Ascensão chinesa ‘preocupa EUA e Europa mas é bem vista na África’

Uma pesquisa feita em 27 países a pedido do Serviço Mundial da BBC revelou que a ascensão econômica e militar da China gera preocupações nos países ricos, mas que a potência asiática é bem vista pelas nações emergentes.

O levantamento ouviu quase 27 mil pessoas. No Brasil, onde as opiniões negativas da China diminuíram em relação à primeira edição da pesquisa, foram feitas 800 entrevistas em nove capitais do país.

Em média, 50% das pessoas ouvidas mundialmente disseram ter uma visão positiva da ascensão econômica chinesa, enquanto 33% disseram ter uma visão negativa.

Comparada com 2005, a visão negativa aumentou nos Estados Unidos, México e Canadá, e nos países mais avançados da Europa (França, Canadá, Alemanha, Itália).

“Atingidos em cheio pela depressão econômica, os cidadãos dos países do G7 (o grupo das nações mais industrializadas do planeta) estão menos seguros de como competir com a China, tão presente hoje nas suas vidas”, explicou o presidente da empresa responsável pela pesquisa, GlobeScan.

“Não há dúvida de que a ascensão da China, junto com um sentimento de estagnação e paralisação entre os países ocidentais, é psicologicamente perturbador”, afirmou à BBC o premiado articulista do jornal The New York Times Tom Friedman.

Mas esse ponto de vista é contrabalançado pela visão amplamente positiva da ascensão chinesa em países africanos que têm se beneficiado de investimentos chineses em infraestrutura e recursos naturais, como Nigéria, Quênia e Gana (82%, 77% e 62% de visão positiva, respectivamente).

Também no Brasil a China goza de uma imagem melhor: de 2005 para cá, as opiniões negativas do crescimento chinês caíram nove pontos, para 26%. As visões positivas somaram 44%.

Na América do Sul, a visão da China também é majoritariamente positiva no Peru (65%).

Potência militar

Já a ascensão militar da China é vista com mais reservas pelos entrevistados na pesquisa. O Japão foi o país onde a visão negativa superou com mais folga a positiva (88%, contra menos de 1% de visão positiva).

Na Coreia do Sul e na Austrália a visão negativa foi 76% e nos EUA, 79%.

As divergências voltaram a se repetir entre os países da Europa ocidental (que veem o poderio militar chinês com cada vez mais reservas) e os africanos e emergentes asiáticos, para quem o crescimento militar de Pequim preocupa menos.

No Brasil, a visão negativa superou a positiva (46% – 29%), assim como no México (53% – 17%).

O analista de Economia da BBC, Andrew Walker, disse que a visão da China é reforçada pelas diferentes percepções das relações econômicas chinesas no mundo.

Os respondentes que consideraram “injustas” as relações comerciais da China estão majoritariamente nos países da Europa ocidental, nos EUA e em seus parceiros econômicos, no Japão e na Coreia do Sul.

Walker lembra que a China é acusada, nos meios empresariais e políticos, de manter seu câmbio artificialmente desvalorizado – o que aumenta a competitividade dos produtos chineses no exterior.

Já na África, nos emergentes asiáticos, e no Chile e no Peru a percepção é de que a China atua corretamente. A questão não foi colocada para os brasileiros.

Fonte: BBC Brasil

20 Comentários

  1. Os países ocidentais do 1º mundo exploraram a China e África e 3º mundo em geral !
    logo não irão ver a hegemonia da China com bons olhos!
    Agora os países do CLUBE DE PARIS sempre fizeram oquê a China faz agora, compram matéria prima ,exploram mão de obra barata e fecham seus mercados aos produtos competitivos vindo do 3ºmundo ,quando não fecham sobretaxam !

  2. É engraçado que até aqui, onde esperava ver mentes inteligentes, ainda há pessoas que realmente ficam do lado do comunismo oriental, por mais que o capitalismo seja uma merda.
    Então é isso, o inimigo do meu inimigo é meu amigo.
    Faça isso e espero que morra.

    E tem gente que ainda acha que islamismo é a religião da paz.

    A alguns dias vi um vídeo de uns garotos “palestinos” tacarem pedras em carros de judeus, ate que entra na frente do carro e é atropelado. A reportagem ainda diz “judeus atropela crianças palestinas”.

    Puta que pariu!!!!

    Hoje eles te jogam pedras, amanhã jogam aviões em suas cidades!

    Tem que morrer mesmo!!

  3. Agora esses loucos gostam de ver a china por cima dos babacas dos americanos, quero ver mesmo é quando o valor humano for reduzido ao pior do que é agora, com mais mão de obra gratuita, a base de comida.
    É como dizem, não se pode cutucar o cocô, se não ele fede mais ainda.

  4. Vou explicar para vocês: Os americanos de uns anos para cá, resolveram não mais trabalharem. Emitem dólares à vontade, compram as empresas de todos os países, colocam o povo do país estrangeiro para trabalhar para eles e levam 50% do lucro. Eles estão certos, pois pensam na lei do menor esforço, mas esse fato fez as nações mais atrasadas a se desenvolverem tecnologicamente. A China, Índia, Coreia, Singapura, etc, aprenderam o caminho das pedras. O Brasil aprendeu também, mas não evoluiu tanto, devido o seu Sistema de Ensino não primar pela criatividade e intuição, e os partidos políticos populistas brasileiros gostarem mais das ciências sociais, do que das tecnológicas. Os nossos políticos, atrapalham mais do que ajudam. Nós também não eliminamos os maus, como fazem muito bem os povos orientais.
    O problema do Brasil é um só: Político. Os nossos economistas beneficiam os banqueiros e especuladores financeiros. Não há nação que suporte tanta falta de estratégia econômica por tanto tempo, por isso estamos afundando no comércio exterior, apesar de sermos potencialmente muito ricos. Só na conta turismo, estamos perdendo 50 bi dólares por ano. A nação precisa de bons gestores (executivos) e de menos politicalha.

  5. O sentimento (fanatismo)anti-americano por parte desses pseudo-comunas é tão grande que esses loucos torcem pra China se tornar a maior potência.Eu tenho medo da China ocupando o lugar dos EUA.Um país que não respeita o próprio povo irá respeitar o dos outros?
    Alegam que o Brasil vai se benificiar só por que pertence aos BRIC.Já falaram para essas pessoas que BRIC é apenas uma sigla usada para denominar os países em grande ascenção ?No máximo esse “grupo” é um “clube político”.
    Graças a mais nova “super-heroína” China muitos estão perdendo o emprego no Brasil e no mundo.
    Também não gosto da política imperialista dos EUA mas como o Lui.Rck disse:”não se pode cutucar o cocô, se não ele fede mais ainda”.

  6. O Grande problema disto tudo e que no fim o CAPITALISMO venceu 😀 a china e uma ditadura mas teve que entrar no mercado mundial senão falencia, guerra, fome, ups não e o caso da Koreia do Norte (sem guerra mas nunca se sabe). O grande problema com os Banqueiros de olhos azuis e que pensaram que os chineses ian jogar limpo erro deles, que pagamos nos, porque o dinheiro deles ta sempre garantido e o povo que se “##$$%$%
    Abraço Camaradas
    Capitalismo mas com decencia (tudo e posivel)

  7. A visita de reaproximação do obama ao BRASIL, e ao Chile, tem o pano de fundo ofuscar a presenças econômica e militar da China na AS..estão perdendo tempo e influência a mt anos , é o ocaso.Já vão tarde , foram burros em sabotar o BRASIL durante tanto anos.

  8. Não vejo a China como um país imperialista, historicamente a china nunca participou de guerras colonizadoras, ao contrário EUA, Japão e Alemanha que sempre quiseram as riquezas dos outros e foram a guerra por isso. No caso dos palestinos, tiveram suas terras tomadas, ainda hoje Israel amplia sua presença em territórios palestinos além do que a resolução da ONU fixou como fronteira Israelense, então , atirar pedras é uma maneira de defesa e protesto contra o povo Judeu, não pode haver uma reação desproporcional por parte dos sionistas criminosos como estamos vendo, atropelar crianças é o mínimo das atrocidades cometidas por esse povo covarde que não existiria se não fosse o apoio dos yanques.

  9. O Brasil não tem que temer quem quer que seja, temos sim que desenvolver nosso parque industrial seguindo o exemplo dos chineses, produzindo carros genuinamente brasileiros com uma boa relação custo benefício e então aplicar isso a toda Industria nacional como eletro eletrônica, linha branca etc… Taxar os produtos vindo de fora e exportar os nossos. É o que os chineses estão fazendo, inclusive copiando descaradamente produtos de outros países. Os americanos bonzinhos tb fazem isso , taxando nosso alcool, algodão, carne , aço, suco de laranja entre outros, é o capitalismo de mão única, só vale para eles.

  10. Todos as entidades ou grupos formados por seres humanos esta sujeita a cometer erros,nao somos perfeitos,procurar perfeiçao aonde ha coodenaçao humana e´um erro,mas felizmente ha pontos positivos nestes grupos.O extremismo e´nocivo para a humanidade mas, o liberou geral que se ve no ocidente tambem e´muito nocivo, se repararmos no numero cade vez maior de mortes causadas por violencia domestica,por trafico,por fome,hoje se mata crianças com a maior naturalidade,a pedofilia e´a maior desgraça que o homem e´capaz de fazer e ,estes crimes sao punidos de forma muito suave,eu queria ver um desgraçado pedofilo estrupar e matar uma criança de 2,3,5,7 anos e ser punido conforme a lei que vigora no IRA.

  11. Infelizmente muitas naçoes estao saindo do espeto e caindo cegamente na brasa.O odio justificavel em alguns casos contra os americanos ,vai condenar muitas naçoes a uma aniquilaçao sem precedentes !

  12. Sendo ou não simpático aos chineses, há de se reconhecer que eles estão buscando fazer o dever de casa com extrema competência e algumas “maladragens milenares”… É notório que o seu desenvolvimento sócio-econômico vem acompanhado de um sábio e prudente investimento no setor de defesa… Afinal, só os inocentes e/ou deficientes mentais não sabem que “Quando há ostentação, se desperta a ambição e/ou inveja”… Agora a China só precisa avançar na questão dos direitos humanos e da liberdade de seu povo se manifestar (nos moldes de Japão e Coréia do Sul), para conquistar de vez a simpatia, o respeito, e a confiança, tanto dos principais países da região, quanto dos países ocidentais… E aí meus caros, no dia que/se isso ocorrer, os EUA terão perdido seu último trunfo no embate com a potência asiática pela primazia mundial…

  13. Alexandre disse:
    28/03/2011 às 19:05
    ,
    Uma coisa não tem nada haver com a outra. Por mais imbecil que a política americana possa ser, ela é de característica nacionalista, ao contrário do comunismo, que é expansionista e globalista.
    Agora já é tarde ate para o comunismo, pois o islamismo vai tomar conta.

  14. Não sei se vocês são inteligentes o bastante para saber dos massacres contra cristão que estão ocorrendo no Egito.
    É essa a “revolução da liberdade Islâmica” que querem propor ao mundo e ainda há malditos desgraçados que aplaude isso e nem pensa no futuro, de seu país, seus filhos, do mundo etc. É tudo uma questão de “puder”, como dizem os políticos semi-analfabetos do Brasil.
    ,
    Os países verdadeiramente democráticos, e falo isso no sentido real da palavra “DEMO” (povo) são os países do norte da Europa. O resto é tudo saco de fezes e comunistas.
    ,
    Ah… vale lembrar, são capitalistas. São pessoas com uma educação extraordinária, educação, cultos e intelitgentes, diferente do resto do mundo.
    ,
    Caso alguma besta venha discutir o tamanho do PIB para julgar quem realmente é poderoso, ja aviso, vai t*** ** **. Se não sabe o diferença entre PIB e IDH, então volte para o útero de sua mãe, pois acho que ela te pôs ainda “verde” neste mundo.

  15. Pessoal, a China ainda tem 800 milhões fora do mercado e querendo trabalhar (produzir). E a Índia idem.
    A coisa vai ficar pretíssima.

Comentários não permitidos.