Militar brasileiro é novo chefe da missão de paz no Haiti

General  Luiz Eduardo RAMOS Baptista Pereira

EFE, NA SEDE DA ONU

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, anunciou nesta sexta-feira a nomeação do general brasileiro Luiz Eduardo Ramos Pereira como substituto de Luiz Guilherme Paul Cruz à frente do comando da Missão de Estabilização das Nações Unidas para o Haiti (Minustah).

Ban comunicou ao Conselho de Segurança da entidade a nomeação do novo comandante dos 12.230 militares e policiais encarregados de manter a ordem no país caribenho que atravessa um momento delicado enquanto são contados os votos do 2º turno das eleições presidenciais.

O país recupera-se ainda de um devastador terremoto e uma epidemia de cólera.

“O secretário-geral aprecia o destacado desempenho do general Paul Cruz durante seu serviço na Minustah, onde sua dedicação, profissionalismo e liderança foram vitais para os esforços de estabilização da ONU no Haiti”, assinalou nesta sexta-feira o porta-voz das Nações Unidas, Farhan Haq.

ENTENDA

Paul Cruz foi nomeado para o comando da Minustah em março de 2010 e foi encarregado de supervisionar a resposta dos “capacetes azuis” nos meses posteriores ao terremoto de 12 de janeiro de 2010, no qual 230 mil pessoas morreram, e durante a realização das eleições presidenciais, cujo resultado ainda não está claro.

O militar terminará seu mandato em 31 de março e cederá seu lugar a Ramos Pereira, um general que, segundo ressaltou o porta-voz do secretário-geral da ONU, conta com “uma distinta carreira militar” na qual ocupou diferentes cargos importantes.

Nascido em 1956, Ramos Pereira se incorporou ao Exército em 1976 e se graduou oficial três anos depois. Em sua trajetória, destacam-se a participação como observador da Força de Proteção das Nações Unidas na Antiga Iugoslávia (UNPROFOR, na sigla em inglês) entre 1992 e 1993, e o cargo de adido militar na embaixada do Brasil em Tel Aviv.

Desde sua implantação em 2004, o Brasil é o país responsável por liderar a presença militar internacional no Haiti e, por isso, o comandante da Minustah vem sendo sempre um militar do país.

Além do Brasil, a missão é integrada por contingentes de países latino-americanos como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Paraguai, Peru e Uruguai, além da Espanha, França, Itália, Canadá e Estados Unidos, entre outros.

Fonte:  Folha

10 Comentários

  1. Chega de Haiti, pessoal. Não aguento mais. Os haitianos não são tão atrasados assim. Coloquem um general haitiano governando esse país por 5 anos, e depois vamos revezá-lo por outro general, durante uns 20 anos. Vai dar certo.
    Prefiro que as nossas Forças Armadas vão para o Oriente Médio e combata o crime organizado no Brasil. Montem hospitais de campanha e apoio logístico na Líbia e Palestina.

  2. Beleza!!! gosto de ler noticias como esta, mas… e a infra estrutura do Haiti, estao trabalhando para melhorar? a finalidade é dar ao país condições para que um dia esteja estabiilizado e não precise mais de outros países para fazer segurança, ou ficaremos eternamente em missão lá.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  3. Vlw!Brasil gosto de ver essas noticias!Mas acho que o Haiti prescisa de soldados nas ruas mais pensem um pouco.Eles prescisam mais segurança ou mais medicos trabalhando pra socorrer as pessoas com duenças;mais educação para o país crescer;mais infra-intrutura!Pensem!!!!!!!!

  4. O Brasil tem ajudado muito no Haiti, mas até que eles não sejam mais necessarios vai demorar anos ainda.
    Haiti mal tem uma força policial boa para acabar com tumultos.. mas questões como segurança e principalmente confiança perante a população o Brasil já tem…

    Mas é aquela mesma historia das favelas pacificadas do rio..
    Esta bom, mas se sair de lá HOJE, volta tudo de novo em menos de 1 mês.

    Se for na ideia do Dandolo.. pift.. aquele pais afunda de vez.
    Sem noção nenhuma de como esta a situação lá em amigo?
    Lamentavel ver um brasileiro mandando nossas tropas que estão lá sendo CHAVE fundamental se retirarem…

    Veja esse documentario antes de falar a primeira coisa que vem pela cabeça em relação as nossas tropas no Haiti
    Primeira parte
    http://www.youtube.com/watch?v=6YEMzCwevng
    Segunda parte
    http://www.youtube.com/watch?v=QiFIrYfaBYY

    Outro video muito bom:
    http://www.youtube.com/watch?v=Kd_sS2IEDHM

  5. A ONU está fazendo uma sacanagem no Haiti terrível. Desculpe-me o termo chulo. Motivo: Deviam formar a elite intelectual dessa nação, enviando os mais capacitados para as universidades estrangeiras, além de estruturar a Polícia e Forças Armadas. O que foi feito nesse sentido ?
    Outra coisa: O terremoto do Japão terá reflexo no Planeta inteiro, pois as placas tectônicas sofreram trepidação.
    Há uma instabilidade sísmica no nosso planeta.
    México, Haiti, Califórnia e Países Andinos que se cuidem.
    Portugal também corre um sério risco de tsunami.
    O Haiti poderá sofrer um tsunami ? Sem dúvida.
    Construam platôs de concreto de 20 metros de altura para prevenir a população. Se as super-ondas vierem, há uma esperança de escapar.
    A ONU criou essa Missão de Paz, para os cubanos, bolivarianos, russos, chineses, iranianos e islâmicos radicais não se aproximarem dos EUA ? Pode ser … Mas cadê as tropas americanas no Haiti ? Se estão confiando no Brasil, pra nós é um orgulho. E se Hugo Chávez aportar no Haiti com os seus maravilhosos caças Su-35 ?
    Nesse caso, justifica-se a nossa presença no Haiti.
    Não sou inflexível; dou o meu braço a torcer quando estou errado.

  6. Você não sabe o que diz amigo, lamentável.
    Colando SU-35, problemas naturais da terra, com ajuda humanitária??
    Afs… Se não te contaram o Brasil esta lá a MUITO tempo antes do terremoto, que foi uma fatalidade.
    Não me gabando, mas eles tiveram sorte da Missão (Não só Brasileiros, mas todos os envolvidos) estar lá..
    Com eles ajudando morreu 250 mil, imagina sem ajuda nenhuma..
    Lamentável Dandolo, sua postura em certos comentários deixa muito a desejar.
    Tropas Americanas foram lá sim senhor, assim como também tem tropas da venezuela lá, é só pesquisar o pouco.
    Mas é uma missão de manutenção da paz e da ordem. Na qual NÓS estamos no comando, pra qualquer Brasileiro isso é uma honra.. mas pra uns como você tanto faz, tanto fez..
    Melhor ir pra Palestina lutar em uma GUERRA que não é nossa, do que ir pro líbano e pro Haiti ajudar na paz..

Comentários não permitidos.