Ao menos 114 morreram em 4 dias de ataques da coalizão, diz Líbia

FRANCE PRESSE, EM TRÍPOLI

Ao menos 114 pessoas morreram e 445 ficaram feridas de domingo (20) a quarta-feira (23) nos bombardeios da coalizão internacional sobre a Líbia, anunciou nesta sexta-feira uma autoridade do ministério da Saúde líbio, sem especificar quantas das vítimas eram civis.

“De 20 a 23 de março, 114 pessoas morreram e 445 ficaram feridas nos bombardeios da coalizão”, declarou Khaled Omar durante uma entrevista coletiva à imprensa.

Questionado sobre as vítimas civis, ele declarou que “não é da incumbência [de seu ministério] fazer uma distinção entre vítimas civis ou militares”.

Segundo Omar, 104 pessoas morreram em Trípoli e imediações, e outras dez em Sirte, cidade natal do ditador Muammar Gadhdfi, que fica mais de 600 quilômetros a leste da capital.

Ontem, uma primeira contagem divulgada pelo porta-voz do regime, Musa Ibrahim, indicou “cerca de cem mortos” nos ataques.

Aviões ocidentais sobrevoaram Ajdabiyah (leste de Trípoli) nesta sexta-feira, e segundo rebeldes, bombarderaram as forças de Gaddafi na região.

Duas fortes explosões foram ouvidas perto da cidade, que é controlada pelos partidários do ditador, e foram observadas grandes colunas de fumaça. Não foi possível, no entanto, determinar a origem das explosões.

Segundo depoimentos de testemunhas ouvidas pela France Presse, rebeldes executam ataques cada vez mais frequentes na região de Ajdabiyah, tentando recuperar o controle da cidade estratégica, que fica 160 quilômetros ao sul de Benghazi, principal reduto dos insurgentes.

Cerca de 2.000 fieis compareceram às orações de sexta-feira em Benghazi. O imã que liderou a reza pediu solidariedade aos moradores das cidades controladas por Gaddafi, e disse que a revolta popular será bem-sucedida. “A nova Líbia deve ser democrática. Não precisamos de um novo Gaddafi”, disse o líder religioso.

QATAR

Aviões do Qatar protagonizaram nesta sexta-feira as primeiras missões no espaço aéreo líbio, em conjunto com aeronaves francesas, informou o Ministério de Defesa da França.

“Trata-se da primeira contribuição aérea de um país da Liga Árabe como parte das operações multinacionais na Líbia”, disse o ministério em nota oficial.

Jatos do Qatar decolam do sul da Grécia; país se une à oepração da coalizão no espaço aéreo líbio

Dois caças Mirage 2000-5 participaram em conjunto com outros dois franceses de uma “missão de proibição” do espaço aéreo, acrescentou.

Os aviões decolaram da base aérea grega de Sue, na ilha de Creta, para onde “em breve” chegarão novos aviões catarianos, assinalou o Ministério da Defesa francês.

Segundo fontes francesas, o Qatar deve destinar seis aviões às operações na Líbia. Em sua primeira missão, as aeronaves catarianas não efetuaram disparos e estavam equipadas apenas com armas de defesa antiaérea.

Nos próximos dias, estima-se que sejam incorporados à missão aviões dos Emirados Árabes Unidos, que prometeu contribuir com 12 caças na operação na Líbia, seis F-16 e seis Mirage.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, destacou nos últimos dias a importância de países árabes se incorporarem à coalizão internacional que pretende impedir o ditador líbio, Muammar Gaddafi que bombardeie seu povo, em aplicação da resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU –que autoriza o uso da força na Líbia.

NEGOCIAÇÕES

Em Benghazi, o porta-voz dos rebeldes, Mustafa Geriani, afirmou que o regime de Gaddafi tentou em várias ocasiões negociar com os opositores, mas que eles sempre o rechaçaram.

“Sempre pedimos que primeiro parem com os assassinatos para se sentar à mesa para dialogar”, disse.

Ele negou ainda que se tenha tido conversas com chefes tribais e que vão iniciá-las.

Ele afirmou ainda que o saldo de até 10 mil mortos nos confrontos pode ser maior. “Deve-se ver quando estes tipos forem embora, porque, por exemplo em Trípoli, de onde não temos dados, sabemos que 1.200 pessoas foram sequestradas em suas casas –ativistas políticos e gente originária de Benghazi– e podem ser usadas como escudos humanos”.

Ele lembrou ainda que em Benghazi, somente no final de semana passado, morreram 120 pessoas durante os confrontos.

Fonte: Folha

8 Comentários

  1. Só isso ? 100 pessoas no Brasil morrem assassinadas por arma de fogo, por dia (já li essa estatística). Acho que vou morar na Líbia durante a guerra, pois é muito mais segura do que aqui.


  2. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta quinta-feira que o governo vai retomar a campanha do desarmamento. Ele falou durante o lançamento do Mapa da Violência 2011 , que mostra que 50.113 mil pessoas foram assassinadas no Brasil em 2008. Cardozo destacou que houve queda nas estatísticas em 2004 e 2005, atribuindo essa diminuição aos efeitos da campanha deflagrada em 2004. ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta quinta-feira que o governo vai retomar a campanha do desarmamento. Ele falou durante o lançamento do Mapa da Violência 2011 , que mostra que 50.113 mil pessoas foram assassinadas no Brasil em 2008. Cardozo destacou que houve queda nas estatísticas em 2004 e 2005, atribuindo essa diminuição aos efeitos da campanha deflagrada em 2004.
    O Ministério da Justiça irá retomar com muito rigor as políticas de desarmamento. Uma população armada é uma população violenta – disse Cardozo.

    Pessoal, cadê a estatística de assassinatos no Brasil de 2010 ?
    Espero que o governo Brasileiro não a esteja escondendo.
    Dá uma média de 140 pessoas assassinadas por dia.
    É isso mesmo ?

  3. Fugindo ao assunto da matéria pra responder ao amigo Dandolo, eu digo:
    A grande maioria desses assassinatos cometidos com o uso de armas de fogo são provenientes de conflitos entre “criminosos de carteirinha”, e do combate intenso do estado à criminalidade – principalmente aos miliantes ligados ao tráfico de drogas -, e de vítimas de ações de marginais… No todo dos crimes cometidos por armas de fogo, só uma pequena parcela foi cometida, por cidadãos comuns, com motivos torpes ou fúteis (crimes passionais, suicídios, brigas, etc.), ou disparos acidentais… E, posso garantir que a diminuição nos índices desses crimes em relação à anos anteriores (há controvérsias), deve-se principalmente as políticas que visaram o aperfeiçoamento e/ou modernização das instituições policias e a intensificação nas operações das mesmas (principalmente na área de inteligência e prevenção)… E, quase nada haver com a campanha de desarmamento do cidadão de bem… Pois somente muitos destes, num ato de boa fé, entregaram suas armas… E muitos já se arrependeram… Portanto, NÃO SE DEIXEM ENGANAR.
    🙁

  4. É isso mesmo Neto. Nos desarmaram para não terem que enfrentar um povo armado. As crises econômicas pelas quais passamos estava levando um pai de família a ficar 3 anos sem emprego.
    ===
    E isso era muito perigoso. Um povo oprimido financeiramente e armado. Pronto para uma revolta.
    ===
    O que eles não esperavam era que um metalúrgico iria nos colocar na posição de 5ª maior economia do mundo. Que iríamos gerar por mês o mesmo tanto de emprego que de desempregados (também conhecido como pleno emprego).
    E ainda tem gente que o considera um mula.
    .
    Quanto a reportagem, vai ser assim até o final. Só ficaremos sabendo o que a grande mídia quer que saibamos. Foi por isso que Hillary foi ao Congresso Americano reclamar que os EUA estavam perdendo a guerra da informação. Somente após alguns anos é que ficaremos sabendo o que realmente se passou. Já perceberam que nada aparece sobre o o povo que está do lado do ditador? Já perceberam que civis não podem ser armados pelo Kadafi para proteger o governo, mas rebeldes podem andar armados e serem ajudados pela NATO?

  5. Nelson de Azevedo Neto você esta certo só faltou citar que a diminuição tambem se deu pela educação que melhorou e pelo desenvolvimento do país, pois aqui onde moro ja notei que alguns maloqueiros que viviam roubando arrumaram emprego.

  6. “Dados do Ministério da Saúde apontam que a bebida alcoólica está relacionada a 80% da violência doméstica, a 50% das mortes no trânsito e a 30% dos casos de agressão contra a mulher no Brasil… …Conforme o levantamento, a alta na venda de cervejas, vinhos, cachaças e outras foi de 15,1%. Ainda segundo um relatório divulgado em fevereiro pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o álcool mata mais do que a Aids, a violência e a tuberculose no mundo, provocando 2,5 milhões de mortes por ano…”

    “…Ao contrário dos países desenvolvidos, no Brasil, a quantidade de fatalidades em acidentes de trânsito cresceu de 2000 a 2007. De acordo com a base do SUS, houve um aumento de 30% nas mortes nesse período. Entre 1997 e 1999, as mortes em acidentes terrestres estavam caindo, mas voltaram a crescer a partir de 2000, atingindo um pico histórico em 2007, com 66.837 mortes segundo os seguros DPVAT…”

    Por essa lógica, vamos proibir o uso de álcool e veículos também!

    Fontes:
    1 – http://jmonline.com.br/novo/?noticias,1,GERAL,43109
    2 – http://www.portaldotransito.com.br/estatisticas/mapeamento-das-mortes-por-acidentes-de-transito-no-brasil.html

  7. Isso que o Felipe comentou é fato… O álcool, infelizmente, é fator desencadedor de milhares de tragédias diversas… Mas poderia estender e “esmiuçar” esta análise sobre estatísticas de mortes violentas por uma semana inteira, jogando por terra todas essas baboseiras que os “SOU DA PAZ” tentam enfiar pela nossa goela adentro… Mas isto desvirtuaria ainda mais o tema da matéria… Então deixarei para uma próxima oportunidade… Por enquanto eu me limitarei a dizer apenas que: “TAMBÉM SOU DA PAZ, MAS NÃO ABRO MÃO DA MINHA ARMA DE FOGO SEMPRE MUNICIADA”…
    🙂

Comentários não permitidos.