Obama diz que impasse com Argentina foi “incidente sério”

Chefe de gabinete argentino (esq.) acusou subsecretário de Estado dos EUA de divulgar mentiras sobre o caso

ANSA, EM WASHINGTON

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que a apreensão de material militar de origem norte-americana pelo governo argentino foi um “incidente sério” e pediu a devolução do equipamento, segundo publicou o jornal “La Nación”.

De acordo com fontes do veículo, a declaração de Obama mostra que o episódio levará a maiores dificuldades nas relações bilaterais entre os países.

As reações nos meios políticos locais foram coincidentes depois das primeiras declarações do líder norte-americano sobre o confisco do material na operação liderada pelo chanceler argentino Héctor Timerman.

Em Washington, cresce a convicção de que o incidente se converteu em uma “pedra no sapato” na relação entre os dois países.

Apesar disso, há diferenças no discurso adotado pelos democratas e pelos republicanos. Aqueles, falam do episódio com firmeza, mas com certa dose de paciência, enquanto estes expressam com mais contundência a insatisfação gerada.

“O certo é que o presidente nunca tinha falado publicamente sobre o assunto, a não ser por uma pergunta de um jornalista. Mas podia ter baixado o tom do assunto e não o fez”, afirmou uma fonte ao jornal.

“A Argentina está tendo uma série de comportamentos que levam a questionar, por exemplo, se merece participar do G-20”, avaliou o ex-assessora da Casa Branca para a América Latina, Daniel Fisk.

CONSEQUÊNCIAS

Um distanciamento de Washington teria consequências para a Argentina, que perderia o apoio dos Estados Unidos, por exemplo, em seu esforço para alcançar um entendimento com o Clube de Paris pelo pagamento de sua dívida.

A crise diplomática com o governo norte-americano foi iniciada em 10 de fevereiro, quando um avião da Força Aérea do país pousou no aeroporto de Ezeiza carregado de armas e outros materiais militares que seriam usados no treinamento de policiais militares.

No entanto, ao ser inspecionado pela aduana, foram detectadas supostas divergências entre o que tinha sido declarado pelos Estados Unidos e o que desembarcou no país. O fato levou a uma operação liderada por Timerman que resultou na apreensão de parte da carga.

JUSTIÇA ARQUIVA PROCESSO

Ainda no dia 10 de março a Justiça da Argentina arquivou, por ausência de delito, a investigação aberta para apurar se os Estados Unidos cometeram crime ao enviar para o país equipamentos militares não declarados, como alegava o governo de Cristina Kirchner.

Após receber um informe da Aduana, que participou da apreensão de um terço da carga transportada num avião americano, a ação foi encerrada por não haver “delito” nem “contrabando de armas”.

A aeronave do Exército dos EUA foi barrada no aeroporto de Ezeiza, na grande Buenos Aires, no mês passado, e abriu um incidente diplomático entre os países.

CRISE DIPLOMÁTICA

Ainda em fevereiro, o chefe de gabinete argentino, Aníbal Fernández, acentuou a tensão entre os dois países ao acusar o subsecretário de Estado dos EUA para a América Latina, Arturo Valenzuela, de ter mentido sobre o material que seria transportado para o país sul-americano.

A crise começou no dia 10 de fevereiro, quando o avião militar C-17 Globemaster III, das Forças Armadas dos Estados Unidos, que chegava com armamentos para treinar um grupo de elite da Polícia Federal argentina, foi retido no aeroporto de Ezeiza.

Depois que a confusão veio a público, Valenzuela exigiu a devolução da carga confiscada e qualificou de “vergonhosa” e “desmesurada” a reação da Argentina depois da apreensão.

Fonte: Folha

21 Comentários

  1. Que conversa é essa?
    Tudo que envolve dois países ou mais é muito sério, seríssimo.
    As últimas vitórias do Brasil na OMC é seríssima, o meio bilhão de dólares que o Brasil ganhou na OMC e ainda não resgatou com os EUA é seríssimo.
    Se o mesmo incidente tivesse ocorrido com tripulação argentina em território americano a esta hora estava todo mundo em guantanamo.
    sabe qual é raiva americana?
    Pois eu vou dizer, a Argentina conseguiu que ela própria, Uruguai e Brasil não deixem encostar navios dos royal (dos ingleses sócios dos americanos) em nossos portos se tiverem destino Malvinas, o Uruguai já barrou uma corveta inglesa no ano passado. Ou seja aquela plataforma de petróleo inglesa em território argentino (malvinas) está isolada por falta de logistica.
    Que a UNASUL continue unida, nós podemos fazer negócios, mas não confiem nesses caras, esse papo de cidade maravilhosa, elogios , tapinha nas costas, medalhas para as autoridades, isso tudo é bajulação fajuta. Estamos de olho.

  2. Essa frase é uma pérola da arrogância:[…] “A Argentina está tendo uma série de comportamentos que levam a questionar, por exemplo, se merece participar do G-20″, avaliou o ex-assessora da Casa Branca para a América Latina, Daniel Fisk.[…]..Quem são os EUA para definirem quem tem direito ou não de exercer seus direitos e soberania em seu próprio território.??. Eles pelo menos deveriam entender uma coisa que qualquer analfabeto sabe: se um manifesto de carga contém erros o material não declarado deverá ser apreendido…

  3. Òtimo, q continuem a levar a sério os seus atos de imperialismo, são esses fatos q se nos afastam dos ianks e se nos aproxima de outras potencias, notadamente a China…insistam, serão dois países p os peitar , estúpidos.,Sds.

  4. Uma coisa para mim é claro, ameaçar tirar ou por em dúvida a presença da Argentina no G-20 por causa de questões alfandegárias, é só retórica na prática nada muda,sabem que enfrentariam forte oposição da diplomacia brasileira.

  5. Se o material nao foi declarado e foi enviado alguma coisa de errado tinha nesta historia, no caso o governo argentino atuou corretamente!..a prepotencia no caso é americana, pra variar.

  6. Não sei quem é mais prepotente, o americano ou o argentino, no entanto digo que a Argentina se comporta como bêbado valente, só arruma confusão com quem não pode peitar, lembram-se da guerra das malvinas? o bêbado apanhou de cara lisa.

  7. Esses treinamentos militares sempre empregam “certos equipamentos” que não são relacionados em listas(manifestos) de alfândega ,permanecendo essa “omissão” como cortesia entre os países.Isso que a Argentina esta fazendo é so pra desviar a atenção de sua crise interna.

  8. O Populismo Argentino é que os levou a essa insanidade.
    Obama está certíssimo.
    O Populismo (enganar o povão ignorante para obter votos), é mais ruim do que todos os reinados e ditaduras do OM.
    Prefiro um Kadafi na Argentina e no Brasil, do que o regime populista lulesco.
    Deus me livre se o Lula voltar a governar o Brasil.
    Prefiro a Dilma 1000 x.

  9. Dandolo você precisa de uma força tarefa psiquiátrica. Você não faz sentido.
    A argentina fez isso, dentre outros motivos já citados aqui, porque Obama, no anúncio de sua vinda a américa do sul, não anunciou a Argentina no roteiro. Aquela que antes era o xodó estadunidense, ficou de fora do “pega-pega”.

  10. Mais um pérola do populismo argentino, certamente feita com o objetivo de desviar a atenção para os desmandos cometidos pela perua surtada

  11. O fato é que a lista detalhada do material não declarado e, por tal motivo apreendido, não foi divulgada… E desconfio que tal atitude tenha sido tomada por determinação do diplomata argentino, por este entender que tais equipamentos pudessem ser usados para serviços de espionagem e/ou outros fins obscuros dentro do seu próprio país… E, por sua vez, que as justificativas dadas pelas autoridades americanas não convenceu as autoridades argentinas do contrário… Eu, particularmente, acho que “neste mato tem coelho”…

  12. Concordo Jakson, mas até onde sei, a Argentina está tentando desfazer acordos que assinaram com os EUA no passado, que são considerados indijestos atualmente. Incidentes como este pode fazer parte de algo maior.

  13. Argentina esconde algo, falta detalhes à coisa toda. Se a ARgentina acha que é assim que vai atrair a (boa) atenção do EUA, ela está enganada. :zmg:

  14. Felipe, acho que o Populismo é um dos males do Planeta Terra. Não estou precisando de psiquiatra. O meu método de raciocínio é diferente da maioria, para poder liberar a intuição e a criatividade. As pessoas normalmente possuem bloqueios cognitivos e interesses escusos.

  15. GALERINHA…Recordem o tempo.Alem do conflito com a Inglaterra nas Malvinas.Lembram da crise Asiatica das bolsas?Depois se alastrou para a Turquia e ventilou-se que o Brasil seria a bola da vez e o FMI,BIRD,Bancos Internacionais e muitos governos Ocidentais se prontificaram a dar o dinheiro que fosse preciso ao Brasil e a Argentina ninguem ofereceu nada.Muitos Argentinos passaram fome,desemprego e ate morreram muitos de fome.Ninguem se importava com eles,porque?Por culpa do calote do Kirchner.Se a imagem deles esta arranhada petrante a Ocidentalidade,fizeram por merecer e de la pra cá tudo é motivo para taxa-los.Eu acho que a Argentina agiu exemplarmente no assunto do topico,mas eles devem aproveitar essas sequencias negativas e buscarem aprimoramento.Tudo se perdoa mas caloteiro ninguem gosta e ninguem esquece e um dia pode precisar e ninguem ajuda.Mesmo eles estando inferiorizados continuam arrogantes,se sentindo diferentes.O unico pais que pode ajuda-los foi o pais que sempre se prontificou a ajuda-los,o Brasil.Seria bom pra nós e bom para eles se nos afinassemos com sinceridade reciproca pois alem de sermos parceiros comerciais somos o peso forte regional.Hoje eles veem em nós um escudo frente aos Anglos.Precisamos ser amigos verdadeiros,irmão não tem como,ate nosso DNA é diferente.

  16. Não sou fã da política norte americana.
    Mas quanto aos argentinos, esses são hilários!
    Daqui a pouco vão estar mendigando meia dúzia de F-16A recauchutados pro Tio Sam..

  17. Os EUA e a OTAN estão engasgados com a Argentina a tempos,ninguem curte caloteiros.Se cuida Evinho Cocaleiro tua batata ta cozinhando no banho maria e tem muito governo la fora que te olha atravessado.Quem não honra compromissos não tem credito com ninguem e contar com o ovo que a galinha ainda nem botou é arriscar ficar sem omelete.Talvez o unico escudo que a Argentina ainda tenha é o Brasil,isso se a perua boca mole Kirchner não tender para as artimanhas do defunto…Morreu,fedeu!

  18. se realmente o material declarado continha alteração,os argentinos agiram corretamente,e os americanos como sempre arrogantes,se fosse ao contrario,nunca mais os argentinos veriam o material e ainda seriam acusados de terroristas,assim são os americanos arrogantes e imperialistas e se acham no direito de desrespeitar qualquer lei mundial em qualquer pais,menos na russia,china,coreia do norte, mas tentam.

Comentários não permitidos.