Operation Odyssey Dawn: Força Aérea da Líbia está destruída, diz militar britânico

http://www.spiegel.de/images/image-193418-galleryV9-vhmo.jpg

As forças aliadas destruíram a Força Aérea da Libia e estão voando “impunemente” sobre o espaço aéreo líbio, atacando tropas em solo onde quer que elas estejam ameaçando populações civis, disse nesta quarta-feira (23) o vice-marechal-do-ar britânico Greg Bagwell.

“Estamos aplicando pressão sustentada e ininterrupta sobre as forças aéreas líbias”, disse ele.

“Efetivamente, a força aérea deles não existe mais como força de combate, e seu sistema de defesa aérea integrada e as redes de comando e de controle estão tão destruídas ao ponto que podemos operar quase impunemente sobre a Líbia.”

Ele afirmou que espera “algumas mudanças” na estrutura de comando das tropas aliadas, mas disse que as operações iriam continuar de modo semelhante.

Fonte: G1

16 Comentários

  1. A hipocrisia da OTAN chega a ser equivalente a de Kadafi
    anunciaram uma área de exclusão aérea mas parecem estar promovendo um vale tudo!
    A impressa noticiou que no resgates de pilotos dos EUA quatro civis foram baleados !

  2. ele disse “impunimente”, então ele confessa que esta fazendo algo digno de punição e que ninguem consegue puni-lo. quero vÊ agora o que diz os defensoras da falsa liberdade oferecida pela otan.

  3. Bom pra a OTAN. Mas queria ver: rafales, typhoon e F-15, destruir a força aérea russa. Antes de chegar no espaço aéreo russo são todos derrubados por um enorme comboio de S-300 e S-400.

  4. nao, qdo ele diz impunimente ele quer dizer sem oposiçao…
    ou seja agora vao atacar as duas brigadas motorizadas de gadafi…

    nao compensava mais fornecer armamento para os rebeldes de uma vez???

  5. Caro Cesar Pereira,

    Que eu saiba a OTAN ainda não entrou em campo, foi mais uma iniciativa da dupla Inglaterra e França, com os EUA e outros países apoiando. Aliás os EUA querem que a OTAN assuma as operações. França não.

    []’s

  6. A gente acha interessante Ohh derrubaram um F15, tirando os outros ferro velho da líbia, mas até hoje eu to a procura de fontes confiáveis acerca dos feitos da AAA da Geórgia Vs. Russia, uma pena ser tudo especulação as notícias, pois foi o ÚNICO combate recente + ou – nivelado em se tratando qualidade de defesa….

  7. .
    Quero ver se o Ocidente vai combater os Sheiks da Arabia Saudita quando eles mandarem bombardear os “Desobedientes” la do pais deles!!
    .
    Quero ver também se a ONU vai autorizar uma No Fly Zone contra os F-15 do Rei Saudita Abdullah!!!
    .
    O Kadafi não enfrentou protestos de rua pacíficos pedindo sua saida tranquilamente, mas enfrenta grupos armados e organizados militarmente, que recebem ajuda externa obviamente…
    .
    E agora o Sheik Saudita ja autorizou algumas medidas boas para o povo ao fim de comprar-los, mas sem duvida se a coisa desandar ele vair autorizar os seus F-15 e Apaches a realizarem bombardeios contra o próprio povo e tudo mais, no fim ele tem o poder absoluto no pais, igual uma monarquia absolutista medieval… mas tem F-15 e Apache então tudo bem né!!
    .
    E o Ocidente fará com os Sheiks da Arabia Saudita as mesmas coisas que faz com a Libia e o Kadafi?? Duvido, afinal o Sheik é muito disposto a entregar o petróleo para o Ocidente, e o Kadafi depois destes guerrilheiros armados pelo ocidente não aceitaria mais, venderia para os Chineses, e assim decidiu-se intervenir na Libia e mata-lo, como ja tentaram bombardeando um de seus palácios… e tem gente por ai que defende isso tudo, até mesmo protege quem prega esse tipo de coisa…Vem da América então você deve ficar calado e aceitar essa verdade não é mesmo??
    .
    Valeu!!

  8. Os cafagestes cafetões do mundo se ajuntaram mais uma vez para espancar um hostil fracote rico em energeticos.Sabem,mais cedo ou mais tarde a cobrança vem e alem de ser uma lei de espiritualidade é tambem um principio de fisica.O dia que todos verem a Europa Ocidental e os EUA ardendo sem ter nenhum milimetro onde repouse poeira sobre poeira mais da metade do mundo sorrira.A novinha prostituida cansou de apanhar e ser humilhada e sutilmente rebela-se derrotando o explorador não pensando com o cerebro mas com o clitores que é o timpano seduzida pela prosperidade com anseios de liberdade.Quem procura acha e aqueles que preferiram com eles estar,so lamento e mesmo que tiver meu sangue que ardam junto com o que escolheram.O lugar do Capiroto é em meio ao exofre e o fogo.Vão todos pro inferno rsrs rsrs e to nem ai…Bordunada neles todos.

  9. Conheci uma Stripper chamada Odyssey e outra Dawn. Que honra as garotas!!!

    Vale lembrar que o Brasil, por determinacao da Dilma, ainda mantem seu embaixador na Libia e Kadafi quer uma saida diplomatica. A meu ver ele quer sair antes da derrubada. A meu ver tambem, poder aereo nao o tira de la tao cedo. Quem sao os rebeldes e o que querem? Eis ai uma questao que ja comeca a perturbar a opiniao publica americana e ja a questionar o porque desta aventura. Ate agora os rebeldes nao tiraram vantagem nenhuma desta nova cobertura aerea. Nao tem organizacao, sem chefia sem determinacao. So um bando de armados com varios tipos de armas velhas andando pra ca e pra la no deserto, sem rumo.
    Uma sugerencia ja sendo estudada, pelo ao menos nos EUA, seria a insercao de bandos de Special Forces, que seriam capaz de guiar os avioes e fornecer aos rebeldes algum tipo de organizacao operacioanal. Existem problemas de identificacao no solo de quem e quem e esta dificultando a destruicao de algun agrupamentos de Kadafi.

Comentários não permitidos.