EUA pedem desculpa por fotografias de soldados com civis afegãos mortos

http://wwwimage.cbsnews.com/images/2010/02/23/image6234266g.jpg

21.03.2011 – Por PÚBLICO
NATO diz que imagens podem causar mais danos do que as de Abu Ghraib.
O Exército norte-americano pediu desculpa por imagens de soldados sorrindo sobre cadáveres de civis que tinham alegadamente morto, fotografias de “troféu” que poderão causar mais danos do que as de soldados americanos torturando presos em Abu Ghraib, no Iraque.

“Pedimos desculpas pela angústia que estas fotos causaram”, indica o comunicado do exército.

As fotografias foram publicadas pela revista alemã “Der Spiegel” e estarão entre muitas encontradas por investigadores do Exército norte-americano. As imagens fazem parte da acusação num processo em tribunal marcial de cinco membros de uma unidade que operava em Kandahar pela morte de três civis, assassínios premeditados que foram disfarçados de acções de auto-defesa.
Numa das fotografias, um soldado levanta, com um cigarro na mão, a cabeça de um homem coberto de sangue e aparentemente morto. Na segunda, outro soldado sorri enquanto segura o mesmo homem.
Uma terceira foto mostra dois corpos, aparentemente sem vida, apoiados contra um poste.
Alguns membros da unidade americana de 12 elementos, conhecida como “kill team”, terão mesmo tirado pedaços dos cadáveres das pessoas que mataram: num dos casos, um sargento, Calvin Gibbs, cortou o dedo mindinho de um cadáver, retirando-lhe ainda um dente.
De acordo com a “Der Spiegel”, que afirma ter investigado a equipa durante cinco meses, os militares americanos terão tentado impedir a publicação das fotos, com receio de uma possível reacção contra as suas tropas no Afeganistão.

“Der Spiegel publica apenas três das quatro mil fotografias e vídeos, apenas as necessárias para a história que precisa de ser contada aqui”, explica a publicação.

Um membro do Conselho de Segurança Nacional do Afeganistão disse à BBC que este acontecimento poderia intensificar a tensão entre os dois países: “Esta é a última coisa que esperamos nesta altura. A nossa posição é muito clara, parem de mater civis e estas mortes não são aceitáveis para o Presidente, para o país e para o povo afegão.”

Fonte: O Público

9 Comentários

  1. Isso é a escória do Mundo. Tenho comigo uma ação simples e eficaz contra covardes fardados, sejam eles militares ou mesmo policiais civis/militares. Em caso de crime cometido pode autoridade política,militar ou polícial este deve ter sua pena aumentada em 100% ao equivalente a um cidadão normal pagador de seus impostos.
    Estes psicopatas americanos deveriam pegar pena de morte, os que acobertaram e seus superiores, prisão perpétua.

  2. Só não mete a bronca nos EUA não, que isso tem em todo lugar..
    Brasil mesmo, ontem passando na TV policias fardados atirando a queima rouba em um adolecente de 14 anos..
    Isso é em todo o mundo, antes de criticar a roupa suja do vizinho, vá na sua casa e veja se já lavou a sua.

  3. Tudo normal… Só que estou sentindo falta de não postarem vídeos novos na net de soldados americanos sendo decaptados … me amarro !!!

  4. Isso ai os EUA melhoraram a vida do povo iraquiano em 100%, soldados que fazem o que querem quando querem, isso mostra a diciplina das tropas americanas, será que se aparecer fotos de soldados brasileiros sorrindo sobre corpos haitianos a reação vai ser essa tambem, apenas um pedido de desculpas e nada mais?Essa nação que se acha a policia do mundo faz o que quer e a hora que quizer, mas tudo bem sempre tem trouxas para apoialos.

  5. É, degenerados tem em todo lugar… E no cenário de caos das guerras então, acontece todo o tipo de barbárie… Ainda mais se um pelotão ou unidade militar tem no seu comando um oficial “deformado” ou desprovido de autoridade diante das suas tropas… Na Líbia mesmo, eu posso imaginar quantas vidas estão sendo ceifaddas, tanto por forças leais ao Kadafi, quanto por grupos de rebeldes, que em vários casos devem estar atirando em pessoas só porque “não foram com a cara” ou só para “ver o buraco da bala”… Conclusão: Numa guerra, ou voce escolhe um lado pra lutar, ou foge para o mais longe que puder… Porquê ficar neutro dentro do “teatro de terror” é o pior a se fazer.

  6. Quero ver a ação da ONU,leia-se CS , se vão condenar a violação do tratado de genebra pelos representantes do tio sam, aposto q nenhuma. Esperem observem q nada irá acontecer. sds.

  7. É vamos atacar os EUA, prisões ilegais e secretas, tortura, assassinato de civis. Temos que derrubar a ditadura das corporações da qual o Obama é o seu fantoche.

    É isso ai minha gente e depois os outros é que não prestam. Vamos abrir os olhos, amanhã vão nos atacar por construir hidreletricas e irão alegar que estamos diminuindo o oxigênio do mundo. Vão pegar o pré-sal e vão alegar que não sabemos explorar e no fim vão pegar nossas mulheres por que tá faltando homem que queira defender o Brasil. É isso cambada de babão.

Comentários não permitidos.