Momento X File: Será que?

Sugestão: F. Leocádio

Veja a semelhança dos danos sofridos nestas aeronaves alvejadas por artilharia anti-aérea… com os danos sofridos pelo F-15 nesta foto.

É no mínimo curioso…

E você o que acha?

34 Comentários

  1. Não seria este o motivo do uso dos EA-18G hoje? Assim, seria um recurso para proteger os aviões em operação local.

  2. Se esta foto estiver certa,caiu um mito de avião que nunca foi abatido(sem trocadilho).Mesmo assim é muito pouco para um país que tinha uma das melhore defesas aéreas da África.

  3. Quando da 1a. Guerra do Golfo, 1 B-52 foi danificado e um F-18 foi derrubado pela força aerea iraquiana. Os EUA negam até hoje, creditando os danos e perdas à artilharia AA e à “falhas técnicas”.

    Nunca acredite nas informações de perdas americanas fornecidas pelos americanos.

    Os danos são por estilhaços de míssil detonado por proximidade.

    []´s

  4. Tinha minhas duvidas, mas estão diminuído.
    Não caiu de muito alto, o que indica que tava voando baixo talvez baixo suficiente para ficar na mira do exercito líbio…
    E agora esses buracos…
    Não que isso diminua as qualidades do F-15 e não estou sendo sarcástico.

  5. NovoBrasuk,
    O avião que nunca foi abatido é o F-15 em sua versão de caça-interceptador, versões A/B e C/D… O F-15E já sofreu baixas registradas nos conflitos do Iraque.

  6. A grande altitude que se encontrava quando foram ejetados demonstra que os tripulantes tinham pressa em abandonar a aeronave, o F-15E Strike Eagle, o que demonstra a possibilidade mais provável de terem sido atingidos. Nos casos de pane, geralmente, os pilotos teriam tempo para comunicar o ocorrido, ou escolher uma área menos arriscada e ainda preparar para abandono da aeronave em altitudes mais baixa para que a distância entre eles seja a menor possível quando no solo e no entanto não parece que foi isso que ocorreu.

  7. Mano msm antes desta publicagem ja sabia que foi a força anti-aerea libia e amigo, pode começar a dar adeus ao Kadafi. Os eua iria passar o comando das açoes na libia, não vai mais! Já estão pensando em colokar os F22 na parada, pode ter certeza que vai dar merda, muita merda. a Libia ta ferrada pk agora meu amigo, vai saber…

    Sew alguem gosta de jogo q tipo vc é um presidente entrem em http://game.desert-operations.com.pt/?recruiter=41385&world=d29ybGQx

  8. É normal um caça ser abatido,o F-15 é na minha opinião um dos maiores caças já feito pelos E.U.A,a Zona de Combate é bem defendida,e o F-15 inda dá um belo caldo,apesar da idade,só um caça excepcional como o F-15 consegue se manter letal até os dias de hoje,só para lembrar o F-15

  9. Falha Tecnica
    ja ocorreu antes caso como ese nao so 1 mas 1 monte
    acredite kkkkk
    ese DINO devia ta no deserto
    nao ponho muita FE na versao Gambiarra

  10. É normal um caça ser abatido,o F-15 é na minha opinião um dos maiores caças já feito pelos E.U.A,a Zona de Combate é bem defendida,e o F-15 ainda dá um belo caldo,apesar da idade,só um caça excepcional como o F-15 consegue se manter letal até os dias de hoje,só para lembrar o F-15 nasceu de uma neura e medo do Mig 25,os americanos por conseguencia construiram uma abra de arte,o F15 para a sua época é na minha opinião um projeto muito superior ao F-22,apesar de achar o F-22 o melhor caça do mundo,ele carrega alguns defeitos e ainda não foi realmente provado em combate,tem uma hora voo carrísima,seu revestimento se desgasta com uma imensa facilidade,ele em determinadas condições climaticas tem a sua furtividade comprometida.
    O F-15 é um mito,assim como o Zero,Super Marine Spitt Fire,Il-2,P51 Mustang dentro outros .

  11. Interessante que era pra fazer exclusão aérea, agora vão bombardear a vontade a infantaria, isso sim é chamo de vontade e hipocrisia de tomar o que é dos outros, no caso o petroleo.

  12. Pessoal,
    Após a queda de um avião deve haver uma investigação para se apurar as causas da mesma. Não quer dizer que a USAF, no caso de ter sido por fogo antiaéreo, não irá dizer a verdade.
    Mais inusitado que um F-15 possivelmente ter sido derrubado é o fato do sistema de defesa aéreo líbio, todo ele russo, não ter obtido melhores resultados e ter em apenas 2 dias cedido a superioridade aérea aos atacantes.
    Não dizem que os sistemas antiaéreos russos são fantásticos e que são a melhor arma contra um “superior invasor”?
    Ou estes não são bons? Bons são os que nunca foram testados?
    Interessante também é o silêncio acerca da suposta derrubada por parte da defesa líbia. Tudo leva a crer que tenha havido mesmo uma pane ou que foi caso de fogo amigo (rebeldes), caso contrário as forças armadas líbias não iriam deixar de aproveitar o feito para aumentar a moral de suas tropas.

  13. Não duvido que seja AAA, e pode até ser AAA dos rebeldes que podem ter confundido a silhueta. Como eu tinha disse pode ter havido pane no motor, mas o que provocou essa pane? 🙂

    []’s

  14. Quem controla a mídia?Ja devem ter caido um monte desses passarinhos por ai só não foram divulgados, veja o caso do Super Tucano na Amazonia, a técnologia americana é boa sem dúvidas, mas não é indestrutivel como alguns sonhadores pensam.

  15. .
    De nada adianta ter um excelente sistema de defesa aérea russa se seus soldados não sabem usar ou não estejam coligados em rede de comunicação… existem muitas variáveis nisso ai Bosco.
    .
    E duvido muito que os USA dizem a verdade em guerra, simplesmente porque ninguém faz isso, ninguém, e eles estão sempre em guerra, e a propaganda de guerra conta muito! E sem pessoas que acreditem na propaganda de guerra deles, eles não poderiam fazer as guerras que fazem!!
    .
    Prefiro acreditar nas provas fotográficas que demonstram claramente que a aeronave foi atingida por algo, se AA ou Mísseis talvez nunca saberemos!
    .
    .
    Valeu!!

  16. Bosco disse:
    24/03/2011 às 05:32

    Mais inusitado que um F-15 possivelmente ter sido derrubado é o fato do sistema de defesa aéreo líbio, todo ele russo, não ter obtido melhores resultados e ter em apenas 2 dias cedido a superioridade aérea aos atacantes.
    Não dizem que os sistemas antiaéreos russos são fantásticos e que são a melhor arma contra um “superior invasor”?
    Ou estes não são bons? Bons são os que nunca foram testados?
    ====
    Ser um dos países da África mais bem equipados militarmente não é grande feito.
    Isso é so propaganda. Até o Iraque deu mais trabalho, por exemplo. Tudo o que foi falado foi para justificar a invasão.
    Além disso, alguém tem idéia de qual foi a última compra militar da Líbia? Algum sistema parecido com os que a Venezuela comprou? Algum S-300, ou do tipo? Só vi metralhadoras…e que no final ainda serviram mais aos revoltosos do que ao próprio exército Líbio.

  17. Resposta para o amigo Bosco:

    Bosco, meu caro:

    1) Como foi demonstrado por Cooper e Zampini, a USAF tem como costume camuflar suas perdas em combate como falhas operacionais, de diversas origens, tais como: falha de motor, falha do piloto na aterrissagem, falha hidráulica (serve para tudo) e etc…

    2) O sistema anti-aéreo líbio é vetuso, antigo. S-200, S-75 e S-125. Os radares não são atuais e não conta o ditador líbio com um sistema remoto de coordenação e controle. Ele possui no entanto, um sistema mais atualizado, este francês: Crotale.

    3) As marcas do F-15E abatido, confirma a minha suspeita primeira, comentada no Cavokblog e que aqui repeti: o algoz da aeronave colonialista foi a sempre perigosa ZSU-23/4 Shilka.

    Quem é bom, vem do berço.
    Abs.

  18. Gustavo, creio que o objetivo seja desvendar o que realmente levou a queda do F-15… Sob minha ótica e olhando as imagens expostas pelo autor, tudo indica que o caça foi atingido por fogo de artilharia de calibre próximo aos 20mmm… Agora, nada impede que alguns simpatizates de Kadafi tenham feito alguns buracos na fuzelagem após a queda, só pra se vangloriarem… Até porque, pelas fotos apresentadas, não dá pra afirmar se os disparos foram feitos de “cima pra baixo” ou de “baixo pra cima”, porque os buracos não seguem um padrão… Tais formatos dos buracos pode ser também pelo fato da utilização de munição típicamente AA, que possuem projéteis com carga explosiva… Mas, algumas perfurações menores e mais “limpas”, assemelham-se mais as provocadas por metralhadoras cal.12,7mm(.50)… Só indo lá examinar pra ter certeza… Quem se habilita?… hehehe

  19. EM Tempo: Há também a hipótese do caça ter sido atingido por estilhaços da explosão um míssel AA tipo stinger ou similar… Vai saber(?!?)

  20. (EUA) lançaram umas bombas sobre o f-15, reduzindo ainda mais o que restava da aeronave. A explicação foi que era para destruir as armas que o SE transportava (perigo para a população) e para que as mesmas não fossem cair em mãos inimigas.

  21. Não se compara “Alhos” com “Baralhos” nem menos com “Chocalhos”.
    A Arma mais moderna que dispõe a Líbia é o SA-6.
    A situação do Iraque era bem distinta, o Iraque contava com uma intrinsica rede de defesa composta pro canhões e mísseis, radares e sistemas espalhados basicamente por Bagdad.
    Mas o que mais diferenciava da Líbia era o fato de que todas as forças iraquianas obedeciam ao Sadam na líbia as defesas estão divididas entre rebeldes pró Kadaf, o que por sua vez torna ainda mais fácil a operação dos aliados pois grande parte do território e dos equipamentos estão nas mãos de “amigos”.
    Quanto a águia caída, não descarto duas coisas.
    Pode, Pode ter sido sim abatido e neste caso, Será digo, Será veementemente negado como de praxe pelos EUA.
    Quais as razões levaram a queda?
    podem ser muitas, uma delas a ausência de sistemas de reconhecimento, como pod ou outros os quais dispõe os Rafales e que lhes garantiram a impunidade.
    Dificilmente outra águia cairá ai, agora os olhos vão estar abertos.
    Quem derrubou?
    pode, digo pode, ter sido até mesmo fogo azul, os rebeldes podem ter abatidos por confusão uma aeronave que estava certa de que sobrevoava uma zona amiga e que portanto se expôs irresponsávelmente ao fogo.
    Quem derrubou?
    Pode ter sido uma bateria especificada pelo Ilya, mas eu não descartaria um SAM (terra ar). O que vemos na imagem, pode, digo Pode ser resultado de uma ogiva de fragmentação de um míssil ar-ar ou terra ar disparado ou por engano que pode ter explodido nas proximidades da aeronave e por isso poupado os motores.
    Quem disparou pode não ter sobrevivido para contar a história.
    O bosco levantou uma questão interessante.
    Porque a líbia então não reclama.
    Bem, há mil razões para isto uma delas é o controle da mídia e a região onde aeronave caiu dando aos EUA a vantagem de ocultar a história.
    A menos que acreditemos que o F 117 caido na bósnia foi resultado de uma coincidência de fatos ( O que eu não acredito) já que o SAM arrancou a asa de um caça que voava a 800km e 10 km de altitude num perímetro de centenas de km quadrados coberto pela bateria, só a USAF quer me fazer acreditar que um míssil com menos de 1 m2 acertou por sorte o F 117, a história se repete, este é um exemplo.
    Porém, é necessário sim esperar para ver o que os laudos irão informar, confesso que acreditava em falha, agora já não tenho assim muita certeza.
    Finalizando, o fato em si, não descredibiliza a USAF e o F 15, como bem disse um leitor, o caça e os sistemas fora feitos por humanos, são tecnologia humana e por isso destrutíveis por outras tecnologias humanas, nada de anormal.
    Não é alienígena ou divino, e portanto passível de falhas e de erros.
    Continuo na minha cruzada, para mim o F 15 é o melhor caça já feito pelo ocidente e continua sendo uma senhora máquina, se foi derrubado por um canhão ou míssil, parabéns aos seus algozes, não é fácil e nem todo o dia que se consegue derrubar uma águia a tiro.
    E.M.Pinto

  22. E.M.Pinto… a minha opinião é basicamente essa.
    Eu menti as mãos ao trabalho e descobri que:
    Algo ainda mais curioso é que os vídeos que estão disponíveis do Eagle, são feitos; todos (pelos menos aqueles que vi) do lado esquerdo da aeronave. Será coincidência? A asa atingida foi a direita.
    Ele por ter caído em solo “amigo” não demonstra que foi abatido aí… possivelmente poderia ser atingido em outro local e no regresso não te conseguido chegar á base.
    Mesmo assim e se foi derrubado não deixa de ser o caça que é…
    Sds

Comentários não permitidos.