Clinton defende a participação do Brasil no Conselho de Segurança da ONU


Sugestão: Lucena

Aline Sordili, enviada a Manaus*

Bill Clinton, 42º presidente dos Estados Unidos, defendeu a participação permanente do Brasil no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) durante a sua participação no 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, que terminou neste sábado em Manaus (AM).

– Apoio um assento permanente no Conselho de Segurança para o Brasil.

Ele acrescentou que Índia e Japão também deveriam ter lugar no grupo.

O Conselho de Segurança da ONU é formado por China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, além de dez outros países que participam temporariamente e se alternam a cada dois anos. O Brasil é um dos países temporários e fica até o final de 2011.

Outro ponto polêmico apoiado por Clinton é a entrada do etanol brasileiro no mercado americano. Ele acha que o atual presidente de seu país, Barack Obama, deve rever os subsídios dados aos produtores do etanol de milho nos Estados Unidos para deixar mais igualitária a competitividade com demais países produtores, como Brasil e República Dominicana.

Para Clinton, além da questão dos subsídios, o etanol brasileiro é de melhor qualidade que o fabricado nos Estados Unidos. Ele ainda mandou um recado aos presidentes Obama e para a brasileira Dilma Rousseff.

– A recente visita de Obama ao Brasil poderia ter servido também para que fosse discutida a entrada do etanol brasileiro no mercado americano. Vocês produzem etanol de forma mais inteligente que a gente.

Ele lembrou que os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush também assinaram um acordo de biocombustível, mas que este não deu em nada.

– Espero que agora vocês consigam levar a produção de vocês para a América.

Hidrelétricas

Cliton fez muitos elogios ao país, mas não deixou de tocar em outro ponto polêmico: a construção de hidrelétricas na Amazônia.

– Qual a alternativa? Vocês precisam de eletricidade e querem preservar a floresta. E 20% do oxigênio mundial vem de vocês. Não é fácil, mas vocês têm que pensar sobre essas coisas, sobre o futuro de seus filhos e netos. É preciso pensar na população indígena, nos animais, nas espécies de plantas que podem ter a cura para doenças.

Clinton comprou dois charutos cubanos, da marca ‘Montecristo’, em uma tabacaria dentro do Hotel Tropical, em Manaus, onde acontece o evento. Cada charuto custa R$ 62,00 na loja. Durante a compra, ele foi simpático e brincou com uma das atendentes.

Fonte: R7

12 Comentários

  1. Clinton sabe muito melhor que o peso não-nuclear dos brasileiros no CS da ONU seria nulo. Na hora H, numa séria crise de eventual guerra mundial, as invectivas brasileiras pareceriam piada de uma jaguatirica sem dentes nem unhas! Ninguém nos daria qualquer atenção. É melhor rever-se TNP!…

  2. Como esses americanos são mestres na diplomacia!
    Daqui a pouco quando Barack Obama também já tiver deixado o poder, ele também participará de congressos, encontros, fóruns, debates..
    E fará o mesmo discurso de bom moço, amiguinho, e apoiará qualquer coisa que o Brasil quiser.
    É sempre assim.. Com exceção a George Bush, esse não tem jeito.

  3. Pelo menos teve o bom senso de apoiar nosso etanol no mercado deles…a tecnologia brasileira é de longe muito mais superior para produçao,muito melhor que a americana e eles ainda poderiam direcionar o milho produzido por eles e usado no etanol para outros produtos,outras industrias.

  4. O Brasil vai ter que enviar tropas para o exterior, mas para LUTAR. Estamos preparados para esse sacrifício e responsabilidade ?
    Se a ONU condenar o Irã, vamos enviar tropas para lá ?

  5. Bill Clinton é um grande marqueteiro,agora que sua opinião pouco vale,vem fazer elógios ao Brasil e dar apoio ao etanol brasileiro.
    Disse apenas oquê queremos ouvir nada mais,deve ter ganhado um bom dinheiro por essa palestra !

  6. “Rei” posto, rei morto – se ele realmente quisesse fazer alguma coisa pelo Brasil,deveria ter feito enquanto era presidente.
    Essa sua falsa retórica não convence, é pura hipocrisia, se tivesse vindo da Hilary, ainda ia se lá. Por outro lado mostrou a que veio, criticar a construção de hidrelétricas na Amazônia.
    Vagabundos, vendo que suas “ONGs” estão sendo desmascaradas e perdendo força,agora resolveram mandar suas “celebridades” – Cameron, Schwarzenegger e agora o “rei posto” – para tentar impedir o desenvolvimento e a ocupação da Amazônia pelos brasileiros, e assim facilitar suas pretenções imperialistas de ocuparem a Amazônia como já fizeram no Iraque.
    ACOOORDA BRASIL!!!

  7. Você é o pai da crise financeiro mundial. Foi você quem desregulou os as transações financeiras, pois foi eleito para isso, pelos bancos.
    .
    O modo como você se dirige a nós é como se soubesse o que devemos fazer, mas eu digo: Ninguém te perguntou nada Bill Pintom. Meta-se com seus problemas e não ponha o charuto onde não foi chamado. Você mais que ninguém, além de hipócrita (existe uma fundação Clinton-Bush – Arrgg!) é um vendido que para ganhar grana, fama e poder afundou todo o seu país e boa parte do mundo em um mar de lama, e vergonha.
    .
    E não venha falar de índios pois vocês mesmos assassinaram praticamente todos os que habitavam o seu país.
    Não venha falar de florestas pois vocês acabaram com praticamente todas as suas.
    .
    Não venha falar de oxigênio,pois vocês são os maiores poluidores do mundo e os que mais contribuem para o aquecimento global, o que provoca a morte das cianobactérias (algas azuis), as quais são as verdadeiras responsáveis pela produção de oxigênio no mundo e as mesmas que vocês estão matando ao elevar a temperatura dos oceanos. Ao contrário do que você disse as florestas produzem exatamente aquilo que elas consomem a noite (pois a noite as plantas consomem oxigênio e não gás carbônico, por não terem como fazer fotossíntese). E não venha falar de proteção a espécies de plantas quando a Monsanto faz experimentos genéticos com plantas, provocando mutações em animais e destruindo ecossistemas inteiros. Além (como se não bastasse) de patentear o próprio código genético das mesmas. É como privatizar o idioma de um povo, só que pior porque estão fazendo isso com uma linguagem comum a todo ser vivo. Os senhores querem privatizar a vida!
    .
    Vocês invadem, matam, chantageiam, subornam, corrompem, coagem, roubam e ainda querem vir aqui pra dizer o que temos que fazer e pior, como temos que pensar?
    Vocês deveriam ter feito isso antes de fazer tanto mal a tantas pessoas. Deveriam ter pensado nos seus filhos, netos, índios, florestas e principalmente em todos os seus semelhantes.
    .
    Não meta seu charuto onde não é chamado Bill Pintom!

  8. É chato quando aparece um charope na sua casa dizendo o que vc deve fazer nela. Lula estava certo quando se distanciou do governo americano em seu mandato. O pior é que esse americano é pago para discursar hipocrisias. Que legal, ele acha que precisamos de eletricidade!

  9. Será que ele tem conhecimento que muitos brasileiros, ou famílias inteiras, sobrevivem(quase vegetam), um mês inteiro, com o valor equivalente ao que ele gastou com aqueles 2 charutos cubanos?!?… Acho que não!… Já que muitas autoridades brasileiras também parecem ignorar… Só que neste último caso a ignorância é proposital…
    🙁

  10. O distanciamento conduzido por lula dos EUA foi opotuno, assim como o momento é oportuno para uma reaproximação. Como já afirmei antes, o que conta agora é como essa reaproximação vai ser conduzida, por “bambis” ou por “leões”.

Comentários não permitidos.