Força aérea líbia foi totalmente destruída, diz comandante britânico

http://3.bp.blogspot.com/-l9a36VGTrrc/TYR-nmzW7PI/AAAAAAAAIS4/HzGeCyWbchg/s1600/LIBIA%2BMIG-23%2BBENGASI%2B2.jpg

Aviões da coalizão internacional destruíram totalmente a força aérea do ditador líbio, Muammar Gaddafi e voam livremente dentro do espaço aéreo do país, atacando tropas no solo em qualquer local onde a população civil esteja sob ameaça, disse um alto comandante militar britânico nesta quarta-feira.

“Nós estamos agora fazendo pressão incessante sobre as forças armadas líbias”, disse o comandante Greg Bagwell, segundo relato por escrito feito em uma base aére no sul da Itália, onde jatos britânicos estão baseados.

“Efetivamente, a força aérea [de Gaddai] não existe mais como força de combate, e o sistema de defesa aérea está gravemente deteriorado, de forma que podemos operar livremente no espaço aéreo livre”, escreveu ainda Bagwell.

Ele relatou ainda que devem haver algumas mudanças na estrutura de comando das forças aliadas, mas que a operação continuará de forma semelhante.

Mais cedo hoje, os aviões da coalizão bombardearam as forças de Gaddafi perto da cidade de Misrata, onde rebeldes da oposição enfrentam uma forte ofensiva. Ao menos 90 teriam morrido no ataque.

Gaddafi mantém tanques e franco-atiradores no centro de Misrata, a terceira maior cidade do país. Os rebeldes, que têm conseguido manter o controle, relatam um massacre, com atiradores matando até mesmo médicos que aplicam os primeiros-socorros em feridos. Os hospitais, relatam testemunhas, estão lotados e muitos feridos aguardam no chão por tratamento.

“O aviões aliados bombardearam duas vezes até agora. Às 0h45 (19h45 de terça-feira em Brasília) e depois novamente menos de duas horas atrás”, disse um morador local Saadoun, citado à agência de notícia Reuters. “Eles [as forças pró-Gaddafi] não dispararam uma única vez desde o ataque aéreo”, comemorou.

Outro morador disse que os ataques atingiram uma base, ao sul de Misrata, onde as forças Gaddafi estão abrigadas.

Mais cedo, testemunhas na cidade relataram clima de medo. “As pessoas estão vivendo em um estado de medo. A eletricidade foi cortada, a água foi cortada”.

Somente nesta terça-feira, disparos de atiradores e de obuses mataram 17 pessoas, incluindo cinco crianças, informou à France Presse um médico de um hospital da cidade.

TRÍPOLI

A manhã de quarta-feira (madrugada em Brasília) foi marcada por explosões e artilharia pesada antiaérea na capital da Líbia, Trípoli, aparentemente mais um dia de ofensiva internacional contra as forças de Muammar Gaddafi.

Ao menos duas explosões foram ouvidas antes do amanhecer desta quarta-feira. Segundo a rede de TV CNN, a fonte das explosões e dos tiros não está clara.

Mas a região atingida tem uma grande base militar –um dos alvos prioritários da operação Aurora da Odisseia.

GOVERNO REBELDE


Os rebeldes líbios designaram Mahmoud Jabril como chefe de governo interino, no que sinaliza uma mudança na estratégia seguida até agora pelo Conselho Nacional Transitório (CNT), criado em 27 de fevereiro, informou a rede de TV árabe Al Jazeera.

Segundo a TV, o novo presidente provisório, que estava à frente do comitê de crise para assuntos militares e exteriores, assumirá a tarefa de nomear seus ministros. Até agora, Jabril havia desempenhado a representação exterior do CNT e tinha viajado a Paris para se encontrar com o presidente francês, Nicolas Sarkozy –primeiro país a reconhecer oficialmente a autoridade dos rebeldes.

Considerado um reformista, sua designação pode ser interpretada como um passo em busca do reconhecimento exterior, embora até agora os rebeldes tenham evitado essa denominação para tentar diminuir o risco de divisão no país. Sua escolha para liderar o governo provisório sediado em Benghazi, um dos principais redutos rebeldes, representa a existência de dois gabinetes no país.

SEM LIDERANÇA

A falta de organização da revolta e os protestos iniciados em Benghazi em 16 de fevereiro –que um dia depois atingiu o país de leste a oeste– foram agravados pela ausência de uma liderança clara entre a mobilização opositora na Líbia –que foi assumida provisoriamente por Mustafa Abdel Jalil, ex-ministro da Justiça de Muammar Gaddafi.

No entanto, as dissonâncias fizeram-se evidentes, desde o primeiro momento, por sua particular interpretação das decisões do CNT, cujo vice-presidente e porta-voz oficial, Abdel Hafiz Ghoga, teve de desmenti-lo em várias ocasiões.

Sem o consenso dos demais conselheiros, ele defendeu a aceitação da saída de Gaddafi em troca da garantia de que os rebeldes não levariam o ditadorl à Justiça, proposta que suscitou críticas entre os conselheiros.

À ausência de uma liderança clara, somou-se a descoordenação dos insurgentes, que agiram no plano militar com pouca estratégia, o que ficou evidenciado quando Gaddafi lançou uma contraofensiva e chegou às imediações de Benghazi. As tropas leais ao ditador foram detidas na região pelos ataques aéreos da coalizão internacional.

Fonte: Folha

14 Comentários

  1. O brasil que abra olho, pois a libia pelo menos tinha misseis anti aereos e nada fez contra os atacantes , e nos nao temos nada,qualquer um pode passeiar livremente sobre o brasil e nada podemos fazer…..

  2. A OTAN não destruiu ainda os tanques e canhões de Kadafi ?
    Então a OTAN está contra os Líbios Guerrilheiros da Democracia (LGD).
    Sai a OTAN, e entra a Turquia e a Liga Árabe.
    Uma nota para a OTAN: 4 (quatro).

  3. Se destruiu a força aerea libia entao ja podem cessar os ataques, nao era esse o plano original???, ou será que eles querem colocar um rebalde no poder como fantoche e depois saquear toda a libia???

  4. Jackson, era esse paralelo q eu pretendia traçar, + vc falou tudo, estão desprezando a n segurança, a saúde e a educação.P presidente o gen. Heleno p 2014, esse sabe td de segurança e BRASILidade. sds.

  5. voto na construção de mais submarinos… assim quando formos atacados toda população pode submergir…rsrsrsrsrsrsr

    ps. projeto nemo..(sub nuc) mais um elefante branco dos militares… só serve para mostrar aos hermanos…rsrsrs e levar militar a delírios megalomaníacos… não defende nada

  6. Destroçaram a Força Aérea Líbia… Agora vão acabar com os remanescentes de defesa anti-aérea e depois destruir pelo alto o que restou de blindados, peças de artilharia e estruturas de exército…

    O mesmo filme da Sérvia, do Afeganistão e do Iraque… sem mudanças…

    Dandolo, vou discordar da sua nota e dizer que nesse script de incapacitar o inimigo eles estão com 8 ou 9 louvável e só assim porque caiu um F-15E…

  7. Mesmo com somente 1 caça de prontidão!! A força aérea líbia não acabou! Detalhe… recentemente o comandante da operação visitou a amazônia! E adorei a encarada que um soldado deu no comandante, e o gen. heleno vendo a situação meio que sorrindo!..

  8. xtreme,
    Acho que estás confundindo alhos com bugalhos… em vários comentários repetitivos sobre o subnuc… Não acho que tenha muito de relação… por isso alhos com bugalhos…

  9. Pra mim a melhor maneira de revidar os ataques de Tomahawk vindo de navios e Subs,seria de submarinos, principalmente o nuclear que tem energia praticamente “ilimitada” e pode chegar a zona de conflito mais rápido do que um sub convencional.
    Fica o recado dado a nossa presidenta modernize nossas armas o mais rápido possivel.

  10. Já que o assunto é submarinos, imformo aos amigos que no início desta tarde foi aprovado, na íntegra, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, o texto do acordo feito com a França para a compra/construção de submarinos e a devida tranferência de tecnologia do processo… A comissão foi presidida pelo senador e ex-presitente da República Fernando Collor, e contoum, em outros, com representantes da nossa MB…
    Bom, há de se reconhecer que, de vez em quando, os nossos parlamentares cumprem com seus compromissos de forma acertada.

  11. Utilizando armas modernas e taticas ja utilizadas em combates recentes,nao tem quem resista mais que 8 dias,as excessoes sao China,Russia,India.Os EUA fizeram 95% do serviço,coube aos Francoingleses apenas fazer o respaldo.Trinta e seis novos avioes durariao umas 4 horas,ja foi blogado aqui opinioes que chamavam atençao para esta realidade,as pistas de pouso sao o primeiro alvo,entao uma postura eficiente de dissuazao e´adquirir sistemas anti-aereos modernos em grande quantidade.Estes sistemas AA poderiam ser subterraneos,maritimos de superficie,submarinos ,em plataformas terrestres moveis,portateis.Sistemas burros sao pouco eficientes,o efeito pirotecnico muitas vezes esconde sua baixa eficiencia.Concluindo;se querem uma defesa aerea eficiente digna de potencia,o sistema AA tem que ser a prioridade.Incluo as redes C 4.

Comentários não permitidos.