com a guerra no Iraque e afeganistao e também acabar com as torturas em Guantánamo,mas só ficou na promessa.Quanta criatividade o sr. Obama teve.Eu acho que agora o prêmio Zé Nóbel da paz é dado à aquelas pessoas que tem grande criatividade!
    *
    Não precisamos mais de capachos de Americanos aqui no Brasil.Os o governo dos EUA vão ruir e nao vai demorar muito e eu não quero ver o Brasil cair junto com eles!
    Lembra da crise econômica de 2008?(não?estava se maquiando na Disney ?),os principais países aliados dos EUA ruiram tambem junto com eles,graças a deus o Brasil não ruiu junto.

  22. Não se trata ser aliado de A ou B, e sim pensarmos em nós e nossos vizinhos e amigos da Africa, porque o que vem por ai até do Diabo vai querer estar longe.

  23. @Bosco
    .
    Engraçado que não são os “guevaretes” quem vem com esse discurso idealista de traçar aliança com base em valores ao invés de interesses. Isso é coisa de pró-americanos, que acham que tudo o que vem de mal tem origem no Oriente Médio, e tudo o que vem de bom é do Ocidente e dos EUA.

  24. Uma política forte de direitos humanos na arena internacional dará legitimidade e força para a Comissão da Verdade apurar e punir os criminosos da ditadura. Com certeza tem milico com a barba de molho, em breve os parafusos vão começar a apertar, vai sobrar para os vira-latas de plantão!!!

  25. rsrs rsrs rsrs rsrs Sabe tem gente que viaja na maionese e outros sonham acordados.Não adianta,uma parcela enorme de nossa sociedade e praticamente todo o nosso sistema teima na filosofia doutrinaria imunologica adiquirida da sindrome da visão canina de um mundo em duas cores rsrs rsrs rsrs rsrs e a xenofobia ideologica se faz perpétua rsrs rsrs rsrs rsrs Ou cantam o cantico do Roger Ranger ou lembram dos coitadinhos irmãos vizinhos descamizados inferiorizados e submissos latinos rsrs rsrs Sabe o pais na mão de voces estaria muito pior do que esta agora.O lado A pró-Azulzinhu disseminaria a filosofia entreguista leiloeira a la FHC e seguiriam essa mesma visão,Jobim,Marina Silva,Serra e etc rsrs rsrs rsrs rsrs e o lado B buscando a sina da perpetuação dos derrotados que um dia pensaram em transformar o Brasil em uma nova Cuba agora se encantam pelo falso Hugo Chaves e seus adestradores Cubaninhos para radicalizarem a AS em uma cruzada contra o “IMPERIALISMO” trazendo a região uma ALBANIZAÇÃO,ate pensam em repassar grana (ai não tem contenção),desenvolvimento industrial,segredos e tecnologias militares,para aqueles que sempre lucraram em nossas costas e que sempre compramos a maior parte de todas as porcarias que eles produzem e ainda querem atrelar o Brasil a esses supostos amigos porque se voces os chamam de irmãos são irmãos so de voces porque meu não,não teem o meu DNA graças a Deus.Voces todos são tão bonzinhos e tão complacentes e ainda usam das necessidades nacionais para beneficiarem a todos que puderem arregimentar inclusive extrangeiros.Se esquecem das crianças Brasileiras que morrem de desnutrição no maior produtor de grãos e carnes do mundo,das adolescentes que se prostituem para ter como se alimentarem,dos pais que vendem as filhas para terem uma boca a menos a nutrir e um dinheiro para fazerem compras.E ainda teem coragem de falarem de justiça mas que justiça,essa justiça que desejam implantar que tem um so prato e um olho caolha.Justiça é igual pra todo mundo e quem julga tambem é julgado.Sabe de Brasileiros como todos voces o Brasil não precisa,são uns Obamas da vida,uns Gaddaf,uns Ahmadinejads da vida e deveriam todos serem passados a espada para o bem da sociedade Brasileira,para o bem do Brasil.

  26. “Nem destro, nem sinistro, apenas Brasileiro”, palavras do Alte. reformado Roberto Gama e Silva, presidente do PND.

    Sds. Nacionalistas!!!

  27. Esta “análise” apenas é uma sequência da enfadonha campanha da mídia em desqualificar o ex-presidente Lula.
    Depois de oito anos apanhando do insuportável torneiro, a imprensa vê qualquer diferença como uma ruptura com Lula e qualquer elogio a presidenta Dilma vem NECESSARIAMENTE com a referência que o Lula era um desqualificado ignorante…
    Quero ver as manchetes quando ela eventualmente fizer algo que descontente a mídia de direita e esta ache que ela esteja agindo igualzinho como o NEFANDO aposentado Lula…

Comentários não permitidos.