Deu no Voo Tático:O que é uma missão TRAP

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2011/03/V-22-Osprey.jpg

Antes de entrar nessa seara vou responder uma pergunta que eu mesmo fiz no final do artigo sobre a queda do F-15E: os fuzileiros americanos tem tropas especializadas em CSAR?

A resposta, como eu já desconfiava, é NÃO. A Marine Expeditionary Unity (MEU) é responsável por manter uma equipe Tactical Recovery of Aircraft and Personnel (TRAP). Normalmente, por acaso ou por algum capricho do destino, essa atribuição recai sobre o Pelotão de Morteiros Médios do Batalhão. São esses os soldados que se adestram, complementarmente, nas missões de resgate.

E porque se fala TRAP e não CSAR de uma vez?

Doutrinariamente, uma missão de CSAR tem um “pacote fechado”: existem coisas que precisam existir numa missão de CSAR – para a constituição de uma Força-Tarefa CSAR (CSARTF), por exemplo – que apenas a Força Aérea tem. Ou seja: apenas a Força Aérea realiza missões de CSAR.

Para saber mais sobre as diferenças entre a missão CSAR e a missão TRAP, consulte o manual JP 3-50.2 Doctrine for Joint Combat Search and Rescue.

De maneira geral, uma missão TRAP é uma missão comum de uma Marine Air-Ground Task-Force (MAGTF). Mal comparando com a doutrina do Exército Brasileiro, uma TRAP se enquadraria como uma incursão aeromóvel com o objetivo de resgatar um tripulante ou partes de uma aeronave. Ela só é realizada em um ambiente de baixa (ou, no máximo, média) ameaça e apenas quando a localização do evasor é conhecida e confirmada (uma Força-Tarefa CSAR tem condições de realizar a busca do evasor e operar em ambientes de alta ameaça)

Embora isso pareça (e realmente é) uma grande elucubração teórico-doutrinária, faz diferença para quem está decidindo nos escalões mais altos.

Para quem está na ponta da linha – a tripulação e a equipe que irão realizar o resgate e a criatura que irá ser resgatada – os procedimentos são exatamente os mesmos, quer seja uma missão TRAP seja uma missão CSAR. Tem que ser assim, porque o evasor nunca sabe quem irá vir buscá-lo.

O resgate do piloto do Strike Eagle

A tripulação se ejetou às 23h33, hora local. A 26ª MEU recebeu a missão de resgatar o piloto às 00h55.

MV-22 Osprey, semelhante aos que participaram da missão (Foto: Mass Communication Specialist 2nd Class Coleman Thompson/Released)

As aeronaves decolaram do navio de desembarque USS Kearsarge. Eram dois MV-22B Osprey, dois CH-53E e dois AV-8B Harrier II. Também participou da operação um avião de reabastecimento em voo KC-130J da USAF.

Os Harrier II decolaram às 00h50, pouco antes da missão ser aprovada. Os Ospreys com a equipe TRAP decolaram às 01h33 e os CH-53, levando um pelotão de reconhecimento para manter a segurança do local, decolou às 01h51.

Os Ospreys chegaram ao local onde o piloto se encontrava às 02h19 e um deles pousou às 02h38. Às 03h00, o piloto estava embarcado no MV-22B.

Durante a missão, os Harriers lançaram ao menos duas bombas.

Eu achei relativamente longo o tempo entre a chegada e o pouso do Osprey: 19 minutos. alguém pode me dizer se esse intervalo é normal?

Fonte: Voo Tático

7 Comentários

  1. Eu gostaria de confirmar se houve realmente a morte de alguns civis e/ou rebeldes, ou até de integrantes da força de Kadafi, durante esta operação de resgate… E em quais circnustâncias se deu… Foi por fogo da coalisão??… Foi acidental ou intencional??

  2. Sr. Nelson.

    A informação que corre é que morreram rebeldes, devido a famosa amabilidade americana e pela intensa curiosidade, presente no espírito dos revoltosos.
    Rsrs.

  3. Obrigado pela informação ILya… Eu até imaginei que fossem curiosos em torno do avião e que pra não correr riscos(por via das dúvidas), os artilheiros embarcados ou os pilotos dos caças americanos resolveram abrir fogo pra dispersar a turma e acabaram atigindo alguns… mas, provávelmente, jamais saberemos o que realmente aconteceu.

    PS.: Meu caro Ilya, pode dispensar o “Senhor(Sr.)”, afinal eu sou apenas um jovem que acaba de completar 4,7 décadas… hehehehe… Isso vale para os demais também.

  4. “Eu achei relativamente longo o tempo entre a chegada e o pouso do Osprey: 19 minutos. alguém pode me dizer se esse intervalo é normal?” kKkKKkK!!!!
    Se os 19 minutos foram longos, imagina então o piloto, que ficou das 23:33 às 03:00? kKkKkKKKK!!!!!!!!!!!!!!

Comentários não permitidos.