Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA elogia Brasil

Sugestão: Gérsio Mutti

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos Estados Unidos, almirante Mike Mullen, afirmou considerar a relação militar com o Brasil “vital” para os Estados Unidos, informou o Departamento de Defesa dos EUA nesta terça-feira.

“Da perspectiva militar, esta relação é absolutamente vital”, disse Mullen em Manaus, na última segunda-feira, durante uma visita oficial ao Brasil, parte de uma viagem a outros países da América Latina.

Junto com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, Mullen visitou unidades do Comando Militar da Amazônia em Manaus e Tabatinga e um posto militar avançado próximo à fronteira com a Colômbia.

O almirante classificou os contatos militares entre os dois países como “importantes” para as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos e afirmou que o país está “no coração” de uma região que é vital não apenas para a América do Sul, mas para os EUA e outros países do mundo.

“Nós temos muito respeito pela liderança do Brasil”, disse o almirante, segundo um comunicado divulgado nesta terça-feira pelo Pentágono.

Crise

Durante uma visita ao Chile, nesta terça-feira, o almirante afirmou que a crise econômica pode afetar a segurança global.

“Pode não afetar imediatamente, em semanas ou meses, mas vai afetar (a segurança) de modo dramático em um, dois ou três anos”, disse Mullen, segundo o Pentágono.

Mullen ainda disse que a turbulência financeira pode exacerbar crises políticas e de segurança e afirmou que ela pode fazer os “constantes conflitos” do Oriente Médio ainda mais imprevisíveis.

Em um discurso para estudantes da Escola de Guerra do Chile, em Santiago, Mullen afirmou que, entre as principais prioridades dos EUA no campo da defesa, estão o Oriente Médio, e, “acima de tudo, Afeganistão e o Paquistão”.

Ele ainda disse que a atuação da rede extremista Al-Qaeda diminuiu no Iraque, mas que o grupo de Osama Bin Laden está aumentando suas atividades em outras partes do mundo.

Fonte: BBC Brasil

25 Comentários

  1. Amigos, espero que nenhum de vocês queira ter (mais) filhos, por que estão puxando tanto o saco d’agente ultimamente, que já estamos estereis.

  2. Durante uma visita ao Chile, nesta terça-feira, o almirante afirmou que a crise econômica pode afetar a segurança global.
    “Pode não afetar imediatamente, em semanas ou meses, mas vai afetar (a segurança) de modo dramático em um, dois ou três anos”, disse Mullen, segundo o Pentágono.
    Mullen ainda disse que a turbulência financeira pode exacerbar crises políticas e de segurança e afirmou que ela pode fazer os “constantes conflitos” do Oriente Médio ainda mais imprevisíveis.
    ———————————————
    Barac Obama, Bill Clinton, Exterminador do Furturo, Alm. Mike Mullen, a campanha é forte mesmo, como eu já tinha dito sou todo ouvidos , só não tentem nos anular, anular nossas agendas, anular nossos vizinhos- aí vai ter reação- espero eu das nossa autoridades, em tese nossos representantes.
    Agora com relação à futuras crises político/sociais à que ele se refere é o um negócio chamado CAOS eu imagino que a mola propulsora inicial será a FOME pela inflação , preços altos, falta de tudo, crimes simples, gangs, qudrilhas , seitas – tudo pela ausência da autoridade , justiça e desigualdade de classes-como foi na Revolução Francesa e em outras . Por isso meus amigos, pensando bem aqui do lado, independente da ideologia, torçam pela Argentina e Venezuela, para não sobrar pra nós.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_Caos

  3. Piré, vc ainda fala em saco? E eu aqui pensando em mamão de corda. Uai sô, estamos distante né. E americano ainda babando, com nosso mamão. kkk…

  4. Perguntar, questionar não custa nada: a America Latina será a bolla da vez, após oriente ? Se sim, qdo será a vez do Brasil ? ou nosso paiz é um satelite( palavra em desuso) e não sabemos? O ponto de partida será a partir das bases colombianas ? ou será do Chile ? Por que tantos militares estrangeiros visitam nossas bases, preferencialmente as fronteiriças ? Terminei recentemente a leitura da biografia de Franklin Roosevelt onde consta que o livro que o impressionou foi ” Um Mundo Único”! escrito na década de 30 do sec.XX…daí a gente começa a tirar conclusões…alguem poderia me responder ?

  5. Eu vejo com bons olhos essa aproximação EUA-Brasil. Os Americanos como outro qualquer país estão procurando garantir seu futuro, agora, depende é do governo brasileiro fazer valer nossos interesses. No governo Lula houve uma forte inclinação para a o lado da China, o Brasil até reconheceu a China como economia de mercado o problema, é que os chineses estão nos ferrando de tudo quanto é lado. Não se iludam com a entrada de dolares deles no Brasil porque isso a medio e longo prazo vai nos matar. Toda nossa base indutrial está indo para a “casa do chapéu”, os americanos nesse aspecto são melhores parceiros que a China.

  6. Economia sempre foi motivo para uma Guerra Global (Vide I GM). A China, Índia, Rússia e Brasil estão ocupando o espaço econômico dos antigos países imperialistas (atualmente não são tão imperialistas, mas armados até os dentes).
    O BRIC deixou de ser vassalo (entre outros). O Capitalismo Internacional não sobrevive sem os países vassalos. Tem que haver o explorador e o explorado
    Os chineses estão começando a dominar o mercado automobilístico no Brasil, pois o custo-benefício de seus carros não vai encontrar competidores no planeta. O Brasil deve exigir que esses carros sejam fabricados aqui, a fim de gerar mais renda e empregos para os brasileiros. Na verdade isso é parceria.
    Eu gosto dos americanos por razões culturais e sempre trataram com respeito e consideração.
    Eu gostaria de ir para os EUA pesquisar Campos de Força, a fim de ajudá-los em caso duma Guerra Nuclear. É possível criar uma bolha em volta duma cidade para protegê-la de uma explosão nuclear na estratosfera ou mesmo próxima a uma cidade. Em ciência, nada é impossível.
    Eu não faço isso no / para o Brasil, pois ninguém me chamou, e nem vai chamar. Nunca fomos sérios em matéria de pesquisa científica. Parece que está se querendo engrenar, mas a mentalidade dos brasileiros ainda é muito presa, engessada, anticriativa e antiintuitiva.

  7. “” “vital” para os Estados Unidos”” “”é vital não apenas para a América do Sul, mas para os EUA e outros países do mundo”” E também vital para a humanidade.. vital para a paz no mundo.. vital para a sobrevivência do mundo.. É só ir encaixando cada vez mais.. sentidos mais específicos.. que chegaremos à o ponto da questão. É QUESTÃO DE TEMPO. O que o país está fazendo para defender a soberania do que é VITAL PARA O BRASIL? O que mais está faltando para notarem que a ONU, o CS e tudo o mais só está querendo que o país assine tratados de entreguismo para finalmente ter uma cadeira no CS?.. E mesmo assim, seria o bastante?.. Que sabotagem é esta?…

  8. É estranho os EUA sempre prejudicam o BRASIL e na hora que começamos a buscar outros mercados alguns brasileiros ficam chateados! Parece que só eles podem comercializar conosco,esta até parecendo disputa das emissoras de tv com o Clube dos Treze.
    A história é testemunha dos inúmeros acordos que fizemos com eles e quase sempre levamos a pior, sobretaxam nossos produtos,não querem obedecer a OMC quando o veto é contra eles, oferecem-nos acordos que ferem nossa soberania como o recente acordo de ALCANTARA .
    O BRASIL É UMA NAÇÃO CAPAZ E VAMOS SEGUIR EM FRENTE NÃO PRECISAMOS NOS REBAIXAR AS DEMAIS NAÇÕES !!!

  9. O minimo que ele pode falar para nós são elogios e esperanças de futuros porque o futuro deles esta apos uma densa neblina.Eles e a OTAN articulam arregimentar nações visando a futura cruzada contra o devorador DRAGÃO CHINES,comedor de mercados e economias.Sera inevitavel.Essa é a terceira guerra mundial e os LING LINGS são o Anti-Cristo que vem do Oriente que muitas profecias de diversas civilizações se referem….Naum complem nada deles nós tlemos tudinhu balatinhu balatinhu i quelemus investlir em tudo que pudlemos hi hi hi hi hi Um neglocinhu da China né

  10. Pessoal, isso é estratégia. Enquanto estávamos fazendo o jogo deles porque eles iriam mudar? Tipo time que ganha não se meche. Mas agora, que o Brasil endureceu e deu umas voltinhas no cenário internacional e começou a dar “tapitacos” por ai (pelo menos para isso lula ajudou), o jogo agora tem de mudar.
    Dependendo do andar da carruagem pode sim, vir a ser muito interessante para o Brasil, apesar de não ser fã dos EUA, é só ninguém ficar de quatro nas negociações, e a politicada não atrapalhar que pode dar jogo. Os EUA não querem perder a parceria com o Brasil, a posição é estratégica, e o interesse é tanto que podem até financiar o reaparelhamento de nossa defesa.
    Será que viajei nesta?

  11. Caros amigos
    Esse tipo de declaração pode até significar a eminência de crise global, todavia, qual é então o interesse do prévio aviso? Quando antes éramos simplesmente ignorados. Ora, vender o Caos é vender armas, obviamente conversa de vendedor (F-18 SH e outras bugigangas de tecnologia para eles e por eles ultrapassadas). É bem verdade que atualmente nem isso temos, mas pensando melhor porque pagar muito por algo memorizado?

  12. Afonso J.Schwartz disse:
    28/03/2011 às 17:42
    …biografia de Franklin Roosevelt onde consta que o livro que o impressionou foi ” Um Mundo Único”! escrito na década de 30 do sec.XX…daí a gente começa a tirar conclusões…alguem poderia me responder ?
    ————————————–
    Afonso,apesar de não ser este blog o lugar para escrever isto, mas como tudo está interligado me arrisco à dizer alguma coisinha:
    Você disse que o livro se chama um Mundo Único, ora um mundo assim teria que ter um governo único e incorruptível, como todos os governos deveriam ser.
    Tem um Cara que escreveu uma “frase”, na Verdade ele é o Cara, na Verdade também ele foi o único que prestou concurso pra Deus e passou, inclusive já foi nomeado e empossado do cargo e ele escreveu- “se Deus deu o corpo cuidado corpo, se Deus deu o espírito cuida do espírito”.
    Roosvelt leu o livro errado e o ” Cara ” chama-se JESUS CRISTO e o Governo Único é o Dele. Abs.

  13. Voces viram, o cara deu seu “recado” – “o país está “no coração” de uma região que é vital não apenas para a América do Sul, mas para os EUA e outros países do mundo”.

    Engraçado,o Cameron, o Schwarzenegger, o Clinton, todos eles, sem excessão, só se dirigem a Amazonia, nenhum deles querem conhecer, saber ou falar da caatinga nordestina, do vale do jequitinhonha em Minas, das favelas em torno do Rio e de São Paulo, não é mesmo?

  14. Quando me lembro que Obama pouco tempo atrás apertou a mão de Kadhafi, vejo com os dois pés atrás certas amizades. Espero estar errado.

  15. O Brasil tem que garantir sua segurança, lembrando que nosso inimigo não estar aqui no sul e sim no norte e não serão meros 36 caças novos que podem garantir isso. Sem bem que nem com 36 caças podemos contar, essa Dilma é burra não vê os exemplos espalhados pelo mundo veja a Líbia e o Iraque países (governos) que os EUA apoiavam sendo destruídos por eles mesmos e nem assim essa mulher se movimenta, cara que decepção o risco mesmo que pequeno existi e quanto mais fraca for nossa defesa mais aumenta esse risco.

  16. Díficil encontrar um post onde todos comentários tenham sentido. Com execeção de que a China é parceira, não acredito em Papai Noel, um povo que tem a cultura de massacrar seu próprio povo não é parceiro para ninguém. Concluo que o Brasil esta bem e obrigado, vamos investir em educação, cuidar de nossos jovens, na sua formação, vamos combater às drogas (problema cultural) e a corrupção. Fazer o dever de casa, o resto vêem em cascata.

  17. Para RtadeuR : Não creio num governo único de JC ! Alguns humanos talvez pensem em governar no nome deste profeta, mas só com intuito de explorar os menos favoprecidos de QI ! Também detesto ao ponto de desprezo as teorias de conspirações sem pé nem cabeça! O que proponho é a observação de virgulas e pontos nos pronunciamentos públicos de autoridades politicas-economicas-financeiras e militares! É um jogo mais do que interessante, pois trata-se da nossa existência como nação, como Pátria, como Estado !

    Abraços

    Afonso

  18. Pelo visto a capital do Brasil agora é Manaus, pois tá todo mundo indo pra lá (por que será?). Uma sugestão: é a porção mais “interessante” do Brasil, mais até que o tal do “Pré-sal”. Isso tem de servir de alerta às nossas autoridades(?).
    Eu tô só de olho.
    Uma pequena nota: trabalho na loja da Leroy Merlin no bairro do Morumbi, aqui em São Paulo; certa vez atendi um cliente (um simpático senhor de idade) oriundo de Manaus. Durante o atendimento ele me contou que nas proximidades de Manaus existe uma madeireira americana que, pasmem!!, é protegida por uma unidade das forças armadas americanas e, o detalhe, ninguém pode se aproximar dela (a madeireira), pois os militares (americanos) não deixam. Não duvidei da história do meu cliente, pois ele não tinha motivo algum para inventar uma história dessas pra mim…
    Pergunto: pode uma coisa dessas?

  19. Em um dos filmes do “Governator”, que se passa no futuro, o personagem menciona que era veterano de uma guerra pelas florestas tropicais. Os filmes do “Governator” são cheio deste tipo de referencia a amazonia.

  20. CHAPTER I When the dock laborers, banging off work, had scattered about the dock in noisy classes, purchasing different edibles from the people hawking meat, and were deciding themselves to feast in shady corners on the road, there moved in to their midst Grishka Chelkash, an ancient hunted wolf, notorious to all of the dock populace as a hardened drunkard along with a bold and dexterous thief.

Comentários não permitidos.