EUA: Soldados têm “radar de balas”

http://cdn.slashgear.com/wp-content/uploads/2011/03/gunshotradar-sg.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-VwIR9iHNUnY/TYLLUKjG2hI/AAAAAAAAdZU/x56gc7qUYqM/s1600/gunshot_spotter.jpgSoldados norte americanos no Afeganistão vão ser equipados com o Individual Gunshot Detector – um sistema que permite saber de onde vêm os disparos do inimigo.

Chama-se Individual Gunshot Detector (IGD) e é um sistema composto por quatro sensores acústicos que analisam as ondas sonoras de um disparo de bala.
Depois, apresentam dados geográficos num pequeno ecrã monocromático. O equipamento pesa menos de 900 gramas e os Estados Unidos vão mandar, no final deste mês, 13 mil IGDs para as tropas estacionadas no Afeganistão.
O equipamento não é uma mais-valia durante um grande confronto entre as forças americanas e o inimigo (porque o IGD não consegue distinguir o que é fogo “amigável” de fogo inimigo). No entanto, é muito útil para detetar atiradores furtivos ou disparos de um reduzido número de forças inimigas.
O objetivo é equipar pequenas equipas que possam ir à frente e proteger pelotões e outras forças de maior dimensão.

Fonte: Póvoa Semanário

19 Comentários

  1. Nada disso vai ser usado no Brasil. Aquele FAL de 3 metros ainda esta em uso e assim sera ate 2045, quando compraremos o ultimo lote fabricado de M-4 dos EUA Modelo 2028, ja com 17 anos atrasados. Ate la os EUA ja estaro em Marte.

  2. Pena que as “BALAS” são mais rapidas que som!!!
    Se o atirador for bom, já era.
    Depois de morto ele vai saber de onde veio o tiro,

  3. Panzertruppe disse:
    “Nelore, o Brasil nao usa mais FAL. Procure por “novo fuzil da Imbel” neste mesmo blog (nao eh o MD97!)”
    .
    .
    Panzertruppe, aahahahah você é da terra ou marciano? Porque até os gringos do outro lado do mundo sabem que o EB usa e vai usar o arcaio FAL até 2050 se baseando pela situação das nossas forças..

  4. Muito útil para detectar a localização de “snipers” (Qual o alcace/sensibilidade?!?)… O único problema é que se fará necessário colocar uma “isca” convincente para que o atirador efetue um disparo, e por consequência, denuncie sua localização… Quem se habilita servir de “isca”?… hehehe

    Em tempo: … Se a detecção se der por ondas sônicas(???), como será possível precisar a localização do disparo em áreas urbanas (cheias de prédios) ou ambientes com obstáculos que refletem e/ou interferem na direção/propagação das ondas sonoras?

  5. Atirador de elite não se preocupa com esse geo-localizador. O cara do localizador tá morto, depois o atirador se deslocar para aqui ou ali e mata de novo. Depois que ele matar uns 10 destes é que vão conseguir pegar o atirador com a artilharia, e nesse nivel de combate, nada vai adiantar tanta tecnologia e o aço continua a perfurar a carne e quebrar os ossos.

  6. Deveríamos é desenvolver uma bomba tipo PEM (Pulso Eletro Magnético) pra desabilitar toda essa tralha eletrônica da qual os gringos dependem cada vez mais (e que deve pesar pacas). Assim eles descem pro nosso nível, e a briga volta pro mano-a-mano.

  7. Os microfones têm que ser 2 e estarem afastados, para ter precisão de leitura. Depois faz-se uma triangulação. Uma calculadora programável faria isso com facilidade.
    Se tiver muitos obstáculos, não seria possível localizar corretamente a direção e distância de tiro.
    Caso localizem, darão tiros de morteiros em uma área.

  8. Nelson de Azevedo Neto, em área urbana construída, os microfones terão que estar distribuidos numa área e por rua.
    Poderá ser nas câmeras. O obstáculo desvia a onda sonora.
    Caso esteja em lugares elevados com linha de visada, seria possível.

  9. Astronomer, ondas de rádio direcionais possantes, podem interferir ou queimar os circuitos. Elas induzem a corrente elétrica. Bombas Eletromagnéticas ? Tenho um tipo em mente, mas não sei se iria funcionar.

  10. MD97????

    nossas forçar armadads numka relarão a mão numa dessas anaum ser para teste, se bobear o exercito nem tem fuzil para todos os soldados!

    e eu odeio Ghost Recon, eh muito viajado

  11. Dandolo, meu caro, acho que voce deve estar exemplificando um sistema de detecção sonora por triangulação… E neste caso seriam necessários, pelo menos, 3 sensores (ou microfones, como preferir)… E voce também citou uma questão crucial, que é a “linha de visada”… E é justamente o que dificulta determinar a localização precisa entre um emaranhado de prédios, pois os mesmos causam as chamadas “áreas de sombra”… Mas como nos estamos falando em propagação de som (ondas analógicas), os mesmos obstáculos refletem e/ou absorvem essas “ondas”, dificultando aos sensores uma triangulação precisa… Entre outros aspectos a mais que não caberia aqui detalhar…

  12. Galileu disse:
    26/03/2011 às 18:36

    galileu concordo com vc , ja tinha até dito isso em outro post, justamente até para o Panzertruppe,
    o problema é que(se realmente foram feitas desenvolvimentos significativos nos novos imbel Ia2, ou se foram so melhorias), e como disse um amigo militar que conheço, o fuzil pode apenas ser um “prototipo”, que nao sera usado por nossas forças armadas, devido ao descaso que o nosso governo tem para com o nosso pais.

Comentários não permitidos.