Brasil vota a favor do envio de relator especial da ONU ao Irã

http://3.bp.blogspot.com/_n7RltmTdk-g/TGm7YesW4RI/AAAAAAAAVOM/HwY3z4iBxcE/s1600/Iran%27s+empty+gas+pump.jpg

Sugestão: F.B. Lecádio

GENEBRA – O Brasil mudou sua posição em relação ao Irã e votou na manhã desta quinta-feira, 24, a favor de uma resolução no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra, proposta pelos Estados Unidos para investigar as violações do governo persa.  O órgão aprovou o envio de um relator especial ao país.

Veja também:
link Nova posição em relação a Teerã estaria vinculada à vaga no CS

A criação de uma relatoria especial para analisar abusos de direitos humanos no Irã não é uma condenação em si, mas chega perto disso. Até hoje oito países passaram por medida semelhante, entre eles Sudão, Coreia do Norte e Camboja. A avaliação brasileira é que o CDH é o local adequado para essa discussão e a criação de um relator especial, uma medida eficaz.

Nos últimos 10 anos, o Brasil se absteve em votações que condenavam o Irã ou era contrário a resoluções, como no caso das últimas sanções aprovadas no Conselho de Segurança da ONU, em junho.

Nas abstenções anteriores, na Assembleia-geral das Nações Unidas, a alegação brasileira era a de que esse não era o fórum adequado para a discussão. Em 2010, o Brasil aplicou as sanções aprovadas para tentar interromper o avanço do programa nuclear iraniano, mas foi contrário na votação com a justificativa de que as medidas “não eram um instrumento eficaz”.

Fonte: O Estado de São Paulo

30 Comentários

  1. Falei, eu Falei!!
    Tá ficando como imaginava e comentava aqui no blog, a visita do Obama vai ser um marco sim…
    Veja ai, é só olhar, não vê quem não quer, é visivel a mudança de postura do Brasil, e mais rápido do que esperava…agora que venham os F18 e tudo mais…vai ser o maior pacote de defesa do mundo, para a copa do mundo e olimpiadas!!
    Pergunta a mudança de atitude do Brasil, os EUA, vão retrebuir, quem venderia armas de ponta e tecnologia para um Pais que não apoiava suas decisões e ainda era contra… agora mudou de figura…
    Minha Teoria esta quase pronta só vamos aguarder FX2

  2. Finalmente caiu a ficha e perceberam que ir contra todo o resto do mundo é dar murro em ponta de faca.
    Chega de ficar passando a mão na cabeça de ditadores malucos, agora eu quero ver também um chega pra lá no palhaço do Chavez e sua trupe bolivarieca.

  3. Brasil tem rabo preso.
    Logo eles vão querer estar aqui também…
    Desculpas para a ONU nos encher o saco tem muitas, e algumas com razão!!!

  4. Bruno W
    E isso ai!!!
    Acredito que a nova postura do Brasil, tem mais a ver com a postura da Dilma,
    Pode ver que o Chaves já esta de boca fechada desde que a Dilma assumiu…

  5. Nós não devemos interferir no Irã, pois nem conseguimos ainda colocar os nossos políticos corruptos na cadeia e acabar com o altíssimo índice de criminalidade da nação.
    No Irã não tem quase nenhum crime, pois eles são altamente eficientes nesse aspecto. No Brasil é um massacre de pessoas de bem, ou seja, um verdadeiro holocausto.
    Estão morrendo mais pessoas assassinadas no Brasil, do que na guerra da Líbia e terremoto do Japão (juntos).
    O RJ melhorou, mas todo dia morrem pessoas assassinadas por assaltantes.
    Vamos deixar essa tarefa para as nações mais desenvolvidas.
    A ética brasileira ainda está em formação.

  6. Nós não devemos interferir no Irã, pois nem conseguimos ainda colocar os nossos políticos corruptos na cadeia e acabar com o altíssimo índice de criminalidade da nação.
    No Irã não tem quase nenhum crime, pois eles são altamente eficientes nesse aspecto. No Brasil é um grande massacre de pessoas de bem,ou seja ,um verdadeiro holocausto.
    Estão morrendo mais pessoas assassinadas no Brasil, do que na guerra da Líbia e terremoto do Japão (juntos).
    O RJ melhorou, mas todo dia morrem pessoas assassinadas por assaltantes por motivo fútil.
    Vamos deixar a tarefa de moralizar o Irã para as nações mais desenvolvidas. A ética e moralidade brasileira ainda está em formação.
    Depois que o nosso STF adiou a aplicação da Lei Ficha Limpa, mantendo Maluf, Jader Barbalho, Collor (entre outros) no poder, a minha mente despertou para a nossa triste realidade. Estamos indo de mau a pior. Horrível.

  7. É galera.. a Mulé tem opinião própria…!!
    isso tem a vez com os ideais dela..
    Com certeza!
    o Hugo que fique na dele mesmo…

  8. Cont.

    A presidente Dilma, enquanto candidata, já tinha se manifestado à respeito de violações aos direitos humanos.

    Isso não teve nada haver com Obama, pelo menos até agora não!!!

  9. Calma, muita calma nessa hora, aos apressadinhos comentaristas pró-americanos. Há mais mistérios entre o céu e terra do que vossas vãs filosofias podem explicar.

  10. Não sejam sensacionalistas.
    A Dilma só concordou com isso para o Brasil entrar de vez no Conselho de Segurança da ONU.
    *
    Eu sou um verdadeiro Brasileiro.Apesar do Brasil ter tantos problemas internos,ainda tem corajem de encarar os EUA.
    Eu só espero que a Dilma não venda o Brasil aos Estados Unidos e principalmente não tenha adotado a ”democracia” Sionista.
    *
    Eu quero ver se a ONU vai enviar relator especial a Israel.Pois como os informados sabem,Israel massacra Palestinos!!!

  11. AOS AMIGO, PODE FALAR MAL DO CHAVES MAIS TA SENDO MELHOR PRESEDENTE DA AMERICA DO SUL PROCURA SABER DISSO AMIGOS EM SAUDE TRASPOTE GAS ((GASOLINA A 3 CENTAVOS )) E MUITO MAIS ISSO O BRASIL NÃO CONSEQUE NE AMIGOSSSSSSS I AE ????

  12. E a imprensa brasileira se enforcou quando aplaudiu tal feito, porque quando isto apontar para o nós, teremos que ir atrás dos nossos torturadores e a imprensa que fazia vista grossa não terá outra maneira que não apoiar o governo.

  13. Legal vão investigar abusos dos direitos humanos no Irã porque os EUA aquela mesma nação que mantém Guantánamo com presos políticos e atira fósforo branco em cidades do Iraque, quer que assim seja. Não sou contra a investigação, mas sim da forma que é feita é obvio que é uma tentativa dos EUA e de Israel (que é outra nação criminosa) de enfraquecer o Irã, não tem absolutamente nada a ver com direitos humanos e sim em minar as forças do país como fez com o Iraque, diminuindo a moral do povo e sua esperança para quando atacar seja de forma decisiva.

    Acho um absurdo que para comprar um avião de “ataque” dos EUA tenhamos que se seus lacaios poderíamos muito bem ir de Rafael, J-10, Mig-29/35, SU-27/30/35 sem precisar virá a bunda… Mas tem gente que gosta de virá à bunda, gosta de se lacaio ou é pago pra isso.

    Quanto a essa história de nos afastarmos da Venezuela aí vemos quanto à (s) pessoa que comenta não sabe do que está falando a Venezuela com seu ditador bolivariano representa o 2ª maior saldo comercial do Brasil em 2009. EM 10 anos às exportações brasileiras a Venezuela aumentaram 859%. Ou seja, começou no governo FHC e só aumentou agora me vêm esses americanizados que não sabem nem que dia é hoje pra me dizer que temos que da um chega pra lá na Venezuela, assim claro vamos nos afastar de quem nos da lucro e nos aproximamos dos EUA que nos da prejuízo de mais de 8 bilhões de dólares no saldo comercial em 2010, dane se os empregos o que vale é está ao lado dos EUA.
    O que os senhores diriam que o Brasil tem a ganhar em se afastar do país que em 2010 representou 15% do superávit brasileiro total não foi à merda dos EUA que nos deu esse lucro gigantesco foi à terra do ditador bolivariano. Vocês com aquela velha historinha de chamar as pessoas de bolivarianos, mas são vocês os lacaios que tentam atrapalhar o nosso crescimento simplesmente por motivos ideológicos são mesmo uns cães vira-latas que adoram repedir o que os vendidos repetem.
    Você não vê na Globo que a Venezuela é um parceiro tão importante só criticas de como o Lula não fala nada sobre os crimes lá cometidos, por inferno com o que acontece lá eles são nossos clientes eles nos dão lucro emprego grana e não os EUA por que nós os vendedores temos que da lição de moral aos nossos clientes?
    Simples motivação ideológica burra que nos leva a sermos as eternas raparigas dos EUA.
    O Brasil jamais será uma grande nação enquanto o seu povo amar mais os EUA que o próprio Brasil, malditas ideologias que essa turma segue, turma essa que é incapaz de procurar no Google informações sobre quem da lucro e quem da prejuízo.

    http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/visita-do-ministro-antonio-de-aguiar-patriota-a-venezuela-caracas-7-de-fevereiro-de-2011

  14. O Sr. “Armandinhojá” deve estar sentindo uma baita saudade da barba do companheiro Lula… Pra ele deve ser difícil engolir tal mudança de postura, ainda mais vinda de uma mulher… Dona Dilma que se cuide… Vai que o presidente iraniano manda um bando de terroristas pra apedrejarem ela em plena praça dos 3 poderes… hehehe…
    🙂

  15. Chávez não governa para banqueiros e especuladores financeiros, como fez o Lula, e a Dilma está seguindo nessa mesma linha. Depois da votação do STF, virei chavista e chinês.

  16. Caramba!
    Mas o espirito de vira-latismo do brasileiro é algo assustador mesmo, qualquer coisa de seja de fora é melhor do que as daqui, seja no Irã, na Venezuela ou até no inferno!
    Tem gente dizendo que o Chavez é um dos melhores presidentes da América do Sul por que a gasolina lá é a preço de banana podre!
    Gostaria de saber de onde estão tirando essas conclusões, pois desde de que ele tomou o poder o IDH da Venezuela cai ano após anos, a inflação dispara, o número de pobres aumenta, a divida externa aumenta, e o rombo da dívida interna também.
    Por favor, procurem se informar um pouco antes de sair escrevendo qualquer besteira…

  17. Carl:
    Você critica as supostas motivações ideológicas dos supostos “americanizados” mas seu texto repete ponto a ponta a ideologia daqueles que atribuem todos os problemas da terra brasilis a “uzamericanú mau, feiu i bobu”

  18. Ah!!!É só o senhor vir na Terra de Vera Cruz,que a turma da Disneylandia aplaude de pé cada ato,cada gesto,cada sorriso de seu senhor.Pra mim isso já deixa de ser vassalagem e passa a ser servilismo.O que Obama realmente ouviu de Dilma é que sem a abertura do mercado deles nada feito o saldo da balança comercial já é pra lá de positivo para eles.Eles são e sempre serão bons parceiros comerciais(porque eles já compraram muito da gente no passado),mas hoje eles já não são essenciais como no passado.Hoje temos a China,Venezuela e até o Irã(o Demonio segundo a mídia).
    Se o Brasil quiser novos parceiros comerciais e novos mercados para seus produtos deve procurar a Rússia,lá existe uma grande número de ricos para nossos produtos,a classe média deles é muito pequena,mas um dia eles vão ter que mudar esse jogo(como está acontecendo no Brasil em nossos dias),aí sim seremos os tão famosos Brics.
    Dilma tem se mostrado uma pessoa curiosa,quando todos acham que ela vai puxar a sardinha pro lado americano ela diz a Obama que quer que ele facilite a entrada de nossos produtos na terra do tio Sam.E logo depois manda adiplomacia agir contra o Irã.
    Curioso…muito curioso…O curiso fator “D”.

  19. Às vezes, precisamos de reis e ditadores honestos e idealistas, para acabar com oligarquias de políticos corruptos. Depois que o STF votou a favor dos Fichas-sujas, despertei para essa realidade.
    É melhor deixarmos Hugo Chávez, Kadafi, Castro (entre outros) em paz, pois o nosso rabo está mais sujo que o deles. Eles, pelo menos não permitem políticos corruptos em seus países.
    Nunca vi Lula e Dilma criticarem políticos corruptos. Não respeitaram a Lei Popular Ficha-limpa. Absurdo !

  20. Sobre a medida contra o ficha limpadeve ser porque descobriram que se a mantiverem, nenhum prefeito ou vereador poderá se candidatar no brasil ! em 2012 rsrsrsrsrss

  21. leonardo machado, parece que o nosso STF ouviu a voz rouca das ruas. Provocou um desgaste enorme para o Governo da Presidenta Dilma, sem necessidade. Certamente, esse fato teve um reflexo bastante negativo para o nosso país no exterior. A credibilidade da nação deve ter caido assustadoramente em todos os países. Os ministros do STF colocaram a moralidade nacional em segundo plano, ainda mais numa Lei Popular que foi aprovada com grande sacrifício e sobre pressão das pessoas de bem. Essa lei é sagrada, e se não for cumprida poderá derrubar governos.

  22. NovoBrasuk:

    Nossa presidente é uma líder coerente.Ela não mistura amizades com negócios e política. Talvez por isso estejamos estranhando afinal foram oito anos sob o tacão da imprevisibilidade e da incoerência de nosso vaidoso e messiânico ex-presidente.

Comentários não permitidos.