Rebeldes líbios tomam cidade exportadora de petróleo Ras Lanuf

G1, com agências internacionais

A cidade de Ras Lanuf, na Líbia, que é um terminal exportador de petróleo, foi tomado pelos rebeldes neste domingo (27), segundo repórteres da agência de notícias AFP presentes no local e informações de insurgentes a repórteres da Reuters. As forças leais ao presidente Muammar Kadhafi haviam expulsado os rebeldes da cidade em 12 de março.

A refinaria fica a 370 quilômetros a oeste de Benghazi, bastião dos rebeldes na região, e a 210 quilômetros de Ajdabiya, cidade estratégica que foi retomada pelos rebeldes no sábado (26).

Na estrada próxima ao terminal de petróleo, podiam ser vistos os sinais dos enfrentamentos, munição abandona e um prédio parcialmente destruído. As forças pró-Kadhafi continuam indo em direção a Sirte, cidade natal do dirigente líbio.

“Não há tropas de Kadhafi em Ras Lanuf”, afirmou o rebelde Walid AL-Arabi a repórteres da Reuters.

Rebeldes na região de Ras Lanuf

Outras cidades
No sábado (26), rebeldes líbios afirmaram ter obtido o controle da cidade de Brega, na região leste da Líbia, localizada a cerca 182 km a oeste da capital Trípoli.

“As forças rebeldes ocupam 100% de Brega”, disse Shamsiddin Abdulmolah, porta-voz do grupo de libertação em Benghazi. Ele disse também que mais tropas de oposição ao governo de Kadhafi saíram nas ruas, o que prova o sucesso da campanha rebelde no país.

O exército francês conseguiu abater com sucesso cinco aeronaves Galeb e dois helicópteros de combate Mi-35 do governo líbio próximo a cidade de Misrata, de acordo com o Ministério da defesa do país. Este ataque foi alguns da França na Líbia nas últimas 24 horas, que investiu contra diversos alvos nas cidades de Zintan e Misrata.

A França continua utilizando caças Rafale que partem do porta-aviões Charles de Gaulle que está no Mar Mediterrâneo.

Usina petroquímica incendiada em Ras Lanuf

Também no sábado o acesso pelo leste da estratégica cidade de Ajdabiya, a 160 quilômetros ao sudoeste de Benghazi, na Líbia, caiu em mãos dos rebeldes.

Os rebeldes conseguiram entrar na localidade e lançaram um ataque contra o local onde as forças de Kadhafi guardavam sua munição e interromperam a passagem ao centro da cidade.

Segundo informações da rede de TV “Al Jazeera”, os rebeldes fizeram vários prisioneiros e mataram um número não preciso de combatentes das forças de Kadhafi.

A aviação da coalizão internacional lançou na sexta-feira (25) sucessivos ataques sobre as posições das brigadas de Kadhafi, que controlavam o centro da cidade e mantinham carros de combate e unidades blindadas em alguns de seus acessos para sustentar o controle viário do leste do país.

Os rebeldes planejaram o assalto durante toda a tarde de ontem, quando vários veículos com o armamento pesado disponível em mãos rebeldes foi transferido desde Benghazi até as imediações de Ajdabiya.

(com informações da Reuters e da AFP)

Fonte: G1

3 Comentários

  1. Dandolo, que bom pra quem? Para a sociedade civil que não vai ser! Continuará na mesma! Mas será bom mesmo para a politicamente que irá se instaurar por lá com certeza. Onde tinha um ditador mamando, agora terão empreiteiras, financiadoras, fundos de investimento.. por aí vai.

Comentários não permitidos.