Piada Sem Graça: FT ironiza e sugere anexação de Portugal pelo Brasil

http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/crise-portuguesa/crise-portuguesa-11.jpg

O jornal Britânico Financial Times (FT) ironiza esta sexta-feira com a situação portuguesa e sugere a anexação de Portugal pelo Brasil.

Claro, o antigo colonizador ia ressentir-se da perda de status. Mas a anterior colónia tem algo a oferecer, além de spreads mais baixos no crédito e défices corrente e do Estado proporcionalmente muito inferiores. O Brasil é um dos BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o centro emergente do poder mundial. Para casa, soa melhor do que a velha e cansada União Europeia», conclui a coluna.rnal Financial Times (FT) ironiza esta sexta-feira com a situação portuguesa e sugere a anexação de Portugal pelo Brasil.

Na coluna , o jornal sugere que Portugal passe a província do Brasil, assegurando que as maiores vantagens seriam para Portugal.

A União Europeia considera Portugal problemático: sem governo, com alta resistência à austeridade e fraca performance económica crónica (o PIB estagnou na última década). As negociações são duras», refere o texto. Aqui está uma ideia inovadora para lidar com a situação: a anexação pelo Brasil», prossegue, elencando as virtudes brasileiras: um país onde se fala português e onde o PIB tem crescido, em média, 4% ao ano na última década.

Portugal seria uma grande província, mas longe de ser dominante: 5% da população e 10% do PIB», acrescenta.

Fonte: Dinheiro Digital

14 Comentários

  1. Mateus Piré o Donalo se esqueceu que Portugual sempre existiu antes do Brasil,a língua portuguesa assim como a espalhola vem do Latin,classificada como Latin falado pela plebe,dessas regiões do Império Romano,chamado Latin vulgar,como os Portueses vieram antes,não entendi bem a colocação do colega.

  2. Boa tarde.
    Do ponto de vista estratégico seria muito interessante,e mais ainda se começássemos a investir fortemente em todas as áreas de defesa. Fico a imaginar o Brasil com os pés no velho continente armado, financeiramente rico e com bajulações de outros países.
    sds

  3. Daniel Trompczynsky, 90% do que falou foram barbaridades, sem embasamento teórico nenhum. Diferência Portugal e Espanha corretamente, mas cita o ”iberismo” de forma rídicula, com claro desconhecimento. Fala de Portugal e de suas capacidades, mas certamente desconhece a história. O Brasil só apresentou melhorias após a Coroa vim para o RJ, de fato. Mas qual o por quê disso? É simple e está explícito nas palavras do Marquês de Pombal. ”O Brasil existe apenas para enriquecer a metrópole”, logo, a única intenção de Portugal era explorar terras brasileiras. Os imigrantes europeus contribuiram muito para o crescimento do Brasil, mas creditar o sucesso à eles é balbucia. Querendo ou não, devemos isso muito mais a Portugal do que à eles. E sobre o livro que cita, não o li, mas desde já não passa no meu crivo crítico. Como dizia Schopenhauer, a melhor forma de se vencer um dabate sem a necessidade de ter razão, é apoiar-se na obra de alguém de renome.

  4. Pessoal, há vícios de linguagens históricos.
    O Brasil aprendeu o idioma com a metrópole, mas reproduz a fala com mais coerência.
    O gaúcho fala cantado, o carioca fala chiado, o nordestino tem uma entonação estranha, o paulista e mineiro tem outra … Não é disso que estou falando.
    Para nós POR (escrito) = POR (falado). Em Portugal, POR (escrito), ora é PUR, ora é POR.
    Eles dizem: Purtugal e Porto. Nós dizemos: Portugal e Porto. Por = Por, e não Pur.
    O QUE eles pronunciam entre o Kã e Qui. Nada contra …
    Eu quero saber o seguinte: É Purtugal ou Portugal ?

  5. Thiago
    Falta interpretação de texto pra você e falta conhecimento histórico tambem. E não me venha citar Schopenhauer, pois ai eu cito o mesmo pra você: “A melhor forma de se vencer um dabate sem a necessidade de ter razão, é apoiar-se na obra de alguém de renome”

    Você acaba de argumentar a meu favor sem se aperceber disso. Então vamos por os pingos no is como se diz.

    “O Brasil só apresentou melhorias após a Coroa vim para o RJ, de fato”
    Quando foi isso? Você sabe ao menos em que século a coroa veio para o Brasil? E isso muda o fato de que o Brasil ficou mais de 400 anos no mais profundo atraso deliberado pela coroa portuguesa?

    Você sabia que era proibido pela coroa a criaçao de universidades, a impressao de livros, a abertura de industrias e a construção de escolas?

    “O Brasil existe apenas para enriquecer a metrópole”
    A prova maior do carater exploratorio da colonização é essa frase, obrigado por cita-la!

    Se você costuma falar sobre coisas que não sabe, como sobre o livro Raízes do Brasil, que não leu, então você demonstra bem a inteligência que tem. Esse livro é um clássico da historiograia brasileira, uma leitura obrigatoria a qualquer brasileiro que use o cérebro.

    “Querendo ou não, devemos isso muito mais a Portugal do que à eles. ”
    Nós não devemos nada a Portugal, são eles que devem tudo a nós!

    “Os imigrantes europeus contribuiram muito para o crescimento do Brasil, mas creditar o sucesso à eles é balbucia.”
    Credito TODO o sucesso a eles. Aos imigrantes que vieram a partir da segunda metade do século 19, devemos todo o progresso que a nação brasileira conquistou: novas tecnicas agricolas, conhecimento tecnico e cientifico que não tinhamos, urbanização, saneamento, universidades, escolas, imprensa, editoras, livros etc. Tudo o que os portugueses nunca fizeram em mais de 400 anos!

  6. Acho que você não esta entendendo o que lê, Daniel. A Coroa veio ao Brasil no início do século XIX, fugindo das invasões napoleônicas. Quando você cita o atraso brasileiro no seu primeiro post, o faz creditando a uma possível falta de capacidade portuguesa em desenvolver terras brasileiras, o quê de fato não é verdade e se você lesse mais, saberia disso. A intenção era unicamente ‘EXPLORAR’ (procure o significado desta palavra no dicionário). Você cita o início do progresso brasileiro como se fosse obra da imigração europeia de outros países, o quê foge da verdade, tento em vista que o Brasil começou a evoluir quando a Coroa chegou ao Rio de Janeiro. Alias, você cita de forma rídicula essa imigração, falando até em ”croatas”, um disparate. A Croácia foi criada em 1991 e mesmo antes, não houve uma imigração massiça de ioguslavos. E sobre o livro, se é que tem autoridade, você como fez no meu post, sequer teve a capacidade de interpretá-lo. E pelo amor de Deus, pare de dizer ”mais de 400 anos de domínio português”, se disponha a ler. Recomendo também um cursinho de interpretação, está te fazendo falta.

  7. Problema de Portugal???? Acordem amiguinhos.O problema é que fizeram a CE ajuntando paises de diferentes cultruras,economias e mercados e ainda depois ampliaram para alguns do leste europeu.Quando florescia era lindo olhar o verde campo,agora com vacas magras começa a sobrar pra quem tem menos e sera uma sequencia ate que o caos se instale com as populações se revoltando contra os estados.Não vejo nada de novo mas apenas o começo do fim de uma hegemonia,de uma dominação.Isso ja aconteceu trocentas vezes na historia da humanidade mas o que me chama a atenção é que justamente a dominação mais moderna e sofisticada a que tera o menor periodo de dominação rsrs rsrs Façamos igual aqui na AS alias muitos dos senhores ja sugeriram isso trocentas vezes NET afora ja a alguns anos rsrs rsrs Ajuntemos o nosso Brasil e seu momento de ascenção e prosperidade com as Ratazanas Latinas.Carreguemos as economias,os mercados e os produtos deles atrelados aos nossos como muito politico pensa e muito dos senhores tambem e veremos no final o que vai dar rsrs rsrs FAZER ASSOCIAÇÃO COM QUEM NÃO TEM NADA ESSENCIAL E SENSIVEL A ACRESCENTAR É ASSUMIR PARA SI PROPRIO OS PROBLEMAS DOS OUTROS rsrs rsrs Aos Brasileiros o que é dos Brasileiros e as Ratazanas CHUMBINHO….Maria agora ficou espertinha e não quer mais dançar o Fado com Manuel e nem com Joaquim,Maria agora quer dançar o Vira com o Severino rsrs rsrs Roda roda vira vira roda e vem rsrs rsrs…CAMPANHA JOBIM 2012 PRA LUA OU PRA RUA rsrs

  8. Calma, essa suposta anexação de Portugal ao Brasil tirando a questão da nacionalidade do povo português seria sim muito bom para Portugal, vejamos, as indústrias portuguesas teriam acesso ao um mercado de trilhões de reais tendo que multiplicar suas atividades em 2,3,4.. para fornecer seus produtos aos demais estados da federação, gerando empregos ao “novo estado da federação”, conseqüentemente, tendo acesso aos investimentos da União via BNDES(Banco Nacional de Desenvolvimento), gerando desenvolvimento ao “novo estado federativo”.
    Outro ponto importante, a sobrevivência da cultura portuguesa depende diretamente do Brasil, visto que, o nosso país fala seu idioma e exporta nossos valores a outros países, haja vista que quando se vê um cidadão falando português não se diz – aquele fala português e sim, aquele fala brasileiro – tanto é que até o Presidente da FIFA já falou desta forma em entrevistas para redes nacionais e estrangeiras.
    Como “estado brasileiro” teria acesso as riquezas dos outros estados da federação, como o ferro, manganês, petróleo, a agricultura de ponta, e que nesse caso específico, diminuiria e muito o custo de vida em Portugal, conseqüentemente melhorando a vida dos “novos brasileiros”, sejamos sinceros, o Brasil é uma super-potência econômica( infelizmente, ainda longe de ser uma super-potência militar), isso traria ganho de mercado aos produtos portugueses.
    Entretanto, no que tange a questão cultural, aí a coisa complica, um povo que até ontem era um povo soberano, assim em tese, tornar-se um povo autônomo e anexado a uma super-potência estrangeira não é nada fácil, sem falar que o povo brasileiro está mais afeito a economia de mercado, a globalização, o que em Portugal existe uma certa resistência à modernidade; ao meu ver levaria uns 10 anos ou mais para uma anexação com sucesso nessa empreitada hipotética.
    Agora, ao meu ver, pensemos nessa possibilidade, ao meu ver seria melhor Portugal unida como estado da República Federativa do Brasil do que unida à Espanha, haja vista uma clara antipatia que o povo espanhol nutri pelo português, ou pior, Portugal como estado da Federação Européia, combalida, sem peso econômico e o povo português sendo visto como peso nesse também hipotético caso, cidadão de “2º classe” em consideração aos alemães, franceses, italianos… seria melhor ser estado brasileiro.

  9. Só português mesmo para preferir ser parte da espanha, o país basco é tratado como cachorro da espanha, imagine como sera a vida dos portugueses, serão a pulga do cachorro, deixem de orgulho barato e venham compor uma federação que preservara sua cultura e idioma, sera economicamente bom para portugal e estrategicamente bom para o Brasil.

Comentários não permitidos.