Piada Sem Graça: FT ironiza e sugere anexação de Portugal pelo Brasil

http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/crise-portuguesa/crise-portuguesa-11.jpg

O jornal Britânico Financial Times (FT) ironiza esta sexta-feira com a situação portuguesa e sugere a anexação de Portugal pelo Brasil.

Claro, o antigo colonizador ia ressentir-se da perda de status. Mas a anterior colónia tem algo a oferecer, além de spreads mais baixos no crédito e défices corrente e do Estado proporcionalmente muito inferiores. O Brasil é um dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o centro emergente do poder mundial. Para casa, soa melhor do que a velha e cansada União Europeia», conclui a coluna.rnal Financial Times (FT) ironiza esta sexta-feira com a situação portuguesa e sugere a anexação de Portugal pelo Brasil.

Na coluna , o jornal sugere que Portugal passe a província do Brasil, assegurando que as maiores vantagens seriam para Portugal.

A União Europeia considera Portugal problemático: sem governo, com alta resistência à austeridade e fraca performance económica crónica (o PIB estagnou na última década). As negociações são duras», refere o texto. Aqui está uma ideia inovadora para lidar com a situação: a anexação pelo Brasil», prossegue, elencando as virtudes brasileiras: um país onde se fala português e onde o PIB tem crescido, em média, 4% ao ano na última década.

Portugal seria uma grande província, mas longe de ser dominante: 5% da população e 10% do PIB», acrescenta.

Fonte: Dinheiro Digital

50 Comentários

  1. O mais engraçado que o mesmo conselho que o jornal britânico deu para Portugal servirá para eles, num futuro próximo.

  2. Não obrigado. rsrs

    O sujo falando do mal lavado, a situação da Inglaterra tbém não é nada boa. Sendo assim que tal a Inglaterra virar colônia dos EUA ou do Canadá. Hehehe

  3. seria uma honra para Brasil anexar Portugal, aliás, diga-se de passagem deveríamos anexar, também, o Uruguai, que era nossa província cujo nome Cisplatina ainda ecoa na nossa história. Então, anexemos sim, quem nos dera, Portugal e Uruguai.

  4. Nãaoooo OMG ainda bem que só fica na brincadeira ahahahah
    .
    Mais lixo, já chega a merda que fizeram com esse pais (Brasil)!

  5. Já pensou, numa realidade paralela o Brasil
    invadindo Portugal rsrsrs “sem a OTAN claro xP”

    Mas acho que teríamos dificuldades, eles tem F-16 MLU e tanques Leopard-2 A6 não? Além do Chaparral, e das Fragatas Bartolomeu Dias “2”, Vasco da Gama “3”, das Corvetinhas Baptista de Andrade “2” e seu “futuro” Trident (U-214) “1”!

  6. Concordo que é uma piada sem graça e ofenciva a Portugal, mas descordo que seria vantajoso apenas para Portugal.

    A anexação das Forças Armadas Portuguesas melhorariam e muito a nossa combalida defesa, ainda que ficasse toda lá na europa. Pelo menos teriamos algo para manejar em caso de emergencia.

    []´s

  7. Avacalharam com os portugueses… Daqui a pouco só falta os países europeus começarem a se estranhar… Afinal a União Européia está em plena crise financeira… E como em todo casamento, quando falta dinheiro, vira crise conjugal…
    🙂

  8. Realmente, uma piada absolutamente sem graça.
    No mínimo, profundamente desrespeitosa para com os portugueses.
    Mas também não se pode esperar muito de uma ex-metrópole a muito já anexada à ex-colônia, da forma mais lambe-botas possível.

  9. os portugas deve tar uma arara azul de tanta raiva desse cara que escreveu a matéria mais não tiro a razão em pontos por exemplo a divida de portugal ta 255 milhões de euros só de juros são 50 milhões a cada mes a divida pegou o PIB de portugal ,eu entro sites portugueses e fico besta de tanta bobagem do tipo anexa angola a portugal segundo o brasil não vai e não que anexa nem um pais o mapa do brasil ja é muito bonito e tamanho isso não quer dizer nada olha o Japão é potencia olha é uma ilha ? não tem nada a ver com tamanho.

  10. pois é, quem diria ,a (inglaterra) o estado norte americano na europa , falando isso dos portugas.
    motivo de risada.
    sao uns ridiculos mesmo.

  11. Isso é algo racial: os britânicos não têm e nunca tiveram muito apreço por aqueles que não são de origem nórdica. Isso inclui os latinoamericanos, é evidente. Acontece que, como a América Latina está em melhor forma que o Hemisfério Norte, hoje em dia eles não tiram tanto sarro aqui.
    .
    E se eu não me engano, o débito público como percentagem do PIB é muito maior no Reino Unido do que em Portugal ou na maioria dos países europeus. A vez dos britânicos não está longe. Se até ao débito do Japão as agências de crédito rebaixaram, o que não fariam com o Reino Unido!

  12. Deus me livre, juntar um bando ignorante que só sabe criticar os outros e ainda ter que sustentar aquele pais falido que nao sabe administrar o que ganha!

  13. talvez o brasil tivesse mais a oferecer q a UE, duvido q o Brasil nos ajuda-se com juros a 8% assim como a banca alema esta anciosa para nos salvar

  14. Talvez não seja ironia, o FT pode é estar dando um conselho, já que faz muito tempo que o Reino Unido se transformou no Estado 51 da sua ex colônia os EUA.
    Ninguém mais do que eles para indicar a receita.
    Fica só a pergunta, quem são eles para falar de ingerência já que são a 2ª dívida do mundo seguindo apenas os EUA?
    9 trilhões de dólares para um pib de pouco mais de 2.7, Fica o alerta aos amigos portugueses, nunca sigam a “receita” britânica, já basta os 300 anos de “amizade”.
    Quanto a Alemanha, espero que ela consiga contornar a crise, mas a coisa tá difícil, o efeito dominó será inevitável, Espanha Irlanda e o Reino Unido vem na sequência.
    Sds
    E.M.Pinto

  15. Não haveria novidade nenhuma nisso…Na prática esse fato ocorreu com a vinda da familia real ao Brasil em 1808, e com o decreto real que tornou o Brasil um reino unido juntamente com Portugal e Algarves assinado em 1815..Neste período a capital do império passou a ser o Rio de Janeiro e D. João VI teria ficado lá até a morte caso não tivesse ocorrido a Revolução Liberal do Porto em 1820, no qual houve uma clara ameaçade secessão, devido ao final do pacto colonial, as perdas no comércio e ao fato de Portugal ser naquela época uma possessão inglesa. O que Portugal deveria ter feito isso sim é mandar a Zona do Euro para as cucuias e continuar vivendo sua vida numa boa, pois seu desenvolvimento antes do Euro era muito maior do que o atual e ela não deveria estar submissa aos interesses das maiores potências do continente..Os britânicos tem uma tradição secular em humilhar os portugueses e Portugal infelizmente colaborou muito com esta situação no passado e no presente..

  16. Estão a forçar a opinião pública portuguesa buscando ridicularizar o governo português.
    O que eles (a quem o FT representa)querem é receber de volta seu dinheiro + juros, ambos foram inreponsáveis.
    ex-ministro Marques Mendese português disse: O país “está fortemente endividado”, mas o “endividamento do Estado vai muito para além do razoável”. Além do “problema financeiro delicadíssimo, temos o problema económico, que é estrutural”.

  17. Portugal que se dane…país incompentente,nos roubou tanto,nunca nos viram com real importancia ao nao ser por parte das nossas riquezas e ainda assim estao quebrados, uns incompententes mesmo…desde a epoca da colonizaçao que sao burros,surrupiavam o Brasil e davam os recursos para paises como a propria inglaterra que hoje faz piada com eles,compravam produtos com valor agregado inventados pelos e ingleses e Portugal como nao criava nada comprava e bem caro deles…nao é atoa que estao como estao!

  18. No fritar dos ovos na Europa so resta os Alemaes arcar com todas as despesas. A Inglaterra ja nao e a mesma. O mendingo dando conselho. Nenhum peido e emitido na Inglaterra sem o aval americano. Ate mesmo os americanos estao de calcas curtas ultimamente.Onde ja se viu uma besteria destas.

  19. Como já disseram, eles conhecem o caminho, são colônia americana.

    Em tempo, anexar não, ajudar? SIM SENHOR. Uma excelente oportunidade, já ajudamos nações da áfrica e o FMI, ajudar um país da UE seria uma bela demonstração de força e solidariedade

  20. Não é só Portugal que está nesse situação, outros países da UE, se não estão tal mal, estão decaindo muito ao longo dos anos. Todos sabemos que em breve o Brasil será mais rico que o Reino Unido e a França. Mas Portugal é um caso especial mesmo.

    Não tenho apenas críticas aos portugueses, entretanto o que temos em comum com eles – para nossa infelicidade – já foi muito bem descrito no grande livro Raízes do Brasil. E foi tambem apontada a razão do sucesso lento porem crescente do Brasil e dos brasileiros: um afastamento das nossas raízes ibéricas que tanto nos tem prejudicado.

    Todos sabemos que o nosso país só saiu do atraso quando aqui chegou a imigração italiana, japonesa, alemã, croata, polonesa, entre tantos outros povos que engrandeceram o Brasil.

    Nas mãos dos portugueses esse pais só foi ter uma universidade, uma imprensa e industrias no século 19! Enquantos os espanhois construiram tudo isso em suas colonias logo que chegaram na América Latina.

    Eu louvo o espirito aventureiro e conquistador do Português, mas ter qualquer vinculo além do comercial com Portugal seria prejudicial a nós brasileiros. Seria um retrocesso, um recrudecimento das nossas raízes ibéricas com todos os contras que isso representa.

  21. Nem pensar em ajudar Portugal, com o nosso sistema de saúde falido com milhares de brasileiros morrendo nas filas do SUS. Portugal é que se vire na dança do “Vira”. Agora esse negocio de sentar no colo dos outros os ingleses sabem melhor do que ninguém, como é sentar no colo dos americanos, não queremos Portugal sentado no nosso colo. É tal história do macaco que senta no seu rabo, para falar do rabo dos outros, a situação da Inglaterra não é muito melhor do que a de Portugal.

  22. Urs voces todos niam endeuzando a união europeia e aindue o mesmo deveriplantado aqui rsrsSabem é mais ou menoque pensamos em fazer merica Latina rsrs rsrsjuntar paises com culturas,economias e mercados diferentes dá nisso rrss rsrsonde sempre eu disse FAZER ASSOC COM QUEM NÃO TEM NADA A CONTR SOMENTE VIRA USUFRUIR É ASSUMIR PARA SI PROPRIO OS PROBLEMAS DOS OUTROS

  23. Uma grande idéia, aumentaria nossso território, nossa população e nosso PIB. E ainda melhoraria nossas forças armadas, com relação a esta divida portuguesa digo que é uma marolinha para o Brasil. Só resta saber se os portugueses iriam concordar.

  24. Não é uma loucura, só não corresponde o uso da palavra “anexar“, isso é ridículo, mas se substituimos a palavra anexar, estariamos falando de algo que pode acontecer.

    eu ja propus algo algo parecido (mas só na economia) o ano passado:

    Se a UE quer ficar com o mar português, será melhor Portugal deixar a UE e fazer um mercado comum dos países lusófonos.A UE não tem futuro e Portugal é muito apreciado no Brasil.

    http://planobrasil.com/2010/03/30/brasil-tem-peso-para-virar-potencia-mundial-diz-wall-street-journal/

    Também temos falado aqui que o Brasil tem que aproveitar a decadência européia para aumentar sua relação com aqueles países feridos que a Europa vai deixando na estrada.

  25. É… a verdade é que a crise expõe coisas como esta. Infelizmente a UE esta em momentos dificeis, aliás quase todo o globo terrestre esta assim, cabe ao Brasil e outros poucos paises aproveitar o momento… mas não precisamos de outros paises pra sobrecarregar o Brasil, se pudermos ajudar… terão nossa ajuda, se não….infelizmente…
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  26. “Mais lixo, já chega a merda que fizeram com esse pais”

    Realmente Galileu vc não faz jus ao seu nome,Portugual nao é um lixo como vc afirma,é um país que tem um passado glorioso,foi no seu tempo o mais avançado centro de navegação do mundo,naquela época seria como se eles tivesse a Nasa em seu país,teve sua independencia contra a Espanha atráves das armas e se não me engano lutaram por mais de 20 anos repelindo os exércitos da Espanha e logo depois já rivalizavam com a antiga Metrópole,e quanto a colonização,eu acho que nenhum outro povo teria colonizado o Brasil como conhecemos hoje tão bem quanto os Portugueses,Holandeses,não acredito,Franceses tb não ingleses nem pensar,seriamos um país de profundas diviões raciais,pois os portugueses tem uma vantagem que os distingue de outras nações europeias,é a sua capacidade de micigenação,vc quer um exemplo,veja as antigas colônias de portugual,e faça uma pesquisa e vc verá que muitos dos antigos colonizados tem uma simpatia por seus antigos colonizadores,Cabo Verde por exemplo na áfrica tem a sua seleção como a portuguesa,isso é algo aparentemente bobo mas mostra parte do processo de colonização,cabe lembrar que a independencia de CABO VERDE ocorreu em 1975,e quanto a inglaterra ela não tem muito o que falar o E.M PINTO já deu uma descrição detalhada do que eu penso dos ingleses em relação aos E.U.A,vc quer um exemplo mais humilhante que a forma como os soldados americanos tratam e acham dos soldados ingleses,eles acham um tropa incompetente,quer humilhação maior para uma nação Gloriosa como a inglesa,a forma como o Tony BLAIR obedeceu cegamente o seu senhor e mestre GORGE W BUSH,no caso do Iraque.
    Se formos analisar por esse prisma a situação inglesa é muito mais humilhante que a portuguesa pois o Governo Português,só obedece a vontade do seu povo,e não a um Presidente,graças a Deus que a maior parte da colonização de nosso país se deu por portugueses,africanos e depois Italianos,1000 vezes esses povos aos ingleses e espanhois.

  27. carlos argus: seu português me deixa sem palavras. Meu coração sangra de ler as barbaridades que você escreve

  28. Quais seriam as primeiras providencias a serem tomadas pela presidenta? 1- Nomear um governador adjunto para portuga. 2- Rever contratos publicos. 3- Negociar as dívidas internas e externas. 4- Derrubar tarifas de importação/exportação entre os dois “países”.(Principalmente para queijos, vinhos, azeite de olivas e algumas gajas bem acinturadas). 5- Fronteira livre entre cidadãos, mas só para ter acesso a linda Espanha.

  29. Vou explicar o problema de Portugal.
    É um país pequeno, sem recursos naturais. A Europa é muito competitiva e ainda estamos vendo a invasão comercial dos povos com os olhos fechadinhos (orientais), que são gênios e extremamente organizados.
    Portugal perdeu as suas colônias, por isso empobreceu.
    A solução para Portugal ? Ser uma Taiwan, Singapura, Hong Kong, Malásia, pequena China. Mandem os portugueses para esses países para aprender a comercializar.
    O Brasil ainda está lutando para ser democrático e eliminar a sua corrupção política. É o país da impunidade, das leis que beneficiam mais os criminosos do que os cidadãos de bem, do populismo lulista, dos banqueiros, dos políticos venais, do crime organizado que avança assustadoramente a cada dia, do STF filosófico e não pragmático (vide votação do Ficha-limpa X Ficha-suja).
    Quando formos moralizados, como os chineses, japoneses, coreanos, alemães, suecos, franceses, ingleses, americanos, entre outros bons países, vamos passar a crescer a 20%aa. O problema do Brasil é um só: Político.
    Se não forem de alto nível, seria melhor adotarmos o Anarquismo, que é um regime que afasta o Estado das decisões nacionais. Empresários e Trabalhadores unidos, passariam a governar a nação. Acaba-se com os políticos profissionais. Politicamente, regredimos à década de 20, infelizmente.
    Os portugueses tem que aprender a falar corretamente.
    Eles dizem: PURTUGAL (Portugal) e PORTO (Porto).
    O PO para eles, ora é PU e ora é PO. Não dá para entender.
    TAMBÉM, eles pronunciam Tambaaeeimmm. Estranho.
    QUE eles pronunciam Qui, trocando o E pelo I.
    Acho que é vício de linguagem.
    Os portugueses atuais não gostam dos brasileiros, mas dos europeus. Eu acho povo português muito grosso e arrogante, pois já freqüentei fóruns de ufologia portugueses. Eles não concordam com você e passam a lhe ofender. Os franceses e espanhóis, também são muito grossos e donos da verdade. O brasileiro estranha esse comportamento.

  30. Desculpa quem for português, mas todos que eu conheço (que vieram da terrinha e não descendentes) são grandes racistas, não perdem a oportunidade de criticar o Brasil e nossa raça “mista”
    É como se não acreditassem que o BRASIL de colonia virou potencia..
    Só olhar o youtube, o que mais tem é português com racismo pra cima da gente.

    Mas ai uma dúvida?
    Brasil anexando eles virariamos europeus?
    ‘EITIA QUE TAMO FICANDO IMPORTANTI SÓ!’

  31. É fato Mateus, na internet pudemos perceber o quanto muitos portugueses são ressentidos com o sucesso do Brasil. Não perdem oportunidade de nos criticar gratuitamente onde puderem. E fazem uma “acusação” ingenua, a de que somos miscigenados.

    Outro dia eu estava lendo um artigo de uma jornalista portuguesa reclamando que as telenovelas brasileiras retratam as nossas raizes italianas com a imigração, mas não retraram as nossas raizes portuguesas. Isso é óbvio para nós que fomos mantidos no mais absoluto atraso durante 4 séculos pelos “pés-de-ferro” que é como chamavam os portugueses aqui, no século 18″

    Vê se tambem que eles não conhecem a própria história, ou escondem-na. Pois é sabido que MUITOS escravos foram levados a Portugal e misturados à população local graças á já conhecida facilidade de se misturar dos portugueses. Foram tantos negros levados ao país deles – de uma população pequena diga-se – que nenhum portugues poderia se gabar de ter sangue puro, se isso fosse algo para se gabar.
    Eu fico imaginando o que eles devem ensinar nas suas aulas de historia sobre a colonização do Brasil… Deve ser só mentira.

    Mas apesar de tudo, o Brasil é um país aberto a todos os povos e, se temos preconceitos, eles aqui são muito menores que no restante do mundo. Os Portugueses inclusive serão sempre bem vindos aqui, desde que venham para trabalhar, estudar, enfim, ajudar na construção da potência que já é o Brasil.

  32. Dandolo, “português” tem que aprender a falar corretamente?
    Quem é você? O professor Pasquale??
    Eles falam um português diferente da gente, na verdade toda a comunidade luso fala um português diferente, o “Português Brasileiro” é o mais falado por que somos 190 milhões..

    Começou bem seu argumento.. mas foi decaindo, decaindo.. até acabar em bobagens.
    Criticar a forma como uma nação fala não é defeito, era só o que faltava..
    Pedir pro Sul do Brasil parar de falar “tchê”, o Paulista falar rapido, o carioca parar com girias, o mineiro de falar “uai”, “trein”.. isso é coisa de cada localidade… o primeiro pilar pra se formar uma cultura, é a sua identidade na fala, na escrita..

  33. os portugueses sao muito racista sim, eles se achava, agora esta vendo q nao sao cidadoes do ceu e sim da terra, e aqui nessa terra nada fica no luga um dia vc esta ein cima outro dia vc esta ein baixo, eu moro nos estados unidos e ja trabalhei com eles aki, sao arrogantes se acha eles nao gosta de brasileiros, mas agora esta ae catando feijao na bosta…

  34. Mateus Piré, respeito os regionalismos, as gírias e os sotaques de cada povo. Não aceito eles falarem PURTUGAL, sendo a escrita PORTUGAL. Por outro lado, a palavra PORTO eles a pronunciam corretamente.Ex.: Vinho do Porto.
    Foi apenas uma observação.

  35. E.M Pinto
    A Alemanha tá em crise?? Até onde eu sei ela é quem ta segundo erroneamente a UE.
    A UE é que nem o socialismo, no papel é lindo, na vida real é isso aew…..
    Quando o Sarkosa sair e entrar outro, e se esse outro admitir o que o Sarkosa tá escondendo, que a França ta muitoo mal financeiramente, ai a UE cai!
    É muito grande a disparidade entre os membros da UE, dai não funciona, não tem como.

  36. Quem desdenha quer! Eles disseram isto jogando um verde para ver se o Brasil se entusiasma e anexa a Inglaterra; pois eles estão precisando…

Comentários não permitidos.